Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouKevin Borrego Alterado mais de 9 anos atrás
1
Sistema Integrado de Gestão de Informação Médico-Acadêmica
Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed
2
“O impacto da revolução das tecnologias de informação na história está criando uma nova civilização”. Alvin Toffler
3
O Ensino Médico Evoluiu?
Não Muito... Século XIII Século XXI
4
Problemas Atuais Baixo uso de tecnologias de informação e comunicação na faculdade e no hospital Sistemas isolados, quando existem, não se comunicam entre si Inexiste integração entre as informações de ensino, pesquisa e assistência Grande ineficiência e desperdício de tempo e dinheiro
5
Faculdades passam imagem antiquada e obsoleta em relação à sociedade tecnologizada
Obsolescência Alunos mais bem equipados e preparados em informática do que o que encontram na faculdade e hospital
6
O Objetivo: Integração Total de Informações
Médicos Pacientes Faculdade Hospital Internet Equipamento laboratorial Servidores Equipamentos de imagens Fonte: WDS Technologies SA
7
Metas da Nova Faculdade
Informatização modular e integrada de todos os aspectos funcionais de um complexo formado por faculdade de medicina, hospital universitário e centro de saúde escola Implementação de uma rede unificada de recursos computacionais, estrutura de desenvolvimento e suporte
8
Integração Dados e Aplicações
Faculdade Centro Saúde Hospital Alunos Biblioteca PEP PEP Programas Leitos
9
Integração Docente-Científica- Assistencial
Pesquisa Gestão Informação e Conhecimento Assistência Ensino
10
Conceito Básico IAIMS – Integrated Academic Information Management System Surgido na década dos 80s nos EUA Fomentado pela National Library of Medicine Acesso único e integrado a todas as funcionalidades dos sistemas informatizados Bancos de dados institucionais centralizados Unificação de todos os recursos gerenciais e de infraestrutura de informação no complexo faculdade/hospital
11
Estrutura do SIGIMed Rede Aplicação Pesquisa Aplicação Educacional
Recursos Educacionais Recursos Computacionais Bases Dados Institucionais Recursos Informação Aplicação Clínica Aplicação Gerencial
12
Módulo Educacional Registro acadêmico Catálogo acadêmico
Gestão de recursos didáticos Gestão de salas e laboratórios Comunicação docente/discente Apoio on-line ao ensino e aprendizagem Estatísticas e relatórios
13
Módulo de Pesquisa Biblioteca Pesquisa bibliográfica on-line
Gestão do conhecimento Gestão de recursos humanos Gestão de auxílios e bolsas Bancos de dados de pesquisa Análise estatística Gestão de projetos de pesquisa Centro de apoio didático e científico Comissões de ética
14
Módulo Clínico Prontuário eletrônico do paciente
Prescrição médica, laudos e exames Diretrizes e protocolos clínicos Sistema de apoio à decisão Comunicação profissionais/pacientes Gestão de recursos humanos Estatísticas e relatórios
15
Módulo Gerencial Gestão da faculdade Gestão do hospital-escola
Gestão do centro-escola Gestão de convênios e contratos Gestão de eventos Gestão integrada de materiais Gestão integrada de custos Gestão de qualidade Estatísticas e relatórios
16
A Nova Sala de Aulas Conectada Interativa Multimídia
17
Pilares do Novo Ensino: Tecnologias da Informação
1. Todas as disciplinas devem ter apoio de tecnologias educacionais: home page da disciplina disponibilização de materiais on-line funções de comunicação funções de gerenciamento do aprendizado substituição da carga horária teórica grau variável de presencialidade: não existem mais disciplinas puramente presenciais ou puramente à distância
18
Pilares do Novo Ensino: Acesso à Informação
2. Todos os alunos e todos docentes têm acesso 24/7 à informação eletrônica: CD-ROMs e DVD áudio, vídeo sob demanda teleconferência livros e periódicos eletrônicos computadores portáteis e palmtops para empréstimo redes de computadores na escola e hospital
19
Recursos de Informática
Biblioteca Laboratórios de ensino
20
O Ensino e a Clínica Informatizados
Docentes Informatizados Estudantes com Palmtops Acesso aos Dados Clínicos
21
Tecnologias de Vídeo Teleconferência Videoconferência
22
Computação ubíqüa Um PDA para cada estudante, com:
Sincronização com horários escolares e plantões, ementas, material didático Carregamento de livros eletrônicos, software de apoio a decisão, e-learning, video e audio-aulas Sincronização com prontuário eletrônico e navegação na Web
23
Avanços Tecnológicos Rede wireless em todos os prédios
Identificação biométrica em todo o sistema, inclusive listas de presença em classes
24
Avanços Tecnológicos Gravação em vídeo e áudio de todas as aulas
Sistema de TV em circuito fechado em todas as classe Disponibilização de vídeos digitais pela rede para os alunos
25
CD DVD Biblioteca Digital e-Books Periódicos on-line
26
Recursos de Estudo Microscópio virtual Classe virtual
27
Recursos de Estudo Computação portátil Estudo pela rede
28
Suporte On-Line às Disciplinas
Slides das aulas Plataforma de e-learning
29
Bases de Dados Bibliografia Medicamentos
30
Integração Bibliográfica
referência de texto Lista de citações Registro MEDLINE
31
Multimídia e CD-ROMs Dissecções em 3D Animações gráficas interativas
32
Atlas anatômicos e de imagens
Atlas topográfico MRI PET
33
Software de Simulação Simulação clínica Simulação fisiológica
34
Simuladores eletrônicos
HPS Videoendoscopia
35
Ensino Baseado em Problemas
Arquivo didático on-line de casos clinicos (documentado e comentado)
36
Ensino Baseado em Problemas
Desafio clínico Discussão on-line de casos
37
Realidade Virtual
38
Telemedicina
39
Telemedicina Internet Videoconferência
40
Transmissão de Imagens
Teleradiologia Telepatologia Telendoscopia Teledermatologia Teleoftalmologia
41
Universalidade e Qualidade Através da Virtualidade
Convênios de cooperação docente e clínica com universidade de alta qualidade no Brasil e no exterior Recepção de aulas e cursos através de videoconferência e Web Facilitação de contatos para estágios, internato, residência, pesquisas, etc. Aumento do nível do corpo docente Educação a distância
42
Fases de Implantação Institucionalização: Seminário em nivel de diretorias e de docentes Formação da Comissão de Informática Levantamento da situação atual Elaboração do Plano Diretor Formação de Grupos de Trabalho Implantação gradativa dos módulos Treinamento Acompanhamento e melhorias
43
Proposta do Instituto Edumed
Condução dos seminários e oficinas iniciais Elaboração do Plano Diretor de Informática Fornecimento do software SIGIMed e sua adaptação e implantação Treinamento e aculturação dos docentes e técnicos Acompanhamento da implementação
44
Contato Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Presidente, Instituto Edumed
(19)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.