A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

numa promoção de FRANCISC FIALHO BETH SCHIRMER ILSA G. SILVA ADRIANE CAMARGO JOEL LACERDA MARILEI LEMOS Apresentam:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "numa promoção de FRANCISC FIALHO BETH SCHIRMER ILSA G. SILVA ADRIANE CAMARGO JOEL LACERDA MARILEI LEMOS Apresentam:"— Transcrição da apresentação:

1

2 numa promoção de FRANCISC FIALHO

3 BETH SCHIRMER ILSA G. SILVA ADRIANE CAMARGO JOEL LACERDA MARILEI LEMOS Apresentam:

4 A Psicologia dos Objetos do Dia-a-dia

5 O homem é constituído por um esqueleto delgado...

6 recoberto de matéria branda, frágil, delicada, sensível, gostosa !!

7 por isto necessita de objetos que compensem esta fragilidade...

8 ... à compressão

9 ... ao calor

10 ... ao corte

11 ... à abrasão por atrito!

12 O que você vê de comum nas estruturas destes objetos?

13 Eles são ferramentas e se compõem operativa de uma parte operativa interface e uma interface

14 A ergonomia é a ciência das interfaces

15 Adaptar os objetos ao homem e não o contrário

16 Há também os objetos decorativos (função estética)

17 ... objetos rituais (função transcendental)

18 ... E os objetos do desejo.

19 Que valores você atribui a um objeto?

20 Valor intrínseco => custo de produção

21 Valor funcional => utilidade

22 ... Valor simbólico ( o que representa em nossa sociedade).

23 Qual destes três valores (intrínseco, funcional, simbólico) a propaganda usa para te pegar ?! ?

24 Na década de quarenta as propagandas eram assim: racionais, objetivas, ingênuas...

25 Agora são assim: emocionais, subjetivas.

26 Mais de 80% das compras feitas em shoppings são emocionais. Você sabia? A turma do marketing já !

27 cultura material A toda esta tralha que nos acompanha chamamos de cultura material

28 ? De quantos objetos você precisa para viver

29 A cultura material material é resultado das tecnologias que usamos para nos mediar com a natureza

30 Imagine a falta de energia elétrica numa metrópole por uns 20 dias. Vai faltar: Luz Água AlimentosSegurança TransporteSaúde Ordem Informação

31 Katimba Katimba foi reconhecido em sua aldeia como excelente fazedor de lanças.

32 ( Você é um excelente fazedor de quê? ) ?

33 Katimba Katimba não foi mais caçar Katimba Katimba fazia lanças Katimba Katimba experimentava lanças Katimba Katimba projetava lanças

34 Katimba inaugurou o dilema dos projetistas. Como projetar o que ele não usa? ? ? ? ? ? ? ?

35 Katimba agora necessita da descrição do Modelo Modelo de boa lança feita pelos caçadores

36 Um objeto abstrato é só uma definição, um objeto concreto não pode ser completamente definido Régnier

37 A comunicação está sujeita aos tropeços da linguagem

38 Como você compreende a frase: Colombo pôs um ovo em pé ?

39 Bnvjkbn vcjkbn Jnjngnf Dois sujeitos não percebem a mesma coisa

40 A idéia do universo não é minha. A minha idéia do universo é minha. Fernando Pessoa

41 Objetos desejáveis que existem em quantidade limitada podem virar produtos

42 serviços Intangíveis – são objetos abstratos: serviçosPRODUTOS: Tangíveis – são objetos concretos: bens

43 Em 1971 a INTEL lançou um circuito integrado contendo todas as unidades de uma CPU - o 4004. Ele foi uma das sementes da revolução da informação.

44 A lógica digital aliada à eletrônica vem desmaterializando os objetos

45

46 Quantos relógios há na sua casa? ? ?

47 de pulso despertador do vídeo da TV do microondas do som do celular da TV digital

48 Alguns deles são tangíveis outros são intangíveis

49 A onda da informação como as demais aumentou a dependência e alienação das pessoas

50 É cada vez mais difícil criar um modelo mental do funcionamento dos objetos

51 Há cada vez mais funções em objetos cada vez menores

52 Já não é possível acessar diretamente todas as funções, falta espaço para tanto botão!

53 O acesso por navegação implica em uso de modelos mentais mais complexos

54 Quem sabe descrever o procedimento para programar um VCR para gravar o programa do canal 13 às 20:00h na próxima quarta- feira?

