A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA E ENSINO DA GINÁSTICA I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA E ENSINO DA GINÁSTICA I"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA E ENSINO DA GINÁSTICA I

2 História da Ginástica Segundo Ramos (1982), a ginástica:
Origina-se na Pré-História Afirma-se na Antiguidade Estaciona na Idade Média Fundamenta-se na Idade Moderna e Sistematiza-se nos primórdios da Idade Contemporânea

3 História da Ginástica Pré-história
Atividade física como luta pela sobrevivência: atacar e defender: Percepção de suas qualidades como força, agilidade, destreza, equilíbrio, resistência... Estruturação de movimentos sistematizados. Exercícios de caráter utilitário e sistematizado passado de gerações em gerações.

4 Antiguidade (4000 a. C – 476 d. C): Era recomendada somente para homens – força para defesa da pátria. A ginástica aparece como sinõnimo de A.F. com objetivos médicos e morais: massagens e exercícios respiratórios luta, natação, remo, hipismo, atirar com o arco, exercícios utilitários, jogos, rituais religiosos e na preparação guerreira de maneira geral.

5 História da Ginástica no povos
Egípcios: traduz sua intensa exercitação física, através de pinturas e desenhos encontrados nas paredes das tumbas, mostrando jogos de mímica, diversas fases de luta corporal, corridas, lançamentos de arco e flecha, saltos, arremessos. Hindus: a atividade física entre eles privilegiava os aspectos: médico-higiênicos, fisiológico, moral, religioso, guerreiro. Além da ioga que foi criada por eles, as atividades físicas mais desenvolvidas na Índia foram: as corridas, a equitação, a caça, a natação, o boxe e a luta.

6 História da Ginástica no povos
Chineses: Confúcio (kung-fu-tsen) procurou por meio de suas doutrinas regenerar moralmente o seu povo através de exercícios físicos. Filósofos incutiram no povo a filosofia de inanição – declínio das atividades físicas. Foram os primeiros a encarar a ginástica no duplo aspecto fisiológico e moral. Ginástica chang = massagens por fricção, pressão, percussão, vibração – ginástica médica. Origem do Kung-fu – diversas posições corporais, consitia na arte de variar de atitudes – ginástica terapêutica. Hidroterapia

7 História da Ginástica no povos
Assírios e Caldeus: Viviam sob o terror dos Deuses e o domínio absoluto dos reis divinizados, cultivavam exageradamente a força física, a destreza e a resistência, por serem essencialmente guerreiros e caçadores. marchas, as rápidas corridas, o manejo do arco e flecha, o arremesso de lanças, as lutas, a equitação (sem sela e estribo), a natação e a canoagem, eram indispensáveis Predominavam os aspectos: médico-higiênico, moral, religioso, guerreiro e fisiológico.

8 História da Ginástica no povos
Gregos: Exaltavam a beleza da forma física Todas as formas educacionais convergiam para a estética Surge a palavra ginástica para designar exercícios físico (721 a.C) Conceito de ginástica: “arte de exercitar o corpo nu” Exercícios praticados em ginásios por homens despidos banhados em óleo

9 História da Ginástica no povos
Gregos (cont) Ginástica codificada e metodizada por professores e alunos consagrados através dos exercícios físicos Divisão em Orquéstrica e Palestrica Orquéstrica: à formação do caráter, da altivez e da dignidade dos jovens e adolescentes, preparados por ela por meio do canto e da música Paléstrica:preparava atletas em diversas modalidades de exercícios e para jogos nos estádios, em competições.

10 História da Ginástica no povos
Gregos (cont) Desgenaração da ginástica na Grécia –separando-se cultura do corpo e cultura espiritual, substituindo-se movimentos ritmados por exercícios de força pura e brutal (500 a.C.), e transformando-se os ginásios em simples escolas de atletas.

11 História da Ginástica no povos
Roma: Conheceram a ginástica grega quando esta ja estava em decadência. Preparação de guerreiros – primordialmente seguido das atividades desportivas como corridas de carro e lutas de gladiadores. Hidroterapia – utilizada metodicamente.

