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PARA APRENDER MATEMÁTICA Sérgio Lorenzato. Ensinar com conhecimento Dar aulas é diferente de ensinar. Ensinar é dar condições para que o aluno construa.

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1 PARA APRENDER MATEMÁTICA Sérgio Lorenzato

2 Ensinar com conhecimento Dar aulas é diferente de ensinar. Ensinar é dar condições para que o aluno construa seu próprio conhecimento Há ensino somente quando houver aprendizagem Devemos conhecer o conteúdo e o modo de ensinar Todo professor precisa conhecer mais do que deve ensinar, e deve ensinar somente aquilo que o aluno precisa ou pode aprender O professor não tem a obrigação de a tudo saber responder corretamente, mas deve ter a humildade de dizer não sei e mostrar disposição de procurar uma resposta adequada à questão

3 Analisar a moda Cabe aos professores a análise dos modismos Tentar separar, no antigo, aquilo que é antiquado e, na moda, aquilo que é conveniente, pois nem sempre a novidade é boa, e nem sempre o que é antigo é ruim

4 Valorizar a experiência de magistério Ao tentar ensinar, o professor aprende com seus alunos A experiência de magistério aguça a percepção docente fornecendo indicações de ordem didática tais como: dosagem e nível de conteúdo a ser ministrado, ritmo de aula, pontos de aprendizagem mais difíceis, exemplos mais eficientes à aprendizagem, livros didáticos mais adequados à realidade na qual leciona, entre outros.

5 Investir em sua formação É fundamental que o professor possua ou adquira o hábito da leitura, além da constante procura de informações que possam melhorar sua prática pedagógica

6 Auscular o aluno Auscular significa analisar e interpretar o aluno nos diferentes tipos de manifestações, o objetivo é saber quem são, como estão, o que querem e o que podem eles O contexto social no qual a pessoa está inserida influi fortemente em seu modo de pensar e de agir, em seus interesses, necessidades, e seus valores Durante as aulas, os alunos se exprimem através da fala, da escrita, do olhar, de gestos; eles apresentam perguntas ou soluções, cometem erros, mostram suas dificuldades, constroem raciocínios e, dessa forma, revelam seus vocabulários, interpretações, sugestões, preferências, tendências, potencialidades, expectativas, insatisfações, temores, crenças e bloqueios

7 Começar pelo concreto Palavras não alcançam o mesmo efeito que conseguem os objetos ou imagens, estáticos ou em movimento Palavras auxiliam, mas não são suficientes para ensinar O fazer é mais forte que o ver ou ouvir Não começar o ensino pelo concreto é ir contra a natureza humana O concreto é necessário para a aprendizagem inicial, embora não seja suficiente para que aconteça a abstração matemática Para se alcançar a abstração é preciso começar pelo concreto

8 Considerar o contexto grupal O ensino da matemática precisa estar vinculado a realidade na qual se encontra inserido o aluno para que seja proveitoso O ensino da matemática precisa ser planejado e ministrado tendo em vista o complexo contexto de identificação de seus alunos, considerando e respeitando a cultura deles, bem como suas aspirações, necessidades e possibilidades - É a etnomatemática que realça a valorização dos conhecimentos matemáticos existentes em diferentes culturas

9 Aproveitar a vivência do aluno O aproveitar a vivência do aluno não deve ser restrito ao início do aprendizado escolar, pois ele é válido para todo o processo de ensino Saber se ele está em condições de aprender Conhecer seu estado de desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico e social Aproveitar a vivencia do aluno também é aproveitar o conhecimento de um para auxiliar o outro

10 Partir de onde o aluno está Toda aprendizagem a ser construída pelo aluno deve partir daquela que ele possui Precisamos considerar os pré-requisitos cognitivos matemáticos referentes ao assunto a ser aprendido pelo aluno Respeitar ordenação de etapas significa não saltar etapas no ensino, e isto nem sempre é fácil na prática pedagógica

11 Não saltar etapas Nos preocupamos em ensinar e não temos paciência para esperar que os alunos aprendam Saltamos etapas no ensino por desconhecimento minucioso do conteúdo, ou por não utilizar a melhor estratégia didática, ou por falta do material didático adequado Quando muita gente faz a mesma pergunta sobre uma questão, geralmente é porque foi saltada alguma etapa referente ao ensino desta Devemos reconhecer que a cultura do meio onde vivem nossos alunos influencia na aprendizagem escolar que eles podem chegar Podemos dizer que o meio cultural, a vivencia e o momento do aluno podem indicar a melhor direção, o ponto de partida e o ritmo para atuação do professor

12 Respeitar a individualidade do aluno Cada aluno é um grande complexo de fatores que abrangem as áreas físicas, afetivas, sociais e cognitivas Eles estão em desenvolvimento simultâneo e com ritmos diferentes

13 Valorizar os erros dos alunos Socialmente, a palavra erro sempre teve uma conotação negativa O erro deve ser interpretado como parte natural, inevitável e indispensável ao processo de aprendizagem O erro é um indicador de (re) direcionamento pedagógico O erro é dica para realização de sondagem às suas possíveis causas Mesmo errando o aluno está evoluindo É errando que se aprende, mas é extremamente importante corrigir o erro

14 Valorizar os erros dos alunos Possíveis causas dos erros: falta de atenção; pressa; chute; falha de raciocínio; falta de estudo; mau uso ou má interpretação da linguagem oral ou escrita da matemática; deficiência de conhecimento da língua materna ou de conceitos matemáticos É importante diagnosticar como o erro se deu Nessa fase é fundamental ouvir o aluno Conversar com ele com o objetivo de desvelar seu pensamento Propor ao aluno uma ou mais situações com as quais ele possa perceber a incoerência de suas respostas ou posições Você já considerou como errada uma resposta de aluno somente por ela não ser a que você esperava ou desejava?

15 Explorar as aplicações da matemática Utilizar aplicações torna a aprendizagem mais interessante, realista e significativa A aplicação da matemática nas aulas é um dos fatores que mais podem auxiliar nossos alunos a se prepararem para viver melhor sua cidadania As aplicações explicam muitos porquês matemáticos e são ótimos auxiliares na resolução de problemas Não é fácil encontrar aplicação para tudo que se ensina em matemática Não se deve ensinar só o que possui aplicação A aplicação deve ser concebida como uma alternativa metodológica ou estratégia de ensino e não como uma panacéia que deve estar presente em todas as aulas

16 Ensinar integradamente aritmética, geometria e álgebra Todos os campos da matemática previstos no currículo oficial devem ser ensinados de modo integrado, pois conhecendo partes do todo pode não se conhecer o todo A geometria desempenha um importante papel na arte de facilitar a aprendizagem da matemática, por tornar visível o que nem sempre palavras, números e outros símbolos conseguem comunicar.


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