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IPO: Análise da Variação dos Preços das Ações pós-lançamento

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Apresentação em tema: "IPO: Análise da Variação dos Preços das Ações pós-lançamento"— Transcrição da apresentação:

1 IPO: Análise da Variação dos Preços das Ações pós-lançamento
Edson Pamplona Leonardo Coelho Universidade Federal de Itajubá

2 Agenda Relevância Objetivo Introdução IPO: Vantagens e Desvantagens
IPO: Custos e Procedimentos Método Cálculo IPO no mundo: Resultados Subvalorização - hipóteses IPO no Brasil: Histórico IPO no Brasil: Resultados Conclusão Universidade Federal de Itajubá

3 Problemática e Relevância
IPOs têm sido muito estudados nos países desenvolvidos, mas recentemente tem havido um maior interesse nos IPOs dos mercados emergentes, que tem desempenhado um importante papel no portfólio de investimentos mundial. No entanto, o comportamento destes investimentos nestes mercados é relativamente desconhecido (PETER, 2007) Universidade Federal de Itajubá

4 Problemática e Relevância
O sucesso de se tornar uma empresa aberta depende, além de outros fatores, da habilidade de determinar o preço de oferta, que representa justamente o valor intrínseco da empresa. Determinar o preço de oferta é uma tarefa difícil e incerta, que tem conseqüências diretas no desempenho das ações (TSANGARAKI , 2004) Universidade Federal de Itajubá

5 Problemática e Relevância
Estudos de outros mercados Importância IPO Crescimento número investidores Aumento IPO mercado brasileiro Entender comportamento mercado brasileiro Universidade Federal de Itajubá

6 Objetivo Analisar e documentar a performance das IPO’s no Brasil - em diferentes intervalos de tempo. Indicar a investidores se pode ser interessante o investimento em ações em seu lançamento. Universidade Federal de Itajubá

7 Introdução - Contextualização
IPO - ponto de virada gestão Plano de lançamento Supervalorização vs Subvalorização Se o preço for muito alto em uma IPO, a oferta poderá fracassar e ser retirada. Se o preço for inferior ao valor verdadeiro de mercado, os novos acionistas ganharão e os acionistas existentes sofrerão perda. A fixação de preços incorretos pode diminuir a reputação do Banco de Investimento Universidade Federal de Itajubá

8 IPO: Vantagens e Desvantagens
+ Acesso maior a Financiamento + Gestão mais transparente e mais responsável - Informacoes mais disponiveis a concorrentes - Pressão do mercado a resultados de curto prazo Universidade Federal de Itajubá

9 IPO: Custos e Procedimento
Documentos de listagem na CVM e Bovespa Custos envolvidos: Margem Despesas Diretas Despesas Indiretas Subavaliação Green Shoe Universidade Federal de Itajubá

10 Contextualização Estudos mostram que as ofertas públicas iniciais de ações, em sua maioria, são sub-valorizadas, o que equivale a dizer que as ações recém emitidas, apresentam um retorno inicial muito positivo taxa de retorno a curto prazo de 4,2% na França a 80,3% na Malásia, e a longo-prazo apresentam um retorno negativo. LOUGHRAM, RITTER E RYDGVIST (1994) nos Estados Unidos, em um período de 3 anos as ações recém- lançadas apresentaram um retorno de 34,5%, enquanto o mercado apresentou 61,9%. RITTER (1991) Universidade Federal de Itajubá

11 Contextualização Reino Unido: retornos iniciais positivos, e em longo prazo negativos. Levis (1993) Aggarwal, Leal e Hernandes (1993): estudaram em alguns países latino-americanos e encontraram o mesmo resultado. Ljungqvist (1993) realizou este estudo na Alemanha, e Keloharju (1993) na Finlândia, todos apontando para a mesma direção Grécia, no entanto, Tsangarakis (2004) indica que tanto a curto, como a longo prazo, o investimento em IPOs se apresenta como uma opção positiva aos investidores. Universidade Federal de Itajubá

