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Informações dos Empresários Perfil do Público-Alvo no Paraná

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Apresentação em tema: "Informações dos Empresários Perfil do Público-Alvo no Paraná"— Transcrição da apresentação:

1 Informações dos Empresários Perfil do Público-Alvo no Paraná
Parte I Informações dos Empresários Perfil do Público-Alvo no Paraná Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Março de 2008

2 Sumário I – Introdução 03 II –
A Presença dos Empresários e Empreendedores em Curitiba e Região Metropolitana 21 Primeira Parte – Informações dos Empresários III – Características Gerias dos Empresários 34 IV – História da Empresa e Trajetória do Empresário 86 V – Apoio Institucional aos Empresários 111 VI – Necessidade dos Empresários 144 Segunda Parte – Informações dos Empreendedores VII – Características Gerais dos Empreendedores 04 VIII – Formas de Abertura das Empresas 47 IX – Apoio Institucional aos Empreendedores 72 X – Necessidades e Demandas dos Empreendedores 107 XI – Percepções Preliminares do Estudo do Público-Alvo do Sebrae 120

3 Apresentação do Relatório, Objetivos do Estudo, Metodologia e Amostra
I – Introdução Apresentação do Relatório, Objetivos do Estudo, Metodologia e Amostra

4 Background O Sebrae desenvolve várias atividades de apoio às micro e pequenas empresas em todo o território nacional, com o objetivo de seu fortalecimento, buscando a sua sobrevivência, crescimento e elevação do emprego neste setor. Como ferramenta de atuação, a entidade conta com duas linhas de esforços. A primeira delas são os programas oferecidos para empresas e empreendedores que buscam apoio técnico e suporte operacional no Sebrae. São cursos, programas de orientação, mecanismos de abertura de empresa, consultoria, entre outros recursos que são consumidos pelos empresários e empreendedores a partir de sua ação pró-ativa, ou seja, eles buscam estes recursos. Na outra ponta encontram-se os projetos junto a Arranjos Produtivos Locais ou grupos de empresas homogêneas. São projetos onde o Sebrae e outras entidades participam para aumentar a competitividade de um grupo de empresas através da capacitação e preparação para atuação conjunta. Estes são conhecidos como projetos GEOR. No Paraná o Sebrae executa estas duas linhas de ações através de cinco escritórios centrais, localizados em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Pato Branco.

5 Background O Sebrae deseja aprofundar o conhecimento que possui de seu público-alvo para poder elaborar e implantar estratégias de atuação que cumpram com seus objetivos centrais. Existem várias estatísticas sobre a quantidade de empresas existentes no Paraná e sua distribuição por faturamento e número de funcionários. Estas estatísticas, entretanto, não atingem dois públicos de interesse do Sebrae: os empreendedores e as empresas que ainda não concluíram sua formalização. Para complementar as informações que o Sebrae já possui, foi solicitado à Diferencial Pesquisa de Mercado a execução de um projeto de pesquisa que aumente a confiança nos números de micro e pequenas empresas existentes, aponte a incidência de empreendedores e mostre a penetração e atuação do Sebrae nestes públicos para balizar suas estratégias de atuação. Além disto, a pesquisa apontará também as principais necessidades do público-alvo e as oportunidades do Sebrae enriquecer suas ações. O estudo está sendo realizado com amostra representativa para todos os escritórios do Paraná.

6 Objetivos Estudar o Perfil e o Comportamento do Público-Alvo do Sebrae a Fim de Balizar a Atuação da Entidade no Estado.

7 Metodologia e Amostra Conceito Geral Este estudo foi conduzido através de metodologia quantitativa com a realização de entrevistas pessoais em amostra probabilística domiciliar. Esta metodologia está sendo utilizada para determinar a penetração de empreendedores e empresários na população paranaense. Além das abordagens em domicílios, um conjunto adicional de entrevistas complementares estão sendo aplicadas em pontos de fluxo das cidades, mantendo-se as proporções e características básicas apontadas na etapa probabilística. Para a elaboração desta amostra foram seguidas 3 etapas: 1º - Sorteio das cidades; 2º - Sorteio dos setores censitários a serem pesquisados em cada cidade; 3º - Pesquisa complementar em ponto de fluxo.

8 Metodologia e Amostra 1ª Etapa – O Sorteio das Cidades
O primeiro passo foi o levantamento, por fontes oficiais, do número de pequenas e micro empresas das cidades que fazem parte de cada um dos 5 escritórios Sebrae. As cidades foram sorteadas através de probabilidade não linear, ou seja, quanto maior o número de empresas a cidade possuía, maior suas chances de ser sorteada. Por motivos estratégicos, algumas cidades foram “puladas” e desconsideradas do sorteio. Isso ocorreu quando a cidade sorteada já possuía uma equivalente, como por exemplo, duas cidades da região metropolitana, duas cidades litorâneas ou até mesmo a presença de duas cidades muito pequenas. Foram realizados cinco sorteios, um para cada escritório.

9 Exemplo de Sorteio das Cidades do Escritório Curitiba
Metodologia e Amostra 1ª Etapa – O Sorteio das Cidades Exemplo de Sorteio das Cidades do Escritório Curitiba

10 Metodologia e Amostra A Amostra Final

11 Metodologia e Amostra A Amostra Final

12 Metodologia e Amostra A Amostra Final

13 Metodologia e Amostra Resumo da Amostra Final

14 Exemplo de Sorteio dos Setores Censitários
Metodologia e Amostra 2ª Etapa – O Sorteio dos Setores Censitários O setor censitário é a menor unidade territorial, com limites físicos identificáveis em campo, com dimensão adequada à operação de pesquisas e cujo conjunto esgota a totalidade do Território Nacional, o que permite assegurar a plena cobertura do País. O sorteio dos setores ocorreu da mesma forma que o sorteio das cidades, porém com a utilização do número de domicílios para definição da probabilidade de escolha de cada setor Exemplo de Sorteio dos Setores Censitários

15 Exemplo de Mapa dos Setores Censitários
Metodologia e Amostra 2ª Etapa – O Sorteio dos Setores Censitários Exemplo de Mapa dos Setores Censitários Ponto Inicial

16 Metodologia e Amostra 2ª Etapa – O Sorteio dos Setores Censitários Para percorrer o setor censitário o entrevistador deve partir do ponto inicial indicado no mapa caminhando para o sentido horário até retornar ao ponto de partida. Desta forma, todas as residências do setor possuem chances iguais de serem abordadas. Em terrenos com mais de uma residência, apenas uma das casas é entrevistada. Em edifícios, a abordagem deve iniciar sempre pelo último apartamento e segue até o primeiro. Ao abordar uma residência com um empresário ou empreendedor pula-se 3 casas para abordar a próxima.

