A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho

2 Definição de HSMT Sub-sistema de RH que responde pela prevenção de acidentes e a saúde dos trabalhadores.

3 Posição Orgânica de HSMT
Diretor Presidente Diretor Industrial Diretor de RH Diretor Financeiro Relaçôes Trabalhistas e Sindicais Gerente de RH Gerente de R.I. Sup. T&D Sup. R&S Sup. C&S Supervisor de HSMT Segurança do Trabalho Higiene do Trabalho Medicina do Trabalho

4 Preceitos Legais Art. 163 (CLT)
“Será obrigatória a constituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes –CIPA- de conformidade com instruções expedidas pelo Ministério do Trabalho, nos estabelecimentos ou locais de obra nela especificados”

5 Normas Regulamentadoras
Conjunto de 29 normas legais que rege todas as ações no campo da Higiene, Segurança e Medicina do trabalho conforme o próximo quadro:

6 NR1- Disposições Gerais
NR2- Inspeção Prévia NR3- Embargo e interdição NR4- Serviço Especializado Eng.HSMT NR5- CIPA NR6- EPI NR7- PCMSO NR8- Edificações NR9- Prevenção de Riscos NR10- Instalação e Serviços de Eletricidade NR11- Transporte, Movimentação, Armazenagem e Man. Materiais NR12- Máquinas e Equipamentos NR13- Caldeiras e Vasos de Pressão NR14- Fornos NR15- Atividades e Operações Insalubres NR16- Atividades e Operações Perigosas Perigosas NR17- Ergonomia NR18- Condições e Meio-ambiente de trabalho na indústria de construção NR19- Explosivos NR20- Líquidos combustíveis e inflamáveis NR21- Trabalho a céu aberto NR22- Trabalhos subterrâneos NR23- Proteção contra incêndios NR24- Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho NR25- Resíduos industriais NR26- Sinalização de segurança NR27- Registro profissional do técnico de Seg. do trabalho no MT NR28- Fiscalização e penalidades NR29- Norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho portuário

7 SEGURANÇA DO TRABALHO O Ser humano e o Econômico Preocupações
Prevenção Eliminação O Ser humano e o Econômico

8 Grau de Risco É a gradação realizada pelo Ministério do Trabalho a cada tipo de atividade, relativamente ao risco que aquela atividade expõe seus empregados (NR4)

9 Classificação de Grau de Risco
Código Atividade Grau de Risco Extração de Minério 4 Transporte Aéreo 3 Hotéis, Restaurantes, 2 Salas de Espetáculos 1

10 Tipos de Acidentes Sem Afastamento Com Afastamento
Incapacidade Temporária Incapacidade Parcial Permanente Incapacidade Total Permanente Morte.

11 Incapacidade Temporária
É a perda total da capacidade para o trabalho durante o dia do acidente, ou que se prolongue por período menor que um ano.

12 Incapacidade Parcial Permanente
É a redução permanente e parcial da capacidade para o trabalho durante o dia do acidente ou que se prolongue por período menor que um ano.

13 Incapacidade Total Permanente
É a perda total, em caráter definitivo, da capacidade de trabalhar (por exemplo: perda total da visão)

14 É o falecimento do trabalhador como resultado direto do acidente
MORTE É o falecimento do trabalhador como resultado direto do acidente

15 % de Mortes por Acidente
0,95 EUA Portugal 1,10 Espanha 2,07 2,97 México 9,35 Brasil

16 Total = + de 7 bilhões/ano
Custos dos Acidentes Para a comunidade industrial = 5,8 bilhões/ano Para a Previdência social = 1,4 bilhão/ano Total = + de 7 bilhões/ano

17 HSMT – Acidentes de Trabalho-Análises
SP e MG têm os maiores índices de Acidentes

18 Causas dos Acidentes CONDIÇÃO INSEGURA ATO INSEGURO Movimento errado
Atitude impensada Desleixo Irresponsabilidade Excesso de confiança Cansaço Falta de experiência Inadaptação ao trabalho. CONDIÇÃO INSEGURA Escada quebrada Pilha de material inadequada Ferro pontiagudo em local inadequado Falta de EPI.

19 Conseqüências de acidentes
Para a empresa Desgaste da imagem Perda de um trabalhador Aumento do custo produtivo Perda de Produtividade Maior gasto com saúde. Para o trabalhador Sofrimento físico Incapacidade para o trabalho Desamparo à família Estresse Desgaste profissional Perda da própria vida.

20 E.P.I. Sigla que identifica o equipamento de proteção individual utilizado pelo trabalhador com o intuito de evitar acidentes de trabalho

21 EXEMPLOS DE E.P.I. Capacete Máscara com filtro Bota de segurança Luva
Protetor auricular Óculos de segurança Outros....

22 Equipamentos de Proteção Individual
EXEMPLOS DE E.P.I. NR-6 EPI Equipamentos de Proteção Individual

23 Obrigações da empresa pelo EPI
Acquisição do tipo adequado e aprovado Treinamento de uso Obrigatoriedade de uso Substituição sempre que danificado Fornecimento gratuito contra recibo.

24 Obrigatoriedade para o empregado
Observar estritamente a NR6 Comunicar à empresa alterações ou danos do EPI Responsabilizar-se pela guarda e conservação Usar somente para a finalidade a que se destina.

25 E.P.C. Sigla que identifica Exemplos....

26 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
NR-5 CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

27 CIPA As empresas privadas ou públicas e os órgãos governamentais que possuem empregados regidos pela CLT ficam obrigados a organizar e manter em funcionamento, por estabelecimento, uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA-. (NR-5)

28 CIPA: Organização Representantes do empregados e da empresa
Os representantes dos empregados são eleitos secretamente É vetada a dispensa sem justa causa e o mandato é de 1 ano com direito à releição O Presidente é indicado pela empresa O Vice-Presidente é o empregado + votado. (NR-5)

29 CIPA: Atribuições Identificar riscos no processo de trabalho
Elaborar planos de ação preventivos. Divulgar informações relativas à saúde e segurança do trabalhador Desenvolver campanhas de prevenção Comparecer às reuniões mensais e denunciar irregularidades. (NR-5)

30 Higiene e Medicina do Trabalho
Ergonomia Insalubridade Toxicologia Controles Clínicos

31 (Programa de controle Médico e Saúde Ocupacional)
PCMSO (Programa de controle Médico e Saúde Ocupacional) Exames Admissionais Exames demissionais Exames de retorno ao trabalho Mudança de cargo Exames periódicos Exames complementares.

32 (Doenças Osteomusculares-esqueléticas Relativas ao Trabalho)
DORT (Doenças Osteomusculares-esqueléticas Relativas ao Trabalho) Grupo de doenças que se adquire no trabalho, em função do seu exercício, estudado pela Ergonomia, analisando a relação entre o homem e o ambiente que o rodeia no trabalho (máquinas, equipamentos, condições, etc.) sob o ponto de vista da medicina, da psicologia e da engenharia.

33 Case 37 CINDY = Estagiária da CFS JAKE = Supervisor da Cindy
RICK = Estudante com caso grave SHEILA= Nova Reitora FRED = Diretor, chefe de Jake


Carregar ppt "Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google