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Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.

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1 Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho

2 O que é multimídia Tópicos: Comunicação homem-máquina Produtos multimídia 2

3 O que é multimídia Todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos meios de representação de informação, como som e imagem animada, além da estática já usada nos aplicativos gráficos 3

4 Comunicação homem-máquina A digitalização da tecnologia Mundo analógico – intensidade de sinais elétricos ou magnéticos é usada para representar a informação Mundo digital - informação representada por números Tecnologias digitais de informação: áudio (telefonia, CD, DVD); imagem (impressão, foto); vídeo (TV, câmeras). 4

5 Comunicação homem-máquina Antecessores dos ambientes multimídia: Ambientes interativos textuais: orientados para linha ex. DOS linha típica equivalia a cerca de 48 caracteres 5

6 Comunicação homem-máquina Antecessores dos ambientes multimídia: Ambientes interativos textuais: orientados para tela maioria dos processadores de texto, planilhas eletrônicas tela típica contém de 1000 a 3000 caracteres ex. Wordstar 6

7 Comunicação homem-máquina Antecessores dos ambientes multimídia: Ambientes interativos gráficos ex. Windows, Linux 7

8 Comunicação homem-máquina Ambientes Multimídia - Emprego da animação: Ilusão da continuidade Animação requer pelo menos dez atualizações/segundo (filmes muito antigos) Cinema: 24 quadros/segundo Televisão brasileira e americana: 30 quadros/segundo 8

9 Comunicação homem-máquina Ambientes Multimídia - Emprego do som: Nova dimensão de comunicação Utilização do ouvido humano Fluxo auditivo de informação mais lento que o visual, mas é essencialmente dinâmico O som sempre flui em tempo real, enquanto a imagem pode ser estática Limites da audição: extremamente sensível a descontinuidades e deformações temporais 9

10 Comunicação homem-máquina Sistemas multimídia requerem alto desempenho: volume de informação; fluxo de informação; manutenção do fluxo em tempo real; cálculos em tempo real; facilidade de uso. 10

11 Comunicação homem-máquina Soluções: computadores mais potentes; memórias maiores; técnicas de compressão; técnicas de design. 11

12 Produtos multimídia Programas que permitem ao computador fazer as apresentações e interagir com seus usuários Graus de interação dos produtos multimídia: navegação não-linear; consulta, pesquisa e atualização de bases de dados áudio- visuais; geração de material áudio-visual em tempo real; simulação de sistemas físicos. 12

13 Produtos multimídia Tipos de produtos multimídia: títulos; aplicativos; sítios. 13

14 Produtos multimídia - Tipos Títulos Grau de comportamento mais rígido Se comportam mais como documentos do que como programas Títulos lineares: apresentação segue ordem predeterminada e seqüencial usuário final tem poucos controles: avanço, retrocesso, etc. exemplos: Apresentações para palestras no lugar de transparências e slides Demonstrações de produtos Tutoriais não-interativos 14

15 Produtos multimídia - Tipos Títulos Títulos Hipermídia Ordem de navegação determinada pelo usuário final Existência de controles para navegação não-seqüencial sinais gráficos, imitações de botões, texto sublinhado acrescenta ao hipertexto: gráficos, imagens, sons e animações ex. dicionários, manuais, ajuda on-line, catálogos interativos de produtos e serviços. 15

16 Produtos multimídia - Tipos Aplicativos com interface multimídia Desenvolvidos em ambientes normais de programação de aplicativos gráficos Além dos recursos gráficos estáticos, utilizam recursos de animação e som Exemplos: jogos que não exijam síntese de imagem ou som em tempo real aplicativos educacionais básicos, etc. 16

17 Produtos multimídia - Tipos Aplicativos multimídia Processam o próprio material de multimídia, geralmente em tempo real Multimídia passa a ser o objetivo central do próprio aplicativo Exemplos: ferramentas de multimídia; simuladores de tempo real (automóveis, aviões); sistemas avançados de computação musical; sistemas avançados de entretenimento (realidade virtual). 17

18 Produtos multimídia - Tipos Sítios WWW serviço de hipermídia da Internet; Sítio (ou site) título de hipermídia colocado em um servidor da WWW e visualizado remotamente em uma máquina cliente através de um programa navegador (browser). 18

19 Multimídia na Internet Elementos de multimídia na Internet: material: texto, imagem, som, animação, vídeo; estrutura: WWW; navegadores; sítios; páginas; hiperligações. 19

20 Multimídia na Internet Dificuldades para autoria de multimídia na Internet. Diferenças entre os navegadores: Padronização Máquina do usuário Limitações de faixa dos canais de acesso: importância da compressão não determinismo da entrega: ruídos de áudio, perdas de quadros de vídeo 20

21 Multimídia na Internet Tecnologias de fluxo contínuo: orientadas para material linear armazenamento antecipado de parte do material em seguida começa a reprodução enquanto recebe o material restante exemplo: RealPlayer (vídeo, música, rádio). 21

22 Multimídia na Internet 22


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