A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTADOS MEMBROS Argentina (1991) Argentina (1991) Brasil (1991) Brasil (1991) Paraguai (1991) Paraguai (1991) Uruguai (1991) Uruguai (1991) Venezuela.

Cópias: 1
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA. Artigos para Análise e Discussão Prof. Gabriel de Araújo Santos A maldição do petróleo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTADOS MEMBROS Argentina (1991) Argentina (1991) Brasil (1991) Brasil (1991) Paraguai (1991) Paraguai (1991) Uruguai (1991) Uruguai (1991) Venezuela."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 ESTADOS MEMBROS Argentina (1991) Argentina (1991) Brasil (1991) Brasil (1991) Paraguai (1991) Paraguai (1991) Uruguai (1991) Uruguai (1991) Venezuela (2006) Venezuela (2006)

4 ESTADOS ASSOCIADOS Bolívia (1996) Bolívia (1996) Chile (1996) Peru (2003) Peru (2003) Colômbia (2004) Equador (2004)

5

6

7 PARTICIPAÇÃO DOS PAÍSES NO PIB DO MERCOSUL

8 BRASIL $ milhões$ milhões184,2 milhões ARGENTINA $ milhões$ milhões39,1 milhões VENEZUELA $ milhões$ milhões24 milhões URUGUAI $ milhões$2.200 milhões3,4 milhões PARAGUAI $ milhões$2.940 milhões6,2 milhões TOTAL MERCOSUL $ milhões$ milhões232,9 milhões COLÔMBIA $ milhões$ milhões44 milhões CHILE $ milhões$ milhões15,1 milhões PERU $ milhões$ milhões27,9 milhões EQUADOR $ milhões$7.650 milhões13,2 milhões BOLÍVIA $ milhões$1.986 milhões8,6 milhões TOTAL MERCOSUL AMPLIADO $ milhões$ milhões341,7 milhões PAÍS PIB ( PPP) EXPORTAÇÕESPOPULAÇÃO

9 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

10 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto de Agronomia Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola 4ª Semana de Formação 1ª turma de 2006 Centro Federal de Educação Tecnológica Januária 19 a 24/08/2006

11 Artigos para Análise e Discussão Prof. Gabriel de Araújo Santos A maldição do petróleo

12 Autor: Profª. Eliana Cardoso Formação: PhD Economia pelo MIT ( Instituto de Tecnologia de Massachusetts) Fonte: Revista Veja; Editora Abril; Edição ano 39, n de agosto de 2006 Tema Central:Relação Recursos Naturais - Desenvolvimento

13 COLOCAÇÃOPAÍSPIB (milhões US$) 1°Estados Unidos °Japão °Alemanha °China °Reino Unido °França °Itália °Canadá °Espanha °Coréia do Sul °Brasil PIB - Produto Interno Bruto

14 IDH- Índice de Desenvolvimento Humano PosiçãoPaísIDH Elevado desenvolvimento humano 1° Noruega 0,963 2° Islândia 0,956 3° Austrália 0,955 4° Luxemburgo 0,949 5° Canadá 0,949 6° Suécia 0,949 7° Suiça 0,947 57° Trinidad e Tobago 0,801 PosiçãoPaísIDH Médio desenvolvimento humano 58° Líbia 0,799 59° Macedônia0,797 60° Antígua e Barbuda 0,797 61° Malásia 0,796 62° Rússia0,795 63° Brasil 0,792 64° Romênia 0, ° Zimbábue 0,505

15 Sobre a relação recursos naturais/desenvolvimento

16 Por outro lado, países com recursos abundantes acomodaram-se, satisfeitos com o que a natureza lhes deu, e não viram vantagem em investir em educação, produção de conhecimento ou na construção de instituições fortes EXTRATO ( 1 )

17 Outros exemplos de: Países com recursos naturais abundantes e de nível de desenvolvimento elevado Países com recursos naturais abundantes e de nível de desenvolvimento sofrível. Países sem recursos naturais abundantes e de nível de desenvolvimento elevado Países sem recursos naturais abundantes e de nível de desenvolvimento sofrível

18 Atenção ao termo Universidade utilizado nas duas entrevistas

19 Sobre a relação da educação com o desenvolvimento Extrato ( 2 ) À medida que a industria amadurecia, a educação universitária tornou-se essencial para garantir maior criatividade nos processos gerencias.

