A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA HENRIQUE JÚLIO BERGER PROJETO PEDAGÓGICO DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA HENRIQUE JÚLIO BERGER PROJETO PEDAGÓGICO DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR."— Transcrição da apresentação:

1

2 ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA HENRIQUE JÚLIO BERGER

3 PROJETO PEDAGÓGICO DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR

4 IDENTIFICAÇÃO Caçador é um Município com 74 anos de emancipação Política administrativa, o aniversário é no dia 25 de março, sempre é comemorado com Festas para o público no Parque da Araucárias. Chama-se Araucárias porque antes da mata ser explorada pelos primeiro moradores existia muita Araucária na região e por mais que seja uma árvore em extinção, ainda existe muita araucária por aqui, com suas belas aves chamadas de gralha azul.

5 Possui aproximadamente 85 mil habitantes. O nome Caçador, é porque na época da exploração da região nos mais diferentes sentidos, existia muita caça. Os índios Kaigangs e Xoclengs antes dos pioneiros que exploraram a região, foram os primeiros habitantes. Se alimentavam da caça, da pesca do Rio Caçador, de frutas silvestres, mandioca e tantas outras riquezas naturais que tinham na época.

6 A nossa cidade tem origem madeireira e portanto até hoje é considerada polo Industrial madeireiro. Além disso existe um forte comércio na área industrial de fabricação de papel, couro, calçado e exportado para diversos países, muitas fábricas de móveis em geral, etc.

7 O comércio em geral vem se destacando e a população cada vez mais exigindo maior e melhor qualidade nos produtos e no atendimento.

8 A agricultura também é uma forte fonte de renda que movimenta a circulação e geração de emprego na cidade e na própria propriedade agrícola da região e por conseqüência, aumenta o poder aquisitivo, gerando melhor qualidade de vida à popula ção.

9 A agricultura: Considerando o carro-chefe da economia Agricola de Caçador, o cultivo do tomate ainda impulsiona os agricultores locais às grandes tomateiras. Entretanto, a agricultura familiar descobriu na diversidades das culturas uma saída alternativa para se manter no mercado de forma competitiva.

10 Ainda no universo agrícola, um dos problemas enfrentados pelos agricultores é a desistência dos filhos em permanecerem no campo, porque o agricultor como um todo sempre foi esquecido, não existe um planejamento realmente eficaz que faça com que os filhos dos agricultores e os próprios agricultores donos das terras permaneçam nelas trabalhando e cultivando os produtos que é o nosso alimento.

11 Hoje no município de Caçador, quase todos os filhos dos agricultores estão estudando na cidade para futuramente permanecer na cidade trabalhando. Aí vem uma grande preocupação: O que irá acontecer daqui mais alguns anos? A cidade está tendo cada vez mais um inchaço de pessoal e não tem emprego pra todos. Se não existir um programa eficiente e que perdure para sempre no incentivo a agricultura, daqui mais algum tempo, não se sabe aonde isso vai dar. os agricultores a continuar no campo.

12 O problema é que como já citei anteriormente, não existe e nunca existiu um programa governamental eficiente, que consiga motivar, incentiv ar o agricultor a permanecer no campo.

13 Ainda bem que na nossa querida cidade de Caçador algumas lideranças políticas com a parceria dos empresários, a realidade está começando a mudar para melhor, pois nossa realidade apesar dos avanços que já foi conseguido, ainda existe uma carência muito grande de cultura, digamos assim, cabeças mais abertas, que pensem grande e não que fique na mesmice.

14 Existem pessoas que fazem um esforço muito grande para atingir certos objetivos para melhorar a qualidade de vida da população, mas como diz o ditado: Andorinha só não faz verão.

15 O QUE VAMOS FAZER? - Projeto sobre nosso município Quando vamos fazer? - No mês de março quando o Município faz aniversário Quais os recursos que vamos utilizar? - Pesquisas nas mais diferentes fontes; - Visitas: Ao Museu do Contestado, Universidade do Contestado, EPAGRE, nascente do rio Caçador que liga outros municípios, visitas ao campo para conhecer os mais diferentes tipos de cultivo e pecuária existentes no nosso município, indústrias; comércios em geral, entrevistas com pessoas de diferentes idade, visitas às diferentes instituições de caridade, trilhas ecológica, visitas ao IBGE, etc. -

16 A quem se destina? - Aos alunos, pais e comunidade escolar Como vamos construir esse projeto? Quais os procedimentos? - O projeto foi construído com os professores, todos reuniram-se para discutir e disseminar as idéias e posteriormente lançar para os alunos.

17 Quais são os nossos objetivos? - Conhecer a história de Caçador; - Identificar os diferentes meios de giro econômico do município; - Reconhecer as diferentes etnias ; - Conhecer os pontos turísticos da cidade; - Oportunizar um conhecimento mais amplo das diferentes instituições de ensino; - Conscientizar e valorizar o meio ambiente; - Pesquisar sobre as festas típicas do município, as escolinhas de esporte e lazer; - Oportunizar a participação do esporte aos alunos.

18 Como vamos acompanhar e avaliar a execução do projeto? - A avaliação será contínua observando o desempenho, a estética das atividades, o comprometimento, a dedicação e o principal: A aprendizagem.

19 Observações e Comentários: - Este projeto não terá um prazo determinado para o término, pois um tema está interligado ao outro e os alunos motivados como estão sempre trazem novidades e portanto o projeto se torna bem mais aprofundado. OBS: O projeto está se ampliando cada vez mais, mas é interessante registrar que não pode-se fugir do tema principal.

20 Bandeira do Município

21 Maria Fumaça exposta em frente ao Museu do Contestado para visitação

22 Araucária

23 Primeiro hotel de caçador

24

25

26 Exploração da madeira antes da construção da cidade

27 1º Colégio Marista Aurora,

28 Museu do Contestado

29 Rio Caçador

30

31


Carregar ppt "ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA HENRIQUE JÚLIO BERGER PROJETO PEDAGÓGICO DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google