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Ciências Humanas e suas Tecnologias - História

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Apresentação em tema: "Ciências Humanas e suas Tecnologias - História"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Ensino Fundamental, 6º Ano Grécia Antiga (Economia, Política e Sociedade)

2 ÍNDICE Introdução. Economia. Política. Sociedade.
HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade ÍNDICE Introdução. Economia. Política. Sociedade. Sugestão de atividades.

3 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade Introdução Localização: A Civilização Grega desenvolveu-se na Península Balcânica, situada no continente europeu, conforme orienta o mapa. Imagem: Localização da antiga Grécia / Emirr/MapLab / GNU Free Documentation License.

4 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade O litoral grego é bastante entrecortado, o que facilitou o surgimento de muitos portos naturais. O relevo é marcado por suas montanhas. Na imagem, podemos observar o topo da montanha mais alta da Grécia, Monte Olimpo. Na época, os gregos acreditavam ser o lugar onde os deuses moravam. Imagem: Mytikas, cume do Monte Olimpo / Bignoter / Licença GNU de Documentação Livre.

5 Mais à frente nós retomaremos mais detalhadamente.
HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade Cronologia: A história da Grécia é comumente dividida em 5 períodos: Mais a frente os retomaremos mais detalhadamente. Pré-homérico → ocupação dos povos formadores. Homérico → formação do genos (base familiar) - “Ilíada” e “Odisseia”. Arcaico → formação da polis. Clássico → apogeu da cultura. Helenístico → decadência e choque com os romanos e macedônicos. Mais à frente nós retomaremos mais detalhadamente.

6 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade Economia A economia grega era baseada no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos, conforme suas possibilidades e condições geográficas. O relevo montanhoso era inicialmente um obstáculo para as comunicações comerciais, superado pela habilidade nos mares. A metrópole exportava azeite, vinho e perfumes em ânforas para toda a Península Balcânica, além dos artigos de cerâmica. As colônias forneciam madeiras, peles, metais, lãs e cereais. Com o comércio marítimo, os gregos alcançaram grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal.

7 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade Nas imagens, podemos observar um ânfora de cerâmica grega (à esquerda) e uma antiga moeda da cidade de Atenas, tendo em um dos lados a representação de sua deusa protetora. Imagem: Moeda ateniense / PHGCOM / GNU Free Documentation License. Imagem: Kamares – estilo de cerâmica / Wolfgang Sauber /  GNU Free Documentation License.

8 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade Política Ao contrário do que temos hoje, a Grécia Antiga não chegou a formar um estado unificado. Seu território era de fato ocupado por várias cidades autônomas: as polis, cada uma delas com sua própria organização social, religiosa, política e econômica. As principais cidades-estado foram Esparta, Atenas, Tebas e Corinto. Imagem: Mapa do Mar Mediterrâneo / William Faden / Public Domain.

9 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade As polis eram formadas por: - algumas vilas; - áreas agrícolas; - núcleo principal. Era neste núcleo principal que ficavam a acrópole, a ágora e o asti (espécie de mercado). Na imagem à direita, vemos a ágora da cidade de Tiro, que tinha a função de praça central. Imagem: Ágora Romana / Heretiq / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic.

10 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade A acrópole era o centro religioso da polis, abrigando o templo principal. Também poderia servir de fortaleza militar. A acrópole ateniense (retratada na imagem abaixo) ficou conhecida pela construção do Partenon, templo em honra à deusa Atena. Imagem: Acrópole de Atenas / Leonard G / Public Domain.

11 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade No período pré-homérico, aqueus, jônios, eólios e dórios chegaram e se fixaram na região, em ondas sucessivas, formando a base da cultura grega. Durante muito tempo, as únicas informações sobre o período posterior à invasão dos dórios, na Grécia Antiga, vinham dos poemas épicos Ilíada e Odisseia, atribuídos a Homero, daí denominar-se esse período de Homérico. Imagem: Busto de Homero / JW1805 / Public Domain.

12 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade Ainda no período homérico, a organização social passou a ser baseada no genos, uma espécie de grande família, com propriedade comunal das terras. Entretanto, os genos entraram em colapso devido ao aumento populacional e a poucas terras férteis para o cultivo, o que gerou uma série de conflitos pelos direitos de usá-las. Como consequência, a terra comunal foi, aos poucos, tornando-se propriedade privada, o que acentuou desigualdades sociais. As mais férteis ficavam com os eupátridas (parentes mais próximos dos líderes dos genos), formando uma espécie de aristocracia, em torno de um monarca, um rei. No fim do período homérico, a economia da região volta a crescer, o desenvolvimento da navegação permitiu a colonização de terras distantes, estabelecendo-se no Egito, no sul da Península Itálica, entre outras. Essa expansão ajudou a incrementar as atividades comerciais, dando origem a uma intensa rede de comércio.

