A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso – Pedagogia em Gestão e Tecnologia Educacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso – Pedagogia em Gestão e Tecnologia Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Curso – Pedagogia em Gestão e Tecnologia Educacional
Uniminas Curso – Pedagogia em Gestão e Tecnologia Educacional Diario de Bordo de Isadora Caixeta Ribeiro Junho 2006

2 Introdução Vivências Considerações
Fato Significativo Musica Marcante Considerações finais

3 Introdução Este diário foi desenvolvido para relatar nossas vivencias desenvolvidas durante o 3º período de Pedagogia – Gestão em Tecnologia Educacional com participação das professoras Beatriz e Ana Carolina em Estudos Independentes – Laboratório de Aprendizagem 2 e intervenção tecnológica de Gilca em Informática Aplicada 1.Através dele colocamos todos os momentos de atividades grupais onde foram utilizadas varias técnicas de aprendizagem em sala de aula. voltar

4 Vivências Paisagem Resgatando o eu interior Persistência – Você faz as
suas escolhas Motivando equipes para superar obstáculos To Sá Valorizando o OUTRO com pequenos detalhes voltar

5 Considerações Pessoais
PAISAGEM Descrição Metodologia Considerações Pessoais voltar

6 Paisagem Descrição: Facilitadores: Beatriz
Recursos/Materiais:Papel sulfite, giz de cera, lápis de cor, canetinhas, tinta guache e pinceis, 1m e meio de papel craft (pardo). Objetivos:Soldagem, Diagnóstico para conhecimento do grupo. Como o grupo está chegando. Retrato do grupo. Nº de pessoas: 15 a 30 (+ ou -) Duração: 1h e 40 mim. Voltar Voltar Voltar

7 Paisagem Metodologia: 1º MOMENTO:
Ao som da musica fechar os olhos e entrar no imaginário, visualize uma paisagem da natureza, um lugar que desejaria estar. 2º MOMENTO: Em uma folha sulfite desenhe o que imaginou, depois observem os elementos da natureza que estão presentes e selecione o que você se identificou e depois escreva as características do mesmo. próximo

8 SOCIALIZAÇÃO – Conversar com o grupo:
3º MOMENTO Em um papel craft construir uma imagem de paisagem onde cada um vai desenhar o que se identificou 4º MOMENTO SOCIALIZAÇÃO – Conversar com o grupo: O que vocês Sentem ao olhar para essa imagem? O que vocês Percebem nesta representação? O que vocês Imaginam que possa estar acontecendo neste grupo? O que vocês Pensam que pode ser feito ou precisa ser feito neste ou por este grupo? próximo

9 5º e 6º MOMENTO Processamento – estabelecer relação da vivencia com a teoria (PEDAGOGIA ORGANIZAÇÃO).E com as visões em que se basearam a dinâmica. Convidar a todos para fazerem um círculo em volta da imagem do grupo, ascender uma vela e dizer que cada um que receber a vela devera dizer qual o elemento que se identificou e suas caracteristicas positivas e negativas deste elemento que quer queimar e depois passa a diante até que todos participem e por final fechar com uma mensagem construtiva para o grupo. Voltar

10 Considerações pessoais:
Nesta vivência pude refletir sobre meu próprio eu e meu comportamento interior e exterior, quando imaginei um lugar, foi em uma floresta,calma e debaixo de uma sombra de árvore para me refugiar do mundo real e entrar no mundo de fantasias onde eu podia imaginar e ser qualquer coisa. Escolhi de elemento as raízes da árvore,porque me identifiquei por ser uma pessoa centrada de pés no chão que sei tomar minhas próprias atitudes e decisões, onde as árvores crescem fortes, prósperas e florescem através das raízes. voltar

11 RESGATANDO O EU INTERIOR
Metodologia Descrição Considerações Pessoais voltar

12 Resgatando o Eu Interior
DESCRIÇÃO: Facilitadores:Bruna, Dione e Kélia. Recursos/Materiais:Colchonetes, folhas com o desenho de uma bandeira (modelo anexo), folha sulfite, lápis preto, borracha, lápis de cor, giz de cera, aparelho de som e cd´s (Titãs e Enya). Objetivos:Introduzir e facilitar autoconhecimento, buscando a reflexão de cada um do grupo para o que deve ser melhorado. Numero de pessoas: 15 a 30 pessoas aproximadamente. Duração: 50 mim. voltar

