A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofias Educacionais para Surdos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofias Educacionais para Surdos"— Transcrição da apresentação:

1 Filosofias Educacionais para Surdos
Profª Adriana Ribeiro de Freitas

2 Oralismo Comunicação Total Bilinguismo

3 Oralismo Integrar o surdo à comunidade geral, ensinando a língua oral de seu país. Considera a língua como conjunto de regras abstratas que tem como função a comunicação. Percebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada e deseja reabilitá-la por meio da estimulação auditiva.

4 Oralismo Busca “Normalidade”, a “Não Surdez”
Busca evitar o desenvolvimento de uma personalidade Surda. Seu embasamento teórico é na proposta de Chomsky que acredita que “todo Ser Humano tem uma propensão biológica para o domínio da Língua.” Regras gramaticais.

5 Oralismo Reabilitação dos resíduos auditivos.
Estimulação auditiva precoce por meio do uso de AASI, Vibrações corporais, LOF: tudo isso no 1º ano de vida. 8 a 12 anos de tratamento. Não aceita nenhum gesto.

6 Língua Oral = linguagem
Oralismo Crítica: Ao colocar o aprendizado da língua oral como o objetivo principal da educação dos surdos, deixa os outros aspectos importantes para o desenvolvimento de lado. Língua Oral = linguagem

7 COMUNICAÇÃO TOTAL Se opõe ao oralismo por acreditar que somente o aprendizado da Língua Oral não garante o desenvolvimento da linguagem. Percebe o Surdo não como um portador de uma deficiência ou doença, mas como pessoa com Língua própria. Compreende a surdez como uma marca que repercute nas relações sociais e no desenvolvimento afetivo e cognitivo da pessoa. Busca garantir a comunicação entre Surdo e Surdo e a comunicação de Surdo e ouvintes.

8 COMUNICAÇÃO TOTAL Preocupa-se com o aprendizado da Língua Oral, mas considera que os aspectos cognitivos, afetivos e sociais não devem ser esquecidos. Defendem qualquer tipo de estímulo: oral, oro-facial, visual, auditivo, Língua de Sinais e alfabeto visual.

9 Crítica: É uma proposta Bimodal, ou seja, os códigos visuais acompanham a fala oral. Para vário autores, o código de visuais usado com a oralização na comunicação total, apenas é um facilitador da aprendizagem da língua, mas não permitem uma comunicação mais complexa e não serve de instrumento de internalização de uma cultura.

10 Bilinguismo O Surdo deve ser bilíngue: Língua materna – LIBRAS
Segunda Língua – Oral do país O Surdo não precisa de almejar uma vida semelhante ao ouvinte. Pode e deve assumir a sua surdez.

11 Surdo, Surdez x surdo, surdez
COMUNICAÇÃO TOTAL Formam uma comunidade com cultura e língua própria. Considera importante o aprendizado da língua oral, mas não a prioriza como único objetivo a ser alcançado e nem como fator determinante para minimizar as diferenças entre Surdos e ouvintes. Surdo, Surdez x surdo, surdez


Carregar ppt "Filosofias Educacionais para Surdos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google