17 Metodologia e Amostra 3ª Etapa – As Pesquisas Complementares Foram realizadas pesquisas em pontos de fluxo da cidade e em estabelecimentos comerciais a fim de complementar a amostra estabelecida. Desta forma, quando um volume suficiente de lares era abordado para se obter dados de penetração de empresários e empreendedores, o restante das entrevistas eram realizadas em pontos de fluxo ou em pontos visíveis de comércios, indústrias e serviços, mantendo as proporções identificadas nas entrevistas com amostra probabilística

18 Segmentos por Escritório Regional Escritório Pato Branco
Os Segmentos Analisados Os Diversos Públicos Analisados Segmentos por Escritório Regional Escritório Curitiba Cidades englobadas na pesquisa: Curitiba, São José dos Pinhais, Araucária, Almirante Tamandaré, Ponta Grossa, Guarapuava, Paranaguá, Castro, Morretes, Tibagi, Mallet Escritório Maringá Cidades englobadas na pesquisa: Maringá, Paranavaí, Sarandi, Jussara Escritório Cascavel Cidades englobadas na pesquisa: Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Mercedes Escritório Londrina Cidades englobadas na pesquisa: Londrina, Arapongas, Rolândia, Ivaiporã Escritório Pato Branco Cidades englobadas na pesquisa: Pato Banco, Francisco Beltrão, Palmas, Coronel Vivida

19 Os Segmentos Analisados
Os Diversos Públicos Analisados Tipo de Cidade Capital Cidades englobadas na pesquisa: Curitiba RM de Curitiba Cidades englobadas na pesquisa: Araucária, Almirante Tamandaré e São José dos Pinhais Interior Cidades Maiores (maior que 100 mil habitantes) Cidades englobadas na pesquisa: Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Paranaguá e Toledo Cidades Pólo Cidades englobadas na pesquisa: Londrina, Maringá, Cascavel e Pato Branco Interior Cidades Menores (menor que 100 mil habitantes) Cidades englobadas na pesquisa: Arapongas, Sarandi, Paranavaí, Francisco Beltrão, Castro, Rolândia, Palmas, Ivaiporã, Coronel Vivida, Tibagi, Morretes, Mallet, Jussara e Mercedes.

20 Os Segmentos Analisados
Os Diversos Públicos Analisados Por Faixa de IDH

21 II – A Presença dos Empresários e Empreendedores no Paraná
Apresentação das Informações das Proporções de Empresários e Empreendedores no Paraná

22 Presença de Empresários e Empreendedores
O Empresário e o Empreendedor para o Sebrae O conceito de empresário foi um tema de suma importância tratado no início do projeto. Foi dado um tratamento amplo ao conceito de empresário. Segundo o IBGE, empresário pessoa física é considerado aquele que exerce profissionalmente atividade econômica, organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços, sem se constituir pessoa jurídica e sem a participação de qualquer sócio, mas que, para fins do Imposto de Renda é equiparado à pessoa jurídica. É obrigatória a inscrição do empresário na Junta Comercial, antes do início de sua atividade. O empresário responde ilimitadamente pelas obrigações empresárias assumidas. Dentro do projeto, desta forma, uma pessoa que vende produtos porta a porta e faz desta a sua principal atividade ou fonte de renda foi considerada como empresário. Alguns exemplos de ocupações consideradas empresários e que normalmente não o seriam: - proprietários de carrinhos de cachorro-quente e de outros lanches - vendedoras porta a porta de cosméticos - Trabalhadores autônomos como: pedreiro, vendedor ambulante Para detectar o empreendedor foi questionado ao entrevistado que não se encaixava em nenhuma categoria de empresário, se ele possuía a intenção de iniciar alguma atividade por conta própria nos próximos 12 meses de maneira que esta venha a se converter em fonte de renda

23 Presença de Empresários e Empreendedores
Ocupação Atual dos Moradores do Paraná 11,6% de empresários, no sentido mais amplo adotado no estudo Ocupações consideradas para classificação do Empresário Base: 9.617

24 Presença de Empresários e Empreendedores
Percentual de Empresários e Empreendedores Pretende Iniciar Alguma Atividade Por Conta Própria ou Transformar sua Atividade de Geração de Renda na Principal Fonte de Rende Da população adulta é a participação de empresários e empreendedores, ou seja, o Público-Alvo do Sebrae 19,1% Base: 9.617

25 Presença de Empresários e Empreendedores
Ocupação Atual dos Moradores do Paraná Percentual de Empresários* por Escritório Regional Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Faixa de IDH Base: * Considerando a soma de Empresários, Autônomos e Profissionais Liberais

26 Presença de Empresários e Empreendedores
Intenção de Abrir um Negócio nos Próximos 12 Meses Percentual de Empreendedores por Escritório Regional Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Faixa de IDH Base:

27 Presença de Empresários e Empreendedores
Ramo de Atividade dos Empresários, Autônomos e Profissionais Liberais Comparando com os dados oficiais da RAIS, há um achatamento da Indústria e Construção e o crescimento de Agricultura e Comércio e Serviços. Nestes últimos setores, é onde há a maior aglomeração de empresários que podem não ser assim considerados pelas estatísticas oficiais e empresas informais (principalmente na agricultura) Base: 1.115 Segmento * Indústria Construção Civil Comércio Serviço Agropecuária Total Paraná 54.056 15.737 30.806 10,2% 3,0% 44,9% 36,1% 5,8% 100% * Fonte: RAIS MTE Para os segmentos de Indústria e Construção Civil considerou-se as empresas entre 0 a 499 funcionários e nas demais considerou-se as empresas entre 0 e 99 funcionários

28 Presença de Empresários e Empreendedores
Presença de Empresários e Empreendedores no Paraná Os lares pesquisados representam uma amostra de 1,58% de margem de erro e se considerarmos os moradores destes lares a amostra possui 1,00% de margem de erro com 95% de confiança.

