A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C."— Transcrição da apresentação:

1 Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.

2 Origem da Humanidade Teoria Criacionista: explicação religiosa, criação de Deus. Teoria Evolucionista: explicada pela ciência, evolução das espécies.

3 Evolução das espécies

4 Dinossauros já extintos

5

6 Divisão da Pré-história
1º FASE: Paleolítico ou Pedra Lascada: (+2,6 milhões de anos)surgimento dos primeiros hominídeos(homo habilis), vida nômade, objetos de pedra lascada, ossos e dentes de animais, uso do fogo.

7 Paleolítico ou Pedra Lascada
O domínio da técnica de produzir o fogo mudou completamente a vida desses grupos. Por volta de 500 mil anos esta descoberta facilitou o preparo dos alimentos, ajudou a proteger esses homens do frio e dos animais ferozes, além de iluminar os ambientes.

8 Pinturas Rupestres Desenhos feitos nas pedras, geralmente em cavernas. A credita-se que as pinturas tinham uma intenção mágica. EX: Pintar o homem em uma caça lhe garantiria uma boa caça. Cenas do cotidiano, ritos e práticas com símbolos variados. Altamira, Espanha 14000 a.C.

9

10 Paleolítico e última glaciação
Os últimos cem anos do Paleolítico correspondem, geologicamente, à última glaciação- ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS. Formação de florestas, extinção de savanas e extinção de muitos animais. Redução da carne e frutos, base da alimentação humana desse período.

11 Divisão da Pré-história
2ª FASE: Neolítico ou Pedra Polida: (+ 12 mil anos)revolução agrícola e domesticação de animais, sedentarismo, aperfeiçoamento dos instrumentos de trabalho e primeiras aldeias.

12 Agricultura invenção das Mulheres
Estudos científicos provam que a agricultura teria iniciado em diferentes continentes ao mesmo tempo e uma invenção das mulheres. (+8000 a.C) As primeiras plantas foram cultivadas no Extremo Oriente e Crescente Fértil – cereais como: trigo, arroz, painço(China) e milho(América).

13 Crescente Fértil

14 Tecnologia aplicada à agricultura
Ao longo do tempo, as sociedades humanas desenvolveram muitas tecnologias para aumentar a produção, a variedade e a qualidade dos alimentos. Canais de irrigação, seleção de sementes, fabricação de instrumentos e máquinas agrícolas, adubos,... Formação das cidades, comércio, Estado e organização religiosa.

15

16

17 IDADE DOS METAIS Uso do cobre, do ferro e do bronze.
Objetos e instrumentos mais sofisticados. Fortalecimento da divisão do trabalho, do comércio, da propriedade privada e do Estado.

18

19 Cobre Inicialmente moldado a frio, mais tarde, os artesãos passaram a fundi-lo. Metal recebia a forma desejada.

20 Bronze Equipamentos de guerra: machados, escudos, espadas, lanças e flechas.

21 Ferro Ferramentas, punhais, e armas mais resistentes.

22 Povoamento das terras americanas
Estreito de Bering / vários caminhos


Carregar ppt "Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google