A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ciência é uma metamorfose do senso comum.... "Ensinar é um exercício de imortalidade.De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ciência é uma metamorfose do senso comum.... "Ensinar é um exercício de imortalidade.De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam."— Transcrição da apresentação:

1 A ciência é uma metamorfose do senso comum.... "Ensinar é um exercício de imortalidade.De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O educador, assim, não morre jamais..." (Rubem Alves)"Ensinar é um exercício de imortalidade.De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O educador, assim, não morre jamais..." (Rubem Alves)

2 Rede Hipertextual de Significados

3 Redes Hipertextuais de Significados INTRODUÇÃO

4 Redes Hipertextuais de Significados A utilização das redes semânticas na construção do conhecimento INTRODUÇÃO

5 Redes Hipertextuais de Significados Conhecimentos relativos ao funcionamento do cérebro As redes semânticas e o processo cognitivo Conhecimentos sobre computação Estudo da natureza dos estados mentais

6 Redes Hipertextuais de Significados As redes semânticas e o processo cognitivo Ciências da Cognição - construção de máquinas pensantes

7 Redes Hipertextuais de Significados As redes semânticas e o processo cognitivo

8 Redes Hipertextuais de Significados As redes semânticas e o processo cognitivo

9 Redes Hipertextuais de Significados As redes semânticas e o processo cognitivo

10 Redes Hipertextuais de Significados Funcionamento cognitivo é como o funcionamento de um sistema As redes semânticas e o processo cognitivo Atividades mentais fazem parte das atividades cognitivas

11 Redes Hipertextuais de Significados As redes semânticas e o processo cognitivo Arquitetura Cognitiva Situacões Raciocínios Representações Conhecimentos Redes Semânticas

12 Redes Hipertextuais de Significados As redes semânticas e o processo cognitivo A organização dos conhecimentos humanos em memória pode ser expressa por uma rede semântica Quilliam e Collins (1969)

13 Redes Hipertextuais de Significados Entendendo uma rede semântica Rede semântica é um tipo de representação do conhecimento. O conhecimento é representado através de um conjunto de nós e arcos. Os nós representam conceitos e os arcos a relação hierárquica entre estes conceitos

14 Redes Hipertextuais de Significados Entendendo uma rede semântica LIVROS Romances Técnicos NÓ Arco

15 Redes Hipertextuais de Significados Entendendo uma rede semântica Hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões onde os nós são representados por textos. Cada nó pode, por sua vez, conter uma rede inteira." (Lévy, 1993,p.33)

16 Redes Hipertextuais de Significados Entendendo uma rede semântica A essência do Hipertexto reside nas ligações ou associações de idéias. As ligações, identificadas por palavras-chaves demarcadas fazem as conexões dos nós do hipertexto permitindo saltar para outro tópico, de forma não sequencial.

17 Redes Hipertextuais de Significados Entendendo uma rede semântica Hipermídia é um conjunto de nós ligados por conexões onde os nós são representados por textos, elementos gráficos, sonoros etc..

18 Redes Hipertextuais de Significados Entendendo uma rede semântica Ciberespaço é um conjunto de hipertextos interligados entre si, formando a grande rede mundial

19 Redes Hipertextuais de Significados Entendendo uma rede semântica Hipertextos - Princípios de Lévy Heterogeneidade Dinamicidade Fractalidade Fechamento/Abertura Topologia Automação

20 Existem vantagens reais em termos de aprendizagem com esses sistemas. Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes Desenvolvimento e implantação do hipertexto Apenas mais uma tecnologia de acesso à informação e ao conhecimento

21 Controvérsias entre autores: Ambiente de aprendizagem que decorre da apresentação da informação descoberta associativa exploração Um sistema de ensino ligado a contextos educacionais Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes

22 Vantagens Permitir diferentes níveis de conhecimento prévio Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes Permitir a visualização de subtarefas como parte de tarefas mais globais Adaptar informação aos estilos individuais de aprendizagem. Encorajar a exploração

23 Vantagens Maior e melhor organização das idéias Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes Integração e interdisciplinaridade Agilidade na recuperação da informação Maior poder de distribuição e comunicação

24 Desvantagens Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes Sobrecarga de Informações Facilidade de dispersão Desconforto na leitura

25 Um modelo de trabalho 1 - Dados: etapa onde se descobre fatos e relações Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes Reconhece Retém Copia Memoriza

26 Um modelo de trabalho 2- Processamento: consiste na ação do sujeito Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes Contextualizar Verificar Relacionar Ordenar

27 Um modelo de trabalho 3- Informação: interpretar os dados dentro de um contexto Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes Constroi É subjetiva É significativa

28 Um modelo de trabalho Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes 4 - Aprendizagem: integra a informação a estrutura cognitiva do sujeito que aprende

29 Um modelo de trabalho Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes 5 - Conhecimento: Implica no domínio através do tempo, n a aplicação e na resolução de problemas, · na transferência a novos campos e situações.

30 Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes Podemos imaginar a riqueza que seria o uso do hipertexto num projeto interdisciplinar? Como podemos exemplificar esta atividade ?

31 Redes Hipertextuais de Significados Uma experiência: transformando um livro em hipertexto Cérebro Sensação Percepção Os neurônios A cidade da mente A Mente Ciências da Cognição

32 Redes Hipertextuais de Significados O hipertexto vai substituir a leitura sequencial? ? ? ? ? ?

33 (Umberto Eco) atenta para o perigo de que:..fascinadas pelas tecnologias as pessoas abandonem aquilo que mais necessitam para serem livres: aprender a severa lei da necessidade humana. Redes Hipertextuais de Significados

34

35 Navegar é preciso; viver não é preciso

36

37

38

39 Bem Gente! Por hoje é só.


Carregar ppt "A ciência é uma metamorfose do senso comum.... "Ensinar é um exercício de imortalidade.De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google