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Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.

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1 Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas

2 O QUE É EAD Ocorre quando o professor e o aluno estão separados fisicamente e temporalmente Ocorre quando o professor e o aluno estão separados fisicamente e temporalmente Utiliza tecnologias específicas adequadas para a ação e a interação à distância Utiliza tecnologias específicas adequadas para a ação e a interação à distância Tem indicações determinadas, não se prestando para todos os tipos de cursos e áreas Tem indicações determinadas, não se prestando para todos os tipos de cursos e áreas

3 CLASSIFICAÇÃO DA EAD Sincrônica vs. assincrônica Sincrônica vs. assincrônica Centrado no estudante vs. centrado no professor Centrado no estudante vs. centrado no professor Individual vs. grupal Individual vs. grupal

4 ENFOQUES Participação individual Participação individual Participação global Participação global Participação cooperativa Participação cooperativa

5 TECNOLOGIAS DE EAD Materiais impressos Materiais impressos Voz e áudio Voz e áudio Vídeo estático e interativo Vídeo estático e interativo Videoconferência Videoconferência Softwares educacionais Softwares educacionais

6 Ferramentas Básicas da Internet para o Ensino à Distância EMAIL: Correio Eletrônico EMAIL: Correio Eletrônico LISTSERV: Listas de Distribuição LISTSERV: Listas de Distribuição FTP: Transferência de Arquivos FTP: Transferência de Arquivos TELNET: Execução Remota TELNET: Execução Remota IRC: Chats IRC: Chats HTTP: Hipermídia HTTP: Hipermídia

7 Correio Eletrônico Utiliza os protocolos SMTP (Simple Mail Transfer Program) e MIME (Multimedia Mail Extensions) Utiliza os protocolos SMTP (Simple Mail Transfer Program) e MIME (Multimedia Mail Extensions) Acesso via programas específicos (ex. MAIL, EUDORA) ou através dos browsers da WWW Acesso via programas específicos (ex. MAIL, EUDORA) ou através dos browsers da WWW Não é em tempo real, mas pode ser aproximado Não é em tempo real, mas pode ser aproximado Comunicação um-para-um Comunicação um-para-um Geralmente texto Geralmente texto Pode ter anexos binários (programas, áudio, vídeo, imagens) com visualização off-line Pode ter anexos binários (programas, áudio, vídeo, imagens) com visualização off-line

8 Correio Eletrônico Aplicações Aplicações –Usado mais para comunicação entre professor e um aluno –Envio de questões, resolução de dúvidas –Tutoria e orientação –Envio de trabalhos pelo aluno –Envio de instruções específicas

9 Listas de Distribuição Listas unidirecionais lista de endereços simples no gerenciador de email, não é necessária assinatura. Fácil gerenciamento de sublistas. Listas unidirecionais lista de endereços simples no gerenciador de email, não é necessária assinatura. Fácil gerenciamento de sublistas. Listas bidirecionais programas de servidor: LISTPROC, LISTSERV, MAJORDOMO. Necessária assinatura (SUBSCRIBE). Listas bidirecionais programas de servidor: LISTPROC, LISTSERV, MAJORDOMO. Necessária assinatura (SUBSCRIBE). Não é em tempo real, leitura off-line Não é em tempo real, leitura off-line Permite discussão entre vários participantes Permite discussão entre vários participantes Utiliza os mesmos programas do correio eletrônico, também pode incluir anexos binários Utiliza os mesmos programas do correio eletrônico, também pode incluir anexos binários Comunicação um-para-muitos Comunicação um-para-muitos

10 Listas de Distribuição Aplicações: Aplicações: –Discussões estendidas sobre um determinado tema (muitos dias, material abundante, participação assíncrona e com engajamento altamente variável) –“Classe virtual” em que o fator temporaneidade não é importante –Distribuição de material pelo professor (textos para leitura, imagens, instruções, etc.) –Envio de avisos, circulares, novidades, gerenciamento do curso

11 Transferência de Arquivos Usa o protocolo FTP (File Transfer Protocol), via programas específicos ou pelos browsers da WWW Usa o protocolo FTP (File Transfer Protocol), via programas específicos ou pelos browsers da WWW Estabelecimento de diretórios FTP vinculados ao curso, gerenciados pelo professor Estabelecimento de diretórios FTP vinculados ao curso, gerenciados pelo professor Transferências cliente-servidor e servidor-cliente Transferências cliente-servidor e servidor-cliente Aplicações: Aplicações: –Distribuição de software, arquivos de texto, imagem ou som, para uso off-line –Carregamento de trabalhos pelos alunos

