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Gestão Estratégica.

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Apresentação em tema: "Gestão Estratégica."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Estratégica

2 Planejamento Estratégico
Etapas de Implementação Iniciação – 2004 Alta administração (área de apoio administrativo e técnico-legislativo) SWOT Definição de missão, visão, valores e diretrizes estratégicas Fase 1: Piloto Diretoria de Recursos Humanos Apoio de consultoria – desdobramento dos macro- objetivos BSC Definição do mapa estratégico, objetivos, indicadores e metas

3 Planejamento Estratégico
Fase 1: Diretrizes Estratégicas da Câmara dos Deputados (para a Área de Apoio Administrativo) – 2004 Missão: Dar suporte à atividade parlamentar, com qualidade e ética, contribuindo para o seu contínuo fortalecimento, aperfeiçoamento e transparência. Visão: Ser modelo de excelência na administração pública, contribuindo para que a Câmara dos Deputados seja reconhecida pela sociedade como instituição promotora da cidadania, da igualdade e da justiça social.

4 Planejamento Estratégico
Etapas de Implementação Fase 2: Disseminação – 2007/2008 Demais diretorias Apoio de consultoria para formação de multiplicadores Aplicação “customizada” do BSC Definição dos mapas estratégicos setoriais, objetivos, indicadores, metas e projetos Fase 3: Estratégia deduzida – 2008 Visão corporativa: alinhamento estratégico Padronização do método: BSC Equipe própria de desenvolvedores Análise das perspectivas de topo dos mapas setoriais Frequência e impacto dos objetivos setoriais no plano corporativo Definição do modelo de governança da Gestão Estratégica

5 Planejamento Estratégico
Fase 1: Objetivos Estratégicos (para a Área de Apoio Administrativo) – 2004 Aperfeiçoar os meios de prestação de contas, disseminação de informações e comunicação da Câmara dos Deputados com os cidadãos, contribuindo para a consolidação da imagem institucional perante a sociedade. Difundir o Pensamento Estratégico e aperfeiçoar os instrumentos de gestão, assegurando continuidade e efetividade às ações de suporte técnico-administrativo à atividade parlamentar. Promover o desenvolvimento de pessoas e a aprendizagem organizacional, incentivar a colaboração e o compartilhamento de experiências, estimular processos contínuos de inovação e aperfeiçoamento, especialmente por meio da gestão do conhecimento.

6 Estratégia deduzida

7 Mapa Estratégico Corporativo
Papel Institucional Contribuir para o exercício da cidadania e para o fortalecimento do processo democrático Contribuir para o fortalecimento institucional do Poder Legislativo Contribuir para o aperfeiçoamento da função legislativa, fiscalizatória e representativa Público alvo Interagir com a sociedade para a promoção da cidadania Atender com excelência os órgãos colegiados deliberativos Atender e assessorar com excelência o parlamentar Processos Internos Subsidiar a tomada de decisões por meio de informações e análises proativas e tempestivas Aprimorar a gestão e a disseminação da informação e do conhecimento Ampliar a visibilidade da atividade legislativa e dos atos administrativos Desenvolver parcerias estratégicas Aperfeiçoar o planejamento e a execução da aquisição de suprimentos de bens e serviços Aprimorar continuamente os instrumentos de gestão estratégica Modernizar a gestão de processos de trabalho Pessoas e tecnologias Promover a valorização e o reconhecimento dos servidores Garantir Infra-estrutura física adequada Garantir soluções tecnológicas corporativas Garantir as competências requeridas ao cumprimento da Missão da Câmara

8 Programas e Projetos Estratégicos Corporativos
Infraestrutura e Serviços de TIC Gestão Administrativa Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão de Projetos Gestão de Processos Portal Corporativo Plano Diretor do Uso de Espaços Informações Gerenciais Gestão por Competências Educação Continuada

9 PROGRAMA INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Assegurar, em espaço físico adequado, a infraestrutura de tecnologia da informação necessária para a gestão estratégica e para o aprimoramento e desenvolvimento de novos serviços.

10 PROGRAMA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Definição e implantação de políticas para selecionar, organizar, manter e disseminar informações e documentos de forma segura, com o objetivo de compartilhar o conhecimento.

11 PROGRAMA GESTÃO ADMINISTRATIVA
Aperfeiçoamento e integração do planejamento orçamentário, do processo de aquisição de bens e serviços e da gestão de contratos.

12 PROJETO GESTÃO DE PROJETOS
Implementação da metodologia de gerenciamento de projetos, envolvendo capacitação de pessoas e tecnologias de ponta, para garantir efetividade das ações administrativas e promover a gestão estratégica.

13 PROJETO PORTAL CORPORATIVO
Transformação da Intranet da Câmara em ponto central de acesso a informações e serviços, favorecendo a comunicação interna, o trabalho colaborativo e a disseminação do conhecimento.

14 PROJETO GESTÃO DE PROCESSOS
Implementação da metodologia de gestão de processos, visando à melhoria contínua dos processos estratégicos, à automatização dos fluxos de trabalho e ao aumento da eficiência organizacional.

15 PROJETO PLANO DIRETOR DE USO DOS ESPAÇOS
Definição de política de reordenamento e racionalização dos espaços construídos, com a incorporação dos conceitos de acessibilidade e de sustentabilidade, com vistas a assegurar condições adequadas de trabalho, conforto e segurança.

16 PROJETO EDUCAÇÃO CONTINUADA
Elaboração de programas de formação e de capacitação regulares voltados às necessidades técnicas, gerenciais e comportamentais dos servidores e Deputados.

