A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Europa setentrional (Escandinávia e Países Bálticos) Escandinávia: Noruega, Suécia, Dinamarca, Islândia e Finlândia. - Região com condições naturais muito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Europa setentrional (Escandinávia e Países Bálticos) Escandinávia: Noruega, Suécia, Dinamarca, Islândia e Finlândia. - Região com condições naturais muito."— Transcrição da apresentação:

1 Europa setentrional (Escandinávia e Países Bálticos) Escandinávia: Noruega, Suécia, Dinamarca, Islândia e Finlândia. - Região com condições naturais muito adversas com invernos longos e rigorosos e solos geralmente pobres.

2 Europa Setentrional

3 Apresentam grande desenvolvimento econômico e social, resultantes da diversificação industrial e explotação intensa dos recursos naturais: Apresentam grande desenvolvimento econômico e social, resultantes da diversificação industrial e explotação intensa dos recursos naturais: - potencial hidrelétrico; - potencial hidrelétrico; - pesca; - pesca; - madeira. - madeira. - Minerais: petróleo, carvão mineral e gás natural

4 Mantiveram-se neutros durante os grandes conflitos do século XX. Mantiveram-se neutros durante os grandes conflitos do século XX. Atualmente estão completamente integrados ao processo de globalização e à economia de mercado. Atualmente estão completamente integrados ao processo de globalização e à economia de mercado.

5 Islândia: Islândia:

6 Obteve independência Obteve independência É a segunda maior ilha da Europa. É a segunda maior ilha da Europa. Tangenciada pelo Círculo Polar Ártico. Tangenciada pelo Círculo Polar Ártico. É de origem tectônica, tendo em média 100 vulcões ativos na atualidade. É de origem tectônica, tendo em média 100 vulcões ativos na atualidade. O litoral é composto predominantemente por fiordes. O litoral é composto predominantemente por fiordes.

7 Curiosidades Curiosidades 1. Na Islândia, as diferenças de temperatura entre as massa geladas e o calor dos vulcões criam diversos fenômenos naturais. As rochas exalam vapores vulcânicos que esculpem cavernas ou transformam águas geladas em ilhas de água morna no meio do gelo. 1. Na Islândia, as diferenças de temperatura entre as massa geladas e o calor dos vulcões criam diversos fenômenos naturais. As rochas exalam vapores vulcânicos que esculpem cavernas ou transformam águas geladas em ilhas de água morna no meio do gelo.

8 Explosão de vulcão em um ambiente coberto por neve

9 Fiordes na costa da Islândia Fiordes na costa da Islândia

10 Os Fiordes: braço de mar, em norueguês. Trata-se de vales em "U", extremamente profundos onde se exerceu a prolongada erosão dos glaciares. Os Fiordes: braço de mar, em norueguês. Trata-se de vales em "U", extremamente profundos onde se exerceu a prolongada erosão dos glaciares. Alguns fiordes suecos chegam a atingir 1200 m de profundidade. Alguns fiordes suecos chegam a atingir 1200 m de profundidade. Na Groenlândia., existe um fiorde que avançou 313 km pelo interior do país. Na Groenlândia., existe um fiorde que avançou 313 km pelo interior do país.

11 Fiorde na Islândia

12 Gêiseres da Islândia

13 Aproximadamente 92% da população se concentra nas áreas litorâneas. Aproximadamente 92% da população se concentra nas áreas litorâneas. -Principal atividade econômica: pesca (atum e merluza). -Os alimentos são importados em sua grande maioria. -A energia geotérmica abundante, favorece a produção industrial;

14 O país possui um dos mais altos índices médios de leitura do mundo: cerca de 9 livros lidos anualmente por habitante. O país possui um dos mais altos índices médios de leitura do mundo: cerca de 9 livros lidos anualmente por habitante. -Na capital, existem mais livrarias do que bares.

15 Noruega Noruega Capital : Oslo Capital : Oslo Conhecida como Via do Norte

16 -Habitada pelos vikings (povo dedicado a pirataria e exploração de terras). - Independência em Inclui terras além do Círculo Polar Ártico. - Terreno bastante montanhoso (Alpes Escandinavos). - O litoral Atlântico é composto por fiordes

17

18 Fiorde da Noruega

19 -As condições climáticas tornam difícil a fixação populacional na região Norte e Central; Imagem do Norte da Noruega

20 Norte da Noruega

21 Sul da Noruega

22 A pesca corresponde à principal atividade econômica ( Arenque, Bacalhau e Salmão), constituindo a segunda maior frota pesqueira do continente, perdendo somente para a Rússia. Pesca de bacalhau

23 Pescado na Noruega

24 A maior parte dos alimentos são importados. - -Grande desenvolvimento industrial, com destaque para as siderúrgicas e metalúrgicas, fertilizantes, petroquímica e naval. - - A Noruega está também entre as maiores produtoras mundiais de papel de imprensa.

