A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEOREMA DE TALES. DEFINIÇÕES IMPORTANTES Retas e segmentos de reta que estão num mesmo plano são coplanares. Retas coplanares que não possuem pontos em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEOREMA DE TALES. DEFINIÇÕES IMPORTANTES Retas e segmentos de reta que estão num mesmo plano são coplanares. Retas coplanares que não possuem pontos em."— Transcrição da apresentação:

1 TEOREMA DE TALES

2 DEFINIÇÕES IMPORTANTES Retas e segmentos de reta que estão num mesmo plano são coplanares. Retas coplanares que não possuem pontos em comum são paralelas. Retas coplanares que possuem um único ponto em comum são concorrentes.

3 FEIXE DE RETAS PARALELAS Um feixe de retas paralelas é um conjunto de retas coplanares, paralelas entre si.

4 RETA TRANSVERSAL A UM FEIXE DE RETAS PARALELAS s r t u x v Toda reta contida no mesmo plano do feixe que interceptar todas as retas do feixe em um ponto, denomina-se reta transversal ao feixe de retas paralelas.

5 Nomeando às retas do feixe e indicando que são paralelas entre si, utilizando a simbologia apropriada. r t s r // s // t

6 Feixe de paralelas e as transversais ao feixe. x r a a a b b b a a a Os triângulos são congruentes pelo caso ALA (ângulo, lado, ângulo), pois traçamos segmentos paralelos à reta r, formando paralelogramos.

7 TEOREMA DE TALES r s t A C E B F D ux a a a a a b b b b b

8 APLICAÇÃO: No feixe de retas a seguir são dadas as medidas dos segmentos: s r t A D G B C E H I F u v x

9 APLICAÇÃO: Determine o valor de x nas figuras a seguir, sabendo que as retas em preto são paralelas e as retas em azul e vermelho são transversais x


Carregar ppt "TEOREMA DE TALES. DEFINIÇÕES IMPORTANTES Retas e segmentos de reta que estão num mesmo plano são coplanares. Retas coplanares que não possuem pontos em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google