17 PROJETO INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Consolidação de informações operacionais de bancos de dados existentes para subsidiar a tomada de decisões gerenciais e estratégicas.

18 PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Implantação de modelo de gestão de pessoas capaz de garantir as competências necessárias ao bom desempenho profissional e ao cumprimento da missão da Câmara.

19 Gestão Estratégia x Governança
Gestão Estratégica: processo de gerenciamento que pretende assegurar à organização senso de direção e continuidade, a médio e longo prazos, sem prejuízo de sua flexibilidade e agilidade nas ações cotidianas. Governança: significa incorporar e empregar alguns importantes princípios: transparência, participação, efetividade, responsabilidade corporativa e prestação de contas (accountability). estabelecimento das instâncias responsáveis pela coordenação, execução, controle e melhoria do processo de gerir estrategicamente.

20 Modelo de Governança da Gestão Estratégica
(Ato da Mesa n. 56/2009, Portarias DG 233 e 234/2009) Comitê de Gestão Estratégica (CGE) Escritório Corporativo de Gestão (ECGE) Comitê Setorial de Gestão (CSG) Escritórios Setoriais de Gestão (ESG) Gerente de Programa Gerente de Projeto Patrocinador Equipes Avançar para DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO

21 Instâncias decisórias
CGE – Comitê de Gestão Estratégica Colegiado composto pelos titulares das seguintes áreas: DG (Presidente), SGM, DRH, DIRAD, DILEG, SECOM, SECIN, APROGE. Principais atribuições: Orientar e acompanhar o processo de gestão estratégica da Câmara dos Deputados. Garantir o alinhamento de programas, projetos e processos estratégicos aos objetivos estratégicos corporativos. Acompanhar indicadores de resultado com vistas a avaliar o cumprimento das metas anuais.

22 Instâncias decisórias
CSG– Comitês Setoriais de Gestão Colegiados constituídos nas Diretorias e Secretarias cujos titulares compõem o CGE: Titulares das Diretorias e Secretarias. Titulares das unidades administrativas diretamente subordinas às Diretorias e Secretarias. Titular do Escritório Setorial de Gestão Estratégica correspondente. Principais atribuições: Os Comitês Setoriais de Gestão desempenham, no nível setorial, papel equivalente ao realizado pelo Comitê de Gestão Estratégica no nível corporativo.

23 Instâncias técnicas ECGE – Escritório Corporativo de Gestão Estratégica Núcleo integrante da Assessoria de Projetos e Gestão (Aproge). Tem como objetivo principal prestar serviços de assessoramento e consultoria à Diretoria-Geral e ao Comitê de Gestão Estratégica no processo de gestão estratégica da Câmara dos Deputados.

24 Instâncias técnicas ESGE – Escritórios Setoriais de Gestão Estratégica
Núcleos integrantes das Diretorias ou Secretarias. Tecnicamente vinculados ao Escritório Corporativo de Gestão Estratégica (ECGE). Os Escritórios Setoriais de Gestão desempenham, no nível setorial, papel equivalente ao realizado pelo Escritório Corporativo de Gestão Estratégica no nível corporativo.

25 Instâncias executivas
Patrocinadores Responsáveis pela indicação dos gerentes de projetos e programas Acompanham o desenvolvimento dos projetos e programas, do início ao fim, com total comprometimento Buscam garantir os recursos necessários ao sucesso do projeto ou programa Indicam os gerentes de projetos e programas

26 Instâncias executivas
Gerentes (*Programas e Projetos) Responsáveis pela condução do programa ou projeto sob sua responsabilidade Utilizam a Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Casa Definem e gerenciam os recursos necessários à realização do projeto ou programa Acompanham o andamento dos processos administrativos relacionados ao projeto ou programa sob sua responsabilidade * Um programa é constituído de dois ou mais projetos que devem ser geridos coordenadamente.

27 Dinâmica de funcionamento
RAE – Reunião de Avaliação Estratégica Encontro periódico voltado à reflexão estratégica. Principal momento de avaliação do desempenho da organização à luz dos indicadores dos objetivos, projetos e processos estratégicos. Corporativas Convocadas pelo Presidente do CGE 1ª quinzena de março 1ª quinzena de agosto 1ª quinzena de dezembro Setoriais Convocadas pelo Presidente do CSG 2ª quinzena de fevereiro 2ª quinzena de julho 2ª quinzena de novembro

28 Portal da Gestão Estratégica

29 Selo da Gestão Estratégica
Portaria DG 234/2009

30 Selo da Gestão Estratégica
Portaria DG 234/2009 Aqui fica a logomarca da Gestão Estratégica Aqui fica o nome do programa ou projeto estratégico corporativo ao qual o processo está relacionado Aqui fica o número da portaria que deu origem a esse programa ou projeto estratégico

31 Selo da Gestão Estratégica
Portaria DG 234/2009 Afixado pelo gerente do programa ou projeto estratégico corporativo na capa dos processos administrativos a eles relacionados Tem o objetivo de conferir mais agilidade aos processos administrativos que contribuem para que a Câmara atinja seus objetivos estratégicos. Processos identificados com o selo devem ser encaminhados imediatamente ao servidor responsável por sua análise. Os servidores das unidades onde o processo estratégico tramitará devem trabalhar em conjunto, com o apoio dos gerentes e patrocinadores dos projetos, de forma a garantir a correta instrução, a celeridade e a eficácia das soluções apresentadas.

32 Obrigada! Â EXCELÊNCIA É VOCÊ QUEM FAZ


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