A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOÉTICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL Mohamed Habib outubro 2004 EMPREGO Fonte de renda EMPREGO Código de conduta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOÉTICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL Mohamed Habib outubro 2004 EMPREGO Fonte de renda EMPREGO Código de conduta."— Transcrição da apresentação:

1

2 BIOÉTICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL Mohamed Habib outubro 2004 EMPREGO Fonte de renda EMPREGO Código de conduta

3 MORAL x ÉTICA Seriam diferentes apenas quanto à origem da palavra: latim e grego? Os valores morais são valores decorrentes de usos e costumes, consagrados pela sociedade e variam no tempo e no espaço, vindos de "fora para dentro. A ética, exige-nos uma reflexão crítica, um juízo de valores vindos de "dentro para fora". Esse processo envolve razão, sentimentos, emoções, vivências, patrimônio genético, processo educacional, personalidade, além de valores morais. Normalmente resistem ao tempo e ao espaço. MORAL x ÉTICA Seriam diferentes apenas quanto à origem da palavra: latim e grego? Os valores morais são valores decorrentes de usos e costumes, consagrados pela sociedade e variam no tempo e no espaço, vindos de "fora para dentro. A ética, exige-nos uma reflexão crítica, um juízo de valores vindos de "dentro para fora". Esse processo envolve razão, sentimentos, emoções, vivências, patrimônio genético, processo educacional, personalidade, além de valores morais. Normalmente resistem ao tempo e ao espaço.

4 DECLARAÇÃO DE HELSINKI Em 1964, a Associação Médica Mundial - em função das denúncias dos crimes cometidos pelos médicos-cientistas nazistas. Ainda hoje, é de valores incontestáveis para todos os países signatários do documento. A Associação Médica dos Estados Unidos propôs, em 1997, uma transformação radical na estrutura do documento. Testes de novos tratamentos: os ensaios clínicos somente poderão ser conduzidos se for assegurado a todos os participantes o tratamento consolidado e reconhecido como eficaz para a doença. PROPOSTA USA: A referência ética não deva ser o tratamento reconhecido pela medicina como eficaz, mas o tratamento disponível por cada sociedade onde se realiza a pesquisa. DECLARAÇÃO DE HELSINKI Em 1964, a Associação Médica Mundial - em função das denúncias dos crimes cometidos pelos médicos-cientistas nazistas. Ainda hoje, é de valores incontestáveis para todos os países signatários do documento. A Associação Médica dos Estados Unidos propôs, em 1997, uma transformação radical na estrutura do documento. Testes de novos tratamentos: os ensaios clínicos somente poderão ser conduzidos se for assegurado a todos os participantes o tratamento consolidado e reconhecido como eficaz para a doença. PROPOSTA USA: A referência ética não deva ser o tratamento reconhecido pela medicina como eficaz, mas o tratamento disponível por cada sociedade onde se realiza a pesquisa.

5 Potter queria que a bioética se ocupasse de estudos, reflexões e atitudes para defender o planeta como palco da vida em todas as suas manifestações. BIOÉTICA termo criado por Potter, em 1970 QUAL ERA O MOTIVO? Não era mais a pesquisa com humanos e animais.

6 UMA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO 1- PROGRESSO TECNOLÓGICO (ganhos e perda) Não há sintonia entre o acelerado desenvolvimento científico e as tímidas conquistas de mandamentos éticos A tecnociência somente enxerga o preto e o branco, enquanto a ética percebe o cinza e suas diferentes tonalidades. José Eduardo de Siqueira

7 O conhecimento e a sua aplicação correta são dois dos pilares dos direitos humanos, da democracia, do desenvolvimento sustentável e da paz. A educação é um bem público, e deve ser acessível a todos e estar a serviço da sociedade. O conhecimento e a sua aplicação correta são dois dos pilares dos direitos humanos, da democracia, do desenvolvimento sustentável e da paz. A educação é um bem público, e deve ser acessível a todos e estar a serviço da sociedade. De um Lado, esquecemos que:

