A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

0 Relatório de Pesquisa RELACIONAMENTO DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS MINEIROS COM O SISTEMA FINANCEIRO Abril | 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "0 Relatório de Pesquisa RELACIONAMENTO DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS MINEIROS COM O SISTEMA FINANCEIRO Abril | 2013."— Transcrição da apresentação:

1 0 Relatório de Pesquisa RELACIONAMENTO DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS MINEIROS COM O SISTEMA FINANCEIRO Abril | 2013

2 1 Relatório de Pesquisa ASSOCIATIVISMO Participação em... Fonte: Perfil do Empreendedor Individual de Minas Gerais, Participa Não participa Associação Sindicato Cooperativa Quem participa de associação não participa de sindicato e nem de cooperativa. Quem participa de cooperativa não participa de sindicato.... Ou seja, cerca de 10% dos empreendedores realiza alguma forma de associativismo. O baixo índice de associativismo está relacionado com menor oferta de entidades que representam as atividades realizadas pelos empreendedores individuais, ou é sinal de baixo interesse pela prática associativa?

3 2 Relatório de Pesquisa DIFICULDADES Dificuldades para... Empreendedores individuais possuem dificuldade para adquirir os insumos necessários para sua atividade e possuem máquina e equipamentos defasados. Esse cenário está causando perda de competitividade? Qual o principal fator redutor de competitividade? Será que a carência gerencial dificulta a análise da necessidade de crédito? Destes, 64% têm dificuldade para obtenção de crédito / empréstimos bancários. Sim Não Sim Não Dificuldade com técnicas de gerenciamento / condução dos negócios Fonte: Perfil do Empreendedor Individual de Minas Gerais, 2010.

4 3 Relatório de Pesquisa DIFICULDADES Dificuldades para... Fonte: Perfil do Empreendedor Individual de Minas Gerais, Sim Não Inadimplência de clientes Destes, 47,1% têm dificuldade para obtenção de crédito / empréstimos bancários. Destes, 45,2% têm dificuldade para obtenção de crédito / empréstimos bancários. O fato de a inadimplência ser entendida como um problema para o empreendedor individual aparentemente não interfere no grau de dificuldade para obtenção de crédito / empréstimo bancário.

5 4 Relatório de Pesquisa DIFICULDADES Dificuldades para... Fonte: Perfil do Empreendedor Individual de Minas Gerais, Sim Não Dificuldade de crédito de fornecedores Destes, 67,9% têm dificuldade para obtenção de crédito / empréstimos bancários. Destes, 34,2% têm dificuldade para obtenção de crédito / empréstimos bancários. O Há maior incidência de empreendedores que afirmaram ter dificuldade para obtenção de crédito / empréstimo bancário entre aqueles que também têm problemas de financiamento com os fornecedores.

6 5 Relatório de Pesquisa RELACIONAMENTO BANCÁRIO Modalidade da conta corrente e forma de movimentação bancária Somente pessoa jurídica Somente pessoa física 5,0% apenas as finanças pessoais 52,5% apenas as finanças empresariais 42,5% movimentam tanto das finanças empresariais quando as pessoais A maior parte dos empreendedores individuais mistura as finanças pessoais e empresarias. Mesmo na conta do tipo pessoa jurídica este comportamento é evidenciado. Quais as razões? 45,8% apenas as finanças pessoais 2,8% apenas as finanças empresariais 51,4% movimentam tanto das finanças empresariais quando as pessoais Fonte: Empreendedor Individual: Relacionamento Bancário e Regularidade, 2011.

7 6 Relatório de Pesquisa RELACIONAMENTO BANCÁRIO Produtos que utiliza por tipo de conta bancária Fonte: Empreendedor Individual: Relacionamento Bancário e Regularidade, Sim Não Dos que afirmam possuir apenas conta bancária do tipo pessoa jurídica e também apontaram que já utilizam cheque especial de pessoa física essa parcela representa 2,6% dos empreendedores que possuem pelo menos 1 conta bancária. Dos empreendedores que afirmaram ter apenas conta bancária do tipo pessoa física também apontaram que já utilizam o serviço de cobrança bancária essa parcela representa 7,8% dos empreendedores que possuem pelo menos 1 conta bancária. O que leva à este tipo de confusão por parte do empreendedor individual? Como podemos tratar estas temáticas na próxima pesquisa?

8 7 Relatório de Pesquisa RELACIONAMENTO BANCÁRIO Produtos bancários mais desejados Fonte: Empreendedor Individual: Relacionamento Bancário e Regularidade, Utiliza Não utiliza Cartão de crédito pessoa física 55%45 % 58% não têm interesse em utilizar o cartão de crédito de pessoa física. Outros 34% têm interesse na utilização deste serviço. Cartão de crédito pessoa jurídica 13% 87 % 50% não têm interesse em utilizar o cartão de crédito de pessoa jurídica. Porém, destes, 54% já possuem cartão de crédito de pessoa física. Outros 45 % têm interesse na utilização do cartão de pessoa jurídica. Este comportamento é fruto do desconhecimento dos serviços?

9 8 Relatório de Pesquisa RELACIONAMENTO BANCÁRIO Produtos bancários mais desejados Fonte: Empreendedor Individual: Relacionamento Bancário e Regularidade, Utiliza Não utiliza Cheque especial pessoa física 73% não têm interesse em utilizar cheque especial física. Porém, 71% destes já utilizam cheque especial pessoa jurídica. Outros 21% têm interesse na utilização do cheque especial PF. Cheque especial pessoa jurídica 65% não têm interesse em utilizar o cheque especial de pessoa jurídica. Porém, destes, 61 já possuem cheque especial de pessoa física. Outros 33% têm interesse na utilização do cheque especial empresarial. 34%66 % 11%89 % O fato de haver a mistura entre as finanças pessoais e empresariais influencia no interesse pelos serviços bancários?

10 9 Relatório de Pesquisa RELACIONAMENTO BANCÁRIO Conhecimento de linhas de empréstimo bancário específicas para pessoa jurídica Fonte: Empreendedor Individual: Relacionamento Bancário e Regularidade, % De quem tem conhecimento de linhas de empréstimo específicas para pessoa jurídica possuem conta corrente de pessoa física. 73 % De quem tem conta corrente de pessoa jurídica afirmaram não conhecer linhas de empréstimo específico para pessoa jurídica. 72 % De quem tem conta corrente tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica afirmaram não conhecer linhas de empréstimo específico para pessoa jurídica. 74 % De quem já possui empréstimos, não conhecem linhas de crédito específicas para pessoa jurídica. 38 % De quem já conhece linhas de crédito específicas para pessoa jurídica afirmaram que não utilizam empréstimos e nem pretendem fazê-lo. Por outro lado, desejam utilizar este serviço. 41%

11 10 Relatório de Pesquisa RELACIONAMENTO BANCÁRIO Obtenção de empréstimo bancário específicas para pessoa jurídica Conhece Não conhece 21% 79 % Conhecimento sobre linha de crédito específica para pessoa jurídica Tentou tomar empréstimo PF Conseguiu obter empréstimo específico para PJ 44 % A não tentativa de tomada de empréstimo específico para pessoa jurídica demonstra que as linhas conhecidas não são suficientemente atrativas?


Carregar ppt "0 Relatório de Pesquisa RELACIONAMENTO DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS MINEIROS COM O SISTEMA FINANCEIRO Abril | 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google