12 Idade Média Surgimento do cristianismo – muda-se a visão de atividade física. Ela agora pertence ao mundo mundano, indigno a formação do homem. Só as atividades voltadas para o espírito e contemplação a Deus, deveriam integrar a educação do homem. Os exercícios ginásticos foram relegados ao desprezo, sendo substituídos pelo manejo das armas e da esgrima, e pelas pistas.

13 Idade Média: A conservação da força e da beleza corporal e os princípios higiênicos da saúde foram substituidos pelo espírito de sacrifício, pelo sentimento de caridade, pela exaltação moral, pelo abandono do próprio corpo e pelo inebriamento do misticismo, visando assim uma vida supra-terrestre. a igreja organizou as cruzadas que exigiam a preparação militar, tendo como base exercícios corporais.

14 Renascimento : Idade Moderna Surge o movimento Humanista
ressurgimento da Ginástica revigorada pelos princípios gregos, que buscavam a harmonização do corpo e do espírito. Idade Moderna Obras relacionadas a pedagogia, fisiologia e técnicas deram impulso a sistematização da ginástica

15 Idade Contemporânea (1789)
Até 1800, as formas de exercício resumiam-se aos jogos, danças folclóricas e regionais e atletismo Segundo Langlade (1980): a origem da atual ginástica data do início do séc XIX com o surgimento de quatro grandes escolas: Inglesa, Alemã, Sueca e Francesa. associação da educação física com a educação intelectual e moral.

16 MÉTODOS GINÁSTICOS OBJETIVOS Promover a saúde, Regenerar a raça,
Desenvolver a coragem, a vontade, a força, a energia, a servidão, Desenvolver a moral, intervindo nos costumes e tradições dos povos.

17 Método Alemão Defesa da pátria;
Criação de espírito nacionalista e corpos saudáveis em seus cidadãos. Preconizava a disciplina e a moral, além da saúde. Aparelhos Contato com a natureza, Caráter pedagógico, de formação moral e disciplinar, Surgimento da ginástica rítmica e da ginástica feminina. Introdução de aparelhos portáteis, O improviso na atividade corporal, Valorização do ritmo e contato com o solo.

18 Método Francês Aperfeiçoamento motor, considerando as dimensões anátomo/fisiológicas do corpo. Ênfase: nas qualidades físicas da vida cotidiana, na economia de energia, no desenvolvimento físico integral, no aumento da resistência orgânica, valorizar aptidões através dos exercícios naturais, repudiando os artificiais. Propunham lição de ginástica dividida em 3 momentos: preparação, aula propriamente dita e volta à calma.

19 Na Suécia Ginástica Neo-sueco,
um método de educação com finalidades higiênicas, corretivas e nacionalistas. exercícios analíticos, racionais, simples e localizadas, abrangências pedagógicas, militares, médicas e estéticas. Possui aspectos morais acentuadas para paz e não para guerra como o método alemão. Ginástica Neo-sueco, movimentos de balanço e oscilações, ênfase a música e a alegria com movimentos rítmicos e globais.

20 MÉTODO INGLÊS Esporte

21 CALISTENIA: inspirada no método sueco
ginástica com exercícios livres e ritmados, Inicialmente era feminina mas em seguida homens, mulheres e crianças praticavam principio da higiene e da educação Características: a predominância de formas analíticas (localizadas) e dos movimentos sobre as posições, exercícios livres e com pequenos aparelhos (halteres, bastões, etc.), associação da musicas e do ritmo no movimento.

22 Chegada e Evolução da Ginástica no Brasil

23 A ginástica chega ao país no século passado com a família real e a fundação da escola militar brasileira. Na escola militar: método alemão – método francês. Na escola civil: método alemão - método sueco – método francês e calistenia.


Carregar ppt "TEORIA E ENSINO DA GINÁSTICA I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google