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GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.

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1 GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI GESPUBLICA 2009 TENCEL UBIRAJA DIRETOR – 3ª POLICLÍNICA

2 PERFIL Inaugurada em 09 de setembro de 2003 Projeto profissional com conforto e praticidade Referência para CPMSO Mapa da Força: 13 Ofs. e 21 Pçs.(OM) Missão: Assistência 1 ária com SPA Atendimento Médico-Assistencial preventivo e curativo Visão: referência e excelência em qualidade

3 LIDERANÇA Interação, mobilização e comprometimento Decisões comunicadas e disseminadas (formal e informal): Boletins SUBSEDEC/CBMERJ, DGS e INTERNO, reuniões, quadros de avisos... Identificação e capacitação das Chefias: CSA/CSC, folha de alteração e perfil profissional Análise Crítica Avaliação das Lideranças Avaliação das Práticas de Gestão Melhoras das Práticas de Gestão Visitas diárias aos Setores e Serviços Análise diária da produtividade

4 CRIAÇÃO DAS CHEFIAS Assessoria de Informática: Maj José Assessoria de Qualidade: Maj José Assessoria de Ensino: Cap Simone Coelho Ouvidoria: Maj Farm Eduardo SPA: Cap Claudia Régis Laboratório: Cap Michele Farmácia: Maj Farm Eduardo Controladoria: Cap Enf Flavia Curi Estatística: Maj Méd José

5 ESTRATÉGIAS E PLANOS Formulação e Implementação das estratégias Âmbito Interno Maior visibilidade e consolidação como Unidade de Saúde em excelência no âmbito do CBMERJ (OM) Comissões Médicas Pólo de Programas (OM) Certificação pela Vigilância Sanitária Ações Socioambientais Âmbito Externo DGS: política de saúde ( redistribuição de profissionais, agendamento eletrônico, telemedicina...) e fundo gestor GEPEG

6 ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DA 3ª POLICLÍNICA Portal: serviços e setores; Portal Como Chegar: mapa, linhas de ônibus e horários das barcas; Sala de Espera (2235) e vídeo promocional na recepção 2; s (2016 cadastrados); Cartazes (1000) e folders (10 000): todas Unidades; Impressos com a logomarca (receituário); Palestras ministradas por Oficiais de Saúde no HCAP; Padronização das apresentações; Divulgação no Boletim da SUBSEDEC/CBMERJ pela Assessoria de Comunicação Social; InfoSaúde (DGS); Contracheque (Programas PF / CT).

7 CRIAÇÃO DAS COMISSÕES MÉDICAS Comissão de Ética Médica (28/03/2006) Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH): Biossegurança e GRSS Comissão de Revisão de Prontuários

8 GASMU CURSO DE GESTANTES PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR PROGRAMA DE CONTROLE DE TABAGISMO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE OBESIDADE INFANTO-JUVENIL PROGRAMA DE CONTROLE DE OBESIDADE EM ADULTOS PÓLO DE PROGRAMAS

9 CERTIFICAÇÃO PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA Setor de Radiologia Posto de Coleta Dispensário de medicamentos e materiais Farmácia do CBMERJ

10 CLIENTES Instrumentos para identificar e atender as necessidades dos clientes Ouvidor, Sala de Espera (Of. de Dia) e Caixa de Sugestões Ouvidoria Eletrônica Pesquisa de satisfação própria e da DGS Ouvidoria Geral e disque SUBEDEC/CBMERJ

11 SOCIEDADE Responsabilidade Sócioambiental Redução do consumo de papel e uso do reciclado; Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (CCIH); Coleta Seletiva (CLIN); Resíduos Químicos (ECOCARE); Proteção Radiológica – blindagem do Setor de Radiologia, avental de chumbo e dosímetros Equipamentos e aparelhos calibrados: Engenharia Médica; Treinamento e capacitação dos funcionários; Estrutura ergonômica para portadores de necessidades especiais; Potabilidade da água (PESAGRO-RIO); Redução do gasto de energia (sensores de presença); Combate aos Vetores (CONSTRUIR); Controle eletrônico do consumo de gasolina.

12 AÇÕES SOCIAIS Fundação para Infância e para Adolescência (FIA): atendimentos, vacinação Influenza (F 78 / B 63); Preventório:Campanha de doação de agasalhos (127); Campanha de doação de livros (101); Campanha de doação de material escolar (130); Campanha de doação de leite para lactentes (38); Técnica de higienização oral com distribuição de kit escovação (60); Papai Noel com distribuição de brinquedos (330); Doação de cadeiras de rodas (4).

13 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Informação da Organização Cliente Quadro de Avisos; Cartazes e Folders; Portal; s; Sala de Espera (Oficial de Dia). Força de Trabalho Boletim da SUBSEDEC; Boletim Interno; Boletim Informativo da DGS; Portal; Reuniões e Confraternizações.

14 CONHECIMENTO Capital Intelectual Capital Patrimonial

15 CAPITAL INTELECTUAL Assessoria de Ensino (Centro de Estudos); Monografias (CSA / CSC); Artigos Científicos (35); Avaliadores PQ-Rio; Capacitadores de Programas; Criação da Biblioteca da 3ª Policlínica (73 L / 31 A); Eventos Científicos e de Saúde: Jornada anual alusiva ao aniversário Reuniões científicas mensais ¨ Café com Leitura¨ Programas e Campanhas de saúde Educação Continuada no HCAP; Subsidiar congressos e aperfeiçoamentos; Oficialização e implementação dos estágios; Gerenciamento do Portal.

