A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processos de Furação Tabela 6.1 demonstrou variações no tempo de execução de um furo de diâmetro 30 mm e profundidade 30 mm. Especificações –dureza e usinabilidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processos de Furação Tabela 6.1 demonstrou variações no tempo de execução de um furo de diâmetro 30 mm e profundidade 30 mm. Especificações –dureza e usinabilidade."— Transcrição da apresentação:

1 Processos de Furação Tabela 6.1 demonstrou variações no tempo de execução de um furo de diâmetro 30 mm e profundidade 30 mm. Especificações –dureza e usinabilidade do material; –furação sólida ou alargamento; –tipo: passante ou cego; –dimensões: diâmetro e comprimento; –tolerância dimensional e de forma: retilinidade, circularidade, concentricidade e batimento, localização; –características especiais: rebaixo, rosca, chanfro, raio, etc.

2 Ferramentas podem ser dependentes da sua própria dimensão como: brocas helicoidais, brocas com insertos e alargadores ou dependentes da máquina como ferramentas de mandrilamento ou de fresamento. Algumas ferramentas podem abrir um furo em um sólido enquanto que outras podem somente alargar um furo pré- existente. A seleção das ferramentas corretas para a operação é a função a ser otimizada, pode-se trabalhar com três níveis de otimização: – otimização individual do furo: neste estágio o melhor método de usinar um furo é obtido. –otimização da linha de centro: em cada linha de centro vários diâmetros e features podem ser especificados, cada diâmetro foi otimizado no primeiro nível, neste estágio, otimização de todos os diâmetros e features na mesma linha é realizada, obtendo-se as ferramentas que minimizam o tempo de usinagem.

3 –Otimização da peça: neste estágio os furos em todas as linhas de centro são considerados. 1 o nível de otimização (cada diâmetro) –considerando que cada passe deixa marcas a min e tem uma certa capacidade de tolerância a max. –no último passe D cmax =D cmin =D –no penúltimo passe: D cmax = D -2a min ; D cmin =D-2a max ; –1o estágio: construir duas listas, uma lista das ferramentas que podem produzir o segmento acabado do furo (TLSM) e uma lista de todas as ferramentas que podem ser usadas no processo de furação (TLS). exemplos para uma furo de 20mm de diâmetro por 90 mm e R a de 1,5, broca com inserto não suporta a relação L/D, uma broca helicoidal não é compatível com Ra deve ser colocada na lista de todas ferramentas mas não na de acabamento e o alargador pode ser colocado nas duas listas.

4 –2 o estágio: A primeira entrada no TLSM é lida, esta ferramenta pode ser usada na última operação e se ela puder ser utilizada na primeira operação ela pode ser utilizada para iniciar e terminar a operação, caso não possa ser utilizada na primeira operação o seu correspondente a max é calculado e o a min da operação anterior é calculado, se a max >a min então esta ferramenta é selecionada senão a próxima é testada, se a penúltima ferramenta não pode iniciar o furo o procedimento se repete. –3 o estágio: neste estágio são calculadas as condições de usinagem, tempo de usinagem e detalhes de todas operações utilizadas. –Observações: furos pré fabricados por fundição considerar a min ; marcas na base do furo; características da entrada do furo usinadas após a conclusão do furo.

5 2 o nível de otimização - Vários diâmetros em uma linha de centro –estágio 1: selecione o menor diâmetro MDH; –estágio 2: aplique os estágios 1 e 2 do 1o nível de otimização; –estágio 3: se o MDH não for o último ou da base os furos deverão ser usinados por ferramentas MDD, no caso de furos passantes considerar condições econômicas e a relação L/D. –estágio 4: calcular as condições de usinagem. 3 o nível de otimização: Otimização a nível de péça –todos os diâmetros em todas as linhas de centro são considerados, os intervalos de diametro de ferramentas são combinados para diminuir o número de ferramentas, MDD podem substituir TDD qdo for vantajoso.

6 Ferramentas para Furação broca helicoidal, broca de centro; broca com inserto; broca de metal duro; broca para alargamento; alargador mandril fresa Tabela 13.1 Dados para determinação de a min e a max.


Carregar ppt "Processos de Furação Tabela 6.1 demonstrou variações no tempo de execução de um furo de diâmetro 30 mm e profundidade 30 mm. Especificações –dureza e usinabilidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google