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Linguagens, Códigos e suas Dança – Construção de frases gestuais

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Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Dança – Construção de frases gestuais"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Dança – Construção de frases gestuais
Tecnologias - Arte Ensino Fundamental, 8° Ano Dança – Construção de frases gestuais

2 DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS
Imagem: Montagem utilizando as seguintes imagens: (a) Contemporary ballet/ jeff/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license. (b) Members of the Royal Winnipeg Ballet/ David Asch/ Domínio Público. (c) Jazzdance/ Calliopejen1/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license. (d) Modern Indian dance, India Habitat Centre, New Delhi, India/ Yann/ GNU Free Documentation License. (e) Tanzturnier für lateinamerikanische Tänze/ Sigismund von Dobschütz/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. (f) Linen clothes/ FlyGirl555/ Domínio Público. (g) Belen maya/ Gilles Larrain/ The use of this image is free for any purpose.

3 DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS
ARTE – 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Dança – construção de frases gestuais DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS ONDE ESSAS PESSOAS PODERIAM ESTAR DANÇANDO? QUAIS SÃO OS GESTUAIS QUE MAIS PREDOMINAM NA DANÇA? QUE SONS ESTARIAM DANÇANDO? QUE HISTÓRIA PODERIAM ESTAR CONTANDO? QUE TÍTULO VOCÊ ACHA QUE ELAS PODERIAM TER? QUE FRASE ELES PODERIAM ESTAR FALANDO ?

4 DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS
A COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA Imagem: Grace and christian/ jeff/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license É a dança elaborada e estruturada no tempo e no espaço, que se pode chamar de coreografia. Segundo LOBO e NAVAS (2008)

5 DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS A COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA
O laboratório de criação é uma grande estratégia para a Composição coreográfica. É nele que o corpo experimenta possibilidades gestuais, permitindo ao movimento produzir algo mais que um sentido funcional. No laboratório, garante-se ao movimento sua qualidade gestual, nele a dança reina na sua dimensão potencial. (ALVES, 2007). Imagem: Espectáculo "Cruel" da Cia de Dança Deborah Colker/ rosano mauro/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license

6 DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS A COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA
Na criação coreográfica, pode-se partir de uma ideia, de um pres- suposto e até de movimentos pré-elaborados mentalmente. As vezes, o que ocorre é, quando se vai colocar em prática esses pensamentos (movimentos), na busca do corpo de responder ao estímulo mental, o corpo delineia outro caminho, por vezes mais criativo, por vezes menos, e o pensamento acompanha esses movimentos como num diálogo. (STRAZZACAPPA, 1994, p. 33) Imagem: Benedetto Feruggia und Claudia Köhler, Deutsche Meister, Europa- (2009,2010) und Weltmeister (2009) der Amateure im Standardtanz, beim Wiener Walzer (2010)/ Sigismund von Dobschütz/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license

7 DANÇA – CONSTRUÇÃO COREOGRÁFICA
Mesmo quando o corpo de baile não estiver executando simultaneamente o mesmo movimento, ter os passos bem definidos, de onde partem, onde terminam, por onde passam, com precisão dentro da contagem da música, tornará mais bela a coreografia Fonte - . Ser criativo no desenho coreográfico, por exemplo: numa construção coreográfica com quatro bailarinos, poderá ficar um em solo e os três executam outra sequência; outra construção seria a subdivisão do grupo em duplas e finalizando com movimentos individuais. Imagem: Pedro Mascarenhas 7 silences/ Pedro Mascarenhas/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license

8 DANÇA – CONSTRUÇÃO COREOGRÁFICA ELEMENTOS BÁSICOS DA DANÇA
Na construção coreográfica, deve-se exercitar os elementos básicos da dança: *As situações opostas do movimento: equilíbrio/desequilíbrio, tensão/relaxamento, *Os níveis - alto, médio e baixo. *Direção - laterais, trás, frente, diagonais. *Ritmo - pulsação, compasso, variação, contratempo, pontuação. *Movimento - contínuo, quebrado, brusco, vigoroso, suave. *Gestos - estilização, ampliação, variação  *Percursos - desenhos feitos pela trajetória do movimento ou do corpo do bailarino. Imagem: Bailarina de la danza del vientre/ Gudrun Holde-Ortner/ GNU Free Documentation License Os planos, as tensões espaciais, as progressões, projeções e formas que o corpo desenha no espaço, as dinâmicas de movimento, dentre outros. Fonte -