16 GERENCIAMENTO DO PORTAL Boletim Interno; Banco de Imagens; Documentos e Arquivos: Plano Diretor: chamada, emprego, segurança, incêndio, mapa de riscos; Monografias; Artigos Científicos (34 indexados); Procedimento Operacional Padrão (33); Programação Científica do Centro de Estudos; Manual de Procedimentos Relatórios PQ-Rio; Estatística de Atendimentos e Farmácia. SPA Adulto SPA Infantil Enfermagem

17 CAPITAL PATRIMONIAL Respirador e Desfibrilador (SPA); Aparelho de Raio-X; ECG (2º); Espirómetro; Podoscópio (Ortopedia); Programa Multimidia Fonospeak (Fono); Estações de Trabalho (23); Notebook e Projetor Multimidia (3).

18 PESSOAS Concurso Público; Hierarquia - RDCBMERJ; DGEI: cursos para Ofs. e Pçs.; Comissão de Promoções; Empresas Terceirizadas; SAd: fichas de alterações.

19 PROCESSOS Cliente > Central de Marcação > Agendamento Eletrônico > Recepção > Senha > Painel Digital > Atendimento Médico-Assistencial > Prontuário Eletrônico > Realização de Exames na Rede Própria e/ou Conveniada > 3ª POL - HCAP / DGS > Resolução > Referência / Contra-Referência > Cliente > Central de Marcação

20 Total de verba recebida pela Unidade RESULTADOS ECONÔMICOS- FINANCEIROS

21 Percentual gasto com empresas terceirizadas. RESULTADOS ECONÔMICOS- FINANCEIROS

22 Índice de satisfação global dos clientes. RESULTADOS RELATIVOS AOS CLIENTES E AO MERCADO

23 Índice de satisfação dos clientes quanto ao atendimento dos profissionais de saúde. RESULTADOS RELATIVOS AOS CLIENTES E AO MERCADO

24 Índice de satisfação quanto ao conforto das instalações. RESULTADOS RELATIVOS AOS CLIENTES E AO MERCADO

25 Índice de satisfação dos clientes quanto ao serviço de limpeza. RESULTADOS RELATIVOS AOS CLIENTES E AO MERCADO

26 Número de críticas.

27 Resultados Relativos à Sociedade Número de elogios.

28 Resultados Relativos à Sociedade Volume de lixo seletivo recolhido.

29 Resultados Relativos à Sociedade Número de atendimentos de cortesia (civil).

30 Resultados Relativos às Pessoas Número de acidentes de trabalho.

31 Resultados Relativos às Pessoas Militares com curso de pós-graduação.

32 Resultados dos Processos Principais do Negócio e dos Processos de Apoio Total de exames conveniados.

33 Resultados dos Processos Principais do Negócio e dos Processos de Apoio Incidentes relacionados à segurança.

34 Resultados dos Processos Principais do Negócio e dos Processos de Apoio Número de computador por profissional.

35 Resultados dos Processos Principais do Negócio e dos Processos de Apoio Equipamentos de informática adquiridos.

36 Resultados dos Processos Principais do Negócio e dos Processos de Apoio Pontos recebidos no Programa Qualidade Rio.

37 Resultados Relativos aos Fornecedores Fornecedores cadastrados.

38 Resultados Relativos aos Fornecedores Índice de satisfação da Unidade com os fornecedores.

39 Resultados Relativos aos Fornecedores Índice de satisfação dos fornecedores com a Unidade.

40 Resultados Relativos aos Fornecedores Número de não conformidades com os fornecedores (prazo de entrega e qualidade dos produtos/serviços).

41 Resultados Relativos aos Fornecedores Índice de conformidade no prazo de pagamento dos fornecedores

42 Resultados Relativos aos Fornecedores Reclamações relacionadas à manutenção da limpeza.

43 Resultados Relativos aos Fornecedores Reclamações relacionadas à manutenção de informática.

44 Estatística Ago/07TitularDependenteOutrosTOTAL % em relação a Jul/07 Cirurgia GeralFérias- - Clínica Médica (3) ,8% Cardiologia (2) ,2% Endocrinologia Pediátrica % Gastroenterologia Pediátrica ,3% Ginecologia (2) ,98% Homeopatia12-3 = Ortopedia (2) ,6 Pediatria (3) ,3% Serviço de Pronto Atendimento ,7% FisioterapiaFérias- - FonoaudiologiaFérias- - Nutrição ,9% Odontologia (2) ,6% Psicologia (4) % Assistência Social % Serviço de Eletrocardiograma = Serviço de Laboratório ,3% Serviço de Radiologia ,6% Exames Conveniados ,3% CPMSO ,6% TOTAL ,81% Licenças ,3% Dispensas %

45 CONSULTAS ACESSADAS NO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO Estatística Ago/07TitularDependenteOutrosTOTAL% Cirurgia Geral – Maj PeclatFériasrias-- Clínica Médica - Cap Claudia Clínica Médica – Cap Ilva Clínica Medica – Ten. Diderot Cardiologia – Cap Ilva Cardiologia – Ten. Diderot Endocrinologia Ped. – Cap. Simone Gastroenterologia Ped. Ten. Mendonça Ginecologia – Maj Zaquine Ginecologia – Maj PeclatFérias-- Homeopatia - Cap. Claudia Ortopedia - Maj Jose Ortopedia - Ten. Daniel Pediatria - Cap. Simone Pediatria - Cap. Michele Pediatria - Ten. Mendonça Fisioterapia - Ten. DanielaFérias-- Fonoaudiologia - Cap. TatianaFérias-- Nutrição – Cap. Serpa Psicologia – Ten. Caravelos Assistência Social - Ten. Gleicy TOTAL

46 GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI Tel: e


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