A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia da Informação Aplicada à Logística

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia da Informação Aplicada à Logística"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia da Informação Aplicada à Logística
Prof. Fernando Augusto Silva Marins Este material foi adaptado de apresentação de Marco Aurelio Meda

2 Logística Tecnologia da Informação
Como garantir eficiência nos processos de suprimento de produtos e materiais por toda a Cadeia de Abastecimento, em tempo satisfatório, no menor custo, nas condições de qualidade e competência esperada ? Combinação de duas Ciências... Logística Tecnologia da Informação

3 LOGÍSTICA Conceito Fluxo de MATERIAIS Fluxo de INFORMAÇÕES
Eliminar do Processo tudo que não tenha valor para o Cliente Reduzir Custos Agregar valor de LUGAR de TEMPO de QUALIDADE de INFORMAÇÃO

4 Logística e Operações Globais
Integração Geográfica Da logística local para a logística global Gestão da Logística Modelo Estratégico Integração Funcional Da logística guiada pela Função para a logística guiada por Processos Integração Setorial Da logística baseada no setor (produção / distribuição) para a logística entre setores

5 Supply Chain Redes de Varejo Centros de Distribuição Fornecedores
Indústria Focal Fornecedores Matéria-Prima Indústria Transportadoras

6 Gestão da Supply Chain (SCOR Model)
VENDA PRODUÇÃO COMPRA PLANEJAMENTO Retorno

7 Gestão da Supply Chain v v v v v v Retorno Retorno Retorno Retorno
VENDA PRODUÇÃO COMPRA PLANEJAMENTO VENDA PRODUÇÃO COMPRA PLANEJAMENTO v Retorno VENDA PRODUÇÃO COMPRA PLANEJAMENTO VENDA PRODUÇÃO COMPRA PLANEJAMENTO VENDA PRODUÇÃO COMPRA PLANEJAMENTO v Retorno v Retorno v Retorno VENDA PRODUÇÃO COMPRA PLANEJAMENTO VENDA PRODUÇÃO COMPRA PLANEJAMENTO VENDA PRODUÇÃO COMPRA PLANEJAMENTO v Retorno v Retorno

8 Logística e Operações Globais
SCM - Supply Chain Management Evolução dos conceitos tradicionais Evolução dos fluxos globais Logística como ferramenta para gerenciar os fluxos globais ao longo da Cadeia de Abastecimento Integração Colaboração Globalização Relacionamentos

9 A Evolução para SCM “SCM é a integração dos processos industriais e comerciais, partindo do consumidor final e indo até os fornecedores iniciais, gerando produtos, serviços e informações que agreguem valor para o cliente.” Fórum de SCM realizado na Ohio State University em 2000

10 Gestão da TI na Supply Chain
Indústria Agente para Comércio Exterior Banco VAN Internet Varejo EDI Fax Mensageiro Rede Privativa Consumidor Correio Operador Logístico Fornecedor Atacadista

11 Gestão da TI na Supply Chain
Foco na Competitividade da Organização SCM Supply Chain Management Internet e-Business ERP MRP Sistemas Proprietários Foco na Competitividade da Supply Chain

12 Gestão da TI na Supply Chain
Comunidade de Negócios Indústria Agente para Comércio Exterior Banco Consumidor Varejo SCM Fornecedor Operador Logístico Atacadista

13 Gestão da TI na Supply Chain
Integração de Processos Indústria Banco Agente para Comércio Exterior inf. produção inf. financ. Inf. Embarque SCM Varejo posição de estoque Cliente CRM cotação, ordem de compra Inf. Carga limites de crédito OL Fornecedor Atacadista

14 Gestão da TI na Supply Chain
Fornecedores, Operadores Logísticos, Representantes e Clientes, otimizando os negócios, cooperando dentro de uma Cadeia de Valor. Criando comunidades SCM SCM SCM SCM Fonte: Mário Persona

15 A TI na Logística A comunicação...
A comunicação entre empresas tem sido tradicionalmente o fator limitador do desempenho da cadeia de abastecimento Comunicação deficiente por motivos Tecnológicos e Culturais Razões Tecnológicas: A comunicação eficiente depende de uma infra-estrutura que só se tornou economicamente eficaz e amplamente difundida com o advento da Internet Razões Culturais: Mais complexas Cultura de “esconder as informações” Relutância quanto à transparência e colaboração

16 A TI na Logística A Supply Chain só pode funcionar baseada em tecnologias e soluções de TI Através de soluções integradas de TI, é possível atingir o balanceamento de todas as relações fornecedor / cliente Cada entidade da cadeia, só compra, produz e vende aquilo que os elos anteriores e posteriores necessitam Obter redução de Custos e Perdas Ganhos em escala para o Cliente Final Fornecedores e Clientes acessam um único fluxo de informações Fluxo confiável, rápido, contínuo e seguro.

