A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arte e Interculturalidade: Possibilidades na Educação Contemporânea

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arte e Interculturalidade: Possibilidades na Educação Contemporânea"— Transcrição da apresentação:

1 Arte e Interculturalidade: Possibilidades na Educação Contemporânea

2 Tendências da Educação atual: Internacionalização Tecnologia
Internacionalização  Tecnologia  Alta produtividade  Interdisciplinaridade  Interculturalidade

3 Arthur Efland, conhecido arte-educador americano, diz:
 “A entrada no novo milênio tem se caracterizado, por um lado, por um processo de globalização cada vez mais cruel, e por outro, por um processo de re-tribalização, em que as minorias étnicas e religiosas buscam a sobrevivência a qualquer custo”

4 A interculturalidade busca o reconhecimento e o respeito às diferenças culturais – não somente étnicas e raciais, mas de gênero, de idade, preferência sexual, política, religiosa, portadores de necessidades especiais, todos os grupos que apresentam determinadas características culturais que os diferenciam dos demais.

5 A educação intercultural em arte busca
a preservação da cultura e da harmonia através  do desenvolvimento de  competências em muitos sistemas culturais.

6 Esta postura é especialmente indicada para o ensino da arte, pois dá ênfase às manifestações artísticas de culturas as mais diversas, considerando suas visões de mundo e seus próprios conceitos de arte, sem descuidar do conhecimento e do domínio dos múltiplos códigos da arte, como acervo cultural de toda a humanidade.

7 Amalia Mesa-Bains (Cahan e Kocur, 1996, p. 31-32).
“A arte pode construir pontes entre as origens culturais de nossos alunos e sua participação no aprendizado, de forma a criar um ambiente escolar enriquecedor para todos os alunos”  Amalia Mesa-Bains (Cahan e Kocur, 1996, p ).

8

9

10 Quando se fala em percepção estética e valor estético, não se está falando sobre categorias superficiais, mas sobre categorias que possuem raízes profundamente inseridas na realidade cultural e artística de algum grupo de seres humanos.  (Amalia Mesa-Bains)

11

12

13

14 São múltiplas as estéticas possíveis na arte contemporânea e com elas os(as) artistas buscam sua responsabilidade social, buscando também salientar suas culturas de origem e o intercâmbio entre culturas.

15

16

17

18

19

20 “ Gosto de dizer que a obra de arte é menos um objeto que um sujeito: sujeito esclarecedor, sujeito que aguça nossa sensibilidade, sujeito que amplia e torna mais complexa nossa visão de mundo. Esse conhecimento, esse aperfeiçoamento, não são passados de um modo conceitual ou racional: eles são modos silenciosos que agem sobre nós, são as “vozes do silêncio”. (Jorge Coli, professor de História da Arte da UNICAMP e colunista da Folha de São Paulo) mm

21 Uma experiência intercultural na escola
Propondo uma Performance Uma experiência intercultural na escola Cinco mulheres/etnias e seus fazeres especiais Cinco mulheres/etnias e seus fazeres especiais Artistas contemporâneasque enfatizam aspectos culturais Arte em outras culturas

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44


Carregar ppt "Arte e Interculturalidade: Possibilidades na Educação Contemporânea"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google