13 Resgatando o Eu Interior
METODOLOGIA: 1º MOMENTO Fechar os olhos ao som de uma musica e imagine que você assiste ao filme de sua vida, visualize momentos do ano de e 2006 o que se passou de bom e ruim e então lembre o que fez até chegar na faculdade e abra os olhos. 2º MOMENTO Desligar o som. Pedir para que todos voltem aos seus lugares, distribuir as folhas da bandeira e responda as seguintes perguntas: próximo

14 O que você considera que foi o maior sucesso em sua vida ate agora?
O que você mais valoriza na vida? O que gostaria de melhorar em si mesmo? Se você morresse hoje, de que forma gostaria de ser lembrado? Qual é seu principal sonho ou aspiração? O que você mais gosta em sua família? Depois, distribuir a folha em branco e pedir para que desenhe uma imagem (paisagem ou animal), algo que lhes represente o estado interior em que se encontram. próximo

15 3º ,4º e 5º MOMENTOS Conversar com o grupo e questionar o porquê escolheram determinada imagem para lhes representar? O que sentem ao olhar esta imagem? O que sentiram durante o retrospecto? O que mais gostou? O que perceberam o que poderia ter sido melhor durante os últimos dois anos? Convidar a todos que fiquem em pé e de mãos dadas, e colocar a música Epitáfio dos Titãs, logo após o facilitador faz o fechamento com uma mensagem construtiva para o grupo. Distribuir cartões com as seguintes perguntas: Como você se sentia no início da aula? Como você está agora, após a vivência? Posteriormente cada um poderá ler a resposta dada, assim os facilitadores saberão avaliar o que a vivência agregou à cada um. voltar

16 Considerações Pessoais
Nesta vivência passou-se um filme na minha cabeça dos acontecimentos de 2005 e 2006 na minha vida, relembrei muitas coisas boas e ruins também, desenhei uma formiga que representava o meu estado interior em que me encontrava, onde representava a minha força de vontade diante o meu trabalho e organização dos meus passos para construir um caminho melhor para mim. Pude também refletir sobre sonhos, futuro e escolhas a serem realizadas ao longo desse trajeto. voltar

17 Motivando Equipes para superar obstáculos Considerações Pessoais
Metodologia Descrição Considerações Pessoais voltar

18 Motivando Equipes para superar obstáculos
DESCRIÇÃO: Facilitadores: Elisia, Fernanda e Juliana Recursos/Material: Folhas sulfites, flip chart e fita crepe. Objetivos: Estimular a superação de obstáculos através da criação de estratégias, observar quais são os objetivos em comum e quais são os sentimentos do grupo. Duração: 10 mim para cada faze sendo elas 4. voltar

19 Motivando Equipes para superar obstáculos
METODOLOGIA: Aquecimento: Todos posicionem no centro da sala para receberem as coordenadas:A - andar separados; B - Andar em dupla; C - Dupla de uma pessoa em pé e a outra sentada; Falaremos também algumas partes do corpo para pegarem umas das outras, exemplo: orelha, joelho, cabelo e assim por diante.Proposta de ação: Todas terão um mesmo objetivo que é atravessar o rio Araguaia, cheio de perigos e piranhas. Com todos os componentes da equipe dentro do barco, sem colocar os pés para fora e sem deixar o barco furar. Se isso acontecer a equipe não concluirá a missão. próximo

20 Socialização e Processamento: Observaremos como elas planejaram a execução da travessia do rio e se concluírem a missão colocaremos a música do Senna. Faremos também algumas perguntas como o que elas sentiram com esta experiência. Para finalizar iremos fazer alguns questionamentos, entregaremos uma folha em branco para cada uma e pediremos para que as amassem, dobrem, escrevam ou enrolem, mas fique com ela na mão. Em seguida colocaremos a música do Lulu Santos – “como uma onda” e pediremos para que voltem à folha ao formato original. Irão refletir sobre a experiência da folha e de toda vivência. E tudo que modificou em sua vida pelas suas ações. próximo

