A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relembrando o uso de outros sinais de pontuação Aula 5 Nome.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relembrando o uso de outros sinais de pontuação Aula 5 Nome."— Transcrição da apresentação:

1 Relembrando o uso de outros sinais de pontuação Aula 5 Nome

2 Neste Caderno de Exercícios você pode escrever nestas caixas. Note que isso só é possível no modo de apresentação. Se o tamanho da caixa parecer pequeno para o que você pretende escrever, não se preocupe, pois ela irá se adequar ao texto. Para salvar o que escreveu você deve: 1 - Sair do modo de apresentação (clicando no botão esc ). 2 – Salvar. Para recomeçar do início da apresentação: clique na tecla F5. Para continuar do ponto de onde parou: clique shift + F5.

3 Neste Caderno, você vai exercitar o uso correto de outros sinais de pontuação além da vírgula.

4 1. Em uma das frases a vírgula é inadequada. Identifique-a e dê a razão. a)Colhiam café bandos de moças alegres, cantadoras, muito bonitas. b) Menino pobre, Zezinho não tinha roupa nova para ir à festa. d) Para lá da via férrea, meninos empinavam papagaios. c) A tartaruga, conhecido réptil aquático, vem à terra para a desova. e) Mugidos tristes de reses famintas, cortavam o silêncio da noite.

5 2. Recoloque, em cada período, o ponto e vírgula omitido. Clique na figura para saber mais sobre a Dengue Clique na figura para saber mais sobre a Dengue Clique na figura para saber mais sobre a Revolução de 1932 Clique na figura para saber mais sobre a Revolução de 1932

6 3. Empregue corretamente o ponto e vírgula.

7 4. Assinale com X a opção em que está correto o emprego do ponto e vírgula. e) Solteiro, foi um menino turbulento, casado; era um moço alegre, viúvo; tornara-se um macambúzio. a) Solteiro, foi um menino turbulento; casado, era um moço alegre; viúvo, tornara-se um macambúzio. b) Solteiro; foi um menino turbulento, casado; era um moço alegre, viúvo; tornara-se um macambúzio. c) Solteiro, foi um menino; turbulento, casado; era um moço alegre viúvo, tornara-se um macambúzio. d) Solteiro, foi um menino turbulento, casado; era um moço alegre, viúvo; tornara-se um macambúzio.

8 5. Empregue, convenientemente, vírgula, ponto e vírgula e dois-pontos.

9 6. Preencha os parênteses com os sinais de pontuação adequados. a) ponto e vírgula / vírgula / vírgula / vírgula Assinale a única alternativa correta: os espaços foram preenchidos, na sequência, com c) ponto e vírgula / ponto e vírgula / ponto e vírgula / ponto e vírgula b) vírgula / dois-pontos / dois-pontos / vírgula d) vírgula / dois-pontos / ponto e vírgula / ponto e vírgula e) dois-pontos / ponto e vírgula / vírgula / vírgula

10 7. Justifique o emprego dos sinais de pontuação nos trechos abaixo. 1) A aliança PT-PMDB não se reproduz em 13 estados. 2) O endereço eletrônico do blog do Ensino Propulsor é ropulsor 3) O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) quer concluir a BR-448, Rodovia do Parque, antes do prazo previsto, que é na metade de (Jornal NH, , p. 28)

11 8. Nos trechos que seguem só há pontos finais. Pontue-os adequadamente.

12 Continuação... Clique no livro para baixar o conto completo

13 Manifeste sua opinião, respondendo a UMA das perguntas em uma CARTA a ser enviada a um jornal de circulação nacional. Sua carta será publicada na seção Interagindo com o leitor! Use argumentos convincentes. 9. Demonstre os conhecimentos que você possui sobre pontuação. O que você acha da conversão de penas em trabalhos comunitários? Como diminuir a violência contra os menores? Que pena deveria ser aplicada a quem maltrata animais?


Carregar ppt "Relembrando o uso de outros sinais de pontuação Aula 5 Nome."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google