A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro de Desenvolvimento da Educação Médica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro de Desenvolvimento da Educação Médica"— Transcrição da apresentação:

1 Centro de Desenvolvimento da Educação Médica
Qualidade de vida pelo uso do Questionário de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL) entre estudantes de primeiro ano Joaquim Edson Vieira, Paulo Eduardo Mangeon Elias, Geraldo Reis de Godoy, Maria do Patrocínio Tenório Nunes CEDEM – FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica

2 Qualidade de vida entre estudantes de medicina. Introdução
Expectativas elevadas para o curso escolhido, quando frustradas, podem influenciar no desempenho curricular. O Questionário de Qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde - resumido (WHOQOLbreve) fornece um escore conceituando: "a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações" (WHOQOL GROUP, 1994). Objetivo: investigar a qualidade de vida no primeiro semestre de faculdade de medicina, entre alunos do primeiro ano.

3 Qualidade de vida entre estudantes de medicina. Métodos
Amostra Questionários distribuídos a todos os alunos entre o primeiro e o segundo dia de aula (primeira amostra). Segunda amostra aleatória com 48 alunos ao final do 1º. semestre. 48 questionários separados da primeira amostra, de forma aleatória, para comparação com sua totalidade. Medidas WHOQOLbreve tem 26 questões sobre quatro domínios: físico, psicológico, relações sociais e ambiente, e auto-avaliação de qualidade de vida e qualidade de saúde. Análise Dados descritivos. Resultados comparados com o teste para dados não paramétricos de Mann-Whitney.

4 Qualidade de vida entre estudantes de medicina. Resultados
166 estudantes retornaram os questionários ao início do curso. A comparação dos resultados da amostragem do questionário inicial não mostrou diferença de sua totalidade. Qualidade de vida (21,33 vs 20,99 - p=0,61) e de saúde (19,30 vs 19,53 - p=0,55) têm índices semelhantes no período investigado.

5 Qualidade de vida entre estudantes de medicina
Qualidade de vida entre estudantes de medicina. Domínios Qualidade de Vida. Item Grupos (mediana) Início 2004 Final I Semestre P Domínio físico 75,00 0,77 Domínio psicológico 70,80 0,02 Domínio das relações sociais 0,69 Domínio do ambiente 65,60 68,80 0,14 Qualidade de vida 18,80 0,61 Qualidade de saúde 0,55 total 17,06 16,93 NA

6 Qualidade de vida entre estudantes de medicina. Domínios
Qualidade de vida entre estudantes de medicina. Domínios. Início e final, I semestre 2004.

7 Qualidade de vida entre estudantes de medicina. Domínios
Qualidade de vida entre estudantes de medicina. Domínios. Início e final, turmas A e B.

8 Qualidade de vida entre estudantes de medicina. Discussão
O questionário demonstrou sensibilidade para o período. Elevação do domínio Ambiente: população estudada se localiza e se habitua ao novo espaço de convivência. Domínios Físico e de qualidades de Vida e de Saúde: não se esperariam prejuízos decorrentes da atividade de estudos. Relações Sociais: sem índices positivos, merece maior atenção. Pode decair mais? Queda do Domínio Psicológico: sinaliza algum grau de desconforto no curso? Expectativas frustradas? Monitoramento contínuo e possíveis correlações com o aproveitamento curricular.


Carregar ppt "Centro de Desenvolvimento da Educação Médica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google