A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS"— Transcrição da apresentação:

1 AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS

2 A EXPEDIÇÃO DE MARTIM AFONSO DE SOUZA
QUANDO MARTIM AFONSO DE SOUZA ESTAVA EM SÃO VICENTE EM 1532, D.JOÃO III DECIDIU IMPLANTAR O MESMO SISTEMA DE COLONIZAÇÃO DAS ILHAS DE AÇORES E DA MADEIRA.

3 O SISTEMA DE CAPITANIAS HEREDITÁRIAS CRIOU UM CONJUNTO DE LEIS E INSTITUIÇÕES ANTERIORMENTE À FORMAÇÃO DE UMA NAÇÃO.

4 TRÊS PREOCUPAÇÕES DE PORTUGAL:
REDUZIR AO MÍNIMO POSSÍVEL AS DESPESAS DA COLÔNIA. ELEVAR AO MÁXIMO POSSÍVEL A ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS. DEFENDER O TERRITÓRIO CONTRA ATAQUES ESTRANGEIROS.

5 DOIS DOCUMENTOS A CARTA DE DOAÇÃO:
ATRIBUÍA AO DONATÁRIO A POSSE HEREDITÁRIA DA CAPITANIA. QUANDO DE SUA MORTE SEUS DESCENDENTES CONTINUAVAM A ADMINISTRÁ-LA, SENDO PROIBIDA A SUA VENDA.

6 FORAL : DIREITOS E DEVERES
CRIAR UM VILAREJO E DOAR TERRAS - AS FAMOSAS SESMARIAS . SEUS SESMEIROS, APÓS DOIS ANOS DE USO, PASSAVAM A SER DONOS EFETIVOS DA TERRA. DESEMPENHAR O PAPEL DE AUTORIDADE JUDICIAL E ADMINISTRATIVA COM PLENOS PODERES. ESCRAVIZAR OS ÍNDIOS, IMPONDO-LHES O TRABALHO NA LAVOURA, PODENDO INCLUSIVE ENVIAR CERCA DE 30 ÍNDIOS, ANUALMENTE, COMO ESCRAVOS PARA PORTUGAL. O DONATÁRIO TINHA A OBRIGAÇÃO DE ENTREGAR PARA O REI DE PORTUGAL 10% DA RECEITA ADQUIRIDA COM A COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA TERRA. CABIA À COROA PORTUGUESA 1/5 DOS METAIS PRECIOSOS ENCONTRADOS NAS TERRAS DO DONATÁRIO.

7 OU SEJA: O LUCRO ERA TODO PARA PORTUGAL!

8 COMPARAÇÃO DONATÁRIO: NÃO RECEBIA A PROPRIEDADE DA TERRA, MAS O DIREITO DE GOVERNO. DONATÁRIO: RECEBIA UMA SESMARIA, ESTA SIM SUA PROPRIEDADE.

9 CAPITANIAS CRIADAS EM 1534

10 QUEM ERAM OS DONATÁRIOS?
MEMBROS DA BUROCRACIA ESTATAL, MILITARES E NAVEGADORES LIGADOS À CONQUISTA DAS ÍNDIAS. DOS 12 DONATÁRIOS, 4 JAMAIS ESTIVERAM NO BRASIL. DOS 8 QUE VIERAM, 3 MORRERAM EM CIRCUNSTÂNCIAS DRAMÁTICAS, 1 FOI ACUSADO DE HERESIA, 3 POUCO SE INTERESSARAM. DUARTE COELHO, O PRIMEIRO NAVEGADOR EUROPEU A CHEGAR NA TAILÂNDIA, REALIZOU UMA ADMINISTRAÇÃO BRILHANTE EM PERNAMBUCO.

11 DUARTE COLEHO MUDOU-SE PARA O BRASIL COM SUA FAMÍLIA. FUNDOU OLINDA.
“SOMOS OBRIGADOS A CONQUISTAR POR POLEGADAS AS TERRAS QUE VOSSA MAJESTADE NOS FEZ MERCÊ POR LÉGUAS.”