9 DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS
PÓS-CRIAÇÃO Depois de pronta a coreografia, é necessário fazer o que chamamos de limpeza dos movimentos, para corrigir os detalhes e fazer todos executarem o mesmo movimento, ao mesmo tempo,  da mesma maneira e no mesmo percurso. Fonte - Imagem: A man and a woman performing a modern dance/ Barry Goyette/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic license 9

10 DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS
FRASE GESTUAL Um executa a sequência de frente enquanto dois fazem a mesma sequência em diagonal para o público, e o último executa os movi- mentos ora para frente, ora de costas para a plateia. Em determinado momento, estão novamente todos juntos, sincronizados. Fonte - Imagem: Contemporary dance at its finest/ Nazareth College/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic license 10

11 DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS
FRASE GESTUAL Uma variação de tempo também pode dar esse toque diferente na coreografia. Dois começam a sequência, os outros dois só iniciam oito tempos depois dos primeiros. De repente, um dos primeiros, para, e espera os outros dois para seguir com estes. Fonte - Imagem: Cedar Lake Contemporary Ballet/ LPLT/ GNU Free Documentation License r 11

12 DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS
DANÇA CLÁSSICA Ao surgir a dança moderna, a dança clássica era a maior expressão artística do movimento corporal nos palcos do mundo com sua estética de elevação, equilíbrio, harmonia, elegância e graça, utilizando passos preexistentes. Imagem: DonKichot Veznovets1/ Gruszecki/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license 12

13 DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS
Ao contrário, a dança moderna vem produzir uma estética de movimentos baseada nas ações cotidianas do homem contemporâneo, considerando seu histórico sociocultural e afetivo. Imagem: Young female modern (contemporary) dancers/ Loadmaster (David R. Tribble)/ GNU Free Documentation License 13

14 DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS
Surgiu como uma ruptura nos padrões rigorosos do academicismo, pesquisando-se novos caminhos pela arte para a expressão humana através do movimento corporal. Os dois maiores precursores da dança moderna foram: Émile Jaques-Dalcroze e François Delsarte Imagem: A modern dancer as photographed by William Gauderman at Willamette Ballet Academy in Woodburn, Oregon, on July 24, 2007/ William Gauderman/ GNU Free Documentation License 14

15 DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS
Jaques-Dalcroze afirmava que toda atividade visual ou auditiva começa com um simples registro de imagens e sons. As faculdades receptoras do olho e do ouvido vão somente desenvolver uma atividade estética quando o sentido muscular estiver suficientemente desenvolvido para converter sensações registradas em movimento, pretendendo usar movi-mentos corporais para demonstrar a percepção e a compreensão do ritmo, afirmando que o som podia ser percebido por qualquer parte do corpo. Teve como seus maiores discípulos Rudolf Von Laban e Mary Wigman. Imagem: Rudolf von Laban ( ) and his Labanotation signs/ Anonymous/ Domínio Público 15

16 DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS DANÇA MODERNA RUDOLF VON LABAN
No início do século XX, Rudolf Von Laban ( ), lança as bases de uma nova dança, elaborando os componentes essenciais do movimento corporal: espaço, tempo, peso e fluência. Ele propôs um espaço tridimensional diferente daquele plano limitado pela plateia, servindo de referência para o dançarino, organizando o movimento em volume com diversas direções, em forma de um icosaedro. Imagem: Rudolf von Laban ( ) and his Labanotation signs/ Anonymous/ Domínio Público 16

17 DANÇA MODERNA E A FRASE GESTUAL
Em sua teoria, o espaço é concebido a partir do corpo do bailarino e dos limites do seu entorno. Dessa forma, o dançarino poderia se movimentar livremente no espaço, sem depender do seu deslocamento, guiando-se, então, pela kinesfera, que é a demarcação dos limites de extensões dos membros do corpo humano em relação ao próprio eixo. MARTHA GRAHAM Imagem: Martha Graham, dancer and choreographer/ Yousuf Karsh/ Domínio Público 17

18 DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS
Em sua teoria, o espaço é concebido a partir do corpo do bailarino e dos limites do seu entorno. Dessa forma, o dançarino poderia se movimentar livremente no espaço, sem depender do seu deslocamento, guiando-se, pela: kinesfera, que é a demarcação dos limites de extensões dos membros do corpo humano em relação ao próprio eixo. Imagem: Labanotation signs set 2/ Huster/ Domínio Público 18

