A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão: 8º Ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão: 8º Ano."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão: 8º Ano

2 As organelas celulares são estruturas especializadas, presentes em células eucarióticas. As alternativas a seguir referem-se às características do Complexo de Golgi, EXCETO: a) Geralmente se encontra próximo ao núcleo. b) Não apresenta reservatórios na sua constituição. c) Pode exportar substâncias. d) Distribui e armazena proteínas e lipídeos.

3 (UF - São Carlos) Todas as alternativas abaixo expressam uma relação correta entre uma estrutura celular e sua função ou origem, exceto: a) Parede celular – membrana que envolve o núcleo. b) Mitocôndrias - realiza a respiração celular. c) Peroxissomos - relacionados com os processos de fagocitose e pinocitose, sendo responsáveis pela digestão intracelular. d) Lisossomos – digestão intracelular e) Retículo endoplasmático liso - relacionado com a secreção de substâncias

4 Diferencie os tecidos conjuntivos estudados.
Dê a composição e a função do tecido nervoso.

5 Observe o esquema; Identifique: a) o sistema representado no esquema
Observe o esquema; Identifique: a) o sistema representado no esquema. b) os órgãos apontados pelas setas de um a quatro. c) o detalhe representado em cinco. d) o local das trocas gasosas.

6 Que números indicam artérias e veias?
Que números indicam vasos por onde circulam sangue arterial e sangue venoso? Que números indicam vasos que participam da circulação pulmonar e da circulação sistêmica? Qual é a função dos neutrófilos e linfócitos?

7 Pode-se dizer que o acúmulo de mercúrio afeta a sobrevivência e o funcionamento dos Tanto a transmissão do impulso nervoso, que ocorre sempre dos para os quanto a liberação de neurotransmissores são prejudicadas. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas: a) dendritos — neurônios — axônios b) axônios — dendritos — neurônios c) neurônios — dendritos — axônios d) axônios — neurônios — dendritos e) neurônios — axônios — dendritos

8 A sinapse é: a) um tipo de fibra muscular envolvida no processo de contração cardíaca. b) uma célula sangüínea envolvida na liberação de tromboplastina para o processo de coagulação. c) um tipo de reprodução sexuada, que envolve a formação de gametas, realizada por protozoários ciliados. d) uma região de contato entre a extremidade do axônio de um neurônio e a superfície de outras células. e) um fenômeno que explica o fluxo de seiva bruta em espermatófitas.

9 Um motorista infrator, ao dirigir, na Via Costeira, em alta velocidade, perdeu o controle do carro numa curva, sofrendo um acidente. Ao chegar ao pronto-socorro, diagnosticou-se uma isquemia cerebral (bloqueio da circulação nas artérias que fornecem sangue ao encéfalo) no lobo frontal do cérebro. Como conseqüência, poderá haver comprometimento da capacidade do motorista para; a) piscar sob o estímulo de uma luz intensa. b) salivar ao sentir o aroma de uma comida. c) preencher uma ficha de identificação. d) sentir dor ao encostar num ferro quente.

10 Um indivíduo, após sofrer um acidente, teve uma lesão em seu cerebelo
Um indivíduo, após sofrer um acidente, teve uma lesão em seu cerebelo. É de se esperar que este indivíduo tenha problemas de: a)Memória e inteligência. b)Deglutição, mastigação, fonação, secreção salivar e lacrimal. c)Manutenção do tônus muscular e coordenação muscular, como equilíbrio, regulação no caminhar e falar. d)Temperatura corporal, apetite, sono e vasoconstrição. e)Visão, audição e olfato.

11 Considere as seguintes afirmativas, relacionadas com o sistema endócrino humano:
I. A tireóide é a glândula produtora do hormônio tiroxina, também denominado de paratormônio, que participa da regulação de cálcio e fosfato no sangue. II. O glucagon e a insulina são hormônios produzidos por grupos de células do pâncreas, denominados Ilhotas de Langerlhans, que participam do controle dos níveis de glicose no sangue. III. A hipófise, localizada na base do encéfalo, produz vários hormônios, como o gonadotrófico, o adrenocorticotrófico e o tireotrófico, que participam da regulação da atividade de outras glândulas endócrinas. IV. As gônadas (ovários e testículos) também são glândulas endócrinas, que produzem hormônios responsáveis pelo amadurecimento sexual e pelas características sexuais secundárias da espécie. Estão corretas apenas as afirmativas: a) I, II e III c) I, II e IV. b) II, III e IV d) I, III e IV.

12 Considere as seguintes funções do sistema endócrino:
1- controle do metabolismo do açúcar. 2- preparação do corpo para situações de emergência. 3- controle de outras glândulas endócrinas. As glândulas que correspondem a essas funções são, respectivamente: a) salivar, tireóide, hipófise. b) pâncreas, hipófise, tireóide. c) tireóide, salivar, adrenal. d) salivar, pâncreas, adrenal. e) pâncreas, adrenal, hipófise.

13 A liberação dos hormônios vasopressina, adrenalina e insulina é efetuada, respectivamente, pelas glândulas endócrinas: a) hipófise, pâncreas e supra-renais. b) pâncreas, supra-renais e hipófise. c) pâncreas, hipófise e supra-renais. d) hipófise, supra-renais e pâncreas. e) supra-renais, hipófise e pâncreas.

14 Indique a alternativa correta, relativa aos hormônios humanos, suas glândulas produtoras e funções respectivas. a) Insulina - pâncreas - regula o ciclo menstrual. b) Progesterona - ovários - regula a taxa de glicose no sangue. c) Glucagon - pâncreas - transforma glicogênio em glicose. d) Andrógenos - medula adrenal - caracteres sexuais secundários masculinos. e) Adrenalina - neuro-hipófise - regula o volume de urina excretada


Carregar ppt "Revisão: 8º Ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google