A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mobilização Social em prol do Meio-Ambiente Universidade Federal de Campina Grande Ciências do Ambiente – 2009.1 – Turma 04 Palestrante: Augusto de Holanda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mobilização Social em prol do Meio-Ambiente Universidade Federal de Campina Grande Ciências do Ambiente – 2009.1 – Turma 04 Palestrante: Augusto de Holanda."— Transcrição da apresentação:

1 Mobilização Social em prol do Meio-Ambiente Universidade Federal de Campina Grande Ciências do Ambiente – – Turma 04 Palestrante: Augusto de Holanda B.M. Tavares 27 de Março de 2009

2 Hora do Planeta One Degree Less

3 O que são? São dois movimentos promovidos por Organizações Não Gorvenamentais(ONG), que tem o objetivo de mostrar que ações simples podem contribuir para solucionar os problemas do meio-ambiente.

4 Hora do Planeta Movimento iniciado em 31 de Março de 2007, em Sidney, na Austrália. O objetivo é que durante uma hora a população apague todas as luzes e desligue os aparelhos elétricos. Atualmente, esta iniciativa possui apoio ao redor de todo o planeta, inclusive no Brasil, sendo organizado e divulgado pela WWF (World Wide Foundation) A data e a hora para a próxima Hora do Planeta já foram definidas: Sábado, 28 de Março, às 20:30. Mais informações podem ser adquiridas no endereço: wwf.org.br/informacoes/horadoplaneta

5 Qual a importância do movimento? Além dos benefícios que uma hora sem consumo de energia elétrica ao redor do mundo trazem para o meio- ambiente, pode-se dizer também que ele funciona como um termômetro da iniciativa da população e dos governos ao redor do mundo para lidar com a questão. Este ano cidades como Brasília e Porto Alegre declararam que irão aderir ao movimento, apagando as luzes de seus principais ícones, demonstrando a intenção do governo local de aderir a políticas ambientalmente responsáveis.

6 One Degree Less* *um grau a menos Iniciado pela GBC(Green Building Council), propõe a adoção de práticas ecológicas em larga escala na construção de obras. Uma de suas iniciativas mais conhecidas é a campanha para que as pessoas pintem seus telhados e lajes de branco. A tinta branca reflete a até 90% da luz solar, reduzindo a temperatura interna da construção, diminuindo a necessidade de resfriamento artificial e o aquecimento do ambiente externo. Estudos apontam que esta atitude simples e econômica pode reduzir a temperatura dentro de uma casa em até 6ºC.

7 Qual a importância do movimento? Ele representa um importante passo para que o uso de práticas ecológicamente corretas em edificações se torne um padrão na engenharia e arquitetura ao redor do mundo.

8 Bibliografia GREEN BUILDING COUNCIL. Missão e Visão. Disponível em: Acesso em 20 Mar ADMIN. Um Grau a Menos. Disponível em: Acesso em: 20 Mar ANÔNIMO. Hora do Planeta. Disponível em: Acesso em: 20 Mar ROSENFELD, Arthur. One Degree Less Scientific Study. Disponível em: Acesso em: 20 Mar. 2009http://onedegreeless.org/lang_en/links/links.html WWF, Brasil. Como Participar. Disponível em: Acesso em: 20 Mar WWF. Hora do Planeta Disponível em: Acesso em: 20 Mar


Carregar ppt "Mobilização Social em prol do Meio-Ambiente Universidade Federal de Campina Grande Ciências do Ambiente – 2009.1 – Turma 04 Palestrante: Augusto de Holanda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google