19 Movimento de Recolher parte da periferia do corpo para o seu
DANÇA MODERNA Seu estudo possibilitou desvencilhar o movimento corporal da arte dramática, da música e das demais possibilidades de passos preestabelecidos. Laban define duas formas de ações corporais básicas, em que todo movimento as possui, que são: Recolher e Espalhar. Movimento de Recolher parte da periferia do corpo para o seu centro, denominado movimento centrípeto. MOVIMENTO RECOLHER Imagem: Labanotation signs set 1/ Huster/ Domínio Público 19

20 . MOVIMENTO ESPALHAR O movimento de Espalhar, que parte do tronco para as extremidades é denominado movimento centrífugo. Laban influenciou artistas como Mary Wigman e Kurt Jooss. Imagem: Labanotation signs set 1/ Huster/ Domínio Público / 20

21 Nome com movimento Massagear a si e o outro
DANÇA MODERNA COREOLOgiA – O ESTUDO DO MOVIMENTO DA LINGUAGEM Aquecimento Nome com movimento Massagear a si e o outro Duplas: Aproximar Afastar À sombra Subir Descer Prolongar Repetir Improvisar Imagem: Rudolf von Laban ( ) in the centre of his pupils/ Anonymous/ Domínio Público 21

22 decodificou a linguagem da dança.
COREOLOGIA Rudolf Laban decodificou a linguagem da dança. Imagem: Labanotation signs 4/ Huster/ Domínio Público 22

23 Com vivência dos elementos constitutivos da dança, favorecendo uma
compreensão de como podemos dançar, por meio do experienciar dos seus aspectos coreológicos. A identificação desses aspectos envolve: o reconhecimento das ações realizadas na dança, as partes do corpo mais solicitadas. Imagem: Labanotation signs set 1/ Huster/ Domínio Público / Fonte - Imagem: Rudolf von Laban ( ) and his Labanotation signs/ Anonymous/ Domínio Público 23

24 DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS
François Delsarte ( ) foi precursor e descobridor dos princípios fundamentais da dança moderna. Seu trabalho começa com a catalogação de gestos e estados emocionais em cena, constata que a uma emoção, a uma imagem cerebral, corresponde um movimento ou, ao menos, uma tentativa de movimento. Surge, a chave da dança moderna: A intensidade do sentimento comanda a intensidade do gesto. Delsarte subdividiu o corpo sistematizando o gesto e a expressão humana em três categorias: gestos excêntricos, concêntricos e normais, estabelecendo três zonas de expressão: cabeça, tronco e membros. Imagem: Presentación de la Compañía de Danza Contemporánea "Danzart"/ Severuksen/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license 24

25 DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS
Três discípulos de François Delsarte encaminharam suas ideias diretamente à dança moderna: Isadora Duncan Ted Shawn Ruth Saint-Denis. Imagem: Isadora Duncan 1/ Asta/ Domínio Público 25

26 DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS
DANÇA –ISADORA DUNCAN Nascida nos Estados Unidos da América, Isadora Duncan ( ) foi a pioneira na dança moderna. Sua dança na infância foi marcada pela técnica acadêmica até que, aos quatorze anos, ela acha natural começar a dar aulas de dança em sua casa. Há, no entanto, um princípio essencial em sua vida: “A dança é expressão de sua vida pessoal”. Isadora inspirava-se na contemplação da natureza, podendo sentir e transformar-se em elementos desta rica natureza. Imagem: Isadora Duncan ( )/ Arnold Genthe/ Domínio Público 26

27 A CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS A FONTE DE INSPIRAÇÃO GESTUAL
A música clássica é sua fonte de emoções traduzidas em movimentos corporais. Seus modelos estéticos são os gregos, figuras de vasos e esculturas. Imagem: Dancers by Glen Josselsohn Contemporary Modern Artist/ Glen Josselsohn Art/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license 27

28 DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS
Sempre se apresentava de túnica grega, descalça e com sua echarpe inseparável. Procurava ter ao fundo de suas apresentações uma cortina preta para tornar seus gestos mais legíveis. O plexo solar era sua fonte principal de movimento.. Imagem: Isadora Duncan as the first fairy in Midsummer night's Dream/ Baker Art Gallery/ Domínio Público Imagem: Isadora Duncan at Theatre of Dionysus, Athens/ Raymond Duncan/ Domínio Público 28

