A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ciência é uma metamorfose do senso comum....

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ciência é uma metamorfose do senso comum...."— Transcrição da apresentação:

1 A ciência é uma metamorfose do senso comum....
"Ensinar é um exercício de imortalidade.De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O educador, assim, não morre jamais..." (Rubem Alves)

2 Rede Hipertextual de Significados

3 Redes Hipertextuais de Significados
INTRODUÇÃO

4 A utilização das redes semânticas na construção do conhecimento
Redes Hipertextuais de Significados INTRODUÇÃO A utilização das redes semânticas na construção do conhecimento

5 As redes semânticas e o processo cognitivo
Redes Hipertextuais de Significados As redes semânticas e o processo cognitivo Conhecimentos relativos ao funcionamento do cérebro Conhecimentos sobre computação Estudo da natureza dos estados mentais

6 Ciências da Cognição - construção de máquinas pensantes
Redes Hipertextuais de Significados As redes semânticas e o processo cognitivo Ciências da Cognição - construção de máquinas pensantes

7 As redes semânticas e o processo cognitivo
Redes Hipertextuais de Significados As redes semânticas e o processo cognitivo

8 As redes semânticas e o processo cognitivo
Redes Hipertextuais de Significados As redes semânticas e o processo cognitivo

9 As redes semânticas e o processo cognitivo
Redes Hipertextuais de Significados As redes semânticas e o processo cognitivo

10 As redes semânticas e o processo cognitivo
Redes Hipertextuais de Significados As redes semânticas e o processo cognitivo Funcionamento cognitivo é como o funcionamento de um sistema Atividades mentais fazem parte das atividades cognitivas

11 Arquitetura Cognitiva
Redes Hipertextuais de Significados As redes semânticas e o processo cognitivo Arquitetura Cognitiva Situacões Conhecimentos Raciocínios Representações Redes Semânticas

12 Redes Hipertextuais de Significados
As redes semânticas e o processo cognitivo A organização dos conhecimentos humanos em memória pode ser expressa por uma rede semântica Quilliam e Collins (1969)

13 Rede semântica é um tipo de representação do conhecimento .
Redes Hipertextuais de Significados Entendendo uma rede semântica Rede semântica é um tipo de representação do conhecimento . O conhecimento é representado através de um conjunto de nós e arcos. Os nós representam conceitos e os arcos a relação hierárquica entre estes conceitos

14 Entendendo uma rede semântica
Redes Hipertextuais de Significados Entendendo uma rede semântica LIVROS Arco Arco Romances Técnicos

15 Hipertexto é um conjunto de nós
Redes Hipertextuais de Significados Entendendo uma rede semântica Hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões onde os nós são representados por textos. Cada nó pode, por sua vez, conter uma rede inteira." (Lévy, 1993,p.33)

16 A essência do Hipertexto reside nas ligações ou associações de idéias.
Redes Hipertextuais de Significados Entendendo uma rede semântica A essência do Hipertexto reside nas ligações ou associações de idéias. As ligações, identificadas por palavras-chaves demarcadas fazem as conexões dos nós do hipertexto permitindo saltar para outro tópico, de forma não sequencial.

17 Hipermídia é um conjunto de nós
Redes Hipertextuais de Significados Entendendo uma rede semântica Hipermídia é um conjunto de nós ligados por conexões onde os nós são representados por textos , elementos gráficos, sonoros etc..

18 Redes Hipertextuais de Significados
Entendendo uma rede semântica Ciberespaço é um conjunto de hipertextos interligados entre si, formando a grande rede mundial

19 Entendendo uma rede semântica
Redes Hipertextuais de Significados Entendendo uma rede semântica Hipertextos - Princípios de Lévy Dinamicidade Heterogeneidade Fractalidade Fechamento/Abertura Topologia Automação

20 Aprendendo através das redes
Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes Desenvolvimento e implantação do hipertexto Apenas mais uma tecnologia de acesso à informação e ao conhecimento Existem vantagens reais em termos de aprendizagem com esses sistemas.

21 Aprendendo através das redes
Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes Controvérsias entre autores: Ambiente de aprendizagem que decorre da apresentação da informação descoberta associativa exploração Um sistema de ensino ligado a contextos educacionais

22 Vantagens Aprendendo através das redes
Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes Vantagens Permitir diferentes níveis de conhecimento prévio Permitir a visualização de subtarefas como parte de tarefas mais globais Adaptar informação aos estilos individuais de aprendizagem. Encorajar a exploração

23 Vantagens Aprendendo através das redes
Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes Vantagens Maior e melhor organização das idéias Integração e interdisciplinaridade Agilidade na recuperação da informação Maior poder de distribuição e comunicação

24 Sobrecarga de Informações
Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes Desvantagens Sobrecarga de Informações Facilidade de dispersão Desconforto na leitura

25 Um modelo de trabalho Aprendendo através das redes Reconhece Retém
Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes Um modelo de trabalho 1 - Dados: etapa onde se descobre fatos e relações Reconhece Retém Copia Memoriza

26 Um modelo de trabalho Aprendendo através das redes Contextualizar
Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes Um modelo de trabalho 2- Processamento: consiste na ação do sujeito Contextualizar Verificar Relacionar Ordenar

27 Um modelo de trabalho Aprendendo através das redes Constroi
Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes Um modelo de trabalho 3- Informação: interpretar os dados dentro de um contexto Constroi É subjetiva É significativa

28 Um modelo de trabalho Aprendendo através das redes
Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes Um modelo de trabalho 4 - Aprendizagem: integra a informação a estrutura cognitiva do sujeito que aprende

29 Redes Hipertextuais de Significados
Aprendendo através das redes Um modelo de trabalho 5 - Conhecimento: Implica no domínio através do tempo, na aplicação e na resolução de problemas, · na transferência a novos campos e situações.

30 Como podemos exemplificar esta atividade ?
Redes Hipertextuais de Significados Aprendendo através das redes Podemos imaginar a riqueza que seria o uso do hipertexto num projeto interdisciplinar? Como podemos exemplificar esta atividade ?

31 Ciências da Cognição Cérebro Sensação Percepção
Redes Hipertextuais de Significados Uma experiência: transformando um livro em hipertexto Ciências da Cognição Os neurônios Cérebro A cidade da mente A Mente Sensação Percepção

32 ? ? ? ? ? O hipertexto vai substituir a leitura sequencial?
Redes Hipertextuais de Significados O hipertexto vai substituir a leitura sequencial? ? ? ? ? ?

33 (Umberto Eco) atenta para o perigo de que:
Redes Hipertextuais de Significados (Umberto Eco) atenta para o perigo de que: “ ..fascinadas pelas tecnologias as pessoas abandonem aquilo que mais necessitam para serem livres: aprender a severa lei da necessidade humana. “

34

35 “Navegar é preciso; viver não é preciso”

36

37

38

39 Bem Gente! Por hoje é só.


Carregar ppt "A ciência é uma metamorfose do senso comum...."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google