29 Presença de Empresários e Empreendedores
Presença de Empresários e Empreendedores no Paraná – Por Escritório

30 Presença de Empresários e Empreendedores
Projeção do Número de Empresários no Paraná

31 Presença de Empresários e Empreendedores
Projeção do Número de Empreendedores no Paraná

32 Presença de Empresários e Empreendedores
Projeção do Número de Empresários no Paraná A pesquisa do Sebrae aponta a existência de 812 mil empresários e 528 mil empreendedores, somando um público de 1,3 milhões de paranaenses adultos que pertencem ao Público-Alvo do Sebrae Existem* micro, pequenas e médias empresas formais no Paraná As estatísticas diferem pelo conceito de empresariado e pela informalidade. Como se verá no relatório, para cada 13 empresas formais existem mais 9 informais Além disto existem 1,34 proprietário por empresa * Fonte: RAIS MTE Incluem as empresas sem qualquer vínculo ativo registrado em 2006.

33 Primeira Parte – Informações dos Empresários
Características Gerais dos Empresários, História da Empresa e Trajetória do Empresário, Necessidades dos Empresários

34 III – Características Gerais dos Empresários
Sexo, Idade, Escolaridade dos Empresários e Características das Empresas

35 Perfil dos Empresários
Sexo dos Empresários Base: 2222

36 Perfil dos Empresários
Sexo dos Empresários – Por Segmentos Percentual de Mulheres Empresárias Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

37 Perfil dos Empresários
Definições de Média e Mediana – Definição de Média – A média é a soma de todos os valores de uma distribuição divididos pelo número total de indivíduos. Embora seja uma poderosa medida de tendência central, é afetada por valores extremos – Definição de Mediana – Mediana é o valor central em um conjunto de dados ordenados. Pela mediana o conjunto de dados é dividido em duas partes iguais, sendo metade dos valores abaixo da mediana e, a outra metade acima Indivíduo Distribuição 1 Distribuição 2 a 10,0 b 12,0 c 13,0 d 14,0 e 16,0 50,0 Média 19,8 Mediana

38 Perfil dos Empresários
Faixa Etária dos Empresários Idade Média da População Adulta de Curitiba e Região Metropolitana* 43 anos Idade Média: 42 Anos Idade Mediana: anos Base: 2.222** * Fonte: Brasil em Foco – Target Marketing 2007 ** Um entrevistado não informou a idade

39 Perfil dos Empresários
Faixa Etária dos Empresários – Por Segmentos Média de Idade dos Empresários Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

40 Perfil dos Empresários
Renda Familiar dos Empresários (em R$) Renda Média : R$ 2.211,36 Renda Mediana: R$ Base: 2.222

41 Perfil dos Empresários
Renda Familiar dos Empresários Renda Média Familiar Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

42 Perfil dos Empresários
Grau de Escolaridade dos Empresários 26% 46% Base: 2.222 * Fonte: Banco de Dados SIDRA - Sistema IBGE de Recuperação Automática (Censo 2000) ** Dos entrevistados, 34 não responderam essa questão, o que representa 1,5% do total

43 Perfil dos Empresários
Grau de Escolaridade dos Empresários – Por Localidade Percentual de Empresários com Superior Completo, Pós-Graduação, Especialização, Mestrado ou Doutorado Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

44 Perfil dos Empresários
Estado Civil dos Empresários Base: 2.222

45 Perfil dos Empresários
Estado Civil dos Empresários – Por Localidade Percentual de Empresários Casados Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

46 Perfil dos Empresários
Ciclo de Vida Familiar Solteiro Pessoa que não é responsável por uma família. Homens ou mulheres separados sem filhos dependentes também são classificadas nesta categoria Casal sem Filhos Casais jovens que não tenham filhos em casa. Casais que os filhos já são independentes são classificados em outra categoria Casal com Filhos Pequenos Casais com crianças com idade até 9 anos. Mães separadas que cuidam dos filhos pequenos são encaixadas nesta categoria Casal com Filhos Adolescentes Casais com filhos que moram com os pais, que são dependentes financeiramente e possuem 10 anos ou mais Casal com Filhos Independentes Casais com filhos que não moram mais em casa Casal Idoso Casais maduros morando sozinhos Idoso Sozinho Pessoa madura morando sozinha

47 Perfil dos Empresários
Ciclo de Vida dos Empresários Base: 2.222

48 Perfil dos Empresários
Ciclo de Vida dos Empresários – Por Segmento Percentual de Casais com Filhos Pequenos Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

49 Perfil dos Empresários
Resumo do Perfil das Empresas Maiores Destaques Menores Destaques Percentual de Mulheres Empresárias RM de Curitiba (49%) Comércio (45%) Escritório Cascavel (42%) Escritório Pato Branco (35%) Agrobusiness (25%) Idade Média dos Empresários Agrobusiness (42 anos) - Percentual de Empresários com Superior Completo ou mais Escritório Cascavel (6%) RM de Curitiba (3%) Agrobusiness (3%) Capital (14%) Percentual de Empresários com Família Constituída Agrobusiness (84%) Escritório Pato Branco (83%) RM de Curitiba (82%) Serviço (75%) Escritório Curitiba (74%) Capital (71%) Renda Média Familiar Indústria (R$ 2,7 mil) Escritório Pato Branco (R$ 2,5 mil) Escritório Maringá (R$ 1,09 mil) Agrobusiness (R$ 1,6 mil)

50 Características das Empresas
Situação Legal da Empresa A Empresa é Formalizada*? A cada 13 empresas formalizadas no mercado há mais 9 empresas que não estão formalizadas. Base: 2.222 *Foi considerado como Empresa Formalizada aquela que possui CNPJ ou registro de autônomo

51 Características das Empresas
Situação Legal da Empresa – Por Segmento Percentual de Empresas Formalizada Por Segmento Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

52 Características das Empresas
Ano em que a Empresa Começou a Atuar no Mercado (Formal ou Informal) Idade Média das Empresas: 8 Anos Base: 2.222

53 Características das Empresas
Ano em que a Empresa Começou a Atuar no Mercado (Formal ou Informal) – Por Segmento Idade Média das Empresas Por Segmento Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

54 Características das Empresas
Tempo para a Formalização das Empresas Período Entre a Abertura da Empresa e sua Formalização Entre aqueles que não abriram a empresa de maneira formalizada, o tempo médio para sua formalização é de 4 anos. Base: 1.308* * Total de empresas devidamente formalizadas

