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Introdução ao estudo teológico

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Apresentação em tema: "Introdução ao estudo teológico"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao estudo teológico
Gen 1.1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.

2 qeo.j = Deus e lo,goj = palavra.
O que é Teologia? qeo.j = Deus e lo,goj = palavra. Significa “um discurso acerca de Deus”. Um tratado ou um discurso racional acerca de Deus. É a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus e das suas relações para com o ser humano. O PROPÓSITO DA TEOLOGIA Fazer e entender a fé: Codificar e sistematizar o ensino bíblico. Estender a fé: Pregação, ensino e discipulado. Defender a fé.

3 O VALOR DA TEOLOGIA O conhecimento doutrinário supre a necessidade de haver uma declaração autoritária e sistemática da verdade. É essencial para o desenvolvimento do caráter cristão. É uma defesa contra o erro (heresia). É necessária a quem ensina a Palavra de Deus. A CLASSIFICAÇÃO DA TEOLOGIA Teologia exegética: procura descobrir o verdadeiro significado das Escrituras. Teologia Histórica: Traça o desenvolvimento das doutrinas bíblicas desde o fim da era apostólica até o presente. Envolve o estudo da história da Igreja. Teologia dogmática: está relacionada aos credos da Igreja.

4 Teologia Bíblica: Salienta o progresso da Revelação bíblica.
Divide-se em: Teologia Bíblica do Antigo Testamento Teologia Bíblica do Novo Testamento Teologia Sistemática: Codifica o conhecimento de Deus para edificar o corpo e combate as heresias. UM SISTEMA DE DOUTRINA 1) TEOLOGIA 6) CRISTOLOGIA 2) BIBLIOLOGIA 7) SOTERIOLOGIA 3) ANGELOLOGIA 8) PNEUMATOLOGIA 4) ANTROPOLOGIA 9) ECLESIOLOGIA 5) HAMARTOLOGIA 10) ESCATOLOGIA

5 O QUE É RELIGIÃO? (Ligare – latim singular ligar. Religar)
É a prática do ser humano para alcançar Deus. Isto é um Fato universal. O QUE É REVELAÇÃO? É a manifestação que o único Deus verdadeiro faz de si mesmo. O Deus eterno se fez conhecido em Cristo. COMO SE DEU ESSA REVELAÇÃO? Através da Criação: Deus se manifestou aos homens. Sl 119:1 Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Jesus é revelado ao mundo em você. Gl : Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue.

6 Através das Escrituras: Registros desses fatos verdadeiros.
Jo 1:14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. A BÍBLIA é composta de 66 Livros. Antigo Testamento contém 39 livros. Classificação: Pentateuco (Lei) Livros Proféticos Escritos (hagiógrafos) A Lei e os profetas

7 O Novo Testamento contém 27 livros.
CLASSIFICAÇÃO: Bibliográficos (Evangelhos) Epístolas Paulinas Histórico (Atos) Epístolas Gerais Escatológico Apocalipse)

8 INSPIRAÇÃO: qeo,pneustoj = Divinamente soprado.
Verbal e plenária: Cada palavra (verbal) foi inspirada por Deus (plena). ILUMINAÇÃO Precisamos da iluminação de Deus para entender as Escrituras. A tarefa de interpretar é chamada de Hermenêutica. HERMENÊUTICA - A arte de interpretar as Escrituras Princípios fundamentais da hermenêutica: A interpretação histórico-gramatical. O contexto restrito e o geral. Tudo deve ser feito harmoniosamente, de acordo com o restante das Escrituras.

9 ESCATOLOGIA Do ponto de vista do Pré-tribulacionismo Dispensacional

10 O PRÉ-MILENISMO SEGUE ESTE ESQUEMA:
O Princípio das dores O Arrebatamento da Igreja A Grande Tribulação O governo mundial do anticristo O Armagedom A Segunda Vinda de Cristo O Milênio O Juízo Final O Novo Céu e a Nova Terra Fim

11 A DOUTRINA DE DEUS – SEUS ATRIBUTOS
Os atributos naturais em relação a si mesmo, são próprios e somente de Deus. São chamados de atributos absolutos ou imanentes. São incomunicáveis porque não podem ser doados ou compartilhados. São eles: Unidade: Define em Deus que ele é um só. Há um só Deus, é único, é uno. Fora dele não há outro Deus, mas nele, dentro dele, revela-se a existência coletiva da Trindade, com uma só natureza, um só caráter e um mesmo poder. Não se divide, não se perde. Não se acrescenta; não se contradiz.

