A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de Computacao Gráfica Trabalho-2 - Fazer um programa que, através de uma webcam, leia um código QR. Primeira etapa: Binarizacao da Imagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de Computacao Gráfica Trabalho-2 - Fazer um programa que, através de uma webcam, leia um código QR. Primeira etapa: Binarizacao da Imagem."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Computacao Gráfica Trabalho-2 - Fazer um programa que, através de uma webcam, leia um código QR. Primeira etapa: Binarizacao da Imagem. Ismael Andrade Pimentel Departamento da Eng. Mec

2 QR Code O QR Code (ou Código de Barras em 2D), é uma matriz ou código de barras bi-dimensional, criado pela empresa Japonesa Denso-wave, em O QR vem de Quick Response, pois o código pode ser interpretado rapidamente, mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por câmeras digitais em formato VGA, como as de celulares. O QR Code é muito usado no Japão. Capacidade de armazenamento Numérica - Max caracteres Alfanumérica - Max caracteres Binário (8 bits) - Max bytes Kanji/Kana - Max caracteres Capacidade de correção de erros Nível L 7% Nível M 15% Nível Q 25% Nível H 30%

3 Método de Otsu - Binarização O histograma de nível de cinza é normalizada e considerada como uma probabilidade de distribuição e é dada por Onde que os pixels da imagem dada são representados pelo L (1, 2,...L) e o numero de pixels com nível i, é denotado por ni e o numero total de pixels N = n1 + n2 +n3+....nL.

4 Supondo agora que o pixel tem duas classes C0 e C1 (fundo e objetos) por um limiar de nível k: C0 denota pixels com níveis [0,... k] e C1 denota pixels com níveis [k +1,..., L ]. As probabilidades de ocorrência classe e da classe média níveis, respectivamente, são dadas por

5 Objetivo: O objetivo do trabalho consiste em fazer um programa que, através de uma webcam, leia um código QR. Primeira etapa: Binarizacao de Imagem. Fazer um programa que leia as imagens fornecidas e produza uma matriz binária (1=preto e 0 branco) que corresponda a imagem do código QR. Para isto é preciso fazer a leitura, segmentação, identificação e decodificação da imagem. Calcular o histograma (quantas vezes a cor cinza aparece). Achar os marcadores dos cantos e fazer uma correção (homografia). Processar a imagem de forma a identificar onde estão os pontos do padrão. Gerar uma matriz de pontos através da imagem que corresponda ao código de segmentação que transforme a imagem RGB numa imagem binária (pixels com valor zero e um). Calculo para achar o thresrold (melhor nível de cinza).

6 Resultados Rodando o Otsu3 que corresponde somente ao OtsuBinarization teve melhores resultados do que os outros testes que transformavam a imagem para cinza ou passava o filtro de Gauss.


Carregar ppt "Fundamentos de Computacao Gráfica Trabalho-2 - Fazer um programa que, através de uma webcam, leia um código QR. Primeira etapa: Binarizacao da Imagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google