17 A TI na Logística Falhas no processo... É Preciso...
Falta de integração ao longo da cadeia Eliminar barreiras internas nas empresas Eliminar barreiras entre as empresas Informação não flui Informação não é pública Informação não é compartilhada É Preciso... Transparência entre os fornecedores e clientes da cadeia Informação acessível para toda a cadeia As empresas atuarem de forma coordenada e integrada

18 A TI na Logística É Preciso Neste sentido De nada adianta
Buscar melhorias Otimização de Processos Otimizar Recursos Benchmarking Desenvolver Processos padronizados Neste sentido A TI é utilizada para a informação fluir De nada adianta investir em TI se os problemas estão em processos O desenho de processos deve ocorrer de forma integrada por toda a cadeia, envolvendo todos os participantes

19 Recursos de Tecnologia da Informação Aplicados à Logística

20 Supply Chain Management
SCM - Agilizar e Otimizar o fluxo de informações, produtos e valores entre fornecedores, produtores, distribuidores e consumidores. Eliminar etapas que não agregam valor Eliminar etapas repetitivas e não produtivas na Cadeia de Abastecimento Integração da rede logística Construir parceiros comerciais Buscar aliados no processo

21 Sistemas de Informações Logísticas
Ferramentas para dar suporte a toda a gestão logística da cadeia de abastecimento Ferramentas que compõem uma solução de SCM Nível Estratégico Nível Operacional

22 ERP - Enterprise Resource Planning
Sistemas de Gestão Empresarial, visam a gestão da empresa como um todo, integrando todas as áreas funcionais da empresa, criando um fluxo contínuo de processos na empresa. Compras Vendas Administrativo Financeiro Contábil Fiscal Produção Recursos Humanos

23 WMS - Warehouse Management System
Controle de Portaria Recebimento de Mercadorias Conferência de Mercadorias Movimentação e Armazenagem Endereçamento Automático Ressuprimento Gestão do Paletizado Captação de Pedidos Formação de Cargas Separação de Mercadorias Conferência de Mercadorias Expedição / Carregamento Controle e Gestão de Custos Produtividade

24 WMS - Warehouse Management System
Agilidade no Recebimento Agilidade no Picking Produtividade na Movimentação e Armazenagem

25 IMS - Inventory Management System
Operações de Estoques Gestão de Inventários Controle de Perdas e Avarias Integração com WMS

26 OMS - Order Management System
Gerenciamento de Ordens de Serviços Captação dos Pedidos Formação de Cargas Integração com WMS

27 TMS - Transportation Management System
Gerenciamento de Fretes Gerenciamento de Frotas Controle de Viagens Roteirizadores Sistemas de otimização de rotas de entregas e coletas GPS - Geography Position System Monitoramento de Veículos Via Satélite

28 SFA - Sales Force Automation
Palm Tops Handhelds Captação de Pedidos de Vendas Roteiro de Visitas Banco de Clientes Lista de Produtos Lista de Preços

29 KPI - Key Performance Indicators EIS - Executive Information System
DSS - Decision Suport System APS – Advanced Planning Systems LES - Logistic Executive System Sistemas de apoio no processo de tomada de decisão

30 LES - Logistic Executive System
Entidades Externas OMS - Sistema de Gerenciamento de Ordens / Pedidos Adm/Fin Fiscal Contábil RH Produção AFV WMS - Gerenciamento de Armazéns IMS - Gerenciamento de Estoques TMS - Gerenciamento de Transportes GPS Roteirizador ERP LES - Logistic Executive System

31 EDI - Electronic Data Interchange WEB EDI
Comunicação entre os participantes da Cadeia Troca de Arquivos (pedidos, NFs, Docs.) Sistemas de Caixas Postais VAN - Redes de Valor Agregado - Serviços de Tradução - EDIFACT / EANCOM

32 Código de Barras Rádio Freqüência
Monitoramento e Automação de Armazéns, Depósitos e Centros de Distribuição Controle efetivo das operações Controle de produtividade de pessoal

33 RFID - Radio Frequency Identification
Etiquetas colocadas em produtos, caixas ou paletes. Dotadas de um Microchip capaz de ser rastreado por ondas de RF. Funciona como um “RG” dos produtos com informações de preço, prazo de validade, número de lotes etc. Tecnicamente um número quase infinito de produtos identificados podem ser lidos simultaneamente em apenas 01 segundo. Rastreamento de um objeto desde a fabricação até a produção. Empresas pioneiras, testes e projetos pilotos: Gillete, Wal Mart, Procter & Gamble, Unilever, Basf, Philips e Infraero. Padronização de Códigos: EPC – Electronic Product Code

34 EPC – Electronic Product Code Código Eletrônico de Produtos
Tecnologia de Rádio Frequência. RFID. Etiquetas de identificação por Rádio Freqüência. Substituição dos atuais Códigos de Barras. Rastreamento total em toda a cadeia logística. Aplicação Logística: - Fase atual: Identificação de caixas e paletes - Segunda fase: produtos finais Necessidade de novos equipamentos: - Leitores - Aplicação de Tags nos produtos, caixas ou paletes Organização pela EPCglobal (EAN e UCC):

35 Etiquetas Inteligentes Brasil integra conselho para integração de etiquetas inteligentes
Acordo entre a EAN International e UCC Acordo entre 03 associações mundiais: EAN International Reino Unido EAN Internation Japão EAN Brasil “...as etiquetas inteligentes conterão todas as informações e funcionalidades dos produtos, possibilitando sua identificação por radiofreqüência e rastreabilidade, garantindo máxima segurança e fluxo contínuo de informações". Sérgio Ribinik, CEO da EAN Brasil Computerworld – 09/10/2003


Carregar ppt "Tecnologia da Informação Aplicada à Logística"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google