Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Sala Caatinga Cerrado na ExpoSustentat 2008
Promovendo a Sociobiodiversidade Luiz Carlos Rebelatto dos Santos ExpoSustentat 2008 São Paulo, 23 a 25 de outubro
2
Os Biomas Ocupam mais de 1/3 do território brasileiro
Dois dos biomas mais ricos em biodiversidade do planeta Berço de importantes rios brasileiros como o São Francisco Mais de 40% da agricultura familiar brasileira (70% alimento) Grande diversidade sociocultural e produtiva Potencial de valorização dos produtos da sociobiodiversidade
3
Catálogo de expositores
Sala Nordeste & Cerrado ExpoSustentat 2006 100 m² de Sala; 22 expositores de 31 empreendimentos; Produtos: artesanato, mel e derivados, castanhas, frutas tropicais, polpas, geléias, mandioca, óleos, etc. 70 Contatos comerciais realizados; Participação dos empreendimentos nas Rodadas de Negócio Vista geral da Sala Exposição de artesanato Catálogo de expositores
4
Sala Nordeste & Cerrado ExpoSustentat 2007 200 m² de Sala;
Expositores: 15 Redes representando 153 associações e cooperativas (aproximadamente famílias); Estratégia de comunicação: assessoria de imprensa, página na internet, catálogo, folder, carta-convite e calendário; Encontros preparatórios, apostila de qualificação e GT de organização; Avaliação da necessidade de qualificar melhor a participação.
5
Sala Caatinga Cerrado ExpoSustentat 2008
26 empreendimentos (17 da Caatinga e 9 do Cerrado); 8 cooperativas, 17 associações e 1 empresa; Caatinga: BA, CE, PB, PE e RN; Cerrado: GO, MA, MG, MS e TO; 6.081 famílias associadas e famílias atendidas;
6
Sala Caatinga Cerrado ExpoSustentat 2008 Principais Produtos:
Castanha de caju e de baru; Licuri, Pequi e derivados; Mel de abelhas (apis e nativas) e café; Frutas in natura; Doces e geléias de frutas nativas; Óleos, fitocosméticos e produtos de higiene e limpeza; Artesanato com fibras naturais, madeira reaproveitada, palha de bananeira e em couro; Biojóias; Tecelagem.
7
Os Produtos Geléias orgânicas de frutas nativas Café orgânico
Castanhas, mel, artesanato e muito mais
8
Sala e Iniciativa Caatinga Cerrado
Definição da Sala como PARTE da iniciativa Caatinga Cerrado e não fim Formação da Comissão de Gestão e de GTs (Sala e Projeto) Chamada de seleção de empreendimentos Reformulação da comunicação: nova marca, materiais e site Oficina de capacitação conjunta com a Sala Andes Amazônia
9
Caatinga Cerrado Comunidades Eco-Produtivas
Conceito Caatinga Cerrado Comunidades Eco-Produtivas Espaço de articulação das redes e empreendimentos da Agricultura Familiar para a promoção e comercialização de produtos da sociobiodiversidade
10
Caracterização Articulação permanente e aberta
Composição: 200 empreendimentos, 20 mil famílias, 20 redes e 14 estados brasileiros Parceria com Governo Federal, Cooperação Alemã e Organizações Não Governamentais
11
Objetivo Geral Aumentar o acesso a mercados dos empreendimentos que comercializam produtos da sociobiodiversidade dos Biomas Caatinga e Cerrado
12
Apoiar mecanismos de comunicação, gestão de informações e marketing
Linhas de Atuação Apoiar mecanismos de comunicação, gestão de informações e marketing Fortalecer os empreendimentos e promover o acesso a serviços, parcerias e recursos Fortalecer a capacidade dos empreendimentos de comercializar seus produtos Desenvolver e implementar estratégias de comercialização que aumentem o acesso aos mercados
13
Critérios de Participação
Possuir produtos da sociobiodiversidade ou agroecológicos/sustentáveis; Ser um empreendimento formalizado da agricultura familiar; Pertencer a uma rede ou articulação; Ter capacidade ou potencial para atender o mercado identificado; Possuir demandas concretas de comercialização em mercado diferenciado.
22
Muito Obrigado!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.