A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia e Pesquisa em Engenharia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia e Pesquisa em Engenharia."— Transcrição da apresentação:

1 UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia e Pesquisa em Engenharia PESC – Programa de Engenharia de Sistemas e Computação PONTOPESC Grupo de Pesquisa em Ontologia PESC/COPPE

2 21/09/2009PONTOPESC - Grupo de Pesquisa em Ontologia PESC/COPPE2 Agenda Apresentação dos Projetos Cenários de Aplicação Equipe Parceria Contatos

3 21/09/2009PONTOPESC - Grupo de Pesquisa em Ontologia PESC/COPPE3 Projetos EXATO Ontologias Autonômicas KATe COE GNoSis K-Algebra

4 21/09/2009PONTOPESC - Grupo de Pesquisa em Ontologia PESC/COPPE4 EXATO (EXtração Automática de Ontologias) Objetivo: Desenvolvimento de técnicas e ferramentas de Extração de Informação (EI) para a língua portuguesa, com a finalidade de criar e manipular ontologias de forma automática ou semi-automática.

5 21/09/2009PONTOPESC - Grupo de Pesquisa em Ontologia PESC/COPPE5 EXATO (EXtração Automática de Ontologias) Metas: Módulos de processamento de linguagem natural baseados em lingüística computacional, em português do Brasil Criação e manipulação de ontologias a partir de textos não estruturados ou semi- estruturados em português do Brasil. Estudo das possibilidades de modelagem da linguagem OWL em suas três variações (Full, Lite, DL).

6 21/09/2009PONTOPESC - Grupo de Pesquisa em Ontologia PESC/COPPE6 Ontologias Autonômicas Objetivo: Analisar a evolução da ontologia, o contexto, os documentos e as consultas a que ela se refere e prover mecanismos de edição Self- CHOP.

7 21/09/2009PONTOPESC - Grupo de Pesquisa em Ontologia PESC/COPPE7 Ontologias Autonômicas Meta: A cada alteração na ontologia (inclusão, alteração e remoção de termos, relacionamentos e instâncias), permitir: Self-Configuring – Re-estruturação visando melhoria de acessos, definição e relacionamentos entre conceitos. Self-Healing – Tratamento de termos e relacionamentos incoerentes, além de outras inconsistências na ontologia. Self-Optimization – Otimização (tempo de acesso e representação) da ontologia, conforme o domínio ou contexto na qual é aplicada. Self-Protection – Garantia de uma ontologia coerente.

8 21/09/2009PONTOPESC - Grupo de Pesquisa em Ontologia PESC/COPPE8 COE Objetivo: Permitir a edição colaborativa e reuso de ontologias, em redes P2P (COPPeer) Utilizado em outros ambientes de GC e CSCW em P2P Trabalhos Futuros: Avaliação da Ontologia e do Autor; Recomendação

9 21/09/2009PONTOPESC - Grupo de Pesquisa em Ontologia PESC/COPPE Copiando termos e definições Área de Transferência Reuso

10 21/09/2009PONTOPESC - Grupo de Pesquisa em Ontologia PESC/COPPE10 GNoSIS Objetivo: Identificação de similaridades entre ontologias e o mapeamento de ontologias através do uso de técnicas de negociação, levando em consideração a resolução de conflitos gerados por conseqüência das diferentes interpretações.

11 21/09/2009PONTOPESC - Grupo de Pesquisa em Ontologia PESC/COPPE11 GNoSIS Histórico da Negociação - IBIS Linguagem de Mapeamento Equivalência Não-Equivalência Contém Não contém Está contido Não está contido Sobreposição Disjunção Trabalhos Futuros: Melhorias na mesa de negociação. Negociação entre agentes.

12 21/09/2009PONTOPESC - Grupo de Pesquisa em Ontologia PESC/COPPE12 KATe (Knowledge Acquisition Techniques) Objetivo: Uso de técnicas de aquisição do conhecimento para a criação de ontologias. Tentativa de identificar melhor um conjunto de técnicas no contexto de aplicação.

13 21/09/2009PONTOPESC - Grupo de Pesquisa em Ontologia PESC/COPPE13 K-Algebra Objetivo: Definição e formalização de operações em uma ontologia e operações sobre o mapeamento de ontologias.

14 21/09/2009PONTOPESC - Grupo de Pesquisa em Ontologia PESC/COPPE14 Cenários de Aplicação Hidrologia Petróleo Equipamentos Medicina Sistemas Auto-Configuráveis (sintomas, problemas e ações)

15 21/09/2009PONTOPESC - Grupo de Pesquisa em Ontologia PESC/COPPE15 Equipe Pesquisadores Prof. Jano M. de Souza (COPPE/UFRJ) Prof. Geraldo Xexéo (COPPE/UFRJ) Profa. Jonice Oliveira (DCC/UFRJ) Profa. Adriana Vivacqua (DCC/UFRJ) Prof. Jairo de Souza (UFJF) Profa. Melise de Paula (UNIFEI) Prof. Julia Strauch (ENCE) Ricardo Barros, D.Sc. (COPPE/UFRJ) Alunos de D.Sc. Stainam Nogueira Brandão, M.Sc. Wallace Anacleto Pinheiro, M.Sc. Juliana Lucas de Rezende, M.Sc. Bruno Adam Osiek, M.Sc. José Augusto Rodrigues Neto, M.Sc. Halisson Matos de Brito, M.Sc. Alunos de M.Sc. Natália Giordani Silveira, B.Sc. Ester José Casado de Lima, B.Sc. Lessandro Alhadas, B.Sc.

16 21/09/2009PONTOPESC - Grupo de Pesquisa em Ontologia PESC/COPPE16 Parceria e Agradecimentos

17 21/09/2009PONTOPESC - Grupo de Pesquisa em Ontologia PESC/COPPE17 Contatos Prof. Jano Moreira de Souza COPPE/UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Ilha do Fundão


Carregar ppt "UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia e Pesquisa em Engenharia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google