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6 Tipos de Teclado Eletrônico - Conteúdo Introdução

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Apresentação em tema: "6 Tipos de Teclado Eletrônico - Conteúdo Introdução"— Transcrição da apresentação:

1 6 Tipos de Teclado Eletrônico - Conteúdo Introdução
O Musical Telegraph e o Theremin O Órgão Eletrônico e o Piano Elétrico O Piano Digital e o Piano Acústico MIDI Os Teclados Eletrônicos Posteriormente trasnformados em links, que remeterão às telas seguintes. E-book Teclado Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas, João Geraldo Segala Moreira, Maurício Starosta & Daiane Raatz. Porto Alegre, maio de 2008.

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Introdução No final do século XIX, surge o protótipo de um dos primeiros instrumentos baseados no uso da eletricidade. Logo após, em 1929 surge um instrumento musical eletrônico, o primeiro a ser comercializado, chamado Theremin. Posteriormente, outros experimentos surgiram e diversos instrumentos tradicionalmente acústicos foram eletrificados, como o piano, o órgão, a guitarra, e o violino. Ao final da década de 1970, engenheiros e técnicos de som desenvolveram a música aliada à tecnologia digital, e incentivaram muitas empresas de instrumentos musicais a investirem na pesquisa da tecnologia digital para seus instrumentos. De acordo com Gohn (2001): [...] “embora seu trabalho seja de uma natureza completamente distinta, o objetivo dos pesquisadores do século XXI também é o de aperfeiçoar instrumentos musicais com a aplicação do conhecimento. Suas ferramentas conceituais, além de considerar os aspectos acústicos dos instrumentos, incluem as inovações tecnológicas da época.” Dessas inovações surgiram os diversos tipos de teclado eletrônico com suas diversas funções, que temos hoje. Um breve histórico, assim como uma rápida apresentação de categorias e recursos deste instrumento serão tratados nesta unidade de estudo. Texto em si, onde cada parágrafo deve ser disponibilizado em slide separado, identico a este. Clonar fonte, passando-a para preto. E-book Teclado Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas, João Geraldo Segala Moreira, Maurício Starosta & Daiane Raatz. Porto Alegre, maio de 2008.

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O Musical Telegraph e o Theremin O Musical Telegraph foi criado em 1876 pelo norte-americano Elisha Gray. O Musical Telegraph foi um dos primeiros instrumentos de teclado capazes de controlar e transmitir sons. O instrumento possuía um dispositivo onde lâminas de aço vibravam, produzindo os sons através do telefone. Essas lâminas eram controladas por um circuito elétrico auto-oscilante. Mais tarde Gray incorporou um alto-falante bastante rudimentar que permitia ouvir o instrumento fora da linha telefônica. Exemplo 1: Musical Telegraph. O Theremin foi um dos primeiros instrumentos musicais eletrônicos. Foi criado em 1920 por Leon Theremin. O Theremin foi uma evolução do Dynamophone ou Telharmonium (protótipo de um dos primeiros instrumentos baseados no uso da eletricidade, datado de 1906). O Theremin começou a ser comercializado em 1929 e inicialmente não possuía teclado. Os Beach Boys, em Good Vibrations, e Ike & Tina Turner, em Nutbush City Limits o utilizaram em gravações. Atualmente, é utilizado por algumas bandas. Em 1928, Maurice Martenot o transformou num instrumento de teclas, conhecido como Onda Martenot. Exemplo 2: “Onda Martenot” e Theremin. Texto em si, onde cada parágrafo deve ser disponibilizado em slide separado, identico a este. Clonar fonte, passando-a para preto. E-book Teclado Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas, João Geraldo Segala Moreira, Maurício Starosta & Daiane Raatz. Porto Alegre, maio de 2008. 3