13 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade No período Arcaico, algumas cidades gregas até então governadas por soberanos aboliram a monarquia (“governo de um”), substituindo, por uma pequena elite governante, a aristocracia. Em Atenas, mais especificamente, houve uma reformulação completa das relações sociais, dando surgimento à democracia (“governo da maioria”), marcada pela participação do cidadão nos negócios públicos. Enquanto isso, Esparta destacava-se por ser uma sociedade rigidamente estratificada e por seu espírito guerreiro.

14 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade Atenas e Esparta, cada uma em seu momento, conquistaram a hegemonia do mundo grego, mas a rivalidade entre elas levou ao enfraquecimento mútuo diante das investidas expansionistas de outros povos, como persas e macedônios, durante o período Clássico. Da mescla dos valores e do intercâmbio cultural e econômico desses povos, sob o domínio de Alexandre, o Grande (ao lado), surgiu o helenismo. Imagem: Busto de Alexandre / PHGCOM / GNU Free Documentation License.

15 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade A política em Atenas: Os atenienses experimentaram várias formas de organização política. São elas: Monarquia: um rei é chefe de guerra, juiz e sacerdote. Seu poder é limitado por um Conselho de aristocratas (Areópago). Oligarquia: composta por nove Arcontes. Timocracia: formada pelos mais ricos e somente donos de terra podiam participar.

16 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade Tirania: o chefe governava com poder ilimitado, sem perder de vista que devia representar a vontade do povo. A nobreza perdeu o monopólio político que detinha. Democracia: participavam todos os cidadãos gregos. Não se engane, a democracia ateniense era bem diferente da nossa! Mas quem era cidadão e participava da democracia em Atenas?

17 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade Não eram todos os habitantes da polis ateniense! Devemos ter em mente que, para os gregos, o cidadão era quem estava envolvido com a defesa militar da cidade, ou seja, os guerreiros (que possuíssem terra e, consequentemente, pudessem arcar com os seus equipamentos). Mulheres, crianças, escravos e estrangeiros estavam excluídos, por diferentes razões. Se comparada com a nossa vivência de democracia, percebemos que a experiência grega limitava bastante. Outro aspecto diferente da democracia grega é que era direta, enquanto a nossa é representativa.

18 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade Sociedade Atenas: A população estava divida em cinco classes: - eupátridas: eram os “bem nascidos”, donos das melhores terras; - geomores: (georgoi) formada pelos pequenos proprietários de terras; - demiurgos: eram os comerciantes e artesãos; - metecos: constituída de estrangeiros, eram comerciantes livres, mas sem direitos civis ou políticos; - escravos: prisioneiros de guerra, sem direitos políticos. Em algumas polis poderiam exercer todos os ofícios, menos política.

19 A educação e a mulher na sociedade ateniense:
HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade A educação e a mulher na sociedade ateniense: A ideia de que o objetivo da educação é a preparação do cidadão, tão mencionada na atualidade, nasceu em Atenas. Para eles, o que dizia respeito à polis afetava toda a sociedade e seus membros, por isso mesmo a educação priorizava a formação integral do indivíduo, com bom preparo físico, psicológico e intelectual. Inicialmente, apresentava 2 finalidades: o desenvolvimento do cidadão leal a sua polis e a formação do homem com pleno domínio de si, equilibrado. Imagem: Red-Figure Amphora with Musical Scene / Niobid Painter / GNU Free Documentation License.

20 “A mulher é um ser imperfeito, e por isso mesmo inferior”.
HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade A condição da mulher em Atenas, assim como em toda a Grécia Antiga, era de completa submissão ao mundo masculino, com exceção de Esparta. As mulheres eram dominadas pelos homens, chegando mesmo a serem comparadas com a situação dos escravos. “A mulher é um ser imperfeito, e por isso mesmo inferior”. Aristóteles, filósofo. Imagem: Retrato de Aristoteles / Lysippos / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. Em Atenas, as mulheres bem-nascidas viviam isoladas num aposento da casa. Para eles, as mulheres tinham apenas uma função: a de gerar filhos, de preferência homens.

21 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade Esparta: A sociedade espartana era dividida em 3 camadas sociais distintas: - espartanos (ou espartíatas): classe dominante; eram soldados profissionais. A única atividade a que podiam se dedicar, além da guerra, era a política; - periecos: camponeses, comerciantes e artesãos. Alguns possuíam terras e bens; tinham certa autonomia. O casamento entre espartanos e periecos era proibido. Serviam no exército em unidades à parte; - hilotas: eram os servos; cultivavam a terra; iam muitas vezes à guerra, como escolta, carregadores, criados. Para prevenir as constantes revoltas, os espartanos promoviam matanças anuais de hilotas.

