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Sistema Integrado de Gestão de Informação Médico-Acadêmica

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Apresentação em tema: "Sistema Integrado de Gestão de Informação Médico-Acadêmica"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Integrado de Gestão de Informação Médico-Acadêmica
Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed

2 “O impacto da revolução das tecnologias de informação na história está criando uma nova civilização”. Alvin Toffler

3 O Ensino Médico Evoluiu?
Não Muito... Século XIII Século XXI

4 Problemas Atuais Baixo uso de tecnologias de informação e comunicação na faculdade e no hospital Sistemas isolados, quando existem, não se comunicam entre si Inexiste integração entre as informações de ensino, pesquisa e assistência Grande ineficiência e desperdício de tempo e dinheiro

5 Faculdades passam imagem antiquada e obsoleta em relação à sociedade tecnologizada
Obsolescência Alunos mais bem equipados e preparados em informática do que o que encontram na faculdade e hospital

6 O Objetivo: Integração Total de Informações
Médicos Pacientes Faculdade Hospital Internet Equipamento laboratorial Servidores Equipamentos de imagens Fonte: WDS Technologies SA

7 Metas da Nova Faculdade
Informatização modular e integrada de todos os aspectos funcionais de um complexo formado por faculdade de medicina, hospital universitário e centro de saúde escola Implementação de uma rede unificada de recursos computacionais, estrutura de desenvolvimento e suporte

8 Integração Dados e Aplicações
Faculdade Centro Saúde Hospital Alunos Biblioteca PEP PEP Programas Leitos

9 Integração Docente-Científica- Assistencial
Pesquisa Gestão Informação e Conhecimento Assistência Ensino

10 Conceito Básico IAIMS – Integrated Academic Information Management System Surgido na década dos 80s nos EUA Fomentado pela National Library of Medicine Acesso único e integrado a todas as funcionalidades dos sistemas informatizados Bancos de dados institucionais centralizados Unificação de todos os recursos gerenciais e de infraestrutura de informação no complexo faculdade/hospital

11 Estrutura do SIGIMed Rede Aplicação Pesquisa Aplicação Educacional
Recursos Educacionais Recursos Computacionais Bases Dados Institucionais Recursos Informação Aplicação Clínica Aplicação Gerencial

12 Módulo Educacional Registro acadêmico Catálogo acadêmico
Gestão de recursos didáticos Gestão de salas e laboratórios Comunicação docente/discente Apoio on-line ao ensino e aprendizagem Estatísticas e relatórios

13 Módulo de Pesquisa Biblioteca Pesquisa bibliográfica on-line
Gestão do conhecimento Gestão de recursos humanos Gestão de auxílios e bolsas Bancos de dados de pesquisa Análise estatística Gestão de projetos de pesquisa Centro de apoio didático e científico Comissões de ética

14 Módulo Clínico Prontuário eletrônico do paciente
Prescrição médica, laudos e exames Diretrizes e protocolos clínicos Sistema de apoio à decisão Comunicação profissionais/pacientes Gestão de recursos humanos Estatísticas e relatórios

15 Módulo Gerencial Gestão da faculdade Gestão do hospital-escola
Gestão do centro-escola Gestão de convênios e contratos Gestão de eventos Gestão integrada de materiais Gestão integrada de custos Gestão de qualidade Estatísticas e relatórios

16 A Nova Sala de Aulas Conectada Interativa Multimídia

17 Pilares do Novo Ensino: Tecnologias da Informação
1. Todas as disciplinas devem ter apoio de tecnologias educacionais: home page da disciplina disponibilização de materiais on-line funções de comunicação funções de gerenciamento do aprendizado substituição da carga horária teórica grau variável de presencialidade: não existem mais disciplinas puramente presenciais ou puramente à distância

18 Pilares do Novo Ensino: Acesso à Informação
2. Todos os alunos e todos docentes têm acesso 24/7 à informação eletrônica: CD-ROMs e DVD áudio, vídeo sob demanda teleconferência livros e periódicos eletrônicos computadores portáteis e palmtops para empréstimo redes de computadores na escola e hospital

19 Recursos de Informática
Biblioteca Laboratórios de ensino

20 O Ensino e a Clínica Informatizados
Docentes Informatizados Estudantes com Palmtops Acesso aos Dados Clínicos

21 Tecnologias de Vídeo Teleconferência Videoconferência

22 Computação ubíqüa Um PDA para cada estudante, com:
Sincronização com horários escolares e plantões, ementas, material didático Carregamento de livros eletrônicos, software de apoio a decisão, e-learning, video e audio-aulas Sincronização com prontuário eletrônico e navegação na Web

23 Avanços Tecnológicos Rede wireless em todos os prédios
Identificação biométrica em todo o sistema, inclusive listas de presença em classes

24 Avanços Tecnológicos Gravação em vídeo e áudio de todas as aulas
Sistema de TV em circuito fechado em todas as classe Disponibilização de vídeos digitais pela rede para os alunos

25 CD DVD Biblioteca Digital e-Books Periódicos on-line

26 Recursos de Estudo Microscópio virtual Classe virtual

27 Recursos de Estudo Computação portátil Estudo pela rede

28 Suporte On-Line às Disciplinas
Slides das aulas Plataforma de e-learning

29 Bases de Dados Bibliografia Medicamentos

30 Integração Bibliográfica
referência de texto Lista de citações Registro MEDLINE

31 Multimídia e CD-ROMs Dissecções em 3D Animações gráficas interativas

32 Atlas anatômicos e de imagens
Atlas topográfico MRI PET

33 Software de Simulação Simulação clínica Simulação fisiológica

34 Simuladores eletrônicos
HPS Videoendoscopia

35 Ensino Baseado em Problemas
Arquivo didático on-line de casos clinicos (documentado e comentado)

36 Ensino Baseado em Problemas
Desafio clínico Discussão on-line de casos

37 Realidade Virtual

38 Telemedicina

39 Telemedicina Internet Videoconferência

40 Transmissão de Imagens
Teleradiologia Telepatologia Telendoscopia Teledermatologia Teleoftalmologia

41 Universalidade e Qualidade Através da Virtualidade
Convênios de cooperação docente e clínica com universidade de alta qualidade no Brasil e no exterior Recepção de aulas e cursos através de videoconferência e Web Facilitação de contatos para estágios, internato, residência, pesquisas, etc. Aumento do nível do corpo docente Educação a distância

42 Fases de Implantação Institucionalização: Seminário em nivel de diretorias e de docentes Formação da Comissão de Informática Levantamento da situação atual Elaboração do Plano Diretor Formação de Grupos de Trabalho Implantação gradativa dos módulos Treinamento Acompanhamento e melhorias

43 Proposta do Instituto Edumed
Condução dos seminários e oficinas iniciais Elaboração do Plano Diretor de Informática Fornecimento do software SIGIMed e sua adaptação e implantação Treinamento e aculturação dos docentes e técnicos Acompanhamento da implementação

44 Contato Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Presidente, Instituto Edumed
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