12 Imutabilidade: Deus é o que é. Não muda em sua natureza nem em seu caráter. Ele é perfeito, pronto, definitivo. Eternidade: É eterno. Traz a ideia de tempo e além do tempo. Transcende o tempo e não está sujeito a este. Sempre existiu e existirá. Infinitude: É infinito. Traz a ideia de espaço e da imensidão ilimitada de sua grandeza. É maior que tudo que existe e se possa imaginar. Soberania: É a prerrogativa de Deus em poder fazer sempre o que decide e lhe apraz, não sendo sujeito a nada. Ainda que nada houvesse, ele é o Senhor.

13 Também são exclusivos de Deus:
Onisciência: É o pleno e perfeito conhecimento de todas as coisas. Deus é presciente em relação ao que faz, ao que existe e existirá. Não precisa aprender ou pesquisar nada. É absoluto em informações, ciência e sabedoria. Nada lhe é oculto. Onipresença: Em uma relação com a Infinitude, descreve a grandeza de Deus preenchendo todos os espaços. Onipresença pode ser entendida não como Deus estando repartido em todos os lugares ao mesmo tempo, mas todos os lugares e pessoas estando em sua presença. Para alguns estudiosos, é pela Onisciência que Deus se faz presente em todo o universo. Há um lugar, porém, em que esta presença adquire uma plenitude como não em outros: No céu, entronizado de glória!

14 Onipotência: Por tudo o que é e que faz, é o atributo conclusivo de ser Deus. Ele é Onipotente porque é Deus e é deus porque é Onipotente. A manifestação deste atributo é imediata à ação criativa. Tudo pode fazer. Tudo faz. Entretanto este poder, força e capacidade não podem estar em desarmonia com sua natureza e princípios. Deus pode, mas não se permite fazer o que não é certo. Ele tem poder sobre seu próprio poder.

15 O QUE DEUS NÃO PODE FAZER?
Chamamos isto de Onipotência moral: Deus não pode mentir Tito 1. 2 na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos. Não pode negar a si mesmo 2Tm 2. 13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo. Não pode ser tentado Tg 1. 13 Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.

16 Não pode pecar 1Pe 1.16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. Não pode cometer injustiça SL 11.7 Porque o SENHOR é justo, ele ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face. atributos relativos ou transitivos Outras características são vistas como uma manifestação de Deus em relação à sua criação e são chamadas de atributos relativos ou transitivos. Deus comunica, dá ao homem estes atributos como parte da natureza pessoal e relacional para que sejam exercidos. São eles:

17 Sabedoria: A sabedoria comunicada aqui não é como a de Deus, isso é impossível. Em Deus está a plenitude da sabedoria. Para o homem ele disponibiliza o conhecimento, a inteligência e discernimento em constante aperfeiçoamento nele, e ainda uma sabedoria como dom especial. Verdade: É a retidão e integridade do caráter. Incorruptível e sem engano, é impossível coexistir a verdade com a mentira e haver duas verdades diferentes sobre uma mesma questão. Ser verdadeiro é ser autêntico. Justiça: É a equidade e equilíbrio no julgar, deliberar, ponderar e determinar a solução acertada sob normas, princípios e direitos, sem ferir, perverter e desprezar a liberdade das razões e dos sentimentos. Estabelece-se pela verdade.

18 Fidelidade: A fidelidade de Deus caracteriza sua lealdade, honestidade, honra, dignidade, credibilidade, e a fé que podemos ter nele. É uma aliança eterna que sua natureza divina não se permite trair. Dt 32.4 Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto. Santidade: Santidade significa em primeiro lugar, separação. Deus está separado de tudo porque nada se compara a ele. Deus é incontaminável, imaculável e intocável, e esta santidade consome toda a impureza.

19 Amor: De todos os atributos morais, relacionais e comunicáveis, o amor é o que melhor revela o caráter de Deus. Se a santidade nos separa, seu amor nos atrai e constrange por sermos tão amados e incapazes de retribuir o amor do qual somos alvo. Fim

20 Fim Pr. Marco Antonio de Souza


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