A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Forma Canônica e Definições

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Forma Canônica e Definições"— Transcrição da apresentação:

1 Forma Canônica e Definições
PROJETO DE PESQUISA Forma Canônica e Definições

2 É onde você diz do que se trata
Tema O fichamento de um livro tem como um de seus objetivos facilitar a sistematização de determinada obra dentre outras. Em outras palavras serve para classificar uma obra e seu conteúdo e principalmente sua fundamentação teórica. É onde você diz do que se trata

3 Tema O tema de um projeto ou trabalho científico, de certa forma serve como um fichamento; como uma classificação. Quem vê o tema de seu trabalho estampado na capa já sabe como o classificar (fundamentação teórica, disciplina, o recorte histórico, os objetivos...)*

4 1- Introdução Quando se escreve um artigo científico, o seu resumo é feito após todo trabalho pronto, pois condensa tudo o que foi escrito. No projeto científico isso acontece da mesma maneira. A introdução, da mesma forma, contém tudo que foi envolvido no projeto (de maneira breve):

5 1 - Introdução O texto da introdução deve possuir um texto ‘leve’ com o objetivo de apresentar o que vai ser o conteúdo do seu projeto de pesquisa (e da pesquisa em si). Alguns professores de Metodologia Científica atestam que é nesse espaço que deve haver o recorte histórico em que seu trabalho irá ser ‘localizado’.*

6 2- Objetivo Alguma coisa lhe inspirou;
Você resolveu concentrar seus esforços numa direção; Aqui você diz o que vai fazer. Determinando isso claramente, todo o restante do seu projeto o ‘seguirá’ obrigatoriamente.

7 Objetivo Dica: Todo projeto deve funcionar como uma máquina perfeita (cada peça com sua função definida). Mas especialmente a problemática deve atender ao objetivo. Se a problemática não atende às necessidades do seu objetivo, um ou outro tem que ser revisto.

8 Classificam-se como Geral e Específico.
Objetivo Classificam-se como Geral e Específico. Geral, como o nome já diz, lhe dá um panorama mais “aberto”, amplo do que pretendem seus esforços; Específicos: São os auxiliares. Seu objetivo geral não se esgota em si mesmo. Ele com certeza vai gerar outras discussões em torno dele.

9 Objetivos DICA: O seu objetivo geral não pode trabalhar sozinho. Ele desencadeará outras discussões durante sua pesquisa. São mais concretos e diretos que o Geral É como fazer um Plano de aula bem feito.*

10 3- Problemática Da mesma forma que os objetivos gerais geram os objetivos específicos, todo trabalho de pesquisa deve enfrentar/gerar problemas. Seu trabalho além de ter um objetivo, ele deve responder a questões pertinentes a ele; São chamadas de questões periféricas. Aquelas que auxiliam a esclarecer melhor o seu tema e objetivos;

11 É o fôlego do seu trabalho;
Problemática É o fôlego do seu trabalho; Seu trabalho foi totalmente fincado em um recorte específico. Por esse motivo ele precisa responder a questões pertinentes a ele. Aqui também você expõe as dificuldades que terá para a execução do seu trabalho de pesquisa (seja qual for sua natureza: bibliográfico, ou estudo de caso);

12 Problemática DICA: Quando você apresenta os “problemas” do seu trabalho, de certa maneira você está atestando a sua afinidade e o seu domínio sobre ele; É como se nada tenha passado despercebido (é como se você estivesse ciente do que quer a ponto de saber até o que vai enfrentar)

13 Problemática Seu examinador pensa: “se você sabe do que vai enfrentar, é possível que você saiba como resolver”*

14 4- Justificativa Aqui você “vende o seu peixe”.
É onde você responde “o porquê”? Seu trabalho não foi pensado, escolhido a toa; Prove. Como provar???

15 Justificativa A questão é que você não vai fazer um trabalho com um objetivo sem sentido; Se ele não tem sentido, se ele não tem uma relevância, então pq escrevê-lo? Lembre-se que você, antes mesmo de fazer um TCC, está totalmente cercado por vínculos

16 Seu trabalho pertence a:
Justificativa Seu trabalho pertence a: a uma Instituição, a um curso, a uma disciplina, a uma fundamentação teórica, a um tema em debate, a uma comunidade científica, a uma identificação particular, a uma experiência anterior, a um grupo e uma linha de pesquisa...

17 Justificativa Prove para a banca examinadora ou a seu orientador que discutir um tema como o seu, é importante para cada um desses vínculos a qual ele está atrelado. Ateste sobre a atualidade do seu tema; Diga a que profissionais / áreas ele pode auxiliar;

18 Justificativa DICA: Todo pesquisador não pode ser movido somente pela vontade, mas também pela necessidade; A pesquisa antecede ao seu pesquisador A justificativa de um trabalho de pesquisa é:

19 *A SUA RELEVÂNCIA*

20 5- Metodologia Você já sabe o que fazer, mas sabe como fazer?
Renée Descartes e o ‘Discurso do Método’ Qual o caminho é o melhor a seguir para chegar aos meus objetivos? Que caminho é o melhor para resolver os meus problemas propostos?

21 O caminho melhor não e o caminho mais fácil, e sim o mais adequado
Metodologia DICA: O caminho melhor não e o caminho mais fácil, e sim o mais adequado E o caminho mais adequado é aquele que te oferece melhores condições de responder melhor às suas questões.*

22 6 - Fundamentação Teórica
É onde se responde: “a quem?” Todo trabalho está vinculado a determinada comunidade científica... Essa comunidade pertence a um grupo de pesquisa... Esse grupo pertence a uma linha de pesquisa... Essa linha de pesquisa recebeu influência e concentra seus esforços a determinada ‘escola’

23 Fundamentação Teórica
Dessa mesma forma, o seu trabalho de pesquisa deve estar amalgamado, atrelado a determinada ‘escola’. Diga qual é o seu ‘vínculo’*

24 7 - Cronograma e Orçamento
São facultativos O cronograma você relata em que tempo terminará o seu trabalho. Mas lembre-se que, se o fizer, tem que indicar o tempo de:

25 Cronograma e Orçamento
Coleta de dados (bibliográfico ou pesquisa de campo); Leitura das referências Escrita do texto Revisão*

26 8 - Referências Aqui também é o lugar em que se avalia o seu domínio sobre o tema. Assim: Se possível ponha um dicionário da língua em que o trabalho será escrito Uma gramática Um dicionário ligado ao curso Um livro de metodologia científica

27 Referências e) Cite capítulos de livros que se ligam diretamente ao seu trabalho f) Se fizer uso de textos da internet, revistas ou periódicos prefira os especializados g) Tenha critério e bom senso escolha das referências. Você será avaliado também com muito critério


Carregar ppt "Forma Canônica e Definições"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google