25 Suécia: Suécia: Capital: Estocolmo Chamada de Chamada de Terra do Norte.

26 Ocupa a maior extensão da península escandinava. Ocupa a maior extensão da península escandinava. Relevo bastante montanhoso, com presença de profundos fiordes. Relevo bastante montanhoso, com presença de profundos fiordes.

27 Ponte que separa a Suécia da Dinamarca

28 A população se concentra no sul e no centro do país. A população se concentra no sul e no centro do país. A ilha de Gamla Stan (Cidade Velha) é localizada na capital e maior cidade da Suécia, Estocolmo.

29 Importação da maior parte dos alimentos; Importação da maior parte dos alimentos; No setor primário se destaca a extração vegetal (produção de papel jornal e industria madeireira). No setor primário se destaca a extração vegetal (produção de papel jornal e industria madeireira). -Apresenta um intenso e variado setor industrial apoiado na presença de jazidas de ferro, carvão mineral, petróleo, gás natural e energia hidrelétrica.

30 -Multinacionais suecas: -Ericson; -Volvo; - Eletrolux;

31 FINLÂNDIA: FINLÂNDIA:. Capital: Helsinque. Independência em 1917.

32 Aproximadamente 1/3 da extensão localiza- se além do Círculo Polar Ártico; Aproximadamente 1/3 da extensão localiza- se além do Círculo Polar Ártico; Recorre a importação de alimentos; Recorre a importação de alimentos; Destaque para a pesca; Destaque para a pesca; Indústria variada, porém tem destaque para indústrias de eletrônica e telecomunicações; Indústria variada, porém tem destaque para indústrias de eletrônica e telecomunicações; Multinacionais: NOKIA Multinacionais: NOKIA

33 Paisagens típicas da Finlândia -Na Finlândia todos têm direito a uma educação básica gratuita que inclui o equipamento necessário e os livros escolares, transporte, se for preciso, serviços de saúde e refeições.

34 DINAMARCA: DINAMARCA: Capital: Copenhague

35 Composto por uma parte continental: Composto por uma parte continental: - Península da Jutlândia; - Península da Jutlândia; E uma insular: E uma insular: - Arquipélago com cerca de 500 ilhas dispostas no entorno da península, além da maior ilha do mundo: Groenlândia - Arquipélago com cerca de 500 ilhas dispostas no entorno da península, além da maior ilha do mundo: Groenlândia

36 Apresenta clima temperado oceânico, com influência da corrente do Golfo. Apresenta clima temperado oceânico, com influência da corrente do Golfo. Diferente dos demais países da Escandinávia, a Dinamarca não possui vazios demográficos, com exceção da Groenlândia, onde os 50 mil habitantes se concentram no litoral Sudoeste e Sul. Diferente dos demais países da Escandinávia, a Dinamarca não possui vazios demográficos, com exceção da Groenlândia, onde os 50 mil habitantes se concentram no litoral Sudoeste e Sul.

37 Apresenta um setor primário importante, devido a presença de solos férteis e clima moderado, garantido alta produtividade de cereais, batata e beterraba açucareira. Apresenta um setor primário importante, devido a presença de solos férteis e clima moderado, garantido alta produtividade de cereais, batata e beterraba açucareira. A Dinamarca se encontra entre os maiores produtores laticínios do mundo A Dinamarca se encontra entre os maiores produtores laticínios do mundo

38 Produção Nacional Total União Europeia As grandes culturas Trigo toneladas toneladas Cevada toneladas toneladas Centeio toneladas. Batata toneladas toneladas Beterraba sacarina toneladas toneladas Açúcar de beterraba toneladas toneladas 1º exportador mundial de carne de porco Bovinos cabeças cabeças Ovinos cabeças cabeças Suínos cabeças cabeças Carne de aves toneladas. Leite toneladas toneladas Manteiga toneladas. Queijo toneladas. Ovos toneladas.

39 As produções vegetais Legumes frescos toneladas toneladas Frutas toneladas. A madeira Madeira bruta m3. Madeira energética m3. Um país de pesca Pesca toneladas de pescado toneladas

40 A pesca também apresenta destaque. O setor industrial, apesar de ser desenvolvido, sofre com a falta de matéria- prima e energia que é importada de outros países da Europa.

41 PAÍSES BÁLTICOS: PAÍSES BÁLTICOS:

42 - Localizados na península báltica. Viveram anexados à União Soviética de 1940 até A partir de sua independência estabeleceram acordos de livre comercialização entre eles, formando um pequeno mercado comum. - A economia dos três países está voltada predominantemente para a indústria.


Carregar ppt "Europa setentrional (Escandinávia e Países Bálticos) Escandinávia: Noruega, Suécia, Dinamarca, Islândia e Finlândia. - Região com condições naturais muito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google