A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2011.  Quando você pergunta a um motorista em que ponto da estrada ele está e ele responde no quilômetro 9, ele está dando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2011.  Quando você pergunta a um motorista em que ponto da estrada ele está e ele responde no quilômetro 9, ele está dando."— Transcrição da apresentação:

1 Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2011

2  Quando você pergunta a um motorista em que ponto da estrada ele está e ele responde no quilômetro 9, ele está dando uma coordenada de localização para você.  Em muitas outras situações do cotidiano, necessitamos de um sistema de coordenadas.

3  Um ponto da superfície da Terra é localizado por duas coordenadas: a latitude e a longitude.  Um ponto do espaço aéreo é determinado por três coordenadas: a latitude, a longitude e a altitude.  E assim por diante...

4  Formalizado por René Descartes.  Para localizar um ponto no plano, podemos fixar nesse plano um sistema de coordenadas ortogonais, que é formado por dois eixos: OX e OY, perpendiculares entre si no ponto O.

5

6  O eixo x recebe o nome de abscissa.  O eixo y recebe o nome de ordenada.  Para representar um ponto no plano cartesiano precisamos de duas coordenadas: a abscissa e a ordenada, respectivamente.  Par ordenado (x, y)

7 ESTUDANDO OS GRÁFICOS DAS FUNÇÕES MATEMÁTICAS

8

9  f(4)  f(-2)  f(0)  f(2)  Os valores de x para os quais f(x) >0.  Os valores de x para os quais f(x) = 0.  Os valores de x para os quais f(x) <0.

10  Domínio: é a projeção (sombra) do gráfico sobre o eixo das abscissas (eixo x).  Imagem: é a projeção (sombra) do gráfico sobre o eixo das ordenadas (eixo y).

11

12

13  Sejam A e B subconjuntos de R e seja f uma função de A em B.  Uma função é crescente se, e somente se, para todos x 1 < x 2, tivermos f(x 1 ) < f( x 2 ), isto é, quando x aumenta, f(x) aumenta.

14

15  Sejam A e B subconjuntos de R e seja f uma função de A em B.  Uma função é crescente se, e somente se, para todos x 1 f( x 2 ), isto é, quando x aumenta, f(x) diminui.

16

17

18  Estudar o sinal de uma função consiste em encontrar os valores de x para os quais a função é:  F(x) = 0  F(x) < 0  F(x) > 0

19

20

21

22

23

24


Carregar ppt "Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2011.  Quando você pergunta a um motorista em que ponto da estrada ele está e ele responde no quilômetro 9, ele está dando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google