A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segundo Reinado: capitalismo mundial e modernização conservadora no Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segundo Reinado: capitalismo mundial e modernização conservadora no Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 Segundo Reinado: capitalismo mundial e modernização conservadora no Brasil

2 *Expansão da economia cafeeira – consolidação ocorreu no segundo reinado. *Área de produção: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. *À medida que a cafeicultura se expandiu, os fatores de produção antigos foram substituídos por outros mais modernos, tais como mão-de-obra assalariada, construção de ferrovias, sistema portuário, comércio, estocagem, sistema bancário. *Irineu Evangelista de Souza – Barão de Mauá

3 *Forma-se a mais importante facção da elite brasileira do segundo reinado: os cafeicultores. *A chamada modernização não alterou o caráter agrário-exportador da economia brasileira. *Com todo esse giro de capital, por que o Brasil não se industrializou no século XIX? Conceito: - Surto Industrial -Processo de Industrialização

4 *Surto Industrial: É o crescimento rápido da indústria, por um período de tempo relativamente curto, e provocado por fatores ocasionais. *Processo de Industrialização: É o crescimento constante e a longo prazo da indústria, que a transforma no setor básico da economia nacional e provoca alterações significativas na estrutura social e política do país.

5 *A pressão dos capitalistas ingleses e a indiferença das autoridades brasileiras reduziram consideravelmente o crescimento da indústria, durante a segunda metade do século XIX.


Carregar ppt "Segundo Reinado: capitalismo mundial e modernização conservadora no Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google