A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASSUNTO: DIALÉTICA DIALÉTICA TEORIAS SOCIALISTAS; TEORIAS SOCIALISTAS; OS DESVIOS DE PODER (TOTALITARISMOS) OS DESVIOS DE PODER (TOTALITARISMOS)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASSUNTO: DIALÉTICA DIALÉTICA TEORIAS SOCIALISTAS; TEORIAS SOCIALISTAS; OS DESVIOS DE PODER (TOTALITARISMOS) OS DESVIOS DE PODER (TOTALITARISMOS)"— Transcrição da apresentação:

1 ASSUNTO: DIALÉTICA DIALÉTICA TEORIAS SOCIALISTAS; TEORIAS SOCIALISTAS; OS DESVIOS DE PODER (TOTALITARISMOS) OS DESVIOS DE PODER (TOTALITARISMOS)

2 ASSUNTO DA AE (conforme PLADIS da 1ª série do Ensino Médio) Política na Idade Antiga Política na Idade Antiga Política na Idade Moderna. Política na Idade Moderna. Política na Idade Contemporânea. Política na Idade Contemporânea. Totalitarismo. Socialismo e Liberalismo hoje. Totalitarismo. Socialismo e Liberalismo hoje. Sofistas, Platão, Aristóteles – Democracia Grega. Sofistas, Platão, Aristóteles – Democracia Grega. Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau. Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau. Hegel, Marx. Hegel, Marx.

3 CAPÍTULO PARA A AE * Capítulos 17 à 19. Tudo * Capítulos 20 à 22. Socialismo utópico e científico e totalitarismo. * Cap. 21 Só o Neoliberalismo.

4 DIALÉTICA – livro pág. 143 e 254 Tudo que existe merece desaparecer Tudo que existe merece desaparecer A força destruidora é a força motriz do processo histórico. TESE - afirmação TESE - afirmação ANTÍTESE - negação ANTÍTESE - negação SÍNTESE – negação da negação. SÍNTESE – negação da negação.

5 Karl Marx (1818-1883) Filósofo alemão. Obras: O Capital, 3 volumes. Manifesto Comunista. Relações econômicas e a exploração. SOCIALISMO UTÓPICO – Fourier. Proudon. Saint-Simon. Conscientização da eliminação da propriedade privada a longo prazo. SOCIALISMO CIENTÍFICO – Possibilidade da eliminação das classes sociais somente com uma revolução. A ditadura do proletariado. A práxis.

6 Conceitos marxistas. Inspiração na dialética de Hegel. Inspiração na dialética de Hegel. Socialismo. Existência de um aparelho estatal burocrático; Comunismo- desaparecimento do Estado e da luta de classes, que culminaria na anarquia. Socialismo. Existência de um aparelho estatal burocrático; Comunismo- desaparecimento do Estado e da luta de classes, que culminaria na anarquia. Mais-valia; Mais-valia; Ideologia e alienação; Ideologia e alienação; Materialismo histórico; toda a história se explica pelas relações econômicas. Materialismo histórico; toda a história se explica pelas relações econômicas. Infra-estrutura(povo), superestrutura(Estado–ideologias, – jurídica-política; Infra-estrutura(povo), superestrutura(Estado–ideologias, – jurídica-política;

7 O surgimento da sociologia Os problemas sociais do século XVIII contribuíram para o surgimento da sociologia; Os problemas sociais do século XVIII contribuíram para o surgimento da sociologia; Revolução Industrial; Revolução Industrial; Aumento do desemprego, fome e alcoolismo e suicídio; Aumento do desemprego, fome e alcoolismo e suicídio; Movimento revolucionário(ludismo); Movimento revolucionário(ludismo); Reforma Protestante. Reforma Protestante.

8 DIFUSORES DO COMUNISMO. Fidel Castro(Cuba) e Che Guevara; Fidel Castro(Cuba) e Che Guevara; Lao Tse Tung (Coréia do Norte); Lao Tse Tung (Coréia do Norte); Luis Carlos Prestes, Olga Benário, Lamarca. (Brasil) Luis Carlos Prestes, Olga Benário, Lamarca. (Brasil) Lenin, Trotsky(expansão do movimento) e Stalin(sem expansão)- (ex-URSS); Lenin, Trotsky(expansão do movimento) e Stalin(sem expansão)- (ex-URSS);

9 PRINCIPAIS PAÍSES QUE PASSARAM PELO SOCIALISMO. CORÉIA DO NORTE CORÉIA DO NORTE CHINA CHINA CUBA CUBA VIETNÃ. VIETNÃ. URSS. URSS. LAOS. LAOS. LESTE EUROPEU. LESTE EUROPEU.

