Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Introdução a Fotografia
Walfredo Cirne Univ. Federal de Campina Grande
2
Luz é Tudo
3
Luz é Tudo
4
Câmera Fotográfica
5
Distância Focal Grande angular Teleobjetiva
Zoom é uma lente com distância focal variável
6
Exposição Três parâmetros ditam a exposição
Tempo de exposição Abertura Sensibilidade A mesma exposição pode ser obtida de diversas formas 1/30s, f/2.8, ISO 100 1/60s, f/2.8, ISO 200 1/60s, f/4.0, ISO 400
7
Tempo de Exposição Tempo que a lente fica aberta
Quanto menor o tempo de exposição Mais fácil congelar a imagem Menos luz entra na câmera Quanto maior o tempo de exposição Melhor você tem que segurar a câmera Mais parado tem que estar o objeto Mais luz entra na câmera
8
Sensibilidade ISO 200 = metade da luz de ISO 100 ISO 400 = metade da luz de ISO 200 ISO 800 = metade da luz de ISO 400 Mais sensibilidade requer menos luz Mais sensibilidade tem maior grão/mais ruído (menos qualidade)
9
Sensibilidade ISO 100, f/4, 1 s ISO 3200, f/4, 1/30 s
10
Abertura A abertura real é proporcional a distância focal
f/1.0, f/1.4, f/2.0, f/2.8, f/4.0, f/5.6, f/8.0, f/11, f/16 f/1.4 f/4 f/16
11
Abertura Profundidade de Campo
1/3000 s f/1.8 ISO 100 1/60 s f/22 ISO 400
12
Profundidade de Campo Distância Focal Foco
13
Tamanho do Sensor 1/1.8” Canon DSLR 1/2.7” f F
14
Exemplo de Tamanho do Sensor × Profundidade de Campo
15
Perspectiva Grande angular Tele-objetiva
16
Tipos de Câmera Point-and-Shoot Reflex Mecânica Filme × Digital
Grande variedade de opções Reflex Lentes intercambiaveis Visor ótico Mecânica Filme × Digital Moderna [nova] × Clássica [usada]
17
Comprando uma Câmera Exposição automática Foco automático
Controle de flash e foco Mais controles Visão reflex × visão articulada Responsividade Permite capturar o momento decisivo
18
Câmeras Point-and-Shoot
Hoje, a maioria das câmeras são automáticas, o que em geral é algo positivo Entretanto, há situações em que a câmera comete erros Com um pouco de sorte, sua câmera permite que você controle flash e foco para evitar alguns destes erros
19
Perdendo o Momento Decisivo
20
Selecione o Foco
21
Use Flash ao Meio-Dia
22
Desligue o Flash quando ele não é necessário
23
Desligue o Flash a Noite
Mas apóie sua câmera... :-)
24
Imagem = Matriz de Pixels
25
Resolução não é Tudo
26
Dynamic Range ,024 2,048 4,096 8, ,384 Film Photo Paper Magazine photo Computer Monitor Natural Scene
27
Representando Cada Pixel
Nós enxergamos ondas eletromagnéticas com comprimento entre 380 nm e 780 nm
28
Combinação de Cores Nosso olhos combinam cores quando mais de um comprimento de onda está presente
29
Codificação RGB Usamos o fato que nossos olhos combinam cores para codificá-las digitalmente A forma mais comum de fazer isso é usando as cores aditivas: Red Green Blue Profundidade de cor descreve quantos bits são usados para codificar cada pixel 24 bits é suficiente para fotorealismo
30
Compressão de Imagens Imagens fotorealisticas de alta resolução são grandes Compressão sem perda: tiff Compressão com perda: jpeg Útil para Internet e câmeras digitais Use qualidade 9 (de 0 a 10) Evite durante o processamento de imagens Mapeamento de cores: gif Excelente para desenhos e logos Evite para imagens
31
Impressão A combinação de cores aditivas gera branco
Perfeito para o monitor (que é preto) Para imprimir em papel (que é branco), precisamos subtrair cores Cyan é o oposto de Red Yellow é o oposto de Blue Magenta é o oposto de Green Acrescentados Black para obter um preto mais forte Este é o espaço CYMK
32
CYMK O mapeamento do monitor (RGB, cor projetada) para o papel (CYMK, cor refletida) não é perfeito Considere a necessidade da tinta preta
33
Impressão é Crucial A diferença de um bom laboratório para um mau laboratório é enorme!!!! Ache alguém que seja pelo menos razoável!! Caso você use filme, um bom lab é mais importante ainda, pois também vai se fazer revelação Imprimir em casa é hoje viável A qualidade pode ser tão boa quanto num lab Você retém controle sobre o processo
34
Imprimindo em Casa Qualidade é fantástica!!
Use o papel fotográfico do fabricante de impressora!!! Tipicamente trabalha-se entre 160 a 300 dpi Resolução não é tudo Longevidade somente com impressoras fotográficas HP, Epson, Canon
35
Espaços de Cores Alternativos
Há outros espaços de cores Por exemplo, aqueles baseados em HSV (como o Lab do Photoshop)
36
Calibragem Dispositivos diferentes apresentam uma data cor digital (ex: 125R 87G 38B) de forma (levemente) diferente Pior ainda, cada dispositivo tem seu espaço de cor Teoricamente, pode-se calibrar os dispositivos de forma que certas aplicações possam fazer casamento de cor Infelizmente calibragem requer hardware especializado Embora possa ser aproximada por software Monitores LCD podem tornar o problema de calibragem mais complexo pois o que você ver depende do angulo em que você olha o monitor
37
Processando Fotos Copiar & Colar Ajuste de luminosidade
Ajuste de cores Ajustes parciais Perspectiva
38
Copiar & Colar
39
Foto Escura: Curvas
40
Correção de Cor: Curvas
41
Cores Conhecidas Nosso olho é fantasticamente adaptativo
Os valores numéricos dos pixeis são mais objetivos Branco = 255R 255G 255B Preto = 0R 0G 0B Cinza = XR XG XB Pele morena = 15C 40M 55Y – 8C 30M 40Y
42
Flash Desigual: Seleção
43
Correção de Perspectiva
44
Resolução não é Tudo
45
Dicas de Manipulação de Imagem
Use toda a faixa de contraste Use canais de 16-bits para edição pesada Use Genuine Fractals para aumentar a resolução Use gradiente para seleções com transição suave Não trabalhe em jpeg Muitas fotos têm mais azul que deveriam
46
Colocando Fotos na Web Use jpeg Use tags WIDTH/HEIGHT
qualidade 9 (no máximo de 10) apenas 256 cores são possíveis em gif Use tags WIDTH/HEIGHT as páginas mostrarão muito mais rápido script wwwis.pl pode gerar os tags para você Para publicar muitas fotos, vale a pena escrever scripts
47
Apresentando suas Fotos
Tirar boas fotos é (maravilhosamente) simples e fácil!! Para ampliar o impacto de suas fotos, você precisa usá-las para contar uma estória Por exemplo...
48
Mais Informações Geral photo.net luminous-landscape.com
theonlinephotographer.blogspot.com flickr.com Câmeras Digitais dpreview.com
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.