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PublicouDavid Bonito Alterado mais de 10 anos atrás
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Brasil (1991) Paraguai (1991) Uruguai (1991) Venezuela (2006)
ESTADOS MEMBROS Argentina (1991) Brasil (1991) Paraguai (1991) Uruguai (1991) Venezuela (2006)
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ESTADOS ASSOCIADOS Bolívia (1996) Chile (1996) Peru (2003) Colômbia (2004) Equador (2004)
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PARTICIPAÇÃO DOS PAÍSES NO PIB DO MERCOSUL
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PAÍS PIB ( PPP) EXPORTAÇÕES POPULAÇÃO BRASIL ARGENTINA VENEZUELA
$ milhões $ milhões 184,2 milhões ARGENTINA $ milhões $ milhões 39,1 milhões VENEZUELA $ milhões $ milhões 24 milhões URUGUAI $ milhões $2.200 milhões 3,4 milhões PARAGUAI $ milhões $2.940 milhões 6,2 milhões TOTAL MERCOSUL $ milhões $ milhões 232,9 milhões COLÔMBIA $ milhões $ milhões 44 milhões CHILE $ milhões $ milhões 15,1 milhões PERU $ milhões $ milhões 27,9 milhões EQUADOR $ milhões $7.650 milhões 13,2 milhões BOLÍVIA $ milhões $1.986 milhões 8,6 milhões TOTAL MERCOSUL AMPLIADO $ milhões $ milhões 341,7 milhões
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA
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Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto de Agronomia Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola 4ª Semana de Formação 1ª turma de 2006 Centro Federal de Educação Tecnológica Januária 19 a 24/08/2006
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A maldição do petróleo Artigos para Análise e Discussão
Prof. Gabriel de Araújo Santos A maldição do petróleo
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Autor: Profª. Eliana Cardoso
Formação: PhD Economia pelo MIT ( Instituto de Tecnologia de Massachusetts) Fonte: Revista Veja; Editora Abril; Edição ano 39, n.30. 2 de agosto de 2006 Tema Central:Relação Recursos Naturais - Desenvolvimento
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PIB - Produto Interno Bruto
COLOCAÇÃO PAÍS PIB (milhões US$) 1° Estados Unidos 2° Japão 3° Alemanha 4° China 5° Reino Unido 6° França 7° Itália 8° Canadá 9° Espanha 10° Coréia do Sul 11° Brasil
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IDH- Índice de Desenvolvimento Humano
Posição País IDH Elevado desenvolvimento humano 1° Noruega 0,963 2° Islândia 0,956 3° Austrália 0,955 4° Luxemburgo 0,949 5° Canadá 6° Suécia 7° Suiça 0,947 57° Trinidad e Tobago 0,801 Posição País IDH Médio desenvolvimento humano 58° Líbia 0,799 59° Macedônia 0,797 60° Antígua e Barbuda 61° Malásia 0,796 62° Rússia 0,795 63° Brasil 0,792 64° Romênia 145° Zimbábue 0,505
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Sobre a relação recursos naturais/desenvolvimento
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EXTRATO ( 1 ) “ Por outro lado, países com recursos abundantes acomodaram-se, satisfeitos com o que a natureza lhes deu, e não viram vantagem em investir em educação, produção de conhecimento ou na construção de instituições fortes ”
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Outros exemplos de: Países com recursos naturais abundantes e de nível de desenvolvimento elevado ↕ Países com recursos naturais abundantes e de nível de desenvolvimento sofrível. Países sem recursos naturais abundantes e de nível de desenvolvimento elevado Países sem recursos naturais abundantes e de nível de desenvolvimento sofrível
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Atenção ao termo Universidade utilizado
nas duas entrevistas
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Sobre a relação da educação com o desenvolvimento
Extrato ( 2 ) “ À medida que a industria amadurecia, a educação universitária tornou-se essencial para garantir maior criatividade nos processos gerencias.”
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“ Sim, mas é preciso saber de que educação estamos falando.”
EXTRATO ( 3 ) “ Sim, mas é preciso saber de que educação estamos falando.” Educação superior - inovação Educação básica - copia
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Comparação dos modelos:
China-Índia-Brasil
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EXTRATO ( 4 ) “ As universidades também tem contribuído com a sociedade formando técnicos competentes.”
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Sobre a formação de blocos
EXTRATO ( 5 ) “.... eu já dizia que o Mercosul era uma alma penada que tinha morrido e estava zanzando por aí. A política de acordos com a Argentina ja vinha sendo altamente prejudicial ao país.”
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Observar a coerência existente entre as idéias defendidas e a formação da professora.
FIM
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O salto que falta
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Entrevista: Prof. Carlos Henrique de Brito Cruz
Formação: Físico – Diretor Científico da Fapesp ( Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) Ex-Reitor da Unicamp e Ex-Pesquisador dos Laboratórios Bell. Fonte: Revista Veja; Editora Abril; edição1969 – ano 39 n° 32 16 de agosto de 2006 Tema central: Pesquisa - Relação Publico/Privado
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Conceito de Inovar-Inovação
Produtos, serviços ou processos Exemplos privados : TV de Plasma Exemplos públicos : Fixação biológica de N
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Inserção de pesquisadores
Relação: Público/Privado EUA /80 Japão /80 Coréia /67 Canadá /60 França /60 Inglaterra /60 Brasil /30
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Sobre a possibilidade de reversão
do quadro atual EXTRATO ( 1 ) “ Sim mas sem tirar os que já estão na Universidade. Eles exercem o papel importantíssimo de formar novas gerações de pesquisadores.”
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Como resolver EXTRATO ( 2 ) “ A estratégia correta é criar oportunidades para que parte dos formandos a cada ano possa trabalhar como cientista em empresas. E temos que fazer isso com rapidez.”
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Sobre nossa situação atual
EXTRATO ( 3 ) - Formamos doutores por ano. Isso é pouco? “ Não. É um número competitivo. É similar ao da Inglaterra, da Índia e da Coréia do Sul ” . Destacar a coerência com a análise anterior ( Eliana Cardoso)
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Sobre mudanças de comportamento
EXTRATO ( 4 ) “ Nos últimos 20 anos houve uma mudança de atitude fortíssima nas universidades. Elas perceberam que interagir com a empresa pode ser bom. Mas o fato é que a academia tem a função de educar e avançar o conhecimento. Mais do que as universidades, as empresas conhecem as demandas do mercado ” Ex. Caso da COPPE na UFRJ
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“ Outro ponto é assegurar a propriedade industrial”
Redução de riscos EXTRATO ( 5 ) “ É preciso oferecer um bom sistema universitário, capaz de formar bons profissionais.” EXTRATO ( 6 ) “ Outro ponto é assegurar a propriedade industrial” Ex. Registro de patente do cupuaçu e a quebra de patentes no caso dos medicamentos da AIDS
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“ É preciso que haja estímulo do governo à pesquisa.”
EXTRATO ( 7 ) “ É preciso que haja estímulo do governo à pesquisa.” “ A subvenção é fortemente utilizada nos EUA e na Europa. É feita por exemplo por meio de compras publicas. O termo correto é encomendas tecnológicas” Ex. Indústria bélica americana. Tecnologia nuclear e aeroespacial. Casos da Embrapa e da Embraer. Proálcool. Motor flex. Biodisel. FIM
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Acadêmico do curso de LICA - U.F.R.R.J
Palestrante Prof. Dr. Gabriel de Araújo Santos U.F.R.RJ DIREÇÃO DE ARTE Thiago de Souza Santos Acadêmico do curso de LICA - U.F.R.R.J
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