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Biotecnologia (II).

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Apresentação em tema: "Biotecnologia (II)."— Transcrição da apresentação:

1 Biotecnologia (II)

2 Organismos Geneticamente Modificados (OGMs)
Genoma Conjunto de todo o material genético presente em cada célula do organismo.

3 Organismos Geneticamente Modificados (OGMs)
Engenharia Genética Realiza: Ferramenta Básica da biotecnologia. -isolamento de genes. -modificação de genes. -preparação de genes para serem inseridos em novas espécies (transgenes).

4 Organismos Geneticamente Modificados (OGMs)
Materiais DNA que contém um ou mais Genes que codificam as características desejadas.

5 Organismos Geneticamente Modificados (OGMs)
Técnica : Isolar o gene de interesse utilizando enzimas de restrição.

6 Organismos Geneticamente Modificados (OGMs)
Técnica: Inserir o gene de interesse em um genoma de outro oganismo. DNA Ligases. O novo genoma consiste no “DNA Recombinante”.

7 Organismos Geneticamente Modificados (OGMs)
Exemplos: -produção de insulina.

8 Organismos Geneticamente Modificados (OGMs)
Exemplos: Soja resistente a Herbicida

9 Organismos Geneticamente Modificados (OGMs)
Ex: Algodão resistente Milho resistente Fonte: USDA

10 Organismos Geneticamente Modificados (OGMs)
Exemplos: Camundongo fluorescente. Camundongos marcados com GFP

11 Células-Tronco

12 Células-Tronco Blastocisto Embrionárias
-estágio inicial do embrião; -entre 100 e 150 células; -Pluripotentes; -várias divisões.

13 Células-Tronco Embrionárias

14 Células-Tronco Adultas
-célula indiferenciada encontrada em um tecido diferenciado; -multipotentes; -células de tecido fetal, cordão umbilical; medula óssea.

15 Células-Tronco Adultas

16 Células-Tronco Terapia

17 Células-Tronco Terapia

18 Células-Tronco Terapia Mal de Alzheimer Mal de Parkinson

19 Células-Tronco Polêmica

20 Clonagem

21 Clonagem Reprodutiva Objetiva a produção de um ou mais organismos idênticos ao original.

22 Clonagem Terapêutica Objetiva a produção de células- tronco para terapia.

23 Clonagem Técnica

24 Clonagem Reprodutiva

25 Clonagem Terapêutica

26 Clonagem Filmes

27 Clonagem Filmes

28 Clonagem Filmes

29 (UFC-2002) Leia o texto abaixo: “Cientistas da Embrapa e da Unicamp estão desenvolvendo pesquisas com uma variedade de soja geneticamente modificada, onde foram introduzidos genes capazes de produzir o hormônio do crescimento humano e a insulina. A soja modificada, depois de uma rigorosa avaliação da biossegurança, funcionará como uma biofábrica de onde serão extraídas e purificadas as proteínas para a aplicação medicinal.” (Rev. Biotecnologia, junho/2001) Com base no enunciado e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir. I. A obtenção de um organismo geneticamente modificado (OGM) consiste na transferência de células de um certo organismo para o DNA genômico de outro. II. O objetivo principal da pesquisa é utilizar a soja transgênica no tratamento de doenças como a diabetes, através da introdução desse vegetal na alimentação humana. III. A produção do hormônio do crescimento humano e da insulina pela soja transgênica é conseqüência da expressão de genes do DNA recombinante. Da análise das afirmativas, é correto concluir que: A) somente I é verdadeira. B) somente II é verdadeira. C) somente III é verdadeira. D) I e III são verdadeiras. E) I e II são verdadeiras. Exercícios

30 (UFC-2002) Plasmídios são estruturas celulares, que consistem apenas de: A) fitas lineares de DNA. B) fitas lineares de RNA. C) fitas circulares de DNA. D) fitas circulares de RNA. E) fitas circulares de DNA e RNA.

31 (UFC-99) Considere o texto abaixo: “Os alimentos transgênicos, produtos que sofreram alteração genética com o objetivo de melhorar a qualidade, já ocupam prateleiras dos supermercados nos Estados Unidos e Canadá, mas o consumidor não sabe disso: não há lei que obrigue os fabricantes a informar que o produto sofreu alteração genética. No Brasil, onde também não há obrigação de alertar o consumidor, a multinacional Monsanto está tentando conseguir autorização do Ministério da Ciência e Tecnologia para produzir soja transgênica no país. Os benefícios [advindos de plantas transgênicas], porém, podem esconder riscos ainda não esclarecidos [...], pois os resultados das experiências podem ser imprevisíveis. Até o momento, o resultado mais trágico do uso de produtos transgênicos surgiu no Japão em 1989: 5000 pessoas ficaram doentes, 1500 se tornaram permanentemente inválidas e 37 morreram.” (Folha de São Paulo, 6 de agosto de 1998).

32 Pela leitura do texto acima, pode-se concluir, corretamente, que: A) toda planta transgênica produz substâncias altamente tóxicas ao ser humano. B) plantas transgênicas são aquelas cujos fenótipos se devem mais ao ambiente do que aos genes. C) manipulações genéticas podem alterar o funcionamento dos genes naturais de um organismo. D) as técnicas de transferência de genes por engenharia genética são altamente seguras. E) todas as plantas transgênicas são estéreis a partir da segunda geração mutante.

33 (UECE – ) Com relação aos produtos transgênicos, é correto afirmar que: A) São organismos que possuem parte de sua informação genética proveniente de outro ser vivo. B) Encontram-se representados por seres vivos que durante o processo de alimentação incorporam material genético dos organismos ingeridos. C) São produtos indicados para pessoas com excesso de peso, pois apresentam número reduzido de calorias. D) Devem ser evitados uma vez que, por apresentarem composição química modificada, não são produtos biodegradáveis.

