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Arranjo físico (layout)

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Apresentação em tema: "Arranjo físico (layout)"— Transcrição da apresentação:

1 Arranjo físico (layout)

2 Introdução O espaço físico organizacional influi no trabalho desenvolvido pelos indivíduos dentro da empresa Importa mais o fluxo entre papéis e pessoas que o aspecto visual e de conforto Estabelecido a partir do estudo do sistema de informações relacionado com a distribuição dos móveis, equipamentos e pessoas Maior economia e produtividade Pode influir na motivação

3 Sintomas de problemas Demora excessiva Fluxo confuso de trabalho
Perda de tempo no deslocamento Fluxo confuso de trabalho Decisões errôneas e consultas desnecessárias, por proximidade Excesso de fluxos secundários Excessiva acumulação de pessoas e documentos As unidades “incham” e aumentar o espaço físico é difícil Projeto deficiente de locais de trabalho Devido a vontades do grupo ou preferências pessoais

4 LAYOUT Seqüência lógica para definição layout
LOCALIZAÇÃO UNIDADE INDUSTRIAL DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE LAYOUT DA EMPRESA

5 LAYOUT LAYOUT: Termo em inglês que significa desenho da distribuição física dos equipamentos, estoques, escritórios, entre outros. A elaboração do layout é uma atividade multidiciplinar, que envolve diversas áreas da empresa.

6 LAYOUT Motivos que tornam importantes as decisões de layout:
Afetam a capacidade de instalação e a produtividade das operações; Mudanças no arranjo físico podem implicar em dispêndios consideráveis de dinheiro; Mudanças podem representar elevados custos e/ou dificuldades técnicas

7 PRINCÍPIOS DO LAYOUT -Princípio da economia do movimento: encurtar a distância entre os operários e ferramentas. -Princípio do fluxo progressivo: maior continuidade do movimento entre uma operação e a subseqüente, sem paradas, voltas ou cruzamentos, tanto para homens quanto para os equipamentos. -Princípio da flexibilidade: propiciar rearranjos em face das inúmeras situações que as empresas podem enfrentar. -Princípio da integração: integração entre os diversos fatores de um processo de trabalho.

8 ETAPAS DE UM PROJETO DE LAYOUT Levantamento da situação atual: Levantamento o analista ou equipe deve familiarizar-se com o plano de organização e os principais procedimentos adotados. Estudo das soluções alternativas: O analista deve iniciar seu estudo considerando as medidas-padrão para o desenvolvimento dos trabalhos. Consolidação da solução escolhida: Nesta etapa o analista deve consolidar e apresentar o arranjo físico utilizando as seguintes ferramentas entre outras: desenhos, maquetes, plantas baixa, cronograma da implantação. Implantação e avaliação do arranjo físico escolhido: É feita a implantação do layout de acordo com o cronograma

9 LAYOUT Tipos de layout PROCESSO (OU FUNCIONAL OU JOB SHOP)
EM LINHA (OU POR PRODUTO OU FLOW SHOP) CELULAR POSIÇÃO FIXA COMBINADOS

10 Layout por processo ou funcional
Todos os processos e os equipamentos do mesmo tipo são desenvolvidos na mesma área e também operações e montagens semelhantes são agrupadas ma mesma área. O material se desloca buscando os diferentes processos. Possibilita uma relativa satisfação no trabalho.

11 Layout Orientado por Processo para Job Shops
Características: Adaptação a uma linha variada de produtos ou prestação de diversos serviços; Cada produto passa pelos centros de trabalhos necessários, formando uma rede de fluxo; As taxas de produção relativamente baixas comparadas com as obtidas com layout de linha; Os equipamentos são do tipo “propósito geral”; em comparação ao layout de linha tem menores custos fixos e maiores custos unitários de mão-de-obra e materiais.

12 Layout Orientado por Processo para Job Shops
Pintura Embalagem Jateamento Usinagem Colagem Corte Furadeiras Plaina

13 LAYOUT Layout em linha No layout em linha, as máquinas ou estações de trabalho são colocadas de acordo com a seqüência das operações e são executadas de acordo com a seqüência estabelecida sem caminhos alternativos. O material percorre um caminho previamente determinado no processo. É indicado para produção com pouca ou nenhuma diversificação, em quantidade constante ao longo do tempo e em grande quantidade. Para os operadores costuma gerar monotonia e estresse.

14 LAYOUT EM LINHA (OU POR PRODUTO OU FLOW SHOP)
Características fundamentais: Adequado para produtos com alto grau de padronização, pouca ou nenhuma diversificação, produzidos em grandes quantidades e de forma contínua; Fluxo de materiais pelo sistema é totalmente previsível; O sistema pode se ajustar em diversas taxas de produção; Investimentos em capital são altos, devido aos equipamentos especializados; altos custos fixos e baixos custos unitários de mão-de-obra e materiais.

15 LAYOUT EM LINHA (OU POR PRODUTO OU FLOW SHOP)
B C O produto flui através dos processos A-E, na seqüência ditada pelas exigência de montagem do produto .

16 LAYOUT Layout celular Todo o processo de fabricação do produto se completa na célula. Consiste em arranjar em um só local ( a célula) máquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. Ideal para famílias de produtos.

17 LAYOUT Layout celular Todo o processo de fabricação do produto se completa na célula. Normalmente utiliza pequenos lotes mas existe flexibilidade com relação ao tamanho dos lotes. Reduzidos estoques intermediários. Altos índices de qualidade e produtividade. Baixa monotonia no trabalho. Alta especialização da mão de obra.

18 LAYOUT Layout celular Vantagens:
Altos índices de qualidade e produtividade devido ao controle na produção. Mão de obra qualificada. Alta satisfação dos funcionários em relação ao trabalho. Redução de custos devido a estoques.

19 LAYOUT Layout celular Desvantagens:
Superespecialização (a não adaptação dos funcionários a outras funções). Alto custo de mão de obra, devido a especialização. Espaço físico necessário. Precisa-se de maiores áreas de produção.

20 Layout Celular Célula A Célula B Plaina Pintura Célula C

21 Layout por posição fixa
O material permanece fixo em uma determinada posição e as máquinas se deslocam até o local executando as operações necessárias. Produtos únicos e não repetitivos. Ex. navios, aviões, turbinas e outros produtos de grandes proporções físicas.

22 Layout combinados (mistos ou híbridos)
São a combinação entre o layout funcional e o de linha, para aproveitar suas vantagens.

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24 Matriz Produto Processo Sem Fluxo Fluxo descontínuo Misturado com
Fluxos Dominantes Line Flow Contínuo ou Automático Projeto Job Shop Lotes Linha Montagem Processo Contínuo Variedade e Volume do Produto Matriz Produto Processo Característica do Processo Baixo Volume- Único Muitos Produtos Baixo Volume Vários Alto Volume Produto Muito altos volumes

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29 Layout para escritórios
Deve considerar os critérios de proximidade e privacidade: Proximidade: auxilia a comunicação informal. Privacidade: garante que os assuntos sigilosos sejam conduzidos de maneira adequada. Divisórias baixas, considerar espaço mínimo ocupado por uma pessoa, que deve ser entre 5m2 a 7m2.

30 Objetivos Obter um fluxo de informações eficiente
Obter um fluxo de trabalho eficiente Utilizar melhor a área disponível Facilitar a supervisão e a coordenação Reduzir a fadiga do empregado Isolar elementos insalubres (ruídos, vapores, iluminação, etc.) Aumentar a flexibilidade para as variações necessárias Clima favorável para o trabalho (motivação) Impressionar favoravelmente clientes e visitantes


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