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Introdução a Fotografia Walfredo Cirne Univ. Federal de Campina Grande

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Apresentação em tema: "Introdução a Fotografia Walfredo Cirne Univ. Federal de Campina Grande"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Fotografia Walfredo Cirne Univ. Federal de Campina Grande

2 Luz é Tudo

3

4 Câmera Fotográfica

5 Distância Focal Zoom é uma lente com distância focal variável Grande angular Teleobjetiva

6 Exposição Três parâmetros ditam a exposição –Tempo de exposição –Abertura –Sensibilidade A mesma exposição pode ser obtida de diversas formas –1/30s, f/2.8, ISO 100 –1/60s, f/2.8, ISO 200 –1/60s, f/4.0, ISO 400

7 Tempo de Exposição Tempo que a lente fica aberta Quanto menor o tempo de exposição –Mais fácil congelar a imagem –Menos luz entra na câmera Quanto maior o tempo de exposição –Melhor você tem que segurar a câmera –Mais parado tem que estar o objeto –Mais luz entra na câmera

8 Sensibilidade ISO 200 = metade da luz de ISO 100 ISO 400 = metade da luz de ISO 200 ISO 800 = metade da luz de ISO 400 Mais sensibilidade requer menos luz Mais sensibilidade tem maior grão/mais ruído (menos qualidade)

9 Sensibilidade ISO 100, f/4, 1 s ISO 3200, f/4, 1/30 s

10 Abertura A abertura real é proporcional a distância focal f/1.0, f/1.4, f/2.0, f/2.8, f/4.0, f/5.6, f/8.0, f/11, f/16 f/1.4 f/4 f/16

11 Abertura Profundidade de Campo 1/3000 s f/1.8 ISO 100 1/60 s f/22 ISO 400

12 Profundidade de Campo Distância Focal Foco

13 Tamanho do Sensor f F 1/1.8 Canon DSLR 1/2.7

14 Exemplo de Tamanho do Sensor × Profundidade de Campo

15 Perspectiva Grande angular Tele-objetiva

16 Tipos de Câmera Point-and-Shoot –Grande variedade de opções Reflex –Lentes intercambiaveis –Visor ótico Mecânica Filme × Digital Moderna [nova] × Clássica [usada]

17 Comprando uma Câmera Exposição automática Foco automático Controle de flash e foco Mais controles Visão reflex × visão articulada Responsividade –Permite capturar o momento decisivo

18 Câmeras Point-and-Shoot Hoje, a maioria das câmeras são automáticas, o que em geral é algo positivo Entretanto, há situações em que a câmera comete erros Com um pouco de sorte, sua câmera permite que você controle flash e foco para evitar alguns destes erros

19 Perdendo o Momento Decisivo

20 Selecione o Foco

21 Use Flash ao Meio-Dia

22 Desligue o Flash quando ele não é necessário

23 Desligue o Flash a Noite Mas apóie sua câmera... :-)

24 Imagem = Matriz de Pixels

25 Resolução não é Tudo

26 Dynamic Range ,024 2,048 4,096 8,192 16, Magazine photo Photo Paper Computer Monitor Film Natural Scene

27 Representando Cada Pixel Nós enxergamos ondas eletromagnéticas com comprimento entre 380 nm e 780 nm

28 Combinação de Cores Nosso olhos combinam cores quando mais de um comprimento de onda está presente

29 Codificação RGB Usamos o fato que nossos olhos combinam cores para codificá-las digitalmente A forma mais comum de fazer isso é usando as cores aditivas: Red Green Blue Profundidade de cor descreve quantos bits são usados para codificar cada pixel –24 bits é suficiente para fotorealismo

30 Compressão de Imagens Imagens fotorealisticas de alta resolução são grandes Compressão sem perda: tiff Compressão com perda: jpeg –Útil para Internet e câmeras digitais –Use qualidade 9 (de 0 a 10) –Evite durante o processamento de imagens Mapeamento de cores: gif –Excelente para desenhos e logos –Evite para imagens

31 Impressão A combinação de cores aditivas gera branco –Perfeito para o monitor (que é preto) Para imprimir em papel (que é branco), precisamos subtrair cores –Cyan é o oposto de Red –Yellow é o oposto de Blue –Magenta é o oposto de Green –Acrescentados Black para obter um preto mais forte –Este é o espaço CYMK

32 CYMK O mapeamento do monitor (RGB, cor projetada) para o papel (CYMK, cor refletida) não é perfeito Considere a necessidade da tinta preta

33 Impressão é Crucial A diferença de um bom laboratório para um mau laboratório é enorme!!!! –Ache alguém que seja pelo menos razoável!! Caso você use filme, um bom lab é mais importante ainda, pois também vai se fazer revelação Imprimir em casa é hoje viável –A qualidade pode ser tão boa quanto num lab –Você retém controle sobre o processo

34 Imprimindo em Casa Qualidade é fantástica!! Use o papel fotográfico do fabricante de impressora!!! Tipicamente trabalha-se entre 160 a 300 dpi –Resolução não é tudo Longevidade somente com impressoras fotográficas HP, Epson, Canon

35 Espaços de Cores Alternativos Há outros espaços de cores Por exemplo, aqueles baseados em HSV (como o Lab do Photoshop)

36 Calibragem Dispositivos diferentes apresentam uma data cor digital (ex: 125R 87G 38B) de forma (levemente) diferente –Pior ainda, cada dispositivo tem seu espaço de cor Teoricamente, pode-se calibrar os dispositivos de forma que certas aplicações possam fazer casamento de cor Infelizmente calibragem requer hardware especializado –Embora possa ser aproximada por software Monitores LCD podem tornar o problema de calibragem mais complexo pois o que você ver depende do angulo em que você olha o monitor

37 Processando Fotos Copiar & Colar Ajuste de luminosidade Ajuste de cores Ajustes parciais Perspectiva

38 Copiar & Colar

39 Foto Escura: Curvas

40 Correção de Cor: Curvas

41 Cores Conhecidas Nosso olho é fantasticamente adaptativo Os valores numéricos dos pixeis são mais objetivos Branco = 255 R 255 G 255 B Preto = 0 R 0 G 0 B Cinza = X R X G X B Pele morena = 15 C 40 M 55 Y – 8 C 30 M 40 Y

42 Flash Desigual: Seleção

43 Correção de Perspectiva

44 Resolução não é Tudo

45 Dicas de Manipulação de Imagem Use toda a faixa de contraste Use canais de 16-bits para edição pesada Use Genuine Fractals para aumentar a resolução Use gradiente para seleções com transição suave Não trabalhe em jpeg Muitas fotos têm mais azul que deveriam

46 Colocando Fotos na Web Use jpeg –qualidade 9 (no máximo de 10) –apenas 256 cores são possíveis em gif Use tags WIDTH/HEIGHT –as páginas mostrarão muito mais rápido –script wwwis.pl pode gerar os tags para você Para publicar muitas fotos, vale a pena escrever scripts

47 Apresentando suas Fotos Tirar boas fotos é (maravilhosamente) simples e fácil!! Para ampliar o impacto de suas fotos, você precisa usá-las para contar uma estória Por exemplo...

48 Mais Informações Geral –photo.net –luminous-landscape.com –theonlinephotographer.blogspot.com –flickr.com Câmeras Digitais –dpreview.com


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