20 EXTRATO ( 3 ) Sim, mas é preciso saber de que educação estamos falando. Educação superior - inovação Educação básica - copia

21 Comparação dos modelos: China-Índia-Brasil

22 EXTRATO ( 4 ) As universidades também tem contribuído com a sociedade formando técnicos competentes.

23 Sobre a formação de blocos EXTRATO ( 5 ).... eu já dizia que o Mercosul era uma alma penada que tinha morrido e estava zanzando por aí. A política de acordos com a Argentina ja vinha sendo altamente prejudicial ao país.

24 Observar a coerência existente entre as idéias defendidas e a formação da professora. FIM

25 O salto que falta

26 Entrevista: Prof. Carlos Henrique de Brito Cruz Formação: Físico – Diretor Científico da Fapesp ( Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) Ex-Reitor da Unicamp e Ex-Pesquisador dos Laboratórios Bell. Fonte: Revista Veja; Editora Abril; edição1969 – ano 39 n° de agosto de 2006 Tema central: Pesquisa - Relação Publico/Privado

27 Conceito de Inovar-Inovação Produtos, serviços ou processos Exemplos privados : TV de Plasma Exemplos públicos : Fixação biológica de N

28 Inserção de pesquisadores Relação: Público/Privado EUA /80 Japão /80 Coréia /67 Canadá /60 França /60 Inglaterra /60 Brasil /30

29 Sobre a possibilidade de reversão do quadro atual EXTRATO ( 1 ) Sim mas sem tirar os que já estão na Universidade. Eles exercem o papel importantíssimo de formar novas gerações de pesquisadores.

30 Como resolver EXTRATO ( 2 ) A estratégia correta é criar oportunidades para que parte dos formandos a cada ano possa trabalhar como cientista em empresas. E temos que fazer isso com rapidez.

31 Sobre nossa situação atual EXTRATO ( 3 ) - Formamos doutores por ano. Isso é pouco? Não. É um número competitivo. É similar ao da Inglaterra, da Índia e da Coréia do Sul. Destacar a coerência com a análise anterior ( Eliana Cardoso)

32 Sobre mudanças de comportamento EXTRATO ( 4 ) Nos últimos 20 anos houve uma mudança de atitude fortíssima nas universidades. Elas perceberam que interagir com a empresa pode ser bom. Mas o fato é que a academia tem a função de educar e avançar o conhecimento. Mais do que as universidades, as empresas conhecem as demandas do mercado Ex. Caso da COPPE na UFRJ

33 Redução de riscos EXTRATO ( 5 ) É preciso oferecer um bom sistema universitário, capaz de formar bons profissionais. EXTRATO ( 6 ) Outro ponto é assegurar a propriedade industrial Ex. Registro de patente do cupuaçu e a quebra de patentes no caso dos medicamentos da AIDS

34 Estímulo EXTRATO ( 7 ) É preciso que haja estímulo do governo à pesquisa. A subvenção é fortemente utilizada nos EUA e na Europa. É feita por exemplo por meio de compras publicas. O termo correto é encomendas tecnológicas Ex. Indústria bélica americana. Tecnologia nuclear e aeroespacial. Casos da Embrapa e da Embraer. Proálcool. Motor flex. Biodisel. FIM

35 Palestrante Prof. Dr. Gabriel de Araújo Santos U.F.R.RJ DIREÇÃO DE ARTE Thiago de Souza Santos Acadêmico do curso de LICA - U.F.R.R.J


Carregar ppt "ESTADOS MEMBROS Argentina (1991) Argentina (1991) Brasil (1991) Brasil (1991) Paraguai (1991) Paraguai (1991) Uruguai (1991) Uruguai (1991) Venezuela."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google