55 Características das Empresas
Tempo para a Formalização das Empresas – Por Segmento Percentual de Empresários que Já Abriram Suas Empresas Formalizadas Por Segmento Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base: 34 – 787

56 Características das Empresas
Tempo para a Formalização das Empresas – Por Segmento Tempo Médio Para a Formalização das Empresas Por Segmento (em anos) Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base: 34 – 787

57 Características das Empresas
Principal Atividade Desenvolvida pela Empresa Comércio Serviço Base: 2.222 Base: 2.222

58 Características das Empresas
Principal Atividade Desenvolvida pela Empresa Indústria Base: 2.222

59 Características das Empresas
Principal Atividade Desenvolvidas pela Empresa A Atividade Principal é a Mesma Desenvolvida no Período da Fundação? Qual era a Principal Atividade Desenvolvida no Período da Fundação da Empresa? Base: 2.193* Base: 106 Em média as empresas estão desenvolvendo a atividade atual há 7 anos

60 Características das Empresas
Participação em Associações É Associado a Alguma Entidade, como Sindicato ou Associação? Quais Associações ou Entidades? Base: 2.193* Entre as empresas dos Projetos Geor das regiões pesquisadas, o índice de associação sobe para: 92% Projeto Móveis de Arapongas, 89% Projeto Construção Civil, 85% Projeto Desenvolvimento de Supermercados, 68% Projeto Parceiros Orgânicos, 61% Projeto Cachaça Sudoeste Base: 398 * Base diferente do total pois 30 entrevistados não responderam essa questão

61 Características das Empresas
Participação em Associações – Por Segmento Percentual de Empresas Associadas a Alguma Entidade, Como Sindicato ou Associação Por Segmento Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

62 Características das Empresas
Número de Funcionários Fixos e Prestadores de Serviços Exclusivos das Empresas Atualmente Mediana: Nenhum Funcionário Média: 1,41 Funcionários Média Oficial**: 4,22 Funcionários Base: 2.222 * Para o cálculo da média as empresas que informaram não possuir nenhum funcionário foram consideradas com “zero funcionário”. Considerando apenas as empresas que possuem algum funcionário a média passa para 3,45. ** Média oficial do Paraná considerando o número de funcionários e empresas declaradas na RAIS MTE 2006 considerando inclusive as empresas sem funcionário.

63 Características das Empresas
Número de Funcionários Fixos e Prestadores de Serviços Exclusivos das Empresas Atualmente – Por Segmento Média de Funcionários Fixos e Prestadores de Serviço Exclusivo por Segmento Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base: * Para o cálculo da média as empresas que informaram não possuir nenhum funcionário foram consideradas com “zero funcionário”

64 Características das Empresas
Número de Funcionários Fixos e Prestadores de Serviços Exclusivos das Empresas Entre os Funcionários Fixos e Prestadores de Serviços, Quantos São Familiares? Possuí Funcionários Fixos e Prestadores de Serviços? 34% dos funcionários fixos e prestadores de serviços são familiares. Base: 2.222 Base: 243

65 Características das Empresas
Número de Funcionários Fixos e Prestadores de Serviços Exclusivos das Empresas – Por Segmento Média de Funcionários Fixos e Prestadores de Serviços que São Familiares por Segmento Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

66 Características das Empresas
Evolução no Número Médio de Funcionários das Empresas -3,43% -0,68% Base: – 2.222

67 Características das Empresas
Evolução no Número Médio de Funcionários das Empresas – Por Segmento Evolução do Número Médio de Funcionários Entre os Anos de 2006 e 2007 Pato Branco Londrina Por Escritório Regional Cascavel Curitiba Maringá Cidades Pólo Capital Por Tipo de Cidade Interior Cidades Menores Interior Cidades Menores RM de Curitiba Indústria Serviço Por Setor Comércio Agrobusiness

68 Características das Empresas
Faturamento Anual das Empresas – Previsão para 2007 (em R$) Média de Faturamento: R$ ,40 Mediana de Faturamento: R$ ,50 Base: 2.195* * Base diferente do total, pois 8 empresas iniciaram as atividades em 2008.

69 Características das Empresas
Faturamento Anual das Empresas – Previsão para 2007 – Por Segmento Média de Faturamento Anual por Segmento Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

70 Características das Empresas
Evolução no Faturamento Médio Anual das Empresas (em R$) -3,08% 1,89% Base: – 2.195

71 Características das Empresas
Evolução no Faturamento Médio Anual das Empresas – Por Segmento (em R$) Evolução do Faturamento Médio Anual Entre os Anos de 2006 e 2007 Curitiba Londrina Por Escritório Regional Pato Branco Maringá Cascavel Capital RM de Curitiba Por Tipo de Cidade Interior Cidades Menores Cidades Pólo Interior Cidades Maiores Agrobusiness Serviço Por Setor Indústria Comércio

72 Características das Empresas
Papel da Empresa como Fonte de Renda* A Atividade que Desenvolve Hoje é sua Única Fonte de Renda, Sua Fonte de Renda Principal ou Uma Fonte de Renda Complementar? Base: 2.222 *Fonte de Renda Única – Não manterá outras fontes de renda Fonte de Renda Principal – Manterá outras fontes de renda, mas esta representará mais de 50% Fonte de Renda Complementar – Manterá outras fontes de renda, mas esta atividade representará menos de 50%

73 Características das Empresas
Papel da Empresa como Fonte de Renda Percentual de Empresários cuja a Atividade Desenvolvida é sua Única Fonte de Renda Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base: 112 – 1.126

74 Características das Empresas
Parcerias Entre as Empresas Possui Parceria com Outras Empresas? Principais Tipos de Parceria Base: 2.222 Base: 162

75 Características das Empresas
Parcerias Entre as Empresas – Por Segmento Percentual de Empresas que Possuem Parcerias com Outras Empresas Por Segmento Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

76 Características das Empresas
Fatos Ocorridos nas Empresas nos Últimos 5 Anos – Estimulado Entre os entrevistados que citaram algum fato, eles citaram em média 2 fatos ocorridos nas empresas nos últimos 5 anos Base: 2.222

77 Características das Empresas
Fatos Ocorridos nas Empresas nos Últimos 5 Anos – Estimulado Percentual de Empresas que Compraram Novas Maquinas - Por Segmento Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

78 Características das Empresas
Fatos Ocorridos nas Empresas nos Últimos 5 Anos – Estimulado Percentual de Empresas que Expandiram sua Área Física - Por Segmento Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

79 Características das Empresas
Tipo de Cliente Atendidos – Estimulado Tipos de Cliente para os Quais Vende Atualmente? Entre as empresas que atendem o setor público este cliente representa em média das vendas 30% Base: 2.222 *Nesta pergunta o entrevistado poderia responder quantas alternativas fossem necessárias, por isso o total é superior a 100% já para o principal cliente atendido o entrevistado apontou apenas 1 opção.

