A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASSOCIATIVISMO Participa Não participa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASSOCIATIVISMO Participa Não participa"— Transcrição da apresentação:

0 RELACIONAMENTO DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS MINEIROS COM O SISTEMA FINANCEIRO
Abril | 2013

1 ASSOCIATIVISMO Participa Não participa
Participação em... Participa Não participa Quem participa de associação não participa de sindicato e nem de cooperativa. Quem participa de cooperativa não participa de sindicato. Associação Sindicato Cooperativa O baixo índice de associativismo está relacionado com menor oferta de entidades que representam as atividades realizadas pelos empreendedores individuais, ou é sinal de baixo interesse pela prática associativa? ... Ou seja, cerca de 10% dos empreendedores realiza alguma forma de associativismo. Fonte: Perfil do Empreendedor Individual de Minas Gerais, 2010.

2 Dificuldade com técnicas de gerenciamento / condução dos negócios
DIFICULDADES Dificuldades para ... Sim Não Empreendedores individuais possuem dificuldade para adquirir os insumos necessários para sua atividade e possuem máquina e equipamentos defasados. Esse cenário está causando perda de competitividade? Qual o principal fator redutor de competitividade? Será que a carência gerencial dificulta a análise da necessidade de crédito? Destes, 64% têm dificuldade para obtenção de crédito / empréstimos bancários. Sim Não Dificuldade com técnicas de gerenciamento / condução dos negócios Fonte: Perfil do Empreendedor Individual de Minas Gerais, 2010.

3 Inadimplência de clientes
DIFICULDADES Dificuldades para ... Sim Não Destes, 45,2% têm dificuldade para obtenção de crédito / empréstimos bancários. Inadimplência de clientes Destes, 47,1% têm dificuldade para obtenção de crédito / empréstimos bancários. O fato de a inadimplência ser entendida como um problema para o empreendedor individual aparentemente não interfere no grau de dificuldade para obtenção de crédito / empréstimo bancário. Fonte: Perfil do Empreendedor Individual de Minas Gerais, 2010.

4 Dificuldade de crédito de fornecedores
DIFICULDADES Dificuldades para ... Sim Não Destes, 34,2% têm dificuldade para obtenção de crédito / empréstimos bancários. Dificuldade de crédito de fornecedores Destes, 67,9% têm dificuldade para obtenção de crédito / empréstimos bancários. O Há maior incidência de empreendedores que afirmaram ter dificuldade para obtenção de crédito / empréstimo bancário entre aqueles que também têm problemas de financiamento com os fornecedores. Fonte: Perfil do Empreendedor Individual de Minas Gerais, 2010.

5 RELACIONAMENTO BANCÁRIO
Modalidade da conta corrente e forma de movimentação bancária 5,0% apenas as finanças pessoais 52,5% apenas as finanças empresariais 42,5% movimentam tanto das finanças empresariais quando as pessoais Somente pessoa jurídica 45,8% apenas as finanças pessoais 2,8% apenas as finanças empresariais 51,4% movimentam tanto das finanças empresariais quando as pessoais Somente pessoa física A maior parte dos empreendedores individuais mistura as finanças pessoais e empresarias. Mesmo na conta do tipo pessoa jurídica este comportamento é evidenciado. Quais as razões? Fonte: Empreendedor Individual: Relacionamento Bancário e Regularidade, 2011.

6 RELACIONAMENTO BANCÁRIO
Produtos que utiliza por tipo de conta bancária Sim Não Dos que afirmam possuir apenas conta bancária do tipo pessoa jurídica e também apontaram que já utilizam cheque especial de pessoa física  essa parcela representa 2,6% dos empreendedores que possuem pelo menos 1 conta bancária. Dos empreendedores que afirmaram ter apenas conta bancária do tipo pessoa física também apontaram que já utilizam o serviço de cobrança bancária  essa parcela representa 7,8% dos empreendedores que possuem pelo menos 1 conta bancária. O que leva à este tipo de confusão por parte do empreendedor individual? Como podemos tratar estas temáticas na próxima pesquisa? Fonte: Empreendedor Individual: Relacionamento Bancário e Regularidade, 2011.

7 RELACIONAMENTO BANCÁRIO
Produtos bancários mais desejados Não utiliza Este comportamento é fruto do desconhecimento dos serviços? Utiliza 55% 45 % Cartão de crédito pessoa física 58% não têm interesse em utilizar o cartão de crédito de pessoa física. Outros 34% têm interesse na utilização deste serviço. Cartão de crédito pessoa jurídica 50% não têm interesse em utilizar o cartão de crédito de pessoa jurídica. Porém, destes, 54% já possuem cartão de crédito de pessoa física. Outros 45 % têm interesse na utilização do cartão de pessoa jurídica. 87 % 13% Fonte: Empreendedor Individual: Relacionamento Bancário e Regularidade, 2011.

8 RELACIONAMENTO BANCÁRIO
Produtos bancários mais desejados O fato de haver a mistura entre as finanças pessoais e empresariais influencia no interesse pelos serviços bancários? Utiliza Não utiliza Cheque especial pessoa física 34% 66 % 73% não têm interesse em utilizar cheque especial física. Porém, 71% destes já utilizam cheque especial pessoa jurídica. Outros 21% têm interesse na utilização do cheque especial PF. Cheque especial pessoa jurídica 65% não têm interesse em utilizar o cheque especial de pessoa jurídica. Porém, destes, 61 já possuem cheque especial de pessoa física. Outros 33% têm interesse na utilização do cheque especial empresarial. 11% 89 % Fonte: Empreendedor Individual: Relacionamento Bancário e Regularidade, 2011.

9 RELACIONAMENTO BANCÁRIO
Conhecimento de linhas de empréstimo bancário específicas para pessoa jurídica De quem tem conhecimento de linhas de empréstimo específicas para pessoa jurídica possuem conta corrente de pessoa física. 57 % De quem tem conta corrente de pessoa jurídica afirmaram não conhecer linhas de empréstimo específico para pessoa jurídica. 73 % De quem tem conta corrente tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica afirmaram não conhecer linhas de empréstimo específico para pessoa jurídica. 72 % 74 % De quem já possui empréstimos, não conhecem linhas de crédito específicas para pessoa jurídica. De quem já conhece linhas de crédito específicas para pessoa jurídica afirmaram que não utilizam empréstimos e nem pretendem fazê-lo. Por outro lado, desejam utilizar este serviço. 38 % 41% Fonte: Empreendedor Individual: Relacionamento Bancário e Regularidade, 2011.

10 RELACIONAMENTO BANCÁRIO
Obtenção de empréstimo bancário específicas para pessoa jurídica A não tentativa de tomada de empréstimo específico para pessoa jurídica demonstra que as linhas conhecidas não são suficientemente atrativas? Conhece Não conhece 21% 79 % Conhecimento sobre linha de crédito específica para pessoa jurídica Tentou tomar empréstimo PF 44 % Conseguiu obter empréstimo específico para PJ


Carregar ppt "ASSOCIATIVISMO Participa Não participa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google