A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS - MAIA MÉTODOS APLICÁVEIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS - MAIA MÉTODOS APLICÁVEIS."— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS - MAIA MÉTODOS APLICÁVEIS

2 MAIA É um conjunto de normas e de procedimentos que regem a realização de estudos de impacto sobre o meio ambiente, sendo ele de caráter administrativo ou técnico. Administrativo: Procedimentos gerais e trâmites legais e institucionais do processo Técnico: Meios e mecanismos de AIA específicos

3 MÉTODOS APLICÁVEIS Variam de acordo com o fator ambiental considerado; Devem ser flexíveis e aplicáveis em qualquer fase dos processos; Revisadas constantemente.

4 CRITÉRIOS BÁSICOS ABORDADOS PELAS METODOLOGIAS Identificação de impactos; Previsão de medição de impactos; Interpretação de impactos; Identificação de medidas mitigadoras e dos requisitos de monitoramento; Comunicação aos usuários das informações sobre os impactos.

5 CLASSIFICAÇÃO DAS TÉCNICAS SEGUNDO A FUNÇÃO ANALÍTICA Técnicas de identificação; Técnicas de predição; Técnicas de interpretação; Técnicas de prevenção; Técnicas de comunicação.

6 METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO – WARNER E BORMLEY (1974) Método ad hoc; Checklist ou listagem de controle; Matrizes; Sobreposição de mapas; Diagramas; Modelos de predição.

7 MÉTODO AD HOC Técnicas rápidas de avaliação de impactos, desenvolvidas para projetos já definidos.

8 CHECKLIST Método de identificação utilizado para avaliações preliminares. Consiste de uma lista de fatores ambientais que podem ser afetados pelo empreendimento, a ser utilizada para uma avaliação rápida dos impactos ambientais. Na lista os impactos são classificados como diretos ou indiretos; reversíveis ou irreversíveis, etc.

9 MATRIZES São técnicas de identificação de impactos ambientais. As colunas são constituídas por uma lista de ações do projeto e as linhas por fatores ambientais que podem ser afetados por aquelas ações.

10

11 MATRIZ DE LEOPOLD Composição original: 88 linhas e 100 colunas – perfazendo um total de 8800 interações; Cada impacto assinalado é avaliado segundo a sua magnitude e grau de importância.

12 SOBREPOSIÇÃO DE MAPAS Técnica de comunicação Constitui a utilização de mapas onde a área afetada pelo projeto é dividida em retículas.

13 DIAGRAMAS Métodos que tratam da avaliação de impactos indiretos. São representações em forma de diagramas, da sucessão de impactos, através de conecções entre os indicadores.

14 MODELOS DE PREDIÇÃO Utilizados na predição de impactos na atmosfera e nas águas; Baseiam-se em modelos de difusão de poluentes; É um modelo de representação de base física ou matemática, ou ainda, que agrege as duas coisas. É dito como sendo o melhor dos métodos de predição, porém caro e que exigem capacitação, tempo e muitos recursos.


Carregar ppt "METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS - MAIA MÉTODOS APLICÁVEIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google