10 TOTALITARISMO DE ESQUERDA- STALIN

11 MAO TSE TUNG – CORÉIA DO NORTE.

12 CHINA- SOCIALISMO DE MERCADO. A ECONOMIA SE COMPARA AOS EUA E JAPÃO.

13 SOCIALISMO DE MERCADO Onde a iniciativa do Estado se sobrepõe à iniciativa privada. Esse peculiar sistema econômico, chamado erroneamente de "capitalismo", tem sido uma das principais causas do acelerado crescimento que a economia chinesa conheceu nas últimas décadas. A economia da China já é a 4ª mais poderosa do planeta (atrás apenas dos EUA, Japão e Alemanha), tendo a maior taxa de crescimento anual entre os países com mais de 100 milhões de habitantes (com a incrível marca de 10% ao ano). A China investe maciçamente em tecnologia e já possui um dos maiores e mais poderosos parques industriais do mundo, com uma produção diversificada que vai muito além das "bugigangas" exportadas pelos chineses por todo o mundo. Onde a iniciativa do Estado se sobrepõe à iniciativa privada. Esse peculiar sistema econômico, chamado erroneamente de "capitalismo", tem sido uma das principais causas do acelerado crescimento que a economia chinesa conheceu nas últimas décadas. A economia da China já é a 4ª mais poderosa do planeta (atrás apenas dos EUA, Japão e Alemanha), tendo a maior taxa de crescimento anual entre os países com mais de 100 milhões de habitantes (com a incrível marca de 10% ao ano). A China investe maciçamente em tecnologia e já possui um dos maiores e mais poderosos parques industriais do mundo, com uma produção diversificada que vai muito além das "bugigangas" exportadas pelos chineses por todo o mundo.EUAJapão AlemanhaEUAJapão Alemanha

14 Totalitarismo Nazismo/Facismo

15 CARACTERÍSTICAS DO TOTALITARISMO Partido único; Partido único; Racismo; Racismo; Propaganda de massa; Propaganda de massa; Imperialismo belicista; Imperialismo belicista; Estatismo; Estatismo; Educação moral e cívica; Educação moral e cívica; Campos de concentração e tortura. Campos de concentração e tortura.

16 Totalitarismo de direita –Nazismo.

17

18 CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO FILMES: A VIDA É BELA, A LISTA DE SCHINDLER.

19 Itália – Fascismo Mussolini Nada fora do Estado, nada contra o Estado, tudo a favor do Estado.

20 TOTALITARISMO DE DIREITA Prática da censura e da delação; Prática da censura e da delação; Existência de polícia política. Na Alemanha a Gestapo. Existência de polícia política. Na Alemanha a Gestapo. Culto a personalidade; Culto a personalidade; Campos de concentração; Campos de concentração; Antiliberalismo, defesa da intervenção do Estado na economia; Antiliberalismo, defesa da intervenção do Estado na economia; Nacionalismo; Nacionalismo;

21 SARTRE (1905-1980) Romancista, dramaturgo e filósofo. Ganhou o prêmio Nobel de literatura, mas o recusou. Período entre guerras marcado pela angústia e desespero do abandono. A angústia é importante para a superação, transcêndencia. EXISTENCIALISMO E LIBERDADE

22 A FILOSOFIA EM TEMPOS DE GUERRA. A bomba atômica, a Guerra Fria e o genocídio dos judeus, contribuiram para desencantar a alma humana retirando a esperança e assolando a angústia. O Existencialismo descrito pelos escritores franceses Sartre, Simone e Albert Camus interpretaram os sentimentos, propondo o engajamento político contra as injustiças das guerras.

23 AS ORIGENS DO TOTALITARISMO. HANNAN ARENDT E HEIDEGGER HANNAN ARENDT E HEIDEGGER FILÓSOFA JUDIA. A BANALIDADE DO MAL E AS ORIGENS DO TOTALITARISMO. HEIDEGGER FILÓSOFO NAZISTA. REITOR DA UNIVERSIDADE NA ALE- MANHA. Desobediência civil A banalidade do mal As origens do totalitarismo.

24

25 VÍDEOS MANIFESTAÇÃO PELA PAZ MUNDIAL MANIFESTAÇÃO PELA PAZ MUNDIAL SLIDES DO HOLOCAUSTO SLIDES DO HOLOCAUSTO CLIPE: WHERE IS THE LOVE? CLIPE: WHERE IS THE LOVE?


Carregar ppt "ASSUNTO: DIALÉTICA DIALÉTICA TEORIAS SOCIALISTAS; TEORIAS SOCIALISTAS; OS DESVIOS DE PODER (TOTALITARISMOS) OS DESVIOS DE PODER (TOTALITARISMOS)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google