A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Caráter do Líder que Deus Usa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Caráter do Líder que Deus Usa"— Transcrição da apresentação:

1 O Caráter do Líder que Deus Usa
4a Aula

2 O Caráter do Líder que Deus Usa
A capacidade para liderar depende de o líder ter seguidores que confiam nele(a). “A confiança tem suas raízes no caráter”. É por isso que o caráter é central na liderança efetiva”.

3 Qualidades Encontradas no Líder
Santidade Cheio do Espírito Sabedoria Amor Serventia

4 SANTIDADE “precisa ser sensível ao pecado que outros possivelmente consideram aceitável.” Is. 6:1-3; 1 Pe. 1:16; Lv. 11:44; 19:2. Deus é a base e o padrão da santidade. Do ponto de vista humano (olhando de fora), a santidade coincide com boa reputação. 1 Pe. 2:12; At. 6:3; “irrepreensível” em 1 Tm. 3:2 e Tt. 1:6 Uma reputação manchada criará sérios problemas para a igreja local e para o evangelho. “A reputação, uma vez prejudicada, somente poderá ser restaurada durante uma longa caminhada de integridade.”

5 SANTIDADE Um líder não cai de repente. Sinais de alerta:
Falta de disciplina em áreas como pureza no pensamento, excessos (como comida) e certos hábitos e vícios. Falta de compromisso com os princípios éticos e doutrinários, Recusa de prestar contas a alguém; Racionalização dos erros cometidos (falta de arrependimento)

6 CHEIO DO ESPÍRITO SANTO At. 6:3
A plenitude do Espírito significa: Demonstração de coragem e valentia – exemplos de Pedro e Estêvão Zelo por Deus e evangelismo – exemplo: Filipe – At. 8:6 Certeza de que não está sozinho, mas tem um assistente divino. Necessidade de conhecer a mente do Senhor antes de tomar decisões.

7 SABEDORIA At. 6:3 Diferença entre inteligência e sabedoria:
inteligência = capacidade de raciocinar e armazenar conhecimentos; sabedoria = experiência e conhecimento prático de aplicação Diferença entre sabedoria humana e sabedoria do alto – Tg. 3: A sabedoria do alto é: Pura (livre de contaminação facciosa) Pacífica (em vez de contenda e disputa) Gentil (sensível ao sentimento dos outros) Razoável (disposta a ceder e negociar) Plena de misericórdia (mostrando compaixão) Bons frutos Imparcial (que não vacila) Sem fingimento (sem hipocrisia, sincero)

8 FÉ Estêvão, um dos primeiros diáconos, homem cheio de fé – At. 6:5
“Sem fé é impossível agradar a Deus” – Hb. 11:6 Paulo – colocou sua confiança em Deus – 2 Co. 1:8-9

9 AMOR “O amor é mais importante no Novo Testamento do que os dons espirituais ou o conhecimento.” (1 Co. 13:8; 8:1) Liderança sem amor é como corpo sem coração. Os liderados desenvolverão lealdade ao líder quando sentem que ele realmente os ama. “Amor (agape) de caráter bíblico, não procura os seus próprios interesses, mas o bem-estar e um irmão ou do próximo.” “O líder que se identifica com o sofrimento de um seguidor ganhará a sua lealdade. O amor é a qualidade que aproxima o líder do grupo.”

10 AMOR Princípios para fazer do amor algo prático (Ted Engstrom):
Desenvolver amizades em que não exigimos algo em troca; Esforçar-se para nutrir um interesse autêntico por outras pessoas; Passar tempo com as pessoas; Ouvir as pessoas; Estar presente na hora da necessidade; Tratar as pessoas de igual para igual; Ser generoso com elogios legítimos e encorajamento; Priorizar os amigos Amar o próximo como a si mesmo; Enfatizar as qualidades e virtudes dos outros.

11 SERVENTIA At. 6:1-3 – Os diáconos foram escolhidos neste trecho para “servir às mesas”. O termo “diácono” (diakonein) significa “servo”. O líder tem que ser um servo. Paulo usa o termo para definir sua própria função (Rm. 1:1) “servo de Jesus Cristo”. Os cooperadores de Paulo são chamados servos. Jesus falou da necessidade de sermos servos. Mc. 10:41-44. Jesus veio para servir – Mc. 10:45; Fp. 2:7

12 SERVENTIA Jesus demonstrou isso ao lavar os pés dos discípulos (Jo. 13:4-17) e instituiu a ordenança para que nós não o esquecemos. Ser um líder-servo não é ficar sem poder, mas saber usar o poder para o bem dos outros, e não para o seu próprio bem. O líder-servo faz como Jesus, demonstra a sua preocupação por outras pessoas e suas necessidades. Servir seus seguidores não é sinal de fraqueza. Roboão perdeu a oportunidade de acatar um bom conselho – 1 Rs. 12:7


Carregar ppt "O Caráter do Líder que Deus Usa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google