12 CAPITANIA DO MARANHÃO SEU DONATÁRIO ENVIOU 10 NAVIOS COM 900 PESSOAS E 100 CAVALOS PARA COLONIZAR A REGIÃO EM 1535. APENAS 200 PESSOAS SOBREVIVERAM E VOLTARAM PARA PORTUGAL.

13 CAPITANIA BAHIA DE TODOS OS SANTOS
PERTENCIA A FRANCISCO PEREIRA COUTINHO, QUE APÓS LUTAR NA ÍNDIA VENDEU O QUE TINHA EM PORTUGAL E PERDEU TUDO NO BRASIL – INCLUSIVE A VIDA: DEPOIS DE UM NAUFRÁGIO, NA ILHA DE ITAPARICA, FOI MORTO RITUALMENTE PELOS TUPINAMBÁ.

14 CAPITANIA DE SÃO VICENTE
PERTENCIA A MARTIM AFONSO DE SOUZA. FOI O PRIMEIRO NÚCLEO OFICIAL DA COLONIZAÇÃO. FLORESCEU E EXPANDIU-SE, MAS O DONATÁRIO JAMAIS RETORNOU AO BRASIL.

15 ESTUDIOSO AFIRMA QUE LIVROS ESCOLARES ESTÃO ERRADOS
O ENGENHEIRO JORGE CINTRA CONTESTA O MODELO DE VARNHAGEN E ACREDITA QUE AS CAPITANIAS DO NORTE SEGUIRAM OS MERIDIANOS E NÃO OS PARALELOS.

16 CARACTERÍSTICAS: HEREDITÁRIAS E INTRANSFERÍVEIS.
DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICA. CAPITAL PRIVADO. LATIFÚNDIO. MÃO DE OBRA ESCRAVA DE ÍNDIOS E AFRICANOS.

17 INSUCESSO – MOTIVOS: CONTRABANDO (OS COLONOS NÃO RESPEITAVAM O PACTO COLONIAL). RESISTÊNCIAS INDÍGENAS. CARÊNCIA DE RECURSOS ECONÔMICOS.

18

19 RESULTADOS: BRASIL TORNOU-SE UMA EMPRESA COLONIAL.
SISTEMA ESCRAVOCRATA. CRIAÇÃO DO GOVERNO GERAL. AS CAPITANIAS FORAM RETOMADAS PELO GOVERNO PORTUGUÊS, CONSTITUINDO AS “CAPITANIAS DA COROA”. EM 1759, MARQUÊS DE POMBAL, MINISTRO DE PORTUGAL, EXPROPRIOU QUASE TODAS AS CAPITANIAS PARTICULARES.

20 EM 12 DE MAIO DE 1548, O IRMÃO DE UM DONATÁRIO ESCREVE A D.JOÃO III:
(...) SE COM TEMPO E BREVIDADE VOSSA ALTEZA NÃO SOCORRE A ESTAS CAPITANIAS E COSTA DO BRASIL, AINDA QUE NÓS PERCAMOS AS VIDAS E FAZENDAS, VOSSA ALTEZA PERDERÁ A TERRA (...) PORQUE NÃO ESTÁ EM MAIS SEREM OS FRANCESES SENHORES DELA”.

21 CRIAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO GOVERNO-GERAL

22

23 MOTIVOS: FRACASSO DO SISTEMA DE CAPITANIAS. INVASÕES ESTRANGEIRAS.
CENTRALIZAÇÃO DO GOVERNO PORTUGUÊS.

24 TOMÉ DE SOUZA ( ) VEIO COM 120 FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, 200 SOLDADOS, COLONOS E CERCA DE 100 DEGREDADOS. FUNDOU SALVADOR. CRIOU O PRIMEIRO BISPADO. TROUXE OS PRIMEIROS JESUÍTAS, COMO MANUEL DA NÓBREGA. INTRODUZIU O GADO NO BRASIL.