12 Contextualização Na Suíça, Kunz and Aggarwal (1994), indicam que em longo prazo, as IPO’s apresentaram retornos neutros. Estas teorias, dentre muitas, sugerem que as ofertas públicas iniciais apresentam, na média, preços inferiores do que um preço justo de mercado e, portanto, produzem retornos iniciais positivos. Universidade Federal de Itajubá

13 IPO no mundo: Resultados
EUA Reino Unido América Latina Alemanha Finlândia Grécia Suíça + Curto-Prazo - Longo-Prazo + Curto-Prazo + Longo-Prazo + Curto-Prazo = Longo-Prazo Universidade Federal de Itajubá

14 Cálculos Retorno Simples Retorno Mercado Retorno Ajustado
Prazo: 1 dia, 1 mês e 1 ano Universidade Federal de Itajubá

15 Subvalorização - hipóteses
Informações futuras - reações positivas Atração investidores menos informados Construção credibilidade Universidade Federal de Itajubá

16 IPO no Brasil: Histórico
Universidade Federal de Itajubá

17 IPO no Brasil: Resultados
Universidade Federal de Itajubá

18 Conclusão Evidência subavaliação Investimento em IPO’s - curto prazo
Conformidade com outros mercados Universidade Federal de Itajubá

19 Referencias Bibliograficas
AGGARWAL, R., R. LEAL E L. HERNANDES, The Aftermarket Performance of Initial Public Offerings in Latin America, Financial Management, 22 (Spring), pp.42-53, 1993. ALLEN, F. E G.R. FAULHABER; Signaling by Underpricing in the IPO Market; Journal of Financial Economics, 23 (August), pp , 1989. BEATTY, R.P AND J.R. RITTER, Investment Banking, Reputation and Underpricing of Initial Public Offerings, Journal of Financial Economics, 24 (October), pp , 1986. GRINBLATT, M. AND C.Y. HWANG, Signalling and the Pricing of New Issues, Journal of Finance, 44 (June), pp , 1989. IBBOTSON, R. G., Price Performance of Common Stock New Issues, Journal of Financial Economics, 2 (September), pp235-72, 1975. KELOHARJU, M., The Winner’s Curse, Legal Liability, and the Long-Run Price Performance of Initial Public Offerings in Finland, Journal of Financial Economics, 34 (October), pp , Universidade Federal de Itajubá

20 Referencias Bibliograficas
KUNZ, R. M. AND R. AGGARWAL, Why Initial Public Offerings Are Underpriced: Evidence from Switzerland, Journal of Banking and Finance, 18, pp , 1994. LEVIS, M., The Long-Run Performance of Initial Public Offerings: the UK Experience , Financial Management, 22 (Spring), pp.28-41, 1993. LJUNGQVIST, A. P., Underpricing and Long-Term Performance of German Initial Public Offerings, ,Nuffield College, Oxford, 1993. LOUHGRAM, T., J. R. RITTER E K. RYDQVIST, Initial Public Offerings: International Insights, Pacific-Basin Finance Journal, 2, pp , 1994. OZGE ERYUKSEL OZDEN, The Initial and Long-Run Price Performance of Initial Public Offerings: The Turkish Experience , 2001. Universidade Federal de Itajubá

21 Referencias Bibliograficas
RITTER, J. R., The Long-Run Performance of Initial Public Offerings, Journal of Finance, 46 (March), pp.3-28, 1991. ROCK, K., Why New Issues Are Underpriced, Journal of Financial Economics,15 January/February), pp , 1986. ROSS, WESTERFIELD E JAFFE;. Administração Financeira - Corporate Finance; Atlas, 2002. SUREN PETER, Performance of initial public offerings and privatized offers - Evidence from a developing country, 2007. TSANGARAKI, NICKOLAOS V. The price performance of Initial Public Offerings in Greece, University of Piraeus, 2004. WELCH, I., Seasoned Offerings, Imitation Costs and the Underpricing of Initial Public Offerings, Journal of Finance, 44 (June), pp , 1989. Universidade Federal de Itajubá

22 Muito Obrigado! Universidade Federal de Itajubá


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