12 Execução Remota Utiliza os protocolos TELNET ou RLOGIN, via programas específicos ou pelos browsers da WWW Utiliza os protocolos TELNET ou RLOGIN, via programas específicos ou pelos browsers da WWW Permite o login e execução remota de programas localizados no servidor Permite o login e execução remota de programas localizados no servidor Utilização em tempo real Utilização em tempo real Aplicações: Aplicações: –Execução de softwares específicos/muito grandes –Acesso a bases de dados (acervos, bases bibliográficas, etc.)

13 Hipermídia Utiliza o protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) via programa cliente (browser) Utiliza o protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) via programa cliente (browser) Permite a distribuição integrada de textos, imagens estáticas e dinâmicas, som Permite a distribuição integrada de textos, imagens estáticas e dinâmicas, som Permite navegação por hipertexto e interatividade Permite navegação por hipertexto e interatividade Permite a integração de outros protocolos em uma mesma plataforma (FTP, TELNET, etc.) Permite a integração de outros protocolos em uma mesma plataforma (FTP, TELNET, etc.) Permite execução no servidor (CGI) Permite execução no servidor (CGI) Permite execução distribuída (JAVA) Permite execução distribuída (JAVA) Paradigma da WWW, universal, muito conhecido, fácil treinamento, intuitivo, interface gráfica Paradigma da WWW, universal, muito conhecido, fácil treinamento, intuitivo, interface gráfica

14 Hipermídia Aplicações simples: Aplicações simples: –Home-page do curso, do professor e dos alunos –Integração das listas de recursos on-line para o curso –Disponibilização de revistas e livros eletrônicos, artigos, manuais, tutoriais, shows de slides, módulos multimídia, transcrições de email e listas de discussão –Meio de publicação preferencial para os trabalhos dos alunos (disponibilização centralizada ou distribuída)

15 Hipermídia Aplicações avançadas: Aplicações avançadas: –Uso de plug-ins e helpers (programas auxiliares ao browser) que permitem executar módulos multimídia interativos desenvolvidos em outras linguagens (ex.: ToolBook, MediaDirector, etc.) –Inclusão de áudio e vídeo sob demanda –Inclusão de “chats” de texto/imagens estáticas –Execução distribuída (JAVA): programas de auxílio à cálculo e decisão, questionários interativos, animações gráficas, simulações, etc.

16 IRC: Internet Relay Chat IRC: Internet Relay Chat Áudio e vídeo sob demanda Áudio e vídeo sob demanda MBONE: Multicasting MBONE: Multicasting Pointcasting (tecnologia push) Pointcasting (tecnologia push) VRML: Realidade virtual VRML: Realidade virtual JAVA: Execução distribuída JAVA: Execução distribuída Bancos de dados Bancos de dados Recursos Avançados da Internet em Ensino à Distância

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29 REQUISITOS EM EAD A questão principal não é qual tecnologia utilizar, mas sim para que e para quem utilizar A questão principal não é qual tecnologia utilizar, mas sim para que e para quem utilizar Todas as instituições educacionais dev3m desenvolver programas próprios de EAD para continuar no mercado Todas as instituições educacionais dev3m desenvolver programas próprios de EAD para continuar no mercado Há a necessidade de desenvolver capacitação própria e adequada para essa modalidade de ensino Há a necessidade de desenvolver capacitação própria e adequada para essa modalidade de ensino

30 TENDÊNCIAS EM EAD A EAD proporciona melhor comunicação e a interatividade necessária para diminuir a distância educacional entre o aluno e o professor A EAD proporciona melhor comunicação e a interatividade necessária para diminuir a distância educacional entre o aluno e o professor Os computadores serão cada vez mais determinantes na evolução dessa modalidade educativa Os computadores serão cada vez mais determinantes na evolução dessa modalidade educativa Há uma tendência no aumento do uso dessa modalidade, bem como na sua qualidade Há uma tendência no aumento do uso dessa modalidade, bem como na sua qualidade


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