25 DUARTE DA COSTA (1553-58) MUITOS CONFLITOS ENTRE COLONOS E JESUÍTAS.
TROUXE SEU FILHO, D.ÁLVARO, E MAIS 260 PESSOAS, ENTRE OS QUAIS JOSÉ DE ANCHIETA. APÓS UMA BRIGA ENTRE D.ÁLVARO E O BISPO DE SALVADOR, SARDINHA, ESTE PARTIU PARA PORTUGAL EM O NAVIO EM QUE VIAJAVA NAUFRAGOU EM ALAGOAS E O BISPO MAIS 91 NÁUFRAGOS FORAM DEVORADOS PELOS KAETÉ.

26 A TRIBO DOS KAETÉ FOI EXTERMINADA POR MEM DE SÁ

27 AINDA NO GOVERNO DE DUARTE DA COSTA
FRANCESES INVADEM ILHA NO RIO DE JANEIRO E CRIAM FRANÇA ANTÁRTICA. OS JESUÍTAS MANOEL DA NÓBREGA E JOSÉ DE ANCHIETA FUNDAM SÃO PAULO.

28 O PINTOU OSCAR PEREITA DA SILVA RETRATOU A FUNDAÇÃO DE SÃO PAULO

29 MEM DE SÁ (1558-72) EXTERMINOU MILHARES DE INDÍGENAS.
ENRIQUECEU-SE COM O TRÁFICO DE ESCRAVOS, COM SUAS FAZENDAS DE GADO E DE AÇÚCAR E COM A EXPORTAÇÃO DO PAU-BRASIL. EXPULSOU OS FRANCESES DO RIO DE JANEIRO, ONDE SEU SOBRINHO, ESTÁCIO DE SÁ MORREU COM UMA FLECHADA.

30 MEM DE SÁ VENCEU FRANCESES E TAMOIOS (CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS)

31 O PODER DO GOVERNADOR-GERAL
O GOVERNADOR-GERAL TINHA POUCOS PODERES NA PRÁTICA. AS CÂMARAS MUNICIPAIS, COM OS HOMENS BONS, DETINHAM O PODER LOCAL.

32 DIVISÕES DO BRASIL DE 1572 A 1578, O BRASIL FOI DIVIDIDO EM DOIS GOVERNOS : DO NORTE (SALVADOR) E DO SUL (RIO DE JANEIRO). COM O FRACASSO DA DIVISÃO, HOUVE A REUNIFICAÇÃO. EM 1621, O BRASIL FOI DIVIDIDO EM DOIS ESTADOS: ESTADO DO BRASIL E ESTADO DO MARANHÃO, ATÉ 1775.

33 DIVISÃO DO BRASIL EM 1621

34

35 MACKENZIE

36 colonização do Brasil;
A charge refere-se a) à organização do Governo Geral, em 1549, dividindo o território brasileiro em extensos lotes de terras, entregues, por sua vez, a nobres portugueses responsáveis pelo início efetivo da colonização do Brasil; b) às dificuldades encontradas pelo coroa portuguesa no início da colonização do Brasil, uma vez que, em virtude, dentre outros, do fracasso das Capitanias Hereditárias, a colônia sofria constantes ataques de piratas europeus; c) ao fracasso do Governo Geral, em virtude da corrupção existente na corte portuguesa, transferida para o Brasil, responsável pela concessão de privilégios aos piratas franceses no comércio do pau-brasil; d) ao Governo Geral, responsável pela efetivação da colonização brasileira, por meio de incentivos aos bandeirantes paulistas, para que ultrapassassem os limites de Tordesilhas e expulsassem os piratas franceses fixados no litoral; e) às dificuldades encontradas pela coroa portuguesa na efetiva organização da exploração da colônia, uma vez que a abundância de metais preciosos ali despertou, nos piratas europeus, o interesse pelas terras lusas na América.

37 PROFESSORA MARIA CRISTINA
COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DE AVARÉ 2014


Carregar ppt "AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google