A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mecânica dos Fluidos Hipótese do Contínuo. Todos os materiais são constituídos de moléculas; O estudo das propriedades de um fluido a partir do comportamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mecânica dos Fluidos Hipótese do Contínuo. Todos os materiais são constituídos de moléculas; O estudo das propriedades de um fluido a partir do comportamento."— Transcrição da apresentação:

1 Mecânica dos Fluidos Hipótese do Contínuo

2 Todos os materiais são constituídos de moléculas; O estudo das propriedades de um fluido a partir do comportamento de suas moléculas consiste no enfoque molecular; O enfoque molecular demonstra uma matéria descontínua, isto é, constituída por moléculas e espaços vazios entre elas; O estudo de um fluido a partir deste enfoque molecular é de difícil solução matemática (Ex: a derivada de uma função só pode ser calculada em um ponto se a função é contínua naquele ponto); Por esta razão é conveniente tratar o fluido como um meio contínuo

3 Hipótese do Contínuo A hipótese do contínuo consiste em abstrair-se da composição molecular e sua conseqüente descontinuidade; Ou seja, por menor que seja uma divisão de um fluido (dm, dx, dv, etc.) esta parte isolada deverá apresentar as mesmas propriedades que a matéria como um todo; A hipótese do contínuo permite estudar as propriedades dos fluidos através do cálculo diferencial e(ou) integral, uma vez que continuidade é fundamental na teoria do cálculo.

4 Hipótese do Contínuo De acordo com esta hipótese: Os fluidos são meio contínuos; A cada ponto do espaço corresponde um ponto do fluido; Não existem vazios no interior do fluido; Despreza-se a mobilidade das moléculas e os espaços intermoleculares; As grandezas: massa específica, volume específico, pressão, velocidade e aceleração, variam continuamente dentro do fluido (ou são constantes).

5 Hipótese do Contínuo O modelo de meio contínuo tem validade somente para um volume macroscópico no qual exista um número muito grande de partículas; As propriedades de um fluido de acordo com este modelo, têm um valor definido em cada ponto do espaço, de forma que estas propriedades podem ser representadas por funções contínuas da posição e do tempo; Exemplo: ρ =


Carregar ppt "Mecânica dos Fluidos Hipótese do Contínuo. Todos os materiais são constituídos de moléculas; O estudo das propriedades de um fluido a partir do comportamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google