29 DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS
Participação teórica de Ted Shawn, ele reivindica a ruptura completa com a dança tradicional. Tecnicamente, utiliza todo o corpo, considerando o tronco, e não mais os membros inferiores, como ponto de partida de qualquer movimento, buscando reforçar a impulsão nervosa situada no plexo solar, de modo que cada músculo esteja imediatamente disponível para traduzir o impulso interior. Essa é a ideia essencial de toda a dança moderna. Imagem: Ruth St Denis - Ted Shawn out-of-doors photo/ New York Public Library/ Domínio Público 29

30 DANÇA – CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS
H A W N G E S T U A I Imagem: Dancers dance acording to Labanotation signs/ Anônimo/ Domínio Público 30

31 M A R T H G DANÇA –CONTEMPORÂNEA Martha Graham - 11/05/1894
Condado de Allegheny, Pensilvânia 1/04/ Nova Iorque. Foi uma dançarina e coreógrafa estadunidense que revolucionou a história da Dança Moderna. Martha Graham consolidou e colaborou com a construção da "nova gramática" da dança, onde retornamos à origem de cada movimento e sua relação com os sentimentos para poli-los e transfor- má-los em movimentos atuais. Os giros, que na pré-história serviam como forma de se entrar em contato com as divindades, através de transe, voltam a ter esse mesmo sentido. Mas agora eram mais polidos e com uma estética mais definida, que agradasse ao público. Tudo foi redefinido. Imagem: Martha Graham and Bertram Ross/ Carl Van Vechten/ Domínio Público Fonte - 31

32 principais representantes
DANÇA CONTEMPORÂNEA Foi uma das principais representantes da dança contemporânea nos EUA, sendo conhecida mais tarde como a mãe da dança moderna. Tinha como objetivo desvendar a alma humana. Imagem: Martha Graham, dancer and choreographer/ Yousuf Karsh/ Domínio Público esquizofia.wordpress.com / 32

33 DANÇA – CONTEMPORÂNEA Sua busca passa a ser expressar a cultura norte americana à problemática do século XX, no qual a máquina interfere no ritmo do gesto humano e a guerra chicoteia as emoções, desencadeando os instintos. Para ela, a origem da dança está no rito, aspirando de todos os tempos à imortalidade. Graham se interessou pelas teorias freudianas, buscando nas profundezas da alma, o movimento do espírito para mergulhar no desconhecido do ser. Imagem: Rudolf von Laban ( ) in the centre of his pupils/ Anonymous/ Domínio Público Toda a sua dança provém do duplo princípio da vitalidade do movimento: tension-release (contrair-relaxar). Eis alguns fundamentos da escola de Martha Graham: O plexo solar é considerado fonte de energia para o movimento; O tronco concentra as forças vitais que se irradiam para os membros; A região pélvica como ponto de apoio e representante da sexualidade; A força do gesto acontece em função da força da emoção. 33

34 M A R G H Martha Graham acrescenta que um praticante de dança pós-moderna precisa durante as aulas saber respirar, porque a intensidade do movimento, duração e efeito, se condicionarão de acordo com o ritmo da Inspiração–contração - expiração- relaxamento. Volta-se para o idealismo social e por uma forma melhor de vida. Martha Graham influenciou, diretamente, nos estudos Lester Horton, e Mercê Cunningham. Duas personalidades que irão contribuir para o Surgimento da dança pós-moderna, influenciando artistas como: Alwin Ailey, Paul Taylor e Twyla Tharp. M E R C Ê U N I G H A Imagem: CunninghamDunnBrownShiraz1972/ Unknown/ The use of this image is free for any purpose 34

35 FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS
DANÇA CONTEMPORÂNEA FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS Antes de Martha Graham, a dança moderna se inspirava quase que exclusivamente em motivos orientais, em outras culturas. Graham admite ter saído da Denishawnschool por não aguentar mais dançar divindades hindus ou ritos astecas, e por ter como objetivo tratar de temas mais atuais. Ela queria ir mais fundo, conhecer e dançar os mais profundos temas da alma humana. Para isso, utilizou as tragédias gregas para construir suas coreografias. Desde Édipo até Minotauro, os personagens gregos e seus dramas serviram de instrumento para os estudos de Graham. Imagem: Merce Cunningham - Ocean 2007 at Carnival Center/ alesh houdek/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license 35

