A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saneamento Aluno: Yago Swyan Gomes da Silva Orientador: Carlos de Oliveira Galvão UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG CENTRO DE CIÊNCIAS EM RECURSOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saneamento Aluno: Yago Swyan Gomes da Silva Orientador: Carlos de Oliveira Galvão UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG CENTRO DE CIÊNCIAS EM RECURSOS."— Transcrição da apresentação:

1 Saneamento Aluno: Yago Swyan Gomes da Silva Orientador: Carlos de Oliveira Galvão UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG CENTRO DE CIÊNCIAS EM RECURSOS NATURAIS – CTRN UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL – UAEC ÁREA DE ENGENHARIA DE RECURSOS HÍDRICOS - AERH Laboratório de Hidráulica II Manoel Gilberto de Barros

2 Introdução A água é um bem precioso na quais todos precisaram, mas para isso essa água deve ser de boa qualidade não prejudicando a saúde. Para isso é preciso essa água ser estudada e analisada de forma precisa. No laboratório de saneamento são analisadas amostras de água de qualquer lugar( rio, lago, cisterna, etc.) para ser avaliada confirmando se essa água pode ou não ser consumida. Para ajuda nesse trabalho são usados instrumentos capazes de detectar bactérias, e outros microorganismos capazes de causar doenças(como a disenteria bacteriana, febre tifóide,etc.) que podem ser ingeridas por alimentos contaminados ou pela água contaminada.

3 Qualidade de água Água potável: é aquela água que bebemos pois não contem micróbios, nem substancias químicas e outros produtos que cause problemas além de ter aspecto incolor(sem cor), inodora(sem cheiro) e insípida( sem gosto) (Figura 1); Figura 1: água potável.

4 Água poluída: É aquela água em que contem substancias que mudam suas características deixando a imprópria para consumo (Figura 2); Figura 2: água poluída. Água contaminada: É aquela em que a água que contém micróbios patogênicos ou substâncias venenosas (Figura 3); Figura 3: vermes em água contaminada

5 riscos de doenças através do uso da água A água contaminada pode causar doenças de varias maneiras e prejudicar a saúde das pessoas, quais sejam: Através da ingestão direta; Na ingestão de alimentos; Pelo seu uso na higiene pessoal e no lazer; Na agricultura; Na indústria. Os riscos relacionados com o uso de água contaminada podem ser divididos em dois grupos principais: Relacionados a ingestão direta com a água contaminada, pelo contato direto ou por insetos que precisam da água no seu ciclo biológico; Relacionados os derivados de reagentes químicos ou radioatividade geralmente efluentes de esgotos industriais.

6 Doenças causadas pela água contaminada São algumas doenças causadas pela água contaminada: Disenteria bacteriana: A disenteria bacteriana e uma infecção causada por uma bactéria do gênero Shiguella (Figura 4). A infecção é uma forma de intoxicação alimentar que ocorre por água e alimentos contaminados. Para se prevenir dessa contaminação e preciso não ingerir água contaminada, fazer higiene pessoal e dos alimentos. Figura 4: Bactéria Shiguella

7 cólera: A cólera é uma infecção aguda localizada no intestino provocado pelo vibrio cholearae (Figura 5) coma a ajuda das moscas e de outros insetos que transportam o vibrão para a água e alimentos. O vibrião é encontrado nas fezes de pessoas infectadas onde a doença se manifestou ou não, em água e em alimentos infectados. Figura 5: vibrio cholearae Doenças causadas pela água contaminada

8 Febre tifóide: A febre tifóide é uma doença que é característica de lugares em que não existem água tratada e esgoto, é uma transmissão feita através de alimentos e água contaminada. È causada por uma bactéria denominada de SamonellaTyphi ( Figura 6). Seus principais sintomas são diarréia e vômitos, esplenomegália, delírios e estado de torpor, surgindo depois quadros de septicemia, com possível choque séptico mortal.diarréiaesplenomegáliasepticemiachoque séptico Figura 6:bactéria Samonella Typhi