34 (FMJ -2005) Alba é uma doce coelhinha branca, nasceu na França, em abril, e vive num centro de pesquisas em Jouy-em-Josas, Avignon. Branca? Não exatamente. Jogue-se uma luz azul sobre ela que ela fica verde. E fluorescente. A coelhinha é transgênica. Foi geneticamente modificada pela equipe do biólogo francês Louis-Marie Houbedine sob encomenda, recebendo um trecho de código genético de medusa que produz esse efeito. Por trás da encomenda está um professor da Escola do Art Institute of Chicago, EUA, o brasileiro Eduardo Kac. Com Alba, Kac quer levantar questões e incentivar o debate. Que é diferença? Que é linguagem? A obra de arte, para ele, não é a coelhinha, mas a relação de sua família com ela. O nome, aliás, foi escolhido em conjunto com Ruth, sua mulher, e Miriam, sua filha. Excêntrico? Talvez. Polêmico com certeza. Alba foi proibida de deixar o centro de pesquisas. Alega-se que Kac não teria condições de criá-la. Kac, 38, é professor de Chicago, carioca, formado em comunicação pela PUC-Rio e cria do Instituto de Artes Visuais do Parque Lage – centro onde nasceu a Geração 80. ( - acessado em 02/10/04)

35 Para a produção de Alba, foi necessário inserir o gene de medusa: A) nos gametas de Alba. B) em todas as células de Alba. C) nas células do pêlo de Alba. D) no zigoto que originou Alba. E) Em cada célula da epiderme de Alba.

36 (UFRN – 2007) As técnicas de engenharia genética possibilitaram a produção de grandes quantidades de insulina por bactérias que receberam o gene humano para esse hormônio. Tal feito só foi possível pelo emprego das enzimas de restrição, que agem: A) traduzindo o gene da insulina para o código genético da bactéria. B) ligando o pedaço do DNA humano no DNA da bactéria. C) identificando os aminoácidos codificados pelo gene. D) cortando o DNA da bactéria em pontos específicos.

37 (UNIFESP-08) Louise Brown nasceu em julho de 1978, em Londres, e foi o primeiro bebê de proveta, por fecundação artificial in vitro. A ovelha Dolly nasceu em 5 de julho de 1996, na Escócia, e foi o primeiro mamífero clonado a partir do núcleo da célula de uma ovelha doadora. a) Qual a probabilidade de Louise ter o genoma mitocondrial do pai? Explique. b) O genoma nuclear do pai da ovelha doadora fará parte do genoma nuclear de Dolly? Explique.

38 (UFC-98) No início deste ano, o mundo foi surpreendido com a informação de que cientistas escoceses haviam clonado uma ovelha adulta. Partindo de células de glândulas mamárias de uma ovelha da raça Finn Dorset, a equipe do Dr. Ian Wilmut conseguiu gerar uma ovelha, à qual deram o nome de Dolly, geneticamente igual à ovelha doadora. O feito dos pesquisadores escoceses só foi possível porque: A) usaram células mamárias que, nos mamíferos, são células ainda não diferenciadas. B) fecundaram células mamárias com espermatozóides da mesma raça de ovelha. C) a diferenciação de uma célula envolve uma irreversível modificação de seu material genético. D) em qualquer célula todos os genes funcionam ininterruptamente durante toda a vida do organismo. E)sendo diplóides, as células mamárias têm todos os genes para a formação de um novo organismo.

39 (UNESP ) Em julho de 2002, a Unesp tornou-se a primeira instituição brasileira a produzir um clone animal a partir do núcleo de uma célula adulta. Pesquisadores da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, do câmpus de Jaboticabal, removeram o núcleo de uma célula obtida da cauda de uma vaca da raça Nelore (animal A) e injetaram-no no óvulo anucleado de uma vaca de abatedouro (animal B). Posteriormente, este óvulo foi implantado no útero de uma vaca mestiça holandesa (animal C). Do desenvolvimento deste óvulo resultou a bezerra Penta. Nas células da bezerra Penta há: A) DNA nuclear do animal A e DNA mitocondrial do animal C. B) DNA nuclear do animal A e DNA mitocondrial do animal A. C) DNA nuclear do animal A e DNA mitocondrial do animal B. D) DNA nuclear do animal B e DNA mitocondrial do E) DNA nuclear do animal C e DNA mitocondrial do

40 (UNIFESP – 2006) Cientistas sul-coreanos clonam pela primeira vez um cachorro, utilizando uma célula obtida da orelha do pai genético. Os cientistas tiraram material genético da célula e o colocaram em um óvulo esvaziado do seu núcleo, posteriormente estimulado para que se dividisse e virasse um embrião dentro da mãe adotiva, da raça Labrador. O animal clonado, da raça Afgham, recebeu o nome de Snuppy, e nasceu 60 dias após. (Folha de S.Paulo, ) A partir do texto e do que se conhece sobre clonagem, podemos afirmar corretamente que: A) é possível obter células-tronco embrionárias usando-se células diferenciadas de um adulto. B) usando o mesmo pai genético, é possível obter um outro clone que seja fêmea. C) o clone gerado terá o genótipo Afgham e o fenótipo Labrador e será do sexo masculino. D) o núcleo do óvulo inserido em uma célula de orelha anucleada origina uma fêmea Labrador. E) o ambiente celular do Labrador alterou a expressão genotípica do núcleo transplantado.


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