80 Características das Empresas
Tipo de Cliente Atendidos – Estimulado Percentual de Empresas que Vendem para Outras Empresas Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

81 Características das Empresas
Posse de Equipamentos na Empresa Média de Equipamento que Possui* Média: 1,17 linhas telefônicas Média: 2,01 Microcomputadores Média: 1 Fax Base: 2.222 * Para o cálculo da média foram consideradas apenas as empresas que informaram possuir o equipamento

82 Características das Empresas
Posse de Equipamentos na Empresa Percentual de Empresas que Possuem Microcomputador Por Segmento Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

83 Características das Empresas
Posse de Equipamentos na Empresa Percentual de Empresas que Possuem Internet Banda Larga - Por Segmento Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

84 Características das Empresas
Resumo das Características das Empresas Maiores Destaques Menores Destaques Percentual de Empresas Formalizada Regional Pato Branco (71%) Comércio (70%) Cidades Pólo (63%) Regional Cascavel (51%) RM de Curitiba (51%) Agrobusiness (30%) Idade Média das Empresas Agrobusiness (17 anos) Regional Pato Branco (10 anos) Escritório Maringá (7 anos) Escritório Pato Branco (89%) Interior Cidades Menores (88%) Capital (87%) Escritório Londrina (78%) Serviço (79%) Percentual de Empresários que Já Abriram Suas Empresas Formalizadas Agrobusiness (51%) Escritório Pato Branco (27%) Percentual de Empresas Associadas a Alguma Entidade, Como Sindicato ou Associação Escritório Curitiba (13%) Serviço (13%) Capital (10%) Média de Funcionários Fixos e Prestadores de Serviço Exclusivo Indústria (2,81 funcionários) Escritório Pato Branco (2,12) Escritório Cascavel (1,08) Interior Cidades Maiores (1,01) Agrobusiness (0,42)

85 Características das Empresas
Resumo das Características das Empresas Maiores Destaques Menores Destaques Média de Funcionários Fixos e Prestadores de Serviços que São Familiares Capital (47%) Escritório Curitiba (39%) Serviço (37%) Escritório Maringá (28%) Interior Cidades Maiores (28%) Evolução do Número Médio de Funcionários Entre os Anos de 2006 e 2007 Escritório Pato Branco (4,95%) Cidades Pólo (1,35%) RM de Curitiba (-11,03%) Agrobusiness (-6,67%) Média de Faturamento Anual Indústria (187 mil) Escritório Pato Branco (130,8 mil) Escritório Maringá (121,8 mil) RM de Curitiba (69,1 mil) Serviço (69,0 mil) Capital (59,5 mil) Evolução do Faturamento Médio Anual Entre os Anos de 2006 e 2007 Agrobusiness (12,55%) Capital (7,63%) Escritório Cascavel (-12,21%) Interior Cidades Maiores (-7,88%) Percentual de Empresas que Possuem Parcerias com Outras Empresas Escritório Pato Branco (9%) Capital (9%) Indústria (9%) Escritório Londrina (6%) Interior Cidades Maiores (6%) Agrobusiness (5%)

86 IV –História da Empresa e Trajetória do Empresário
Fundação da Empresa, Capital Necessário para a Abertura da Empresa e Motivos que Influenciaram a Tornar-se Empresário

87 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Fundação da Empresa Foi o Senhor Mesmo que Fundou a Empresa? Como Entrou No Negócio? Base: 2222 Base: 430

88 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Fundação da Empresa – Por Segmentos Percentual de Entrevistados que Fundaram a Empresa Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

89 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Fundou a Empresa Sozinho ou Possuía Sócios Quantos Sócios? Média: 1,13 sócios Base: 1.792* Base: 492 * Total de entrevistados que fundaram a empresa.

90 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Fundou a Empresa Sozinho ou Possuía Sócios – Por Segmento Percentual de Entrevistados que Fundaram a Empresa Sozinho Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

91 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Capital Necessário para Abertura ou Compra da Empresa (em R$) Média: R$ ,00 Mediana: R$ 7.500,00 Base: 2.222

92 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Capital Necessário para Abertura ou Compra da Empresa – Por Segmentos Capital Médio para a Abertura de Empresa Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

93 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Retorno Sobre o Capital Investido O Senhor já Obteve Retorno Sobre o Capital Investido? Quanto Tempo Após a Abertura da Empresa Obteve Retorno do Capital? Média: 19 meses Mediana: 12 meses Média Interna**: 15 meses Em Quanto Tempo Estima Receber o Retorno do Capital Investido? Média: 25 meses Mediana: 18 meses Média Interna**: 21 meses Base: 2.214* * Base diferente do total, pois 8 entrevistados não realizaram nenhum investimento para abertura no negócio. ** Média Interna considerando 80% dos casos

94 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Retorno Sobre o Capital Investido Percentual de Empresas que Já Obtiveram Retorno Sobre o Capital Investido Por Segmento Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

95 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Origem do Capital Utilizado para Abertura ou Compra da Empresa Percentual que este Empréstimo em Instituições Financeiras Representou do Capital Média: 68% Mediana: 70% Base: 149 Base: 2.222

96 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Origem do Capital Utilizado para Abertura ou Compra da Empresa Percentual Médio de Empresas que Recorreram ao Empréstimo em Instituições Financeiras Por Segmento Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

97 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Origem do Capital Utilizado para Abertura ou Compra da Empresa Percentual Médio que Representou o Empréstimo em Instituições Financeiras no Capital para Abertura da Empresa Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

98 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Origem do Capital Utilizado para Abertura ou Compra da Empresa Em Qual Instituição foi Obtido o Empréstimo? Base: 149

99 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Sociedade Atual da Empresa Base: 2222