9 Doenças causadas pela água contaminada Amebíase: A causa da amebíase se da pela infecção de protozoário Entamoeba histolytica( Figura 7). É transmitida pela ingestão de saneamento de alimentos e de água contaminada com fezes com cistos amebianos. Os sintomas são desconforto abdominal, febre, sangue nas fezes, forte diarréia,etc. Figura 7: Entamoeba histolytica

10 O saneamento O saneamento é uma atividade econômica voltada ao abastecimento de água potável, tratamento de esgotos e o controle de pragas ou qualquer verme patogênico visando à saúde da comunidade. O saneamento básico é um serviço essencial, tendo como importância a saúde e o meio ambiente de toda a população.

11 Importância do saneamento O saneamento é indispensável para a saúde da comunidade. A implantação de sistemas públicos de abastecimento de água, esgotamento sanitário e destino adequado do lixo trazem uma rápida e sensível melhoria na saúde e condições de vida de uma população. Como exemplo: Controle e prevenção de doenças; Promoção de hábitos higiênicos; Melhoria da limpeza pública; entre outras utilidades.

12 Laboratório de saneamento O laboratório de saneamento como já avia falado é também responsável pelo estudo da qualidade da água e que para isso é preciso de instrumentos que facilitem esse estudo. Alem disso são prestados serviços como: Análises físico-químicas e microbiológicas (bacteriológicas, algológicas e parasitológicas) de águas e esgotos; Monitoramento físico-químico e microbiológico de Estações de Tratamento de Esgotos e Mananciais de Abastecimento; entre outros.

13 Instrumentos usados no laboratório de saneamento No laboratório de saneamento são usados alguns instrumentos que facilitam o trabalho, são alguns: quanti tray sealer espectrofotômetro bico de bursen Capela autoclave entre outros

14 Instrumentos usados no laboratório de saneamento quanti tray sealer (Figura 9) : É um dos instrumentos que incubam amostras de água. Figura 9: amostra de água incubada e figura B é o quanti tray sealer.

15 Espectrofotômetro (Figura 10) É um instrumento que através de espectros luminosos vai atravessar a substancia e identificar quais as substancias ali contidas. Figura 10: espectrofotômetro bico de bursen (Figura 11): É um instrumento que vai liberar uma chama que vai impedir que bactérias consigam ficar nos materiais. Figura 11: Bico de Bursen.

16 Capela (figura 12): Local na qual apresenta um ventilador invertido que vai puxar o gás liberado por alguma substancia que pode fazer mal a pessoa que entra em contato. Figura 12:capela. Autoclave (Figura 13): Instrumento que através da pressão vai esterilizar o material deixando esse sem bactérias. Figura 13: Autoclave.

17 Amostras No laboratório de saneamento são feito amostras para se identificar bactérias naquele meio. São estas: amostra de placa: é colocado uma amostra de água em uma placa de vidro e depois de um tempo se essa água estiver contaminada vai aparecer bolinhas mostrando que naquele maio se tinha bacterias. amostras de tubo: é colocado um algodão molhado com a amostra de água e nele vai aparecer umas bolinhas mostrando que esta amoistra esta contaminada.

18 As amostras são colocadas na estufa vai ficar sempre úmida e com uma temperatura boa para que a bactérias cresçam( Figura 14). Estas bactérias só vão crescer com a ajudo de uma substancia que serve de alimento (Figura 14). Figura 14: imagem A: estufa. Imagem B: alimento dado as bactérias. AB

19 Referencias bibliográficas d=97&tpl=printerview d=97&tpl=printerview bacterias.htm onth:int=9&year:int=2008

20


Carregar ppt "Saneamento Aluno: Yago Swyan Gomes da Silva Orientador: Carlos de Oliveira Galvão UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG CENTRO DE CIÊNCIAS EM RECURSOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google