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PublicouGabriela Vieyra Alterado mais de 10 anos atrás
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ASPECTOS COGNITIVOS DOS SURDOS E O ENSINO DA LIBRAS E DO PORTUGUÊS L2
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LÍNGUA Institui-se que a LIBRAS é uma língua “à part entière”, gestuo-visual, cuja estrutura lingüística obedece a uma lógica de configuração espacial e construção de sentido.
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MAS COMO OS SURDOS SE APROPRIAM DO MUNDO?
O canal de percepção da pessoa surda é a visão e o corpo em movimento é o seu instrumento de “fala”. Sinais x Imagens acústicas + Gesto codificado
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ICONICIDADE DOS SIGNOS
Arbitrariedade do signo Mímica e movimentos gesticulados Sinais / linguagem heteróclita
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O SURDO TEM LINGUAGEM? Interação sócio-histórica : conceito de filosofia do movimento (Heráclito). O sujeito como ator social com identidade reconhecida no meio em que vive.
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RUPTURA DA HEGEMONIA ORALISTA
Século XVIII – Abée l’Épée – sinalização como meio de ter acesso à língua dos ouvintes.
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100 ANOS DE ORALIZAÇÃO Retrocesso da LIBRAS : pesquisa e autonomia. SAID/Séc. XX – “O Orientalismo”. Conceito relacionado à ideia de apropriação do outro.
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COGNIÇÃO E DEFICIÊNCIA AUDITIVA
“Os corpos são espaço demarcados por sinais que antecipam papéis a ser exercidos pelos indivíduos” (Erving Goffman, 1968).
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SURDEZ E ESTIGMA “Falta ao surdo a capacidade de situar, através do som, um objeto no espaço como também, as indicações alternadoras e avisos de nosso ambiente físico”(Krech & Crutch, 1967).
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“A surdez é uma deficiência não visível fisicamente e se limita a atingir uma pequena parte da anatomia do indivíduo. Suas conseqüências, no entanto, são extraordinárias no que diz respeito ao desenvolvimento emocional, social e educacional do surdo”(Fine,1977).
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