100 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Sociedade Atual da Empresa Percentual de Entrevistados que Controlam a Empresa Sozinhos Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

101 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Pretensão de Formar Novas Sociedades Pretende Associar-se a Outras Pessoas? O que Busca com a Associação? Base: 2222 Base: 63 A Quem Pretende Associar-se? 30% pretende associar-se a membros da família 70% a outras pessoas que não são da família Base: 63

102 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Pretensão de Formar Novas Sociedades Percentual de Entrevistados que não Pretendem Associar-se a Outras Pessoas Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

103 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Motivos que Levaram a se Tornar Empresário – Estimulado Base: 2.222 * Resposta Múltipla, Total superior a 100%

104 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Motivos que Levaram a se Tornar Empresário – Estimulado Percentual de Entrevistados que se Tornaram Empresários por Motivo de Perda de Emprego Por Segmento Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Base:

105 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Motivos que Levaram a se Tornar Empresário – Estimulado Percentual de Entrevistados que se Tornaram Empresários por Motivo de Perda de Emprego Por Segmento Por Setor Por IDH Base:

106 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Principal Motivo que Levou a se Tornar Empresário – Estimulado Base: 2222 * Neste caso o entrevistado deveria responder o Principal Motivo que o levou a se tornar empresário, ou seja, só poderia dar uma única resposta.

107 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Atividade Desenvolvida Antes de Começar a Atuar como Empresário Baixíssimo empreendedorismo entre os estudantes Base: 2222

108 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Atividade Desenvolvida Antes de Começar a Atuar como Empresário Percentual de Empresários que eram Estudantes Antes de Atuar como Empresário Por Segmento Por Escritório Regional 18,8% eram estudantes do ensino médio quando tornaram-se empresários Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

109 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Resumo da História da Empresa e Trajetória do Empresário Maiores Destaques Menores Destaques Percentual de Empresários que Fundaram a Empresa Indústria (98%) Interior Cidades Menores (84%) Agrobusiness (76%) RM de Curitiba (76%) Percentual de Empresários que Fundaram a Empresa Sozinhos Comércio (68%) Indústria (67%) Escritório Maringá (67%) Agrobusiness (81%) Escritório Cascavel (80%) Capital Médio Necessário para a Abertura ou Aquisição do Negócio Agrobusiness (R$ 47,1 mil) Escritório Pato Branco (R$ 37,8 mil) Indústria (R$ 30 mil) Escritório Cascavel (R$ 18,8 mil) Serviços (R$ 18,3 mil) Capital (R$ 15,2 mil) Percentual Médio de Empresas que Recorreram ao Empréstimo em Instituições Financeiras Agrobusiness(19%) Escritório Pato Branco (12%) Comércio (64%) Cidades Pólo (64%) RM de Curitiba (61%)

110 História da Empresa e Trajetória do Empresário
Resumo da História da Empresa e Trajetória do Empresário Maiores Destaques Menores Destaques Percentual de Empresas que já Obtiveram Retorno Sobre o Capital Investido Agrobusiness (89%) Indústria (80%) Escritório Cascavel (74%) Escritório Maringá (71%) Percentual de Entrevistados que Controlam a Empresas Sozinhos Agrobusiness (78%) Escritório Cascavel (75%) Escritório Maringá (63%) Indústria (62%) Percentual de Entrevistados que se Tornaram Empresários por Motivo de Perda de Emprego Agrobusiness (38%) Escritório Cascavel (37%) Escritório Curitiba (23%) Escritório Maringá (20%) Percentual de Empresários que eram Estudantes Antes de Atuar como Empresário Agrobusiness (20%) Escritório Pato Branco (9%) Escritório Maringá (5%)

111 V – Apoio Institucional aos Empresários
Recebimento de Apoio Institucional, Conhecimento do Sebrae, Tipos de Contato Realizado com o Sebrae e Motivos para Não Procurar o Sebrae

112 Instituições Pelas Quais Procurou para Receber Apoio ou Orientação
Apoio aos Empresários Principais Instituições das Quais Recebeu Apoio ou Orientações – Estimulado Procurou Alguma Instituição para Receber Apoio ou Orientação Empresarial no Início de sua Carreira? Instituições Pelas Quais Procurou para Receber Apoio ou Orientação Base: 2.222 Base: 2.222* *Manteve-se o percentual sobre o total da base para apontar a penetração do Sebrae na procura por orientação.

113 Por Escritório Regional
Apoio aos Empresários Principais Instituições das Quais Recebeu Apoio ou Orientações – Estimulado Percentual de Empresários que Procuraram Alguma Instituição para Receber Apoio ou Orientação Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

114 Por Escritório Regional
Apoio aos Empresários Principais Instituições das Quais Recebeu Apoio ou Orientações – Estimulado Percentual de Empresários que Procuraram o Sebrae para Receber Apoio ou Orientação Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

115 * Total de entrevistados que receberam apoio e orientação do Sebrae
Apoio aos Empresários Tipo de Apoio ou Orientação que Recebeu do Sebrae Base: 387* * Total de entrevistados que receberam apoio e orientação do Sebrae

116 * Total de entrevistados que receberam apoio e orientação do SENAI
Apoio aos Empresários Tipo de Apoio ou Orientação que Recebeu do SENAI Base: 91* * Total de entrevistados que receberam apoio e orientação do SENAI

117 * Total de entrevistados que receberam apoio e orientação do SENAC
Apoio aos Empresários Tipo de Apoio ou Orientação que Recebeu do SENAC Base: 131* * Total de entrevistados que receberam apoio e orientação do SENAC

118 96% dos entrevistados conhecem o Sebrae
Apoio aos Empresários Conhecimento do Sebrae - Estimulado 96% dos entrevistados conhecem o Sebrae Base: 2222

119 Por Escritório Regional
Apoio aos Empresários Conhecimento do Sebrae – Estimulado Percentual de Empresários que Já Tiveram Algum Contato Com o Sebrae Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

120 Apoio aos Empresários Imagem que o Entrevistado Possui do Sebrae
Base: 2.125* * Total de entrevistados que conhecem o Sebrae mesmo que só de ouvir falar.