21 Avaliação: Ela será feita pelos participantes da vivência.
Perguntas positivas para serem feitas aos participantes caso tenham conseguido alcançar o objetivo, e negativas para o caso contrário: O que vocês sentiram com está experiência? Qual o papel de cada um de vocês no grupo? Tiveram apoio ou receio em abraçar o outro? Surgiram lideres? Alguém controlou o tempo? Vocês se ouviram? Houve organização? E quando pedimos para tirarem os sapatos, houve preconceito, medo de se expor? Quais os sentimentos que tiveram durante toda a execução? O que vocês sentiram em não alcançar os objetivos? `voltar

22 Considerações Pessoais
N esta Vivencia tivemos que desenvolver técnicas de ação em equipes, pois se não tivéssemos trabalhado juntos , não iríamos conseguir chegar ate o final, foi observado também a capacidade de cada um em liderar, saber ouvir, ter equilíbrio e a habilidade de cada um para conseguir esticar o papel sem sair fora dele .Aprendi muito com essa vivencia, pois sabemos que existem coisas que não conseguimos fazer sozinhos, somente com ajuda das outras pessoas, então eu percebi que eu e as outros que estavam participando fomos muito bem e formamos uma boa equipe onde cada um sabe o seu dever e tem seu espaço. voltar

23 Persistência- Você faz as suas escolhas Considerações Pessoais
Descrição Metodologia Considerações Pessoais voltar

24 Persistência- Você faz as suas escolhas
DESCRIÇAO: Facilitadores: Fabiana e Dawis Recurso/Material: Som c/ cd, dvd- Filme Kill Bill, brinquedo para soltar bolinhas de sabão. Objetivos: Esta vivencia tem como objetivo mostrar aos participantes que depende de nós mesmos vencer. Se persistimos, sempre iremos conseguir conquistar o nosso espaço.Nós mesmos fazemos nossas escolhas. Duração: 1h aproximadamente voltar

25 Persistência- Você faz as suas escolhas
METODOLOGIA: 1 e 2 MOMENTOS: Dividiremos a turma em duas equipes. Equipe 1 Equipe2 .Cada equipe terá seu líder, o mesmo ficara posicionado na frente da sua respectiva equipe, no qual ficará soltando bolinhas de sabão. E o restante da equipe terá a tarefa de levar as bolinhas até o ponto de chegada.A Equipe q conseguir chegar com as bolinhas intactas até o ponto de chegada é a Equipe campeã. próximo

26 Se você pensar negativo, já perdeu a oportunidade
4º e 5º MOMENTOS 1-Quantas vezes desistimos dos nossos ideais pois sempre achamos que será difícil. Se você pensar negativo, já perdeu a oportunidade 2-Não vou conseguir nunca! Se julgar incapaz, já estará sem ação. 3-É impossível realizar esta dinâmica Se não tiver firmeza, não alcançará o objetivo. Neste momento iremos ouvir do grupo como um todo, o sentimento de cada um socializando a dinâmica, o filme, e as frases lançadas. Convidaremos o grupo a contribuir de forma geral o que esta vivencia poderá acrescentar na minha vida, pessoal-profissional e sentimental .baseando se o aquecimento e no filme. proxímo

27 5º MOMENTO Avaliação: Cada pessoa fazer sua contribuição referente a dinâmica pediremos para o facilitador deixar uma mensagem construtiva, e o que podemos acrescentar nos próximos trabalhos tirando como base na vivencia apresentada. voltar

28 Considerações Pessoais
Nesta vivência aprendi o significado da palavra persistência e o seu conceito,pois nós as vezes não damos muita importância para as coisa, não fazemos questão de correr atraz de nossos objetivos.então quando se esta em uma situação que exige que você faça alguma coisa e que seja rápido onde lhe custara ate sua vida é que você acorda e toma alguma atitude,pois vai depender so de você e sua consciência de querer ou não fazer a escolha certa. voltar

29 Valorizando o OUTRO com pequenos detalhes
Metodologia Descrição Considerações Pessoais voltar

30 Valorizando o OUTRO com pequenos detalhes
DESCRIÇÃO: Facilitadores: Isadora, Larissa e Cíntia Objetivos: Possibilitar o reconhecimento a valorização do outro, como das pequenas coisas que acontecem no dia-a-dia. Recursos/Materiais: Chápeu ou boné. Público alvo: grupos de qualquer tamanho. Duração: 15 mim aproximadamente voltar