36 MERCE CUNNINGhAM O RITMO
Um movimento não tem nenhuma forma nem vida se não tiver ritmo, e aqui tocamos no aspecto maior do movimento. Podemos decompor um ritmo, medi-lo, aumentar ou diminuir sua velocidade. Sabemos que ele é de essência orgânica, que é feito de impulsos e de quedas, de relações de tempos fortes, de tempos fracos, mas ele nos escapa em sua essência quando queremos Penetrar nele, como nos escapa o mistério da vida. Imagem: Merce Cunningham April 16, July 26, 2009/ Floor/ Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica MERCE CUNNINGhAM 36

37 Vale a mesma coisa para a medida, a velocidade, a cadência, o tempo,
O RITMO Ele é a vida. Traz consigo um vocabulário que confunde e as palavras deslizam na linguagem corrente, umas dentro das outras. Vale a mesma coisa para a medida, a velocidade, a cadência, o tempo, a frequência, etc Imagem: A photo of Chris Nash and Justine Therrien in the Irish Modern Dance Theatre production of Rough Air/ Irishmoderndancetheatre/ GNU Free Documentation License 37

38 DANÇA – CONTEMPORÂNEA A dinâmica das palavras A fala é um gesto que se
modula no interior de sons organizados, em palavras impulsionadas pelos verbos: eu lanço, eu levanto, eu torço; eu me lanço, eu me levanto, eu me torço; eu sou lançado, eu sou levantado, eu sou torcido. De um movimento, cada língua focaliza uma parte, privilegia um momento. A ação está inscrita nas palavras, a linguagem articulada utiliza-se de imagens analógicas. Imagem: Indian fusion dance/ jay8085/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic license / 38

39 FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS
DANÇA INDIANA FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE FRASES GESTUAIS O Odissi é uma dança que se caracteriza pela harmonia de opostos e fluidez de movimentos, e pode ser dividida em dois tipos: a Nritta, que é composta apenas de movimentos, a Nritya, que é uma história contada por movimentos. Nesse segundo aspecto, cada expressão facial e cada movimento do olho tem um significado diferente, comunicando assim vários temas míticos, emoções e estados de alma (bhava). Para aprender-se Odissi, é necessário primeiro praticar os passos básicos dos dois opostos: o chowka e o tribhanga. Dessa forma, tem-se contato com os movimentos do torso (bhangi), braços, olhos, cabeça, pescoço, posições dos pés, bem como o trabalho rítmico deles (tala). Imagem: Classical Indian dancer of Sri Devi Nrithyalaya/ Sri Devi Nrithyalaya/ GNU Free Documentation License 39

40 DANÇA – TEATRO - CONSTRUÇÂO DE FRASES GESTUAIS
Dança-teatro - estilo que incorpora elementos do gestual e do cotidiano para criar coreografias. A coreografia é composta por experiências transformadas em improvisações, que são selecionadas e depois resultam na montagem de uma peça. Explorar a história e o imaginário pessoal dos bailarinos, transformando esse material em arte, mais especificamente, em movimento. Expandir a ideia de dançarino contemporâneo para a de intérprete ou performer, uma vez que esses artistas são solicitados a atuar de maneiras diversas, segundo o contexto de cada coreografia. Essas diversas formas de atuar solicitadas ao intérprete da Dança Contemporânea trazem a necessidade de uma formação com novas abordagens: teatro, música, canto, artes visuais; além de diferentes técnicas de dança e estudo com diferentes coreógrafos. Pina Bausch é considerada um ícone da dança-teatro, pois criou um processo de composição coreográfica peculiar e possuía uma incrível capacidade de transformar o individual em universal. Desenvolveu seus trabalhos desconstruindo pequenos gestos cotidianos, partindo da repetição, transformando em pequenas células de movimento, depois cenas, gerando uma grande composição-espetáculo. Imagem: Young female modern (contemporary) dancers/ Loadmaster/ GNU Free Documentation License 40

41 1-Propor audição musical, com olhos fechados, deixar a imaginação
fluir e visualizar imagens que a música desperta, gestos. 2-Todos de pé, realizar os gestos visualizados e improvisados, deixar- se levar pelo som, escolher uma palavra e criar um gestual para ela e deixar o corpo ser o guia. 3-Sentados ao som de uma música, eleger uma frase e construir sua frase gestual que a represente; 4-Apresentar ao som da mesma música a sua frase gestual e os colegas deverão tentar identificar qual é a frase da composição musical. 5- Reunir as frases gestuais e dançá-las em sequência na construção coreográfica. 6-Apresentar para o grupo-classe e, ao final, realizar avaliação. Arte é vida! §          Imagem: Young female modern (contemporary) dancers/ Loadmaster/ GNU Free Documentation License 41