8 2- GLOBALIZAÇÃO ( não sustentável) 3- EXCLUSÃO (não estável) 4- PAPEL DO ESTADO (não responsável) 5- CAPITAL + CONHECIMENTO (não ético) Por outro Lado:

9 PARTICIPAÇÃO PERCENTUAL DOS GASTOS DO GOVERNO NO PIB OU PNB, PAÍSES INDUSTRIALIZADOS, Ano Alemanha EUA França Japão Suécia Reino Unido Fonte: Banco Mundial, Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 1991, Washington PARTICIPAÇÃO PERCENTUAL DOS GASTOS DO GOVERNO NO PIB OU PNB, PAÍSES INDUSTRIALIZADOS, Ano Alemanha EUA França Japão Suécia Reino Unido Fonte: Banco Mundial, Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 1991, Washington

10 Conhecimento resulta em novas tecnologias. Ciência x mercado x patentes. Relação nem sempre equilibrada entre ciência e mercado. Uma reflexão sobre a utilização adequada dos avanços da Biotecnologia. Comercialização do conhecimento genético pode aumentar, mais ainda, as desigualdades entre povos ricos e outros pobres. Há diferença entre descoberta e invenção, e que somente a última poderia ser patenteada. Os desafios institucionais Conhecimento resulta em novas tecnologias. Ciência x mercado x patentes. Relação nem sempre equilibrada entre ciência e mercado. Uma reflexão sobre a utilização adequada dos avanços da Biotecnologia. Comercialização do conhecimento genético pode aumentar, mais ainda, as desigualdades entre povos ricos e outros pobres. Há diferença entre descoberta e invenção, e que somente a última poderia ser patenteada. Os desafios institucionais DE HISTÓRIA NATURAL PARA: 2 ÁREAS CONFLITANTES (ECOLOGIA & BIOTECNOLOGIA

11 A biotecnologia desenvolveu-se a partir da biofísica. Seria segura, pois é "natural" – manipulação do material genético. Plantas transgênicas. Utilidades na área de saúde, mediante animais transgênicos, não leva a grandes críticas (benéficos para a saúde e extensão limitada e não liberados no meio ambiente. Impactos negativos dos OGMs (para a vida e para o meio ambiente) foram levantados relativamente tarde pela comunidade científica, devido à confiança na "naturalidade" dos produtos finais. A biotecnologia desenvolveu-se a partir da biofísica. Seria segura, pois é "natural" – manipulação do material genético. Plantas transgênicas. Utilidades na área de saúde, mediante animais transgênicos, não leva a grandes críticas (benéficos para a saúde e extensão limitada e não liberados no meio ambiente. Impactos negativos dos OGMs (para a vida e para o meio ambiente) foram levantados relativamente tarde pela comunidade científica, devido à confiança na "naturalidade" dos produtos finais.

12 O QUE VAMOS FAZER DO SER HUMANO? Os mais preocupados perguntam: para onde vamos? Que destino que nós queremos traçar para a humanidade? "Carta de Paul Berg (Science, 1974), apresentadas por cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) por ocasião da reunião conhecida como Asilomar I, em A célebre "Carta de Berg" recomendava que, enquanto não fossem devidamente avaliados os riscos da manipulação de moléculas de DNA recombinado, os cientistas deveriam voluntariamente interromper suas pesquisas nesse campo. Isto fez com que os cientistas se auto- impusessem uma moratória. O QUE VAMOS FAZER DO SER HUMANO? Os mais preocupados perguntam: para onde vamos? Que destino que nós queremos traçar para a humanidade? "Carta de Paul Berg (Science, 1974), apresentadas por cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) por ocasião da reunião conhecida como Asilomar I, em A célebre "Carta de Berg" recomendava que, enquanto não fossem devidamente avaliados os riscos da manipulação de moléculas de DNA recombinado, os cientistas deveriam voluntariamente interromper suas pesquisas nesse campo. Isto fez com que os cientistas se auto- impusessem uma moratória.

