A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os padrões frasais e o uso da vírgula Aula 2 Nome.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os padrões frasais e o uso da vírgula Aula 2 Nome."— Transcrição da apresentação:

1 Os padrões frasais e o uso da vírgula Aula 2 Nome

2 Neste Caderno de Exercícios, você pode escrever nestas caixas. Note que isto só é possível no modo de apresentação. Se o tamanho da caixa parecer pequeno para o que você pretende escrever, não se preocupe, pois ela irá se adequar ao texto. Para salvar o que escreveu, você deve: 1 - Sair do modo de apresentação (clicando no botão esc ); 2 – Salvar. Para recomeçar do início da apresentação: clique na tecla F5. Para continuar do ponto de onde parou: clique shift + F5. Não esqueça: - consulte o glossário de termos empregados neste Caderno; - estude o material disponível sobre o assunto deste Caderno.

3 Neste Caderno, você vai rever os seis tipos fundamentais de frases, das quais derivam todas as frases possíveis do português. São os chamados padrões frasais. Se você dominar esses padrões e as várias maneiras de combiná-los e transformá-los, terá mais segurança ao escrever.

4 OS PADRÕES FRASAIS NÃO há vírgula entre os termos de cada padrão frasal. I Sujeito + Verbo + (Adjunto Adverbial) IV Sujeito + Verbo + Obj. direto + Obj. Indireto + ( Adjunto Adverbial) II Sujeito + Verbo + Objeto Direto + ( Adjunto Adverbial) III Sujeito + Verbo + Objeto Indireto + ( Adjunto Adverbial) V Sujeito + Verbo + Complemento Adverbial + ( Adjunto Adverbial) VI Sujeito + Verbo de ligação + Predicativo + ( Adjunto Adverbial) Lembrete: Os padrões II e IV podem sofrer a transformação conhecida como voz passiva. Ex.: A chuva espantou os visitantes. Os visitantes foram espantados pela chuva.

5 Escreva ao lado de cada frase o número do padrão frasal correspondente. a) O festival de Woodstock reuniu cerca de 450 mil pessoas. c) Mais de 30 atrações se revezaram no palco. b) O movimento de oposição à Guerra do Vietnã crescia dia a dia. e) Jimmi Hendrix protagonizou um dos momentos mais memoráveis do Festival. d) Os ingressos em Woodstock eram caros. f) A fazenda tornou-se território livre. g) O bom comportamento dos hippies agradou aos moradores da redondeza. Veja Woodstock, 1969.

6 Escreva ao lado de cada frase o número do padrão frasal correspondente. h) Uma das melhores rampas de voo livre está no Brasil. j) ) Muitos pilotos preferem asa delta a parapente. i) O esporte chegou ao Brasil em l) Baixinhos e gordinhos adoram a experiência. k) O recorde mundial de voo livre pertence a um austríaco. m ) Viajantes de primeira viagem sentem medo. n) A aterrissagem requer atenção. o) O paraquedismo é outra modalidade das alturas.

7 Muitas vezes, a ordem em que aparecem os termos da frase simples pode ser alterada ou novos termos podem ser inseridos nela. Reescreva as frases, usando vírgula para identificar a alteração no padrão frasal. Nas próximas décadas centenas de milhões de pessoas morrerão de fome. A taxa de natalidade sem dúvida despencou no mundo inteiro. A maioria dos terráqueos em 2050 viverá em grandes cidades. O crescimento se concentrará em países com grande população islâmica ou seja no Oriente Médio. Paul Ehrlich em seu mais famoso livro alerta para o substancial aumento da mortalidade mundial.

8 Reescreva as frases, separando por vírgulas o aposto e o vocativo. Lembre que eles podem aparecer na frase simples sem desempenhar função de mesma importância que os outros termos estudados. Howard Carter o responsável pela descoberta da morada do faraó escapou à maldição de Tutancâmon. Chegou a hora crianças de saberem a verdade sobre a maldição do faraó. A biografia de Tutancâmon o faraó menino é envolta em mistério. Muita gente crê numa terrível praga da múmia do faraó professor.

9 Escreva dois períodos simples para cada estrutura de frase possível em português. c) Sujeito + Verbo + Objeto Direto + Objeto Indireto b) Sujeito + Verbo + Objeto Indireto a) Sujeito + Verbo de ligação + Predicativo

10 O que você concluiu em relação ao emprego da vírgula em períodos simples? O conhecimento dos padrões frasais ajuda a decidir se a vírgula pode ser usada ou não? Após realizar as atividades deste Caderno, o que você julga importante destacar?


Carregar ppt "Os padrões frasais e o uso da vírgula Aula 2 Nome."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google