55 Ao usar um objeto você recorre a memória: de longo termo de curto termo e a memórias externas

56 Um bom design facilita o uso do objeto funcionando como a memória externa

57 A informação da memória externa pode ser passada de forma icônica ou simbólica A forma icônica facilita a decodificação porque não implica no conhecimento de um código

58 A lógica do engenheiro não é a lógica do usuário. Lembra do Katimba?

59 Uma historinha de lógicas diferentes: Uma professora querendo trazer para o concreto, propõe: Zequinha: - Em um fio há 5 periquitos. Você dá uma pelotada e mata um. Quantos ficaram?

60 Só o morto, professora! - Lógica interessante, Zequinha, mas está errado. Ficaram 4 periquitos.

61 A REVANCHE - Professora, ontem na piscina havia três moças tomando picolé. Uma lambia, uma chupava e a outra mordia. Qual delas era a casada? A professora pensou e arriscou: - Seria a que chupava? - Raciocínio interessante, professora, mas está errado. A casada era a que estava de aliança !!!

62 A ambiguidade surge quando a forma do objeto não denuncia sua função e uso

63 A ambiguidade pode acontecer por complexidade...

64 ... por ser um objeto de outra cultura...

65 ... ou por excesso de estilização do objeto:

66 O que é isto?

67 Dois patrícios recém-chegados sentaram no bar e pediram duas gasosas. O garçom pôs dois copos emborcados diante deles e foi buscar a bebida.

68 - Opa ! Já estão a nos testar, o meu copo não tem boca ! - Se tivestes reparado bem terias visto que nem fundo eles têm !!

69 ergonomia cognitiva A ergonomia cognitiva é o ramo da ciência que estuda a relação entre homem e objeto através da cognição.

70 A ergonomia auxilia no projeto de interfaces indicando como formamos os mapas mentais e como colocamos e recuperamos dados na memória.

71 Também considera os estereótipos de interpretação 1 2 3 4 5 6 7 8 H? AH? Para que lado devemos girar o botão para mover o dial como indicado?

72 Uma outra característica interessante da nossa mente é a tendência a não aceitar o aleatório, procurando modelos para tudo.

73 O que é?

74

75

76 6 mexicanos comendo tortilhas Resposta:

77 Confesse, você já ficou procurando formas nas nuvens !!!

78 Os objetos também podem facilmente nos impor significados. Algumas relações Freud explica.

79 A ausência do objeto tem o mesmo valor semântico do objeto. A ausência do objeto tem o mesmo valor semântico do objeto.

80 semiótica A semiótica se ocupa do estudo dos significados.

81 Qual é o sexo deste bebê ?

82

83 Lembra do valor simbólico dos objetos ? A propaganda abusa da semiótica para nos sugerir idéias muitas vezes de forma subliminar, inconsciente.

84 Sugere:

85 Agilidade

86 ... poder

87 identificação A propaganda faz isto porque sabe que o primeiro passo para uma compra é a identificação. Por quê?

88 Porque: Usamos os objetos para darem a imagem que queremos que os outros tenham de nós Porque: Usamos os objetos para darem a imagem que queremos que os outros tenham de nós Ettore Sottsass

89 Terão os primeiros objetos sido as jóias ? Terão os primeiros objetos sido as jóias ?

90 Até a revolução industrial as necessidades da sociedade impulsionavam a tecnologia. Atualmente a tecnologia gerada pelas empresas dirige nosso comportamento.

91 A tecnologia tem nos oferecido objetos que prometem fazer tudo, mas que de tão complexos de usar não conseguem fazer nada. A tecnologia tem nos oferecido objetos que prometem fazer tudo, mas que de tão complexos de usar não conseguem fazer nada. Donald Normann

92 Confesso que não sei aquecer uma xícara de café em um de nossos microondas Kenneth Olsen - Engenheiro Chefe da Digital Equipment Corp.

93 O que fazemos com todas as frustrações com as quais os objetos nos brindam diariamente por não tê-los ou por tê-los ? O que fazemos com todas as frustrações com as quais os objetos nos brindam diariamente por não tê-los ou por tê-los ? Donald Normann

94 Então virei pro meu filho e disse: - Olhe o circo da tecnologia. Não é lindo, incrível,maravilhoso?

95 É. Mas não há leões, tigres, caramelos, maçãs-do-amor, nem palhaços. Grupo Yes FIM


Carregar ppt "numa promoção de FRANCISC FIALHO BETH SCHIRMER ILSA G. SILVA ADRIANE CAMARGO JOEL LACERDA MARILEI LEMOS Apresentam:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google