13 Jaycee, "orfã de ninguém", pois não se sabe quem foram seus pais genéticos, foi gestada por mãe de aluguel e seus pais adotivos Elisabetta, nascida em 1995, dois anos após a morte de sua mãe, gerada a partir de um embrião congelado. A PORTA DO PERIGO: Tese defendida por Alexis Carrel: Diferenças entre as classes sociais poderiam ter origem biológica. O psicólogo marxista, René Zazzo, num estudo publicado em 1984 concorda que a situação de desempenho intelectual insatisfatório de trabalhadores menos qualificados deve-se à herança genética!!! Jaycee, "orfã de ninguém", pois não se sabe quem foram seus pais genéticos, foi gestada por mãe de aluguel e seus pais adotivos Elisabetta, nascida em 1995, dois anos após a morte de sua mãe, gerada a partir de um embrião congelado. A PORTA DO PERIGO: Tese defendida por Alexis Carrel: Diferenças entre as classes sociais poderiam ter origem biológica. O psicólogo marxista, René Zazzo, num estudo publicado em 1984 concorda que a situação de desempenho intelectual insatisfatório de trabalhadores menos qualificados deve-se à herança genética!!!

14 Imagine-se que, em futuro próximo, o incerto gene responsável pela inteligência possa ser localizado e que seja possível identificar, através da análise do DNA, qual o potencial genético de um indivíduo quanto a esta característica. Como poderia ser utilizada essa informação? Seriam instituídos testes para identificar o gene da inteligência antes da admissão de crianças em escolas, para jovens em universidades ou para seleção de candidatos a empregos? Haveria discriminação ou uma maior tolerância em relação aos menos dotados? José Eduardo de Siqueira é professor de Clínica Médica e Bioética na Universidade Estadual de Londrina Imagine-se que, em futuro próximo, o incerto gene responsável pela inteligência possa ser localizado e que seja possível identificar, através da análise do DNA, qual o potencial genético de um indivíduo quanto a esta característica. Como poderia ser utilizada essa informação? Seriam instituídos testes para identificar o gene da inteligência antes da admissão de crianças em escolas, para jovens em universidades ou para seleção de candidatos a empregos? Haveria discriminação ou uma maior tolerância em relação aos menos dotados? José Eduardo de Siqueira é professor de Clínica Médica e Bioética na Universidade Estadual de Londrina

15 A DIFICULDADE DE ESTABELECER O LIMITE Alguém poderia pensar em seguir, a partir da engenharia genética, o modelo da vida social das abelhas! E, aí, como ficamos?

16 COMO NÃO BASTASSE: 20% da humanidade continua consumindo 80% das Riquezas do Planeta; e os outros? COMO NÃO BASTASSE: 20% da humanidade continua consumindo 80% das Riquezas do Planeta; e os outros?

17 SOFRIMENTO HUMANO ÍNDICE DE SOFRIMENTO MÍNIMO MODERADO ALTO EXTREMO NÚMERO DE PAÍSES África Ásia América Latina América do Norte Europa Oceania Total ÍNDICE DE SOFRIMENTO MÍNIMO MODERADO ALTO EXTREMO NÚMERO DE PAÍSES África Ásia América Latina América do Norte Europa Oceania Total

18 O Cidadão Norte Americano consome dos recursos naturais globais : 25 vezes o que consome um brasileiro e 350 vezes o que consome um nigeriano. O Cidadão Norte Americano consome dos recursos naturais globais : 25 vezes o que consome um brasileiro e 350 vezes o que consome um nigeriano. ISTO É ÉTICO?

19 80% DA HUMANIDADE É NOS POVOS PERIFÉRICOS

20 ÉTICA É UMA DAS PORTAS PRINCIPAIS PARA ALCANÇARMOS A SUSTENTABILIDADE; NELA TEREMOS A CONVIVÊNCIA HARMÔNICA E DOURADORA PARA A HUMANIDADE. Obrigado Mohamed Habib


Carregar ppt "BIOÉTICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL Mohamed Habib outubro 2004 EMPREGO Fonte de renda EMPREGO Código de conduta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google