22 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade A educação e a mulher na sociedade espartana: Em Esparta, a educação das crianças era tarefa do Estado e tinha como finalidade a preparação do indivíduo para a guerra. Aos 7 anos, os meninos espartanos já iniciavam sua educação, como veremos com mais detalhes a seguir. A educação feminina limitava-se a fazer das mulheres mães de crianças saudáveis. As jovens praticavam ginástica e eram acostumadas a se mostrar nuas nas festas. Comparativamente, eram mais livres do que as atenienses, já que os maridos passavam a maior parte do tempo nos quartéis. Imagem: Estátua e mármore / Benutzer:Ticinese /. GNU Free Documentation License.

23 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade Ao nascer, a criança era examinada pelos anciãos espartanos: se fosse sem defeitos físicos, a criança devia viver; se não, era atirada do alto de um monte para que não passasse sua inferioridade física a possíveis descendentes. Até os 7 anos, a criança era cuidada pela mãe. Em seguida, era entregue ao Estado, que as educava de acordo com os valores espartanos. Aos 12 anos, tinha início a educação militar, sendo enviados para o campo onde deviam sustentar-se por conta própria e dormiam ao ar livre. Aprendiam a roubar com agilidade, pois se fossem pegos roubando seriam espancados até a morte, pela inabilidade. Esta fase tinha por intuito fortalecer o físico e desenvolver habilidades indispensáveis ao bom soldado.

24 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade Aos 17 anos, os rapazes eram submetidos a uma prova, a Kríptia: os jovens se escondiam pelos campos munidos de punhais para degolar os escravos. Os que eram aprovados neste teste tornavam- -se independentes, recebendo um lote de terra. Em seguida, passavam a viver como soldados no quartel, sem poder casar até completar 30 anos. Só a partir dos 30 anos podiam participar da Assembleia, casar e deixar o cabelo crescer. Aos 60 anos se aposentavam do exército e podiam integrar o Conselho dos Anciãos (Gerúsia). Imagem: Jovens espartanos / Edgar Degas / Public Domain.

25 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade Na imagem abaixo, temos vários representantes da sociedade grega. Você consegue identificar alguns deles apenas pelas roupas e utensílios? Imagem: Antiguidade, Gregos / Albert Kretschmer / Domínio Público.

26 Sugestão de atividades:
HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade Sugestão de atividades: ATIVIDADE I - Questionário 1. Para entender a política grega, é importante compreendermos a importância da polis. Mas o que era a polis? Quais as principais polis gregas? 2. A democracia, como forma de governo, surge na Grécia. Explique suas características. A democracia grega é semelhante à que praticamos no Brasil? Justifique. 3. Como era a economia grega? 4. Como a mulher era tratada nas sociedades ateniense e espartana? 5. Explique como era a educação na sociedade grega, pensando no caso ateniense e espartano. A educação dos dias de hoje se assemelha em algum ponto com a educação na Grécia Antiga?

27 HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade ATIVIDADE II – Debate e Interpretação de música Agora que a turma já tem bastante informação sobre a Grécia Antiga, proponha ouvir a música “Mulheres de Atenas”, de Chico Buarque, repetindo-a se for necessário. Inicie um debate instigando os alunos a expressarem o que acharam acerca do papel da mulher na sociedade grega, abordando pontos como: a ocupação em deveres domésticos, a geração de filhos, a dedicação e obediência ao marido, dentre tantas ouras possibilidades. Questione-os sobre como os mesmos temas são tratados na atualidade. Para finalizar, peça-lhes para fazer um registro escrito ou em desenho sobre o que aprenderam. Disponível em ou

28 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 3 Localização da antiga Grécia / Emirr/MapLab / GNU Free Documentation License. 30/08/2012 4 Mytikas, cume do Monte Olimpo / Bignoter / Licença GNU de Documentação Livre. 7a Kamares – estilo de cerâmica / Wolfgang Sauber /  GNU Free Documentation License. 7b Moeda ateniense / PHGCOM / GNU Free Documentation License. 8 Mapa do Mar Mediterrâneo / William Faden / Public Domain. 31/08/2012 9 Ágora Romana / Heretiq / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. 10 Acrópole de Atenas / Leonard G / Public Domain. 11 Busto de Homero / JW1805 / Public Domain. 14 Busto de Alexandre / PHGCOM / GNU Free Documentation License.

29 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 19 Red-Figure Amphora with Musical Scene / Niobid Painter / GNU Free Documentation License 03/09/2012 20 Retrato de Aristoteles / Lysippos / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. 22 Estátua e mármore / Benutzer:Ticinese /. GNU Free Documentation License. 24 Jovens espartanos / Edgar Degas / Public Domain. 25 Antiguidade, Gregos / Albert Kretschmer / Domínio Público.


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