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O Órgão Eletrônico e o Piano Elétrico O Órgão Eletrônico propriamente dito surgiu na década de 1950, apresentando uma resolução totalmente eletrônica, diferindo fundamentalmente do Órgão Eletromecânico, datado de 1935, e do Órgão de Tubos. O funcionamento do Órgão Eletromecânico se dava a partir de um motor que acionava um eixo com várias rodas dentadas que giravam próximo a uma bobina magnética, de forma que cada dente, ao passar pela bobina, produzia uma variação de corrente, gerando assim um sinal oscilante. O Órgão Hammond é um exemplo de Órgão Eletromecânico muito utilizado no Jazz, por inúmeros executantes. As únicas semelhanças entre o Órgão Eletrônico e o Órgão de Tubos são os teclados, os registros, as pedaleiras e o móvel. Os sons do Órgão Eletrônico, assim como todos os seus controles de altura, timbre, vibratos e apoio rítmico, são gerados por placas de circuitos impressos e demais dispositivos de tecnologia eletrônica. Atualmente, encontramos o Órgão Digital, utilizando tecnologia PCM (Pulse Code Modulation), com suporte de acompanhamento (Bateria) e seqüenciador próprio. Exemplo 3: Órgão Hammond. O Piano Elétrico ou Piano Eletrificado representa a transformação do Piano Acústico mediante a aplicação de subsídios eletro-técnicos ou eletrônicos. Como exemplo, cita-se o Piano Elétrico Wurlitzer, criado na década de Os primeiros Pianos Elétricos apesar de apresentarem recursos eletrônicos, não apresentavam dinâmica (sensibilidade) nas notas produzidas. Exemplo 4: Piano Elétrico Wurlitzer. Texto em si, onde cada parágrafo deve ser disponibilizado em slide separado, identico a este. Clonar fonte, passando-a para preto. E-book Teclado Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas, João Geraldo Segala Moreira, Maurício Starosta & Daiane Raatz. Porto Alegre, maio de 2008.

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O Piano Digital e o Piano Acústico MIDI O Piano Digital apresenta um teclado de 88 notas e foi criado para substituir o Piano Acústico. O Piano Digital é um Piano Elétrico evoluído em todos os seus predicados. O Piano Digital apresenta uma qualidade de reprodução pianística excelente. Suas teclas apresentam dinâmica de toque (sensibilidade), característica que os elétricos não possuíam. Existem vários modelos com dimensões e peso diferentes. Os portáteis são muito utilizados por pianistas de música popular. O Piano Digital requer a mesma técnica de um piano acústico. Alguns modelos possuem um seqüenciador interno, podendo ser utilizado como transmissor e receptor de informações MIDI. Exemplo 4: Piano Digital Clavinova. O Piano Acústico MIDI é um piano acústico no qual são acoplados mecanismos sensores nas teclas e nos martelos de forma que se tornem transmissores e receptores de informações MIDI. Um exemplo é o sistema SE, adotado desde 1985, pela Bösendorfer Klavierfabrik, de Viena. Neste sistema sensores ópticos são adaptados ao piano Bösendorfer que registram informações MIDI, podendo ser transmitidas a um computador. Assim os dados relativos à execução de uma música são seqüenciados e arquivados, realizando uma retransmissão deles para o piano, possibilitando que o piano execute automaticamente a peça musical. Exemplo 5: Piano Bösendorfer. Texto em si, onde cada parágrafo deve ser disponibilizado em slide separado, identico a este. Clonar fonte, passando-a para preto. E-book Teclado Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas, João Geraldo Segala Moreira, Maurício Starosta & Daiane Raatz. Porto Alegre, maio de 2008. 5

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Os Teclados Eletrônicos Com os avanços no campo da música eletrônica, surgiu o protocolo de comunicação serial chamado MIDI (Musical Instrument Digital Interface), que foi criado para possibilitar a conexão entre dois ou mais teclados de diferentes fabricantes. Originalmente os instrumentos de teclado possuíam proporções consideráveis (como o cravo, o piano, o órgão) e ao longo de tempo foram sofrendo reduções de tamanho, até chegar nos pianos digitais portáteis e nos teclados eletrônicos. Os teclados chamados sintetizadores são os transmissores e os receptores mais utilizados para a transmissão de dados MIDI. O sintetizador é um instrumento musical de teclado, que se tornou comercialmente acessível no final da década de 1960 e que tem como característica principal a criação de sons. Enquanto o órgão apresenta uma quantidade de timbres limitada e imutável, um sintetizador pode imitar sons da natureza tais como o canto de pássaros, vento, trovões, assim como todos os instrumentos musicais acústicos e elétricos como os de uma orquestra sinfônica, ou até mesmo de uma guitarra elétrica. Devido à essa variedade de timbres, o tecladista pode combinar vários instrumentos musicais. Porém, para se utilizar corretamente as combinações desses instrumentos, é necessário observar detalhes, como o apontado por Alves (2002). Este autor afirma que ao realizar uma instrumentação com recursos de MIDI e de gravação digital, é preciso levar em conta a extensão (alcance) dos instrumentos e as características estilísticas de cada peça. Exemplo 6: Teclados Sintetizadores e outros instrumentos eletrônicos. Texto em si, onde cada parágrafo deve ser disponibilizado em slide separado, identico a este. Clonar fonte, passando-a para preto. E-book Teclado Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas, João Geraldo Segala Moreira, Maurício Starosta & Daiane Raatz. Porto Alegre, maio de 2008. 6


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