31 Valorizando o OUTRO com pequenos detalhes
METODOLOGIA: Procedimentos:Para o que ou para quem você tira o chapeu hoje?Com essa pergunta , o facilitador coloca o chapeu na cabeça de qualquer pessoa do grupo e inicia a vivência. Encerramento: Integração com os participantes lembrando-os da importância de pequenas coisas que acontecem conosco todos os dias. Avaliação: Diálogo com as colegas sobre os pontos negativos e positivos sobre a vivência com o auxílio da professora. voltar

32 Considerações Pessoais
Com essa vivência aprendi a perceber mais as coisas, prestar atenção em tudo o que vejo ao meu arredor por onde passo todos os dias.Também aprendi a aceitar as coisas ruins que acontecem comigo e até a rir da situação, nós fazemos hábitos que se transformam em rotina e é isso que devemos mudar. voltar

33 Tô Sa Descrição Metodologia Considerações Pessoais voltar

34 Tô Sa DESCRIÇÃO: Facilitador: Beatriz
Recursos/Material: bola, canetinhas, papel sulfitt. Objetivos: Expressar a coragem e auto confiança em nós mesmos. Duração: 1h e 40 mim aproximadamente. voltar

35 Tô Sa METODOLOGIA: Aquecimento: ( Roda – Bata quente )
A professora Beatriz joga a bola e escolhe uma letra.O receptor dece dizer um valor humano com o inicio da letra dita anterior. Partilha: Todas devem fazer um desenho que ilustre a vivência que tem como tema VALORES HUMANOS. Fechamento:Ritual tô sa – mobiliza a coragem do ser humano. Soldado: vai a luta porque foi mandado. Guerreiro: luta com dignidade,onde sabe porque e por quem luta. voltar

36 Considerações Pessoais
Nesta vivencia fiquei um pouco assustada em relação ao ritual e também não participei, foi a unica , porque eu não estava bem , no mesmo dia tinha sido mandada embora do trabalho.Então não aproveitei a vivência como deveria o pouco que prestei atenção percebi que o estímulo das pessoas são muito fortes e saber o que é certo para nós tambem, principalmente saber o que a palavra VALORIZAÇÃO representa para cada um de nós HUMANOS. voltar

37 Fato Significativo Um fato significativo que aconteceu comigo neste período ocorreu quando a minha Avó morreu, isso foi no dia 10 de março.Quando fiquei sabendo da notícia não acreditei, pois nos meus 20 anos de existência ninguém da minha família havia morrido e tinha que ser justo a minha querida avó que eu a amava muito mas não a via muito tempo, eu pensava que na minha família nunca iria ocorrer isso e acordei para a realidade.Então pude refletir sobre o que aprendi nas aulas de Estudos Independentes uma lição que nunca vou esquecer. Ter mais acesso as coisas que mais ama na vida, pois ela é curta. voltar

38 Because of you Kelly Clarkson I will not make the same mistakes that you did I will not let myself cause my heart so much misery I will not break the way you did You fell so hard I've learned the hard way, to never let it get that far Because of youI, never stay too far from the sidewalk Because of youI, learned to play on the safe side,So I don't get hurt Because of youI find it hard to trust Not only me, but everyone around me,Because of youI am afraid. próximo

39 I lose my way And it's not too long before you point it out I cannot cry Because I know that's weakness in your eyes I'm forced to fake a smile, a laugh Every day of my life My heart can't possibly break When it wasn't even whole to start with I watched you dieI, heard you cry Every night in your sleepI, was so young You should have known better than to lean on me You never thought of anyone else You just saw your pain, And now I cry In the middle of the night, For the same damn thing voltar

40 Considerações Finais Deixo de mensagem final,um muito obrigado as professoras Beatriz e Ana Carolina por proporcionar uma Aprendizagem significativa para mim, onde aprendi muito neste semestre com as vivências que foram desenvolvidas e tive mais um crescimento pessoal e profissional.Quero expressar também que foi um período muito dificil e turbulento devido a grande quantidade de conteudos aplicados.Mas isso tudo é faze e eu superei, que esse próximo período me proporcine mais conhecimentos. voltar


Carregar ppt "Curso – Pedagogia em Gestão e Tecnologia Educacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google