42 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 2a Contemporary ballet/ jeff/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license 19/10/2012 2b Members of the Royal Winnipeg Ballet/ David Asch/ Domínio Público 2c Jazzdance/ Calliopejen1/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license 2d Modern Indian dance, India Habitat Centre, New Delhi, India/ Yann/ GNU Free Documentation License 2e Tanzturnier für lateinamerikanische Tänze/ Sigismund von Dobschütz/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license 2f Linen clothes/ FlyGirl555/ Domínio Público 2g Belen maya/ Gilles Larrain/ The use of this image is free for any purpose 4 Grace and christian/ jeff/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license

43 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 5 Espectáculo "Cruel" da Cia de Dança Deborah Colker/ rosano mauro/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license 19/10/2012 6 Benedetto Feruggia und Claudia Köhler, Deutsche Meister, Europa- (2009,2010) und Weltmeister (2009) der Amateure im Standardtanz, beim Wiener Walzer (2010)/ Sigismund von Dobschütz/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license 7 Pedro Mascarenhas 7 silences/ Pedro Mascarenhas/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license 8 Bailarina de la danza del vientre/ Gudrun Holde-Ortner/ GNU Free Documentation License 9 A man and a woman performing a modern dance/ Barry Goyette/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic license

44 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 10 Contemporary dance at its finest/ Nazareth College/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic license 19/10/2012 11 Cedar Lake Contemporary Ballet/ LPLT/ GNU Free Documentation License 12 DonKichot Veznovets1/ Gruszecki/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license 13 Young female modern (contemporary) dancers/ Loadmaster (David R. Tribble)/ GNU Free Documentation License 14 A modern dancer as photographed by William Gauderman at Willamette Ballet Academy in Woodburn, Oregon, on July 24, 2007/ William Gauderman/ GNU Free Documentation License 15 Rudolf von Laban ( ) and his Labanotation signs/ Anonymous/ Domínio Público 25/10/2012

45 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 16 Rudolf von Laban ( ) and his Labanotation signs/ Anonymous/ Domínio Público 25/10/2012 17 Martha Graham, dancer and choreographer/ Yousuf Karsh/ Domínio Público 18 Labanotation signs set 2/ Huster/ Domínio Público 19 Labanotation signs set 1/ Huster/ Domínio Público 20 21 Rudolf von Laban ( ) in the centre of his pupils/ Anonymous/ Domínio Público 22 Labanotation signs 4/ Huster/ Domínio Público 23a 23b

46 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 24 Presentación de la Compañía de Danza Contemporánea "Danzart"/ Severuksen/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license 25/10/2012 25 Isadora Duncan 1/ Asta/ Domínio Público 26 Isadora Duncan ( )/ Arnold Genthe/ Domínio Público 27 Dancers by Glen Josselsohn Contemporary Modern Artist/ Glen Josselsohn Art/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license 28a Isadora Duncan as the first fairy in Midsummer night's Dream/ Baker Art Gallery/ Domínio Público 28b Isadora Duncan at Theatre of Dionysus, Athens/ Raymond Duncan/ Domínio Público 29 Ruth St Denis - Ted Shawn out-of-doors photo/ New York Public Library/ Domínio Público

47 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 30 Dancers dance acording to Labanotation signs/ Anônimo/ Domínio Público 25/10/2012 31 Martha Graham and Bertram Ross/ Carl Van Vechten/ Domínio Público 32 Martha Graham, dancer and choreographer/ Yousuf Karsh/ Domínio Público 33 Rudolf von Laban ( ) in the centre of his pupils/ Anonymous/ Domínio Público 34 CunninghamDunnBrownShiraz1972/ Unknown/ The use of this image is free for any purpose 35 Merce Cunningham - Ocean 2007 at Carnival Center/ alesh houdek/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license 36 Merce Cunningham April 16, July 26, 2009/ Floor/ Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica

48 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 37 A photo of Chris Nash and Justine Therrien in the Irish Modern Dance Theatre production of Rough Air/ Irishmoderndancetheatre/ GNU Free Documentation License 25/10/2012 38 Imagem: Indian fusion dance/ jay8085/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic license 39 Classical Indian dancer of Sri Devi Nrithyalaya/ Sri Devi Nrithyalaya/ GNU Free Documentation License 40 Young female modern (contemporary) dancers/ Loadmaster/ GNU Free Documentation License 41


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