121 Por Escritório Regional
Apoio aos Empresários Imagem que o Entrevistado Possui do Sebrae Percentual de Empresários que Conhecem o Sebrae por Oferecer Cursos e Treinamentos Profissionalizantes Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

122 Por Escritório Regional
Apoio aos Empresários Imagem que o Entrevistado Possui do Sebrae Percentual de Empresários que Conhecem o Sebrae por Prestarem Ajuda Financeira às Empresas Através de Empréstimos para Aplicação na Mesma Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

123 Por Escritório Regional
Apoio aos Empresários Imagem que o Entrevistado Possui do Sebrae Percentual de Empresários que Conhecem o Sebrae Apenas de Ouvir Falar Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

124 Entrou em contato para pedir informações
Apoio aos Empresários Tipo de Contato Realizado com o Sebrae Entrou em contato para pedir informações 40% Base: 560* * Total de entrevistados que tiveram algum contato com o Sebrae

125 Por Escritório Regional
Apoio aos Empresários Tipo de Contato Realizado com o Sebrae Percentual de Empresários que Tiveram Contato com Sebrae Através do Fácil Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

126 Por Escritório Regional
Apoio aos Empresários Tipo de Contato Realizado com o Sebrae Percentual de Empresários que Tiveram Contato com Sebrae Através de Grupos de Trabalho (Geor, APL) Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

127 Apoio aos Empresários Principais Benefícios Obtidos Após Contato com o Sebrae – Estimulado É pequena a interferência do Sebrae em uma das maiores necessidades do empresariado, que é aumentar vendas e faturamento Base: 560* * Total de entrevistados que tiveram algum contato com o Sebrae Foram apresentadas aos entrevistados 6 alternativas de benefícios dos quais eles respondiam se tinham adquirido ou não após o contato com o Sebrae. Aqueles que responderam não para todos os benefícios tiveram sua resposta classificada como “Não obteve nenhum benefício”.

128 Por Escritório Regional
Apoio aos Empresários Principais Benefícios Obtidos Após Contato com o Sebrae Percentual de Empresários que Obtiveram Aumento no Volume de Vendas Após Contato com o Sebrae Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

129 Por Escritório Regional
Apoio aos Empresários Principais Benefícios Obtidos Após Contato com o Sebrae Percentual de Empresários que Obtiveram Acesso à Tecnologia Após Contato com o Sebrae Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

130 Por Escritório Regional
Apoio aos Empresários Principais Benefícios Obtidos Após Contato com o Sebrae Percentual de Empresários que Não Obtiveram Nenhum Benefício Após Contato com o Sebrae Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

131 Apoio aos Empresários Principais Motivos para não Ter Procurado pelo Sebrae Base: 1.565* * Total de entrevistados que conhecem o Sebrae mas não tiveram nenhum contato com a Instituição

132 Por Escritório Regional
Apoio aos Empresários Principais Motivos por Não ter Procurado pelo Sebrae – Por Localidade Percentual de Empresários que Não Procuraram o Sebrae por Desconhecer as Atividades da Instituição Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

133 Apoio aos Empresários Principais Benefícios ou Serviços que o Fariam Procurar o Sebrae Existe Algum Benefício ou Serviço que o Faria Procurar pelo Sebrae? Quais Benefícios ou Serviços que o Faria Procurar pelo Sebrae? Base: 1.565* Base: 1.021 * Total de entrevistados que conhecem o Sebrae mas não tiveram nenhum contato com a Instituição

134 Por Escritório Regional
Apoio aos Empresários Principais Benefícios ou Serviços que o Fariam Procurar o Sebrae Percentual de Empresas que Citaram que Algum Benefício ou Serviço Fariam Aproximá-los do Sebrae Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

135 Por Escritório Regional
Apoio aos Empresários Principais Benefícios ou Serviços que o Fariam Procurar o Sebrae Percentual de Empresários que Procurariam o Sebrae para Obter Informações sobre Captação de Recursos Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

136 Apoio aos Empresários Principais Atividades Conhecidas e Desenvolvidas pelo Sebrae – Estimulado Para levantar o conhecimento das atividades desenvolvidas pelo Sebrae foi entregue ao entrevistado um cartão com 9 atividades que o Sebrae desenvolve. As atividades apresentadas são: Auxílio para abertura da empresa Cursos e treinamentos para administração da empresa Consultoria com preço mais barato Formação de grupos de trabalho de empresas do mesmo setor para promover cooperação e desenvolvimento conjunto Auxílio no desenvolvimento de projetos para captação de financiamentos Promoção de rodadas de negócio para aproximar empresas e gerar vendas entre elas Realização de esforços para a aprovação de políticas que favoreçam as pequenas e microempresas Desenvolvimento de conteúdos sobre empreendedorismo para o ensino médio e fundamental Orientação aos empreendedores para e elaboração do plano de negócios Quando o entrevistado não conhecia nenhum atividade era classificado como: “Não conhece nenhuma atividade desenvolvida pelo Sebrae”.

137 Apoio aos Empresários Principais Atividades Conhecidas e Desenvolvidas pelo Sebrae – Estimulado Base: 2125* * Total de entrevistados que conhecem o Sebrae mesmo que só de ouvir falar

138 Apoio aos Empresários Principais Atividades Conhecidas e Desenvolvidas pelo Sebrae – Estimulado

139 Apoio aos Empresários Principais Atividades Conhecidas e Desenvolvidas pelo Sebrae – Estimulado

140 Apoio aos Empresários Principais Atividades Conhecidas e Desenvolvidas pelo Sebrae – Estimulado

141 Apoio aos Empresários Conhecimento dos Programas e Ferramentas do Sebrae Para levantar o conhecimento das ferramentas utilizadas pelo Sebrae foi entregue ao entrevistado um cartão com 6 projetos ou atividades. As ferramentas apresentadas são: Programa Próprio Programa Empretec Publicações especializadas para as pequenas e microempresas Feiras de negócio Atendimento no balcão Projetos Geor O entrevistado deveria classificar cada ferramenta como: Participou ou teve acesso ao programa ou ferramenta Conhece informações sobre o programa ou ferramenta, mas não participou Conhece apenas de ouvir falar Não conhece

142 Apoio aos Empresários Conhecimento dos Programas e Ferramentas do Sebrae Base: 2.125* * Total de entrevistados que conhecem o Sebrae mesmo que só de ouvir falar.

143 Percentual de Empresas que Já Tiveram Algum Contato com o Sebrae
Apoio aos Empresários Resumo do Apoio aos Empresários Maiores Destaques Menores Destaques Percentual de Empresários que Procuraram Alguma Instituição para Receber Apoio ou Orientação Escritório Pato Branco (32%) Agrobusiness (32%) Escritório Londrina (22%) RM de Curitiba (21%) Percentual de Empresas que Já Tiveram Algum Contato com o Sebrae Indústria (36%) Escritório Pato Branco (31%) Capital (30%) RM de Curitiba (16%) Agrobusiness (9%) Percentual de Empresas que Citaram que Algum Benefício ou Serviço Fariam Aproximá-los do Sebrae Indústria (78%) Interior Cidades Maiores (73%) Escritório Cascavel (71%) Escritório Londrina (58%) Interior Cidades Menores (58%)

144 VI – Necessidades dos Empresários
Dificuldades Enfrentadas na Condução da Empresa, Orientações e Conhecimentos que Ajudariam na Condução da Empresa

145 Necessidades dos Empresários
Principais Dificuldades Enfrentadas Atualmente na Condução da Empresa 24% dos entrevistados informaram não enfrentar nenhuma dificuldade na condução e administração da empresa Base: 2222

146 Necessidades dos Empresários
Principais Dificuldades Enfrentadas Atualmente na Condução da Empresa Percentual de Empresários que Informaram Não Enfrentar Nenhuma Dificuldade na Condução da Empresa Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

147 Necessidades dos Empresários
Principais Dificuldades Enfrentadas Atualmente na Condução da Empresa O Que Ajudaria a Enfrentar as Dificuldades e Obter Mais Sucesso? Quais Instituições? Sebrae – 70% SENAI – 4% Associações Comerciais – 2% Base: 120 Base: 1.686* * Total de entrevistados que informaram passar por dificuldades na condução da empresa

148 Necessidades dos Empresários
Principais Dificuldades Enfrentadas Atualmente na Condução da Empresa Percentual de Empresas que Acreditam que Injeção de Capital Ajudaria a Enfrentar as Dificuldades por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

149 Necessidades dos Empresários
Período de Dificuldade Enfrentado pelos Empresários Já Passou por Períodos de Dificuldade em que Pensou em Fechar a Empresa? Quais os Principais Motivos que o Levaram a Pensar em Fechar a Empresa? Base: 859 Base: 2222

150 Necessidades dos Empresários
Período de Dificuldade Enfrentado pelos Empresários – Por Segmentos Percentual de Empresários que já Passaram por Períodos de Dificuldade e Pensaram em Fechar a Empresa Por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

151 Necessidades dos Empresários
Período de Dificuldade Enfrentado pelos Empresários O que Evitou o Fechamento da Empresa? Base: 859* * Total de entrevistados que informaram já ter passado por períodos de dificuldade em que pensaram em fechar a empresa

152 Necessidades dos Empresários
Período de Dificuldade Enfrentado pelos Empresários Percentual de Empresas que Afirmam que a Injeção de Capital Evitou o Fechamento da Empresa por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

153 Necessidades dos Empresários
Principais Orientações e Conhecimentos que Ajudariam no Início da Vida como Empresário Base: 2222

154 Necessidades dos Empresários
Principais Orientações e Conhecimentos que Ajudariam no Início da Vida como Empresário Percentual de Empresários que Acreditam que Orientações sobre Captação de Recursos Ajudariam no Início por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

155 Necessidades dos Empresários
Principais Orientações e Conhecimentos que Favoreceriam a Atividade da Empresa no Presente Base: 2222

156 Necessidades dos Empresários
Principais Orientações e Conhecimentos que Favoreceriam a Atividade da Empresa no Presente Percentual de Empresários que Acreditam que Orientações Sobre Gestão Financeira e do Negócio Ajudariam no Presente Por Segmento Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

157 Necessidades dos Empresários
Principais Carências a Serem Desenvolvidas para o Aumento do Desempenho Empresarial 18% dos entrevistados afirmam que não existem carências a serem desenvolvidas para o aumento do desempenho empresarial Base: 2222

158 Necessidades dos Empresários
Principais Carências a Serem Desenvolvidas para o Aumento do Desempenho Empresarial Percentual de Empresários que Não Demandam Nenhuma Melhoria para a Elevação do Desempenho Empresarial por Segmentos Por Escritório Regional Por Tipo de Cidade Por Setor Base:

159 Necessidades dos Empresários
Resumo das Necessidades dos Empresários Maiores Destaques Menores Destaques Percentual de Empresários que Informaram Não Enfrentar Nenhuma Dificuldade na Condução da Empresa Interior Cidades Menores (33%) Agrobusiness (30%) Escritório Pato Branco (30%) Indústria (17%) Escritório Curitiba (16%) Capital (13%) Percentual de Empresas que Acreditam que Injeção de Capital Ajudaria a Enfrentar as Dificuldades Escritório Pato Branco (59%) Interior Cidades Menores (58%) Agrobusiness (57%) Escritório Curitiba (38%) RM de Curitiba (34%) Capital (32%) Percentual de Empresários que já Passaram por Períodos de Dificuldade e Pensaram em Fechar a Empresa Agrobusiness (47%) RM de Curitiba (43%) Escritório Curitiba (42%) Indústria (36%) Interior Cidades Menores (36%) Escritório Maringá (33%) Percentual de Empresas que Afirmam que a Injeção de Capital Evitou o Fechamento da Empresa Escritório Pato Branco (49%) Interior Cidades Maiores (42%) Indústria (26%) Capital (20%)

160 Necessidades dos Empresários
Resumo das Necessidades dos Empresários Maiores Destaques Menores Destaques Percentual de Empresários que Acreditam que Orientações sobre Captação de Recursos Ajudariam no Início Agrobusiness (67%) Escritório Cascavel (45%) Escritório Londrina (45%) Escritório Maringá (32%) RM de Curitiba (25%) Percentual de Empresários que Acreditam que Orientações Sobre Gestão Financeira e do Negócio Ajudariam no Presente Escritório Pato Branco (41%) Indústria (40%) Escritório Londrina (32%) RM de Curitiba (32%) Percentual de Empresários que Não Demandam Nenhuma Melhoria para a Elevação do Desempenho Empresarial Agrobusiness (25%) Interior Cidades Maiores (22%) Escritório Londrina (22%) Escritório Curitiba (16%) Escritório Pato Branco (16%)


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