A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O USO DOS ANIMAIS NA ALIMENTAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O USO DOS ANIMAIS NA ALIMENTAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 O USO DOS ANIMAIS NA ALIMENTAÇÃO
AULA 1-GEOGRAFIA- 7º ANO

2

3 Pintura rupestre

4 PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.

5 PERÍODO PALEOLÍTICO ou IDADE DA PEDRA LASCADA

6 No começo de sua trajetória, o homem usou sobretudo a pedra (além do osso e madeira) para fazer seus instrumentos de trabalho. Por isso aqueles são chamados de Paleolítico.

7 Para assegurarem a sua subsistência,
limitaram-se a utilizar os recursos naturais: -da terra obtinham :sementes, vegetais, raízes, mel, insetos e pequenos animais que pudessem apanhar à mão; dos rios e dos lagos tiravam os peixes.

8

9 - coleta de frutos e raízes - caça Pesca
Nossos ancestrais viviam da: - coleta de frutos e raízes - caça Pesca Eram chamados de caçadores e coletores. Organizavam-se em bandos e habitavam cavernas ou cabanas feitas com galhos e folhas de árvores, formando acampamentos. A total dependência do meio natural obrigava as comunidades a um deslocamento constante Eram comunidades nômades, não tinham habitação fixa, estavam sempre mudando de lugar.

10 Sucessivas alterações climáticas provocaram, muitas vezes, a escassez destes alimentos, levando os homens a deslocarem-se de região para região, na perseguição de animais de grande porte, próprios de climas frios (mamute, bisonte, rena e cavalo). As técnicas de caça eram variadas: cerco dos animais, batidas,armadilhas.

11

12 -Além de procurar abrigo nas cavernas, nosso antepassado construía cabanas com galhos presos ao solo com pedras, cobertos com plantas. Mais tarde, para proteger-se do frio, usou também a pele e os ossos dos animais em suas construções.

13 o responsável pela O nomadismo uma das principais características
dos nossos antepassados, foi o responsável pela povoação do planeta. Entre 60 mil e 80 mil anos atrás Um grupo entre 2 mil e 6 mil humanos que habitavam a África Oriental desenvolveu habilidades mentais que o capacitaram a sobreviver melhor do que seus predecessores em condições difíceis. Essa população cresceu rapidamente e se espalhou pela África. Entre 50 mil e 60 mil anos atrás Usando a Península Arábica, esses humanos começaram a migrar para a Ásia. A ocupação foi feita seguindo a linha do litoral, chegando ao sudeste do continente. Alguns desses migrantes chegaram à Austrália. Entre 40 mil e 50 mil anos atrás A partir do litoral, esses povos foram para o norte, pelo Oriente Médio. Um grupo seguiu pelo sul da atual Rússia e dividiu-se – parte foi para a Europa, parte para a Ásia. Alguns entraram na Europa via Turquia; outros povoaram a costa mediterrânea da África.

14 O trabalho de caçar, pescar e construir era feito pelos homens
O de coletar, preparar os alimentos e cuidar das crianças cabia às mulheres.

15 NÓS (mulheres) FOMOS RESPONSAVEIS: -aldeias(mais tarde-cidades)
-casas -aldeias(mais tarde-cidades) -agricultura

16 -O domínio do fogo: A conquista do fogo representa momento importante do período Paleolítico. Segundo historiadores, teria ocorrido há mais ou menos 500 mil anos, nas terras vulcânicas dos vales da África oriental. Passaram então a utilizá-lo para se aquecer, iluminar a noite, defender-se dos animais, cozinhar os alimentos.

17

18

19 PERÍODO NEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA POLIDA

20 TORNAM-SE SEDENTARIOS

21 O período que vai de a a .C., os homens dessa época poliam a pedra usada na fabricação de seus instrumentos, aperfeiçoando sua técnica. Daí também a expressão “idade da pedra polida”

22 -A prática da agricultura e a do pastoreio foram importantes conquistas do homem neolítico.
passou a produzir seu próprio alimento e a desenvolver técnicas de produção de cerâmica, tecelagem e instrumentos de pedra polida.Tornaram-se SEDENTÁRIOS

23

24

25

26 Crescimento da população Extinção das espécies animais

27 Relatório divulgado em março de 2005 pela ONU, a Terra está sofrendo a maior extinção de espécies desde o fim dos dinossauros, 65 milhões de anos atrás. Causas : a caça e/ou a sobrepesca destruição de habitat (pelo homem ou por fenômenos naturais) ação humana ( estima que atualmente são extintas, em todo o mundo de 2 a 3 espécies por dia; poluição, aquecimento global,etc) introdução de espécies exóticas pelo homem (Ex:dodô foi extinto quando exploradores levaram cães, ratos, porcos, macacos, gatos e outros animais para as Ilhas Mauricio.) Espécies em risco de extinção são que estão próximas ou muito próximas de ter seu último indivíduo morto.

28 Golfinho do Rio Chinês –em 2006,oficialmente extinto,decresceu rapidamente,
sobretudo com a construção da Represa das Três Gargantas,que alterou de maneira irrecuperável o hábitat do golfinho

29 lobo da Tasmânia último exemplar capturado vivo foi vendido ao Hobart Zôo da Tasmânia em 1933 e morreu em 1936

30 Quagga -zebra extinguiu-se completamente na África do Sul aproximadamente em 1870

31 DODÔ- sec.XVIII

32 AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO

33

34 MANIPULAÇÃO-EXPORTAÇÃO-COMERCIALIZAÇÃO
B I O P I R A T A R I A MANIPULAÇÃO-EXPORTAÇÃO-COMERCIALIZAÇÃO INTERNACIONAL RECURSOS BIOLOGICOS

35 -INTERNET- um dos meios mais utilizados
-movimenta- U$ 1,5 bilhões\ano-só no Brasil -INTERNET- um dos meios mais utilizados -Arara-azul- chega valer R$ -Crime ambiental-n° 9.605\98 (pena 6 meses a 1 ano) -30% remedios (origem vegetal) e 10%(origem animal)- 25 mil plantas usadas na produção -Com falta fiscalização-prejuízo diario para Brasil é U$ 16 milhões


Carregar ppt